quinta-feira, setembro 09, 2010

31 Ontem faltou o Rubem Paz no Inter


Prá inveja do Louis encontrei o Rubem Paz neste findi em Buenos Aires e o cara é uma simpatia pura, é coloradaço e conversamos uns longos minutos sobre o Inter e futebol em geral...

- Esteve nas comemorações dos 60´s de fundação do Estádio do Racing (onde jogou por 05 anos) e disse que o futebol lá é só correria e balão.
- No futebol de hoje é toquezinho pros lados sem agressividade, drible prá frente parece coisa de outro mundo, ninguém tenta e os treinadores ´amarram` os bons jogadores nas questões táticas.
- Quem resolve os jogos são os bons jogadores (técnicamente falando)
- Segundo ele, Dale é um monstro...

É o que sempre dizemos aqui, se o time está bem montado o Dale (ou jogador com esta rara característica de articulação, passe correto e posse de bola) é o maestro do time.

Ontem tínhamos um bando de volantes, ofensivos ou defensivos que não encaixavam (articulavam / costuravam), parecia um time sem qualquer conjunto.

Quando dizem que ele já está há 02 anos aqui no Inter e não jogava nada, eu pergunto:
- Qual o time do Inter que jogou alguma coisa nestes 02 anos ?
Culpa dos treinadores anteriores que não sabiam montar um meio-campo (onde se ganham os jogos), e por isto tentou se queimar um Nilmar, Sandro, Dale e outros excepcionais jogadores do setor...e por que o Dale teria de jogar bem, se era mal escalado / mal assessorado ?

Dizer que o Dale foi mal nestes 02 anos é não ter vistos os gre-NAIS, é não ter visto o melhor jogador do Inter na SULA2008...qunato mais decisivo o jogo, mais ele cresce, ao contrário de outros ´ídolos`...

Ninguém carrega o time sózinho nas costas...vide Brasil na Copa 2010

Esta função de DEZ é imprescindível a qualquer time, quando não se tem este jogador (e quase ninguém o tem no futebol Mundial), tem que se colocar 02 jogadores para ´tentar` fazer esta função.

Exemplo disto foi o que tentou o Dunga, com Kaká e Robinho, mas não obteve êxito, por 02 motivos:
- Kaká jogou ´lesionado` e fora de forma no Mundial 2010;
- A pareceria deles no meio-campo foi ridícula (F Mello e G. Silva)

Sem o Dale ficamos órfãos deste função e como escreveram no post acima, ontem ninguém sabia o que fazer, o time ficou absolutamente previsível e inofensivo (apesar do 2º tempo melhor).

Talvez, com o tempo os únicos jogadores que possam fazer isto (substituir a função do Dale) é o Marquinhos (embora no Inter achem ele mais um meia-atacante) e o Oscar, criatividade, bom toque de bola e entrada na área parecem ser atributos destes 02, mas são muito jovens e alguma coisa lá no Inter parece ´bloquear` a ascenção dos jovens.

Giuliano é mais um excelente 3º (ou até 2º) volante, mas definitivamente, não é articulador (se é que existe um sinonimo, seria um volante-articulador, mais prá volante...).

10zinho seria o mais ´parecido` com o Dale, mas não tem nada do que um jogador de meio-campo para jogar no Inter precisa, cujones, força, raça e qualidade...

O time (e o Roth) encaixou com o Taison e Dale, fazendo um excelente 4.5.1, na falta do T7 que ao mesmo tempo voltava na marcação, surpreendia na velocidade , tem que ser tentado / pensado uma nova armação.

Talvez com o Glaydson no lugar do Nei, fazendo o lado direito mais contido e marcador, liberando o Dale e Sóbis da marcação, ficando assim posicionado:

Renan
Glaydson, Bolivar, Sorondo
Giuliano, Derlei, Tinga, Guina e Kleber
Damião e Dale

Como opções:
WM por Derley
Sóbis por Giuliano
Oscar por Tinga
Marquinhos por Dale

Acho que pro BR10 ainda dá, mas as ´arbitragens`, coisa de puliça !

O Roth tem de ser bem aconselhado para não mexer no que já foi aprovado e corrigir a questão tática-Taison (só isto, não é muito...) e ver a questão na Av. existente na lateral direita.

31 Comentários:

Marco disse...

