terça-feira, outubro 21, 2008

22 DIVISOR DE ERAS: Você está Aqui

22

Eu nunca tinha visto esta foto até poucos minutos atras quando achei ela na Internet. Nesse momento o Inter estava a menos de 1 segundo do fim dos anos de Ouro que nos levou até o Octa Gaucho, Tri-Nacional Invicto e a um passo de vencer a Libertadores de 1980. Era o Gol da Vitoria do Nacional na Final da Libertadores de 1980. Mauro Galvão se não por meros centimetros evitava o gol. Falcão assistia o fim de uma era.

Começava nesse instante um periodo escuro na historia do Inter que duraria 26 anos. A escuridão não foi imediata, foi gradual. Passava um ano, dois anos e só ganhavamos Gaúchões e olha que tinhamos até um bom time nos anos 80. Na Epoca, até 1980, pra quem nem vivo era ainda, saiba que eramos o "Boca" do Brasil. Tinhamos mais titulos Nacionais que todos os outros inclusive um de forma invicta e titulos Internacionais era uma questão de tempo. Se tivessimos mantido METADE do ritimo dos anos 70 hoje já seríamos Octa Campeão Brasileiro!

Nem o Boca era o Boca ainda. No momento desse gol do Nacional, o Boca tinha 2 Libertadores e uma Copa Intercontinental, longe ainda de ser o bicho papão das Americas que veio a ser a partir especialmente do ano 2000. Uma vitoria naquela final e hoje quem sabe poderia ser o Inter o time mais famoso das Americas. Mas a realidade é que estamos longe disso. Longe mas nem tão longe assim que em poucos anos não possamos mudar isso. 2006 finalmente nos apresentou ao resto da America e ao Mundo mas agora precisamos ganhar mais e mais. Não adianta ter um bom ano e depois desaparecer por 30. Em menos de uma decada o Boca ganhou 4 Libertadores, 2 Copa Toyotas, 2 SulAmericanas e 3 Recopas. Veja como a SulAmericana que é geralmente desprezado AJUDA a elevar o Status do Boca como Rei das Americas. Titulo Internacional é Titulo Internacional.

Vou ser honesto, não gosto da babação de ovo em relação ao Boca. Muitos tratam eles como intocaveies, seu estadio como "O TEMPLO" de futebol na America do Sul, sua historia como unica e bla bla bla. Tudo bem, merecem respeito pois dominaram até agora essa decada, mas sinceramente quero ver esse mito todo cair e cair o mais rapido possivel. Duas vezes nos ultimos anos vi o Inter enfrentar o Boca e cair diante deles como um clube comum, lutando em casa e tomando um vareio na Argentina. Mas temos mais uma chance para mudar essa historia!

Dessa vez por mais irregular que o Inter tem sido acredito que temos um time capaz de enfrentar o Boca (meia Boca ou não) de igual para igual lá na Argentina e de ganhar no Beira Rio. No papel o Inter continua com um timaço; D'Alessandro, Alex no auge, Guinazu o Monstro, Nilmar fazendo muitos gols, Indio e Bolivar e otima fase e varios outros jogadores que contribuem. Passar pelo Boca agora é obrigação e não só no Beira Rio. Especialmente lá na Argentina temos que jogar futebol como Machos e não se entregar no primeiro ataque deles e depois abrir as pernas como fizemos lá no passado. Sinto que dessa vez vais ser differente.

Já ganhamos uma Libertadores em 2006. Um Mundial da Fifa e uma Recopa. 2 Titulos Internacionais em 2006 e um em 2007. Não faz nem 2 anos ainda e analizando de longe estamos historicamente vivendo nessa era ainda. Pelas dificuldades recentes e por viver no imediatismo pode até parecer 2 mundos distintos mas daqui a 30 anos 2008 será visto ainda como o inicio da era que começou em 2006. Então essa SulAmericana, esse confronto contra o Boca faz parte da Era Internacional do Inter, estamos vivendo isso nesse momento! E temos que ganhar. Temos que continuar emplilhando Taças Internacionais, ao menos 1 por ano. Porenquanto estamos mantendo a sequencia! Temos que começar a tirar as taças do Boca e leva-las ao Beira Rio. Já fizemos algo em 2006 que o Boca não consegiu em 2007 (ganhar o Mundial) e agora tá na hora de declarar no fim a era do BOCA.