quinta-feira, setembro 09, 2010

Ontem faltou o Rubem Paz no Inter


Prá inveja do Louis encontrei o Rubem Paz neste findi em Buenos Aires e o cara é uma simpatia pura, é coloradaço e conversamos uns longos minutos sobre o Inter e futebol em geral...

- Esteve nas comemorações dos 60´s de fundação do Estádio do Racing (onde jogou por 05 anos) e disse que o futebol lá é só correria e balão.
- No futebol de hoje é toquezinho pros lados sem agressividade, drible prá frente parece coisa de outro mundo, ninguém tenta e os treinadores ´amarram` os bons jogadores nas questões táticas.
- Quem resolve os jogos são os bons jogadores (técnicamente falando)
- Segundo ele, Dale é um monstro...

É o que sempre dizemos aqui, se o time está bem montado o Dale (ou jogador com esta rara característica de articulação, passe correto e posse de bola) é o maestro do time.

Ontem tínhamos um bando de volantes, ofensivos ou defensivos que não encaixavam (articulavam / costuravam), parecia um time sem qualquer conjunto.

Quando dizem que ele já está há 02 anos aqui no Inter e não jogava nada, eu pergunto:
- Qual o time do Inter que jogou alguma coisa nestes 02 anos ?
Culpa dos treinadores anteriores que não sabiam montar um meio-campo (onde se ganham os jogos), e por isto tentou se queimar um Nilmar, Sandro, Dale e outros excepcionais jogadores do setor...e por que o Dale teria de jogar bem, se era mal escalado / mal assessorado ?

Dizer que o Dale foi mal nestes 02 anos é não ter vistos os gre-NAIS, é não ter visto o melhor jogador do Inter na SULA2008...qunato mais decisivo o jogo, mais ele cresce, ao contrário de outros ´ídolos`...

Ninguém carrega o time sózinho nas costas...vide Brasil na Copa 2010

Esta função de DEZ é imprescindível a qualquer time, quando não se tem este jogador (e quase ninguém o tem no futebol Mundial), tem que se colocar 02 jogadores para ´tentar` fazer esta função.

Exemplo disto foi o que tentou o Dunga, com Kaká e Robinho, mas não obteve êxito, por 02 motivos:
- Kaká jogou ´lesionado` e fora de forma no Mundial 2010;
- A pareceria deles no meio-campo foi ridícula (F Mello e G. Silva)

Sem o Dale ficamos órfãos deste função e como escreveram no post acima, ontem ninguém sabia o que fazer, o time ficou absolutamente previsível e inofensivo (apesar do 2º tempo melhor).

Talvez, com o tempo os únicos jogadores que possam fazer isto (substituir a função do Dale) é o Marquinhos (embora no Inter achem ele mais um meia-atacante) e o Oscar, criatividade, bom toque de bola e entrada na área parecem ser atributos destes 02, mas são muito jovens e alguma coisa lá no Inter parece ´bloquear` a ascenção dos jovens.

Giuliano é mais um excelente 3º (ou até 2º) volante, mas definitivamente, não é articulador (se é que existe um sinonimo, seria um volante-articulador, mais prá volante...).

10zinho seria o mais ´parecido` com o Dale, mas não tem nada do que um jogador de meio-campo para jogar no Inter precisa, cujones, força, raça e qualidade...

O time (e o Roth) encaixou com o Taison e Dale, fazendo um excelente 4.5.1, na falta do T7 que ao mesmo tempo voltava na marcação, surpreendia na velocidade , tem que ser tentado / pensado uma nova armação.

Talvez com o Glaydson no lugar do Nei, fazendo o lado direito mais contido e marcador, liberando o Dale e Sóbis da marcação, ficando assim posicionado:

Renan
Glaydson, Bolivar, Sorondo
Giuliano, Derlei, Tinga, Guina e Kleber
Damião e Dale

Como opções:
WM por Derley
Sóbis por Giuliano
Oscar por Tinga
Marquinhos por Dale

Acho que pro BR10 ainda dá, mas as ´arbitragens`, coisa de puliça !

O Roth tem de ser bem aconselhado para não mexer no que já foi aprovado e corrigir a questão tática-Taison (só isto, não é muito...) e ver a questão na Av. existente na lateral direita.