Nelson

Fui eu quem comentou no post abaixo, colei tudo aqui:



Todos os times oscilaram, oscilam e oscilarão, porque é impossível manter 30 pessoas focadas durante 9 meses. Nem mulher grávida consegue!

Mas uma coisa parece clara, bem clara: este esquema do Roth depende muito do D'Alessandro.

Desde que ele saiu, o esquema fez água, até o glorioso Prudente deu canseira em nós.

Isto, os detratores do "Dalefrango" esquecem!

Isto, os "Vaza, Dale" não comentam!

Nem as viúvas do Alex, nem os arautos do "10zinho saves" comentam!

D'Alessandro é o maestro deste time BI-CAMPEÃO DA LIBERTADORES!

É o cérebro que pensa, mas é a mão que golpeia.

Sem D'Alessandro, Guiñazu e Tinga pareciam duas baratas tontas, correndo sem saber para onde.

Marco disse...

Outra coisa: o gol não foi falha nem do Nei e nem do Renan, mas do Bolivar.

O Bolivar está no meio da área, e o atacante sozinho. O Nei cola nele, mas vem outro por trás.

Já nem sei quantos gol tomamos assim, este ano. De cabeça, lembro o 2° delas no greNAL, teve um no Equador e, se não me engano, outro na Argentina.

A bola é cruzada da direita, por sobre a cabeça do Bolivar.

Dindo_Ibiaca/RS disse...

indiferente de quem foi a culpa o inter fez oque pode ontem galera o segundo tempo compensou oprimeiro e o cruzeiro so axou akele gol

Marco disse...

Também acho... é normal oscilar, o campeonato é longo.

Agora, é encaixar umas cinco vitórias seguidas para subir e encostar.

Porque, se chegar em novembro, longe do líder, é normal desmobilizar o grupo para o BR-2010;

Cleber_Tapes/RS disse...

ainda tenho a mesma opinião Nelson

se hoje o Inter é 100% dependente do Dale como falam ai

é GAME OVER

porque nunca um time é vitorioso dependendo de um jogador só

PS na Sula 2008 o principal jogador do Inter e mais importante foi o Alex

isso reconhecido por 95% dos colorados

no mais eu concordo

o Dale (quando quer) é um jogador que muda uma partida

e outra coisa

o Dale nesses 2 anos de SPA que teve no Inter jogou muito em grenais

mas Grenal hoje em dia não é o mais importante
hoje em dia o principal adversário do Inter é o SP Tri Mundial

Grenal até o Fabiano Cachaça destruia....

Schroder-EUA disse...

Po Nelson! Encontrou ele assim sem mais?

Ruben Paz para os mais novos foi o Craque Maximo do Inter entre 82 e 86.

Assim como o Dale desaparecia em jogos mas era bem mais confiavel que Dalessandro.

Ruben Paz foi um dos melhores camisa 10 do Inter. E o time de 80-85 nao era ruim não...so que o Tri Invicto ja haviam saido do Beira Rio e o time passava por uma renovação enquanto Flamengo, Corinthians, Gremio etc ainda tinha todos seu idolos (Zico, Tita, Adilio, Socrates etc..).

O RP nao tinha um drible la boba mais era mais rapido com a bola, chutava melhor e era mais cerebral que Dale. O Dale tem a vantagem que jogo nas duas pontas onde o RPaz ficava mais para o lado esquerdo do Campo.

Eu coloquei uns anos atras 6 compactos de jogos do Inter em 85 com ele jogando é so procurar no youtube.

Anderson Buriol disse...

DEVIA SER ESSE TIME:

RENAN

BOLÍVAR
DALTON
KLÉBER
LEONARDO

OSCAR
GIULIANO
GUIÑAZU
D'ALESSANDRO

SÓBIS
ÉVERTON

QUEM GOSTOU MANDA UM E-MAIL PARA andersonburiol@yahoo.com.br

Julio.Colorado em Sampa disse...

O MUNDO está perdido.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Até para elogiar o ótimo Ruben Paz o D'Alessandro tem que ser corneteado.

GC-Inter Sempre disse...

olha só que legal:

existem 3 gerações diferentes torcendo para o Inter:

** Anos 70' "tudo era melhor, quem viu viu e quem não viu não vê mais... aquele era o melhor futebol... ha é claro por isso esse povão é muito critico".

