ESCRITO POR DENILSON MONTENEGRO
Na hora de apontar os culpados pela “pífia” temporada de 2007, está difícil de mirar o personagem certo. Temos aí o Abelão e suas invencionices e paternalismos, a direção e sua omissão, lerdeza e insistência nos mesmos erros, além dos jogadores sem alma que estão pelas bandas do Beira-rio (os ruins não conto pois não é culpa deles e sim de quem os escala e de quem permite que sejam colocados em campo).
Devemos exigir a saída da direção? Como? Gritando no portão 8? Eu já vi esse filme... e sinceramente não tenho nenhuma saudade daquela época, além de não ver nenhum resultado prático, a não ser a RBS filmando e o Brasil todo tirando sarro da nossa cara. Por mim, portão 8 nunca mais!
Além disso, a direção só sai se quiser. Não existe pressão contra o presidente, no máximo contra o vice de futebol.
Já pedir a saída do Abel é mais natural (e providencial), mas será que não devemos esperar até estarmos livres do rebaixamento? A hora é de união ou de pressão?
Também temos que exigir a saída de alguns jogadores que estão contaminando o grupo. Começando por Tristian, WM, Alex e Clemer, além de outros vários de menor importância.
Uma boa talvez seja enviar uma chuva de emails para a ouvidoria colorada e para os principais meios de comunicação, direto para os colunistas e comentaristas esportivos. Isto, com certeza, já está acontecendo.
Mas ainda fica a pergunta: como acertar em 2008? Estou falando de providências plausíveis de serem realizadas até dezembro...
A minha resposta pra essa indagação seria uma mensagem para o presidente do S.C. Internacional nos seguintes termos:
Sr. Vitório Pífero,
Na impossibilidade do senhor renunciar ao cargo por livre e espontânea vontade, venho alertá-lo para que tome as seguintes providências, se quiser ter um ano de conquistas em 2008 e apagar do seu currículo como dirigente a pornográfica campanha do nosso clube em 2007. São 4 providências básicas:
- agradeça ao sr. Giovane Luigi pelos serviços prestados e mande-o de volta pra rodoviária, que é o que ele entende bem. Feito isto, escolha para o lugar dele alguém dinâmico, que entenda de futebol, mas que, principalmente, tenha personalidade forte, capaz de mostrar ao técnico e aos jogadores o espírito colorado de jogar e deixar claro que quem manda é ele.
- juntamente com esse novo vice, mande o Abelão pra casa e traga um técnico que entenda de tática de futebol e não só de motivação. Alguém profissional e com experiência suficiente pra ser respeitado pelos jogadores. De preferência, alguém adepto do sistema 4-4-2, onde o Inter sempre se deu melhor.
- rescinda o contrato do Clemer, agradeça seus préstimos e deseje boa sorte a ele onde estiver. Além disso, ofereça o Alex, o WM, o Tristian e mais alguns jogadores pra venda ou empréstimo.
- por fim, contrate um articulador com boa técnica, imposição física, mas principalmente inteligência. Além dele, alguns jogadores pra grupo, sempre com boa estatura. Também dê uma boa olhada em alguns garotos da categoria de base que já merecem chance no time principal.
No mais, fazendo uma boa preparação física, inclusive considerando esse torneio de Dubai como uma antecipação da pré-temporada e deixando o time em condições antes mesmo dos outros clubes, teremos boas chances de uma campanha exitosa ano que vem.
Seja humilde, sr. presidente, ouça a torcida e feche a boca, por favor!
Um abraço!
Denilson Montenegro – sócio colorado