Eu vivo em 3 Mundos paralelos. O primeiro é os EUA, o segundo é o Rio Grande do Sul e o terceiro é o Brasil. Cada um tem suas caracteristicas, seus pontos positivos e seus pontos negativos. Mas hoje dessa briga os EUA não tem nada a ver.
Essa relação RS x Brasil é muito interesante. Assim que eu comecei a morar em Porto Alegre eu logo ganhei uma caracteristica muito comum; a procura do receonhecimento pelo resto do País de Porto Alegre e mais especificamente do Inter. Eu ficava PDC quando a revista Placar não dava destaque ao Inter ou quando o Jornal Nacional ou outro programa de noticias so falavam sobre o Flamengo ou Corinthians. Pior, até hoje com os canais Brasileiros aqui nos EUA eu continuo procurando isso. Porque?
Há outros exemplos. Aqui nos EUA essa mesma relação existe entre Futebol em geral e a midia esportiva. Eu sempre procurava saber o que a midia ia falar de tal assunto do futebol e quando eles não falavam nada eu ficava PDC que não davam bola pra futebol. Essa mania eu larguei de mão faz tempo. Agora se a midia Americana não fala sobre a Copa ou qualquer outra coisa eu não to nem aí. Mais um exemplo, Brasil x EUA, quando eu cheguei aqui eu sempre procurava noticias do Brasil na midia Americana mas eram e continuam sendo muito raros. O Brasil e EUA tem uma boa relação e então tem muito pouco chega ao ar e como vocês sabem noticia que vai ao ar normalmente são noticia não muito boas. Porque estamos sempre procurando confirmação "do poder maior". Parece coisa de Pai e Filho, com o filho sempre querendo reconhecimento do Pai.
Hoje eu vejo a noticia da tão celebrada versão do Tema da Vitoria da torcida do Flamengo. Com o Autor da musica (a original) se emocionando com a versão do Flamengo. Ele diz : "A torcida do Flamengo, o clube mais popular do país, me deu um grande presente".
A Globo ainda escreve: "Anteriormente, os torcedores do Internacional também fizeram uma versão para o popular "tan tan tan". Mas a glamourização ocorreu na voz da massa rubro-negra."
É demais! Nem eu aguento! Um total descaso com os Gaúchos dando ZERO importancia a contribuiçoes dos Colorados. Eu pessoalmente nem gosto muito da musica mas pra fazer um carnaval sobre a musica nos jornais e na Internet e so de passagem mencionar que ela veio da torcida colorada é um insulto. A torcida do Flamengo canta essa musica a 2 rodadas e a do Inter a 6 meses e só agora a musica foi Glamorizada? Porque só agora? Porque a midia escolheu só glamorizar agora!
Outro dia no Redação SporTV um dos jornalistas chamaram a ZH de "o Jornal O Zero Hora". O Zero Hora. Só faltava chamar o Inter de A Inter. Para essas pessoas o resto do País simplesmente nao existe. Mas não adianta vai ser sempre assim. A Midia no Brasil tá mal distribuida, tá tudo concentrado ali no Rio e SP. Aqui nos EUA a midia esportiva é diferente, não existe esse bairrismo. Quando eu vejo um jogo de qualquer esporte em rede Nacional eu não tenho a MINIMA ideia de onde vem o narrador e comentarista. Os times podem ser de LA e NY e o narrador do Texas ou sei lá aonde, não importa, se for rede nacional os clubes são tratados iguais. O famoso Sportcenter da ESPN é assim. Eles não destacam times de Cidade tal, o destaque sempre vai para quem tá melhor e não de que cidade vem. Mas no Brasil até em programas de rede Nacional onde a coisa deveria ser dividida melhor eles dão mais foco num Corinthians ou Flamengo no meio da tabela do que um time na liderança ou perto da liderança. O poder da midia tá centralizado lá e eis o resultado.
Até destaque no Globo Esporte com direito a legendas a versão do Flamengo já ganhou e ainda fechou o programa. Triste, todos babando ovo como se fosse criação deles.
Agora insisto que não só a popular mas todo Beira Rio deve cantar essa musica para toma-lá de volta. E depois reclamaram quando Pedro Ernesto narrou "Rasga a Camisa e pisa em cima dela"!