Anos 80' e 90' eu me incluo aqui, "poucos títulos, miseráveis gauchões, tempos difíceis" nós somos mais toleráveis por estarmos nas nuvens sempre disputando títulos e sendo competitivos.

E o pessoal mais novo até 22 ou 23 anos "pessoal muito critico, acostumado a vencer, não suporta nem uma derrota ou um jogo ruim" hehehe.

Que legal isso, tds colorados, mais novos ou velhos é sempre bom repercutir com todos...´

É assim que eu vejo o blog.
Sensacional!!!

Saudações coloradas!

intercolorado disse...

só tenho uma opinião
SEM O DALESSANDRO NÃO TERIAMOS ganho nem a SUL AMERICANA E NEM A LIBERTADORES

Na sul americana em 2008 no primeiro jogo contra o ESTUDIENTES com dez , Guinazu expulso no INICIO ele comandou o time, da mesma forma que nas 4 ultimas da libertadores

COPA DO BRASIL DE 2009, TITE entrou em atrito com DALESSANDRO chegando a coloca-lo no banco, copa do brasil foi para o ralo

Ontem ficou evidente a diferença, Tanto Guiliano como Tinga não conseguiam ficar 30 segundos com a bola, e quando eram desarmados nunca com falta
OBSERVEM O DALESSANDRO se alguem consegue tirar a bola dele, e se tiram é sempre com falta

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Pois é.....

Acho q o Roth precisa repensar a forma de jogar...

Sobis não consegue fazer o vai-e-vem q fazia o Taison, tanto é q se quebrou todo de tanto correr nessas ultimas partidas!!!

Talvez voltar para o clássico 4-4-2, com 2 meias defensivos (derlei + guina) 1 meia q saiba armar e saiba marcar (Tinga), um meia classico (Dale) 1 atacante movediço (Sobis) e 1 mais fixo (Alecssandro ou L. Damião).... só sei q precisamos de alternativas pq o time fica muito previsivel desse jeito e não consegue chegar com força no ataque!!

Olha, não estou reclamando da derrota para o cruzeiro ontem, até pq já falei q o INTER tem mais é q usar o BR2010 como laboratorio para testar novos composições taticas, mas sem fugir dos 4 atras, sem inventar com 3 zagueiros......

Quanto ao Dale, sempre fui um defensor dele....quando ele fazia alguma partida ruim até criticava ele muito mais pelo fator momento do q pela propria atuação dele,..... o cara joga muito!!!!!

É só observar o q disse o "intercolorado" ae.... quando é o dale com a bola precisa de 2, 3 marcadores.....quando é "10zinho saves" o cara so chega perto e a bola vai pros pés do adversario q sai com a bola limpa sem fazer esforço...

col disse...

Eh que o D'A nao faz gol, aih alguns acham que ele eh "medio".

Cada um enxerga o que quer. Provavelmente o time de 2010 com o Alex teria feito uns 2 gols adicionais de fora da aerea mas teria PERDIDO a Libertadores.

Se o D'A fizesse gol de fora da aerea ele estaria na Inglaterra agora...

blogdoguego disse...

Tenho 40 anos, e lembro muito bem que R Paz estraçalhava uma partida e ficava +- em 3( não é corneta)..... Era um baita jogador e hoje com certeza seria titular....

O Gaymio trouxe De leon do Nacional e o Inter foi buscar o R Paz do Penharol, rival.....

Disputou a copa de 86, e a seleção uruguaia tinha Dario Pereira, Francescoli, R Rodrigues, Diogo(LD), R Sosa e quem mais , lembram?

Adriano disse...

perfeito o texto no que se refere ao jogo de ontem...foi o que achei do time em campo.

ninguem sabia o que fazer com a bola! o que tentavam de ofensivo erravam!

CURÉLLLLLLL!!!!

penso que se é ruim com o d'ale, mto piór sem o d'ale.

ISTO ESTA PROVADO!!!

tá certo que não se ganha nada sózinho em futebol...mas tem que se ter um MAESTRO.

uma cabeça pensante que saiba criar os espaços principalmente qdo se joga contra time de qualidade.

d'ale tinga guina e mathias(eu prefiro derlei) pode ser o meio campo do mundial.

glaidson no lugar do nei, pq o nei não sabe cruzar porra nenhuma!

ataque com cone centralizado e sobis EM FORMA movediço.

o resto tá bom.

