terça-feira, outubro 30, 2007

4 Nossos títulos - Campeonato Municipal de 1916


Escrito por Raul Pons


No final de 1915 o futebol da capital foi pacificado, com a dissolução das duas entidades anteriores e a criação de uma nova liga, a Federação Sportiva Riograndense.

A nova entidade organizou duas divisões: a 1ª divisão, com Colombo, Cruzeiro, Fussball, Grêmio e Internacional, e a 2ª divisão, com Americano, Frisch Auf e São José.
O campeonato prometia ser empolgante, pois depois de dois anos e meio de brigas, novamente a dupla Gre-nal estaria disputando a mesma competição.

Começado o campeonato, o Internacional foi esmagando todos os adversários. Nas três partidas iniciais do 1º turno, o Colorado marcou 28 gols e sofreu dois. Mas faltava ainda o Gre-Nal. O Grêmio alegava que o Internacional só ganhara os títulos de 1913, 1914 e 1915 porque os dois não se enfrentaram. Os colorados diziam que a história já havia mudado, e lembravam do último clássico, que marcou a unificação das ligas. O Internacional venceu o amistoso por 4x1, derrotando o rival pela primeira vez.

No dia 30 de julho de 1916, na Chácara dos Eucaliptos, as duas equipes enfrentaram-se. O Internacional jogou com Silva; Fidélis e Simão; Mário, Bitú e Ribas; Túlio, Osvaldo, Bendionda, Müller e Vares. Destacavam-se no time o lateral-esquerdo Ribas, exímio apoiador que depois jogaria mais avançado, o centroavante matador Bendionda (recordista colorado de gols em uma única partida, ao lado de Carlitos e César, com sete tentos), e o habilidoso ponta-esquerda Vares, de quem se dizia que só não jogou na seleção, porque não jogava no centro do país, e só não jogava no centro do país porque não queria.

O Grêmio, buscando manter a invencibilidade em jogos oficiais, foi a campo com Schiel; Mohrdieck e Seibel; Py, Alencastro e Chiquinho; Assumpção, Sisson, Gertum, Scalco e Teichmann. Ainda atuava na equipe o veterano zagueiro alemão Mohrdieck, e destacava-se o excelente Sisson, que mais tarde iria para o Flamengo. Também estava na equipe gremista Teichmann, que mais tarde ingressaria no Internacional, onde chegaria a presidente do clube.
Em campo, Vares mostrou toda sua qualidade, e marcou seis gols. Scalco descontou para o Grêmio. Este 6x1 foi a primeira vitória colorada sobre o rival, em campeonatos, e estabeleceu um recorde que permanece até hoje: nunca um jogador fez tantos gols em um único clássico.

No returno, a situação permanece inalterada nos primeiros jogos: 18 gols em duas partidas. O pequeno Colombo, em crise, fechou as portas antes de jogar a 2ª partida do campeonato com o Colorado.

O time-base colorado foi o mesmo que venceu o Gre-Nal do 1º turno.

Na 2ª divisão, o São José chegou ao título e garantiu o direito de substituir o extinto Colombo, no campeonato do ano seguinte.Jogos do Colorado:


1º Turno

30.04 Internacional 8x0 Fussball

28.05 Internacional 6x2 Cruzeiro

25.06 Internacional 14x0 Colombo

30.07 Internacional 6x1 Grêmio

2º Turno

10.09 Internacional 13x1 Fussball

08.10 Internacional 5x0 Cruzeiro

29.10 Internacional 3x2 Grêmio


4 Comentários:

Guilherme Mallet disse...

Infelizmente não damos muita importância para essa época, mas nesse tempo os caras só jogavam por amor. Indiscutivelmente colorados!

Após aquele primeiro grenal, deve ter sido uma emoção muito grande vencer os alemãezinhos, ainda que anos mais tarde.

Faltou um comentário sobre a foto, que dizem ser de 1912, mas teriam riscado posteriormente o 6 x 1 na bola. Olhem lá.

Abraço,

Guilherme Mallet
beirario2014.blogspot.com

Raul Pons disse...

Guilherme:

Exatamente. Eu não fiz nenhum comentário, mas a idéia da foto foi essa. Eu não tenho nenhuma foto de 1916, mas tenho essa foto que dizem ser de 1912 (e pelo uniforme, provavelmente é, pois em 1913 já se usava o uniforme todo vermelho).

Mesmo assim, sabe-se lá pq, alguém escreveu, certamente mais tarde, o 6x1 na bola (ou seria um adivinho, prevendo o resultado 4 anos antes, he, he, he).

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Será que já existia Photoshop na época?? ahauhauhauahuaua

E a arrogância vem do berço...
Só faltou dizerem "o Campeonato Municipal é a nossa cara!".

Anônimo disse...

essa camisa antiga deveria voltar como 3o uniforme!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]