sexta-feira, outubro 03, 2008

29 Inteligência ou Força Bruta?

29
Na última sexta-feira escrevi neste espaço sobre a redução da atuação da Brigada Militar nos eventos de futebol, o que é um pleito da própria entidade. O assunto mostrou-se polêmico nos "comentários" e os fatos ocorridos no último GreNal não nos deixam abandonar o assunto. O Blog do Wianey publicou relatos de torcedores que estavam presentes que enriquessem muito o debate. E mostram que na segurança e organização dos jogos sobra força bruta e falta inteligência.

A inteligência é preparar o ambiente para receber uma multidão, estar atento às zonas de perigo, minimizar os riscos(quando impossível eliminar) e conter aquilo que produz a violência, ao invés de tentar reprimir a violência com mais violência, o que gera o "ciclo da violência": fui agredido, posso agredir; ação, reação. Ora, o que produz a violência? O que acontece antes de 99% de qualquer briga? Discussão e PROVOCAÇÃO. Mesmo assim, a Brigada Militar assiste passiva às provocações. Nesse vídeo abaixo, registrado por mim, um colorado logo que chega na superior, gratuitamente vai provocar os gremistas. A Brigada assiste passiva.



Começa assim. Piadinha pra cá, dedinho do meio pra lá e assim o Estádio, como uma terra sem lei, vai transformando-se em um lugar cada vez mais violento até culminar nas grandes confussões ou numa tragédia.

Aqui, uns... o que dizer? ... fazendo gestos obscenos(Art. 233 do Código Penal) para as CRIANÇAS do Criança Colorada. Levaram uma vaia da torcida. Deveriam ser recolhidos na hora.

Uma forma inteligênte que nossa Direção já usou para minimizar o problema da provocação foi o uso de lonas nas grades divisórias. Simples! Sem ver quem está perto, as provocações e, consequentemente, o risco de violencia diminui. Mas uma lona deve ser um material muito caro para reposição. Veja:

Foi ali na parte de baixo em que havia contato visual onde começou as maiores violências e pancadarias. Claro que a mera existencia de uma lona não vai resolver o problema. No caso de um jogo como esse entre duas torcidas numerosas e rivais, a PRESENÇA da Brigada Militar nas divisórias, era fundamental. Daí a necessidade de seguranças privados fazerem o serviço mais leve, permitindo à Brigada a concentração naquela zona de maior perigo. Assim, aliando inteligencia (coibir provocações e contato visual) com presença de força, não seria necessário o USO da força. No vídeo que filmei da superior (com uma modestíssima digital sem zoom), percebe-se que haviam poucos policiais no momento de maior tensão. O cordão de isolamento só foi feito após o jogo (provavelmente, quando a Brigada liberou-se de outras funções, muitas das quais inúteis ou realizáveis por agentes privados).


*ERRATA: onde se lê "precionar", leia-se "pressionar". Isso que dá editar vídeo de madrugada.

(as legendas são mais para evitar que alguém coloque o vídeo no YouTube, achando o máximo, e chamando de "barra-brava")

-------------------

Sobre colocar colorados na superior e gremistas na inferior, eu prefiro não comentar para manter a boa educação. Nos relatos dos leitores do Wianey, divergências sobre de onde veio a primeira pedra... Ora, um primeiro imbecil joga uma pedra, aí tu leva uma pedrada sem ter feito nada, tu revida e acerta alguém que também não tinha nada com aquilo e, por isso, fica irritado e revida... e assim, segue o ciclo da ação e reação. De quem é a culpa? Ora, de quem foi a idéia de colocar adversário sobre adversário? Esse sim é mais imbecíl que o imbecíl que jogou a primeira pedra! Fosse o nosso um país sério...

-------------------

Veja as regras (básicas) criadas pelas equipes e a NFL, segundo o Globoesporte.com (o Louis poderá confirmar):
- Comportamento inadequado, ilegal ou descontrolado
- Intoxicação ou outros sinais de consumo de álcool que resulte em comportamento irresponsável
- Linguagem abusiva ou agressiva e gestos obscenos
- Interferência no andamento do jogo (incluindo jogar objetos no campo)
- Não seguir instruções dos funcionários dos estádios
- Agressão verbal e física dos torcedores de outros times
- Os torcedores são responsáveis por sua conduta e pela de seus convidados ou por pessoas ocupando seus assentos. Os funcionários do estádio vão prontamente interver para garantir que tudo ocorra bem, livre dos comportamentos acima. Quem violar estas regras estará sujeito a ser retirado sem reembolso e perder o direito a ingressos para futuros jogos.