Adriano disse...

perfeito o texto no que se refere ao jogo de ontem...foi o que achei do time em campo.

ninguem sabia o que fazer com a bola! o que tentavam de ofensivo erravam!

CURÉLLLLLLL!!!!

penso que se é ruim com o d'ale, mto piór sem o d'ale.

ISTO ESTA PROVADO!!!

tá certo que não se ganha nada sózinho em futebol...mas tem que se ter um MAESTRO.

uma cabeça pensante que saiba criar os espaços principalmente qdo se joga contra time de qualidade.

d'ale tinga guina e mathias(eu prefiro derlei) pode ser o meio campo do mundial.

glaidson no lugar do nei, pq o nei não sabe cruzar porra nenhuma!

ataque com cone centralizado e sobis EM FORMA movediço.

o resto tá bom.

cjr-sp disse...

Ruben Paz batia faltas muito bem, estilo zico. Era um baita jogador para a época. Driblava muito bem e ia para cima.

Só a marcaçao dele que era falha. Era um DOUGLAS bem melhorado mas com os mesmos problemas de sumir do jogo e nao marcar muito.

Mas dava prazer ve-lo jogar.

PARABENS NELSON. BAITA SORTE ENCONTRAR UM IDOLO COLORADO E AINDA RECONHECER O CARA NA HORA. SHOW DE BOLA.

Nattbrasil disse...

e assim falou Tinga:
"depois que perder querem achar algo.."
Bravo Tinga!!! enfim um macho no time!!! enfim um gaucho de faca na
bota pra dizer a verdade, doa a quem doer!!
que cansaco que nada!
Perdeu, perdeu e fim de papo! essa de arrumar desculpa pra tudo eh subterfugio de maricas...kkkkkkkkk

cansaco eh a puta q o pariu!!
falou tudo o Tinga...
primeiro passo para corrigir o defeito eh ter hombridade de reconhece-lo!!
TINGA TINGA TINGA !!!

m.rodrigo.oliveira disse...

Sobre o D´Ale.

Ele esteve sim muito mau tecnicamente durante um bom período no Inter.

É óbvio que o coletivo teve influência em boa parte.

Mas errar passes curtos, ter dificuldades no domínio, não conseguir aplicar um único drible ao longo de um jogo inteiro, são problemas ligados ao jogador, não ao time.

O Inter teve bons momentos em 2009. Momentos em que Taison, Guina, Nilmar, Sandro e Giuliano, por exemplo, tiveram várias boas atuações. E com muito mais freqüência do que o gringo.

O ano de 2009 foi um ano muito ruim para o D´Ale. E foi ruim, principalmente, pela irregularidade dele.

Cleber_Tapes/RS disse...

é que quando se quer arrumar discupas Rodrigo é fácil

por ex.

quando o Dale estacionava o carro na faixa amarela e era multado

era culpa do treinador do grupo de jogadores e do esquema

hehehe

Anônimo disse...

O “Tché” (Ruben Paz) cairia como uma luva neste time atual do Inter, fazendo pela direita o que Andrés Nicolas faz pela esquerda e até como mais inteligência. Mas derrotas como esta contra o Cruzeiro até são aceitáveis, desde que não se perca contra as nabas das “zona do nada e do rebaixamento”; e nem Fluzinho e nem o Timeco sustentaram o ritmo atual; Santos já está fazendo água com o Edu Dracena reclamando do individualismo excessivo de Neymar e seus Moleques, o Botafogo vive de espasmos e mesmo o Cruzeiro não é confiável PIS o Cuca é o treinador; então, este campeonato ainda está muito aberto sim!

“Anos 80' e 90' eu me incluo aqui, "poucos títulos, miseráveis gauchões, tempos difíceis" nós somos mais toleráveis por estarmos nas nuvens sempre disputando títulos e sendo competitivos.” – me incluo neste grupo também; quando o Brasil de Pelotas eliminou o gremio nas quartas-de-final do Campeonato Gaúcho de 1998, me lembro da puta festa que fizemos – sim, é o episódio do Lazaroni e do “eu Tô dopado”!

“E o pessoal mais novo até 22 ou 23 anos "pessoal muito critico, acostumado a vencer, não suporta nem uma derrota ou um jogo ruim" hehehe.” – inacreditavelmente, minha mão de 70 ANOS de idade se encaixa nesse grupo; também, se acostumou nos anos 1940 e 50 com Tesourinha, Oreco, Bodinho, Larry...



