quarta-feira, setembro 01, 2010

6 Russinho

Há exatos 93 anos, em 1º de setembro de 1917, nascia, em Cruz Alta, David Russowski, que ficaria conhecido como Russinho, um dos grandes nomes do Rolo Compressor.

Antes do Colorado, Russinho jogou no Americano, e após uma transferência polêmica, no Grêmio. Mas após ser campeão municipal pelo Tricolor, em 1938, preferiu trocar de ares, e apresentou-se nos Eucaliptos.

Russinho estreou no Internacional com derrota. Em 11 de março de 1939 o Internacional perdeu um amistoso para o Ferroviário por 3x2. Mas sua passagem pelo Colorado seria marcada por vitórias.

Nesta primeira temporada pelo Colorado, conquistou o Torneio Relâmpago, brilhando ao lado de Carlitos e Sylvio Pirillo. O campeonato da cidade havia sido unificado, após dois anos dividido. Como não era possível organizar um campeonato municipal com os onze clubes que faziam parte da liga, foi organizado um torneio, em turno único, que classificaria os cinco primeiros para a Série A, e rebaixaria os demais para a Série B. No campeonato municipal, apesar da boa campanha e do clube já contar com Tesourinha, o título não veio.

Em 1940, porém, o Colorado dominou o futebol gaúcho, retomando a hegemonia estadual. Em 18.08.1940, o Internacional empatou em 4x4 com o São José, pelo campeonato municipal. O Colorado perdia por 4x2 até dez minutos antes do fim da partida, quando Russinho marcou dois gols, garantindo o empate. O quarto gol colorado foi uma pintura! Houve uma sequência de passes de cabeça: Alfeu para Rui, Rui para Russinho, Russinho para Carlitos e Carlitos para Russinho, que marcou o gol. O goleiro do São José era nada menos que Ivo, que mais tarde brilharia no Rolo Compressor. Em 20.10.1940, também pelo campeonato municipal, o Internacional bateu o Grêmio por 4x3, com Russinho marcando o gol 300 do clássico.

Em 1941, novamente o Colorado arrebatou os campeonatos municipal e estadual. E em dezembro de 1941 Russinho formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mas a grande temporada de Russinho ainda estava por vir.

O ano de 1942 não começou muito bem para Russinho. No início do ano ele participou da delegação gaúcha que disputou os Jogos Universitários, no Rio de Janeiro. Tal atitude desagradou o técnico colorado, o uruguaio Ricardo Díez. O novo comandante do Internacional organizou a primeira pré-temporada da história do clube, com treinos específicos e exames médicos. Por iniciativa dele, o clube montou algo revolucionário no futebol gaúcho: um Departamento Médico.

Russinho não participou da pré-temporada, nem fez os exames médicos. Quando retornou a Porto Alegre, o técnico declarou que enquanto o atleta não passasse por uma bateria de exames e treinamentos especializados, não poderia jogar. Aborrecido, Russinho declarou que iria abandonar o futebol, causando verdadeira comoção na torcida colorada. A pressão da torcida para que Russinho fosse escalado era grande, e a direção passou a apoiar o craque. Irritado com a intromissão no seu trabalho, Ricardo Díez pediu demissão.

Mesmo sem ter participado da pré-temporada, Russinho não decepcionou. E 1942 marcava uma série de acontecimentos especiais. Esta foi a única temporada que a escalação clássica do Rolo Compressor atuou: Ivo; Alfeu e Nena; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Russinho, Vilalba, Rui e Carlitos. Além disso, o Rio Grande do Sul, pela primeira vez, poderia ter um tricampeão estadual.

Em 12.07.1942 o Internacional derrotou o Grêmio por 4x2, pelo campeonato municipal. Russinho marcou dois gols, o segundo, uma linda bicicleta. Este gol foi reproduzido em um panfleto colorido e distribuído pela cidade. Russinho recebeu uma placa com uma bicicleta de ouro, oferecida por torcedores e dirigentes.

No final da temporada, o Colorado conquistou, de forma invicta, o municipal e o estadual. A seguir, viajou para Curitiba, onde jogaria dois amistosos. Venceu o Atlético por 3x1, e perdeu para o Coritiba por 7x4, em uma partida onde o goleiro Ivo lesionou-se, e o time desandou em campo. Após a partida (na qual marcou um dos gols), Russinho decidiu abandonar o futebol. Sequer jogou o último amistoso da temporada, contra o Libertad do Paraguai.

Torcedores e dirigentes tentaram convencer Russinho a continuar jogando, mas o jogador queria seguir a carreira de advogado. Em meados de 1943, quando o jornalista (e ex-goleiro colorado) Francisco de Paula Job, radicado no Rio de Janeiro, esteve em Porto Alegre, foi homenageado com um grande jantar, onde pediu, em público, que Russinho reconsiderasse sua decisão, mas não adiantou. Pouco depois, o Internacional contrataria Joane, jovem promessa que havia atuado no Corinthians e no Palmeiras, com a missão de substituir Russinho.

Russinho era de família rica. Nunca precisou do futebol para sobreviver. Seu salário era quase todo gasto ajudando funcionários do clube ou mesmo jogadores mais necessitados. Costumava bancar o jantar do grupo de jogadores, após as vitórias. Brincalhão e amigo de todos, Russinho era adorado por colegas, dirigentes, funcionários e torcedores. Era chamado de “Doutor” pelos colegas, e de “Perigo Louro” pela imprensa. Foi capitão do time entre 1940 e 1942. Encerrada a carreira, manteve-se ligado ao clube, onde foi conselheiro.

Em 14 de setembro de 1958 Russinho estava em São Paulo, onde realizaria uma cirurgia. Infelizmente, o ídolo colorado não sobreviveu à intervenção cirúrgica. Sua morte, duas semanas após completar 41 anos de idade, surpreendeu e comoveu a torcida gaúcha. Seu corpo foi trazido de avião e enterrado no Cemitério Israelita. O presidente colorado, naquela temporada, era Gildo Russowski, seu irmão.

Números de Russinho no Internacional:
90 partidas
61 vitória
18 empates
11 derrotas
74 gols

Vítimas:
1º Grêmio e Força e Luz – 10 gols
3º São José – 8 gols
4º Cruzeiro – 7 gols
5º Novo Hamburgo/Floriano – 6 gols
6º Pelotas – 5 gols
7º Ferroviário/Nacional e Bagé – 3 gols
9º Porto Alegre, Guarany BA, Americano, Rio Grande, Sokol, Armour, Riograndense PF e Internacional SM – 2 gols
17º Renner, Independiente ARG, Riograndense SM, Gimnasia y Esgrima ARG e Coritiba – 1 gol

6 Comentários:

Pablo Faria disse...

Que legal! Pessoas assim fazem falta nesse mundão...

Gilnei Filho disse...

Raul,
O Inter fez o Gol 1000 com Fernandão e o 300 com Russinho. Numa pesquisa um tanto despretensiosa, era de se verificar se os autores dos gols a cada centena são de maioria colorada. Tenho quase convicção disso.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Minha mãe foi colega de primeiro grau do Russinho...

Ela conta que além de jogar de ´grátis` no Inter ele ainda ajudava seus colegas jogadores...com roupa, passagens e mantimentos...

Cheguei a vê-lo pessoalmente quando era piá !

cjr-sp disse...

Grande história a do Russinho. Esse era pq gostava de jogar mesmo.

****************************

Será que o Louis esqueceu que tem jogo hoje?

Julio.Colorado em Sampa disse...

Na realidade eu acho que o Nelson batia uma bolinha com o Russinho na juventude de ambos...KKKKKKKK

Muito boa a história do Russinho, magistralmente contada pelo Professor. Como afirmou o CJR, jogava porque gostava, e gostava do Inter.

geoband disse...

Excelente Profº Raul.
À propósito, já detalhaste a finalíssima do Citadino em que Carlitos jogou após longos 28 dias pós cirurgia no joelho? Que ano foi isso?

Em que ano conquistamos a supremacia grenal?

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]