E Rot, 4-4-2 e canja de galinha não fazem mal à ninguem....

intercolorado disse...

ta no correio do povo
RÓTULO DE 'ESPETACULAR' ESCALA MATHIAS

Ouvi de um dirigente colorado que Fossati não gostava de Wilson Mathias. E que o rótulo de "espetacular" dado por Fernando Carvalho, e não seu futebol, transformou-o no sucessor de Sandro. Afinal, Roth não deixaria mofar no banco alguém "espetacular" na visão do dirigente mais importante na área do futebol colorado em todos os tempos

Luiz Cezar Oliveira - Porto Alegre/Rs disse...

Tudo Bem pessoal corneta faz parte, eu vi aquele time de 79 jogar e 80's com O PAZ o cara era muito bom, um Cerebro em campo, mas agora os tempos são outros, somos mais vencedores, conseguimos coisas que sonhavamos ha tempos e para mim Dale no futebol de hoje é cerebro como PAZ naquela epoca, ninguem tira a Bola do Dale sem falta, passe da para contar em uma mão os erros em uma partida, o tinga e o Guina ficam perdidos sem o Galinho para tabelar, alem de sóbis que jogava no tempo do fernandao quase em diagonal com Fernandao e muito proximo, hoje joga quase colodo na lateral e o Avante longe para tabelar.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Valeu CJR !

Estava entrando numa loja quando vi o RP olhando umas camisas, e fiquei na porta esperando ele sair.

Saiu logo em seguida e eu falei pros 02 moleques que estavam com ele (filho e sobrinho):

- Este cara jogava muuuito...

RP abriu um sorrisão e começamos a conversar sobre o Inter e o futebol em geral, ficamos uns 15 minutos e eu preocupado em não atrapalhar o passeio do gringo, que nada ele estava fazendo o mesmo que eu, aguardando as patroas que estavam fazendo compras...foi legal mesmo !

Dica:

Buenos Aires está show, metade do preço em relação ao Brasil...
Tem muita bugiganga e muita coisa boa, não tem produto meia-boca, mas a proporção é dois prá um...

Cleber_Tapes/RS disse...

e o Cavalo Branco?

quantas verdinahs está ai?

e os Vinhos também....

regula de preço com Rio Branco será?

Anônimo disse...

Aliás, vocês sabiam que o grande ídolo de D'Alessandro no futebol justamente é Ruben Paz.

kla.jk disse...

Nelson parabéns pelo post. Sobre a avenida direita, realmente estou com saudades do velho ceara, não era uma maravilha, mas não perdia uma dividida e quando apoiava fazia o basico. O jogo INTER e barça na final de 2006, é o resumo da opera.

Não sei, mas gostaria de ver o DERLEY ser testado pela direita, acredito que é o LATERAL DIREITO eou ALA DIREITO que temos mas esta sub-aproveitadono no GIGANTE.

VAMO VAMO INTERRRRRRRRRRR

Marco disse...

- Foi um esquecimento meu do D’Alessandro. Sou um ser humano, não uma máquina. Quando lembrei do D’Alessandro, pensei: ‘Que coisa linda! Meu problema está resolvido!’.


Não fui eu quem falei, foi o próprio Celso Roth.

Marco disse...

Os anos 1980 não foram tão ruins, assim. Os 1990 foram piores, bem piores.

Por exemplo, em 1984, tínhamos um time muito bom, que chegou a vice-campeão Olímpico!

Se este cara, aí, da foto com o Nelson, fosse brasileiro, o Inter teria um título inigualável: CAMPEÃO OLÍMPICO!

Como o Paz não pôde jogar, por ser uruguaio, foi escalado em seu lugar o Gilmar, meia do Fla. O cara pipocou e o Inter perdeu.

Jogava muito o Paz, como muito joga o D'Ale.

Unknown disse...

imagens aereas da final no beira rio sensacionais
http://www.youtube.com/watch?v=IVm7Z6-Q1CA

Schroder-EUA disse...

Marco o Gilmar do Flamengo ate nem pipocou nas olimpiadas fez alguns gols ate de falta eu lembro...ele pipocou sim na carreira depois porque desapareceu. Mas era um bom camisa 10 canhoto.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]