sexta-feira, outubro 03, 2008

29 Inteligência ou Força Bruta?

Na última sexta-feira escrevi neste espaço sobre a redução da atuação da Brigada Militar nos eventos de futebol, o que é um pleito da própria entidade. O assunto mostrou-se polêmico nos "comentários" e os fatos ocorridos no último GreNal não nos deixam abandonar o assunto. O Blog do Wianey publicou relatos de torcedores que estavam presentes que enriquessem muito o debate. E mostram que na segurança e organização dos jogos sobra força bruta e falta inteligência.

A inteligência é preparar o ambiente para receber uma multidão, estar atento às zonas de perigo, minimizar os riscos(quando impossível eliminar) e conter aquilo que produz a violência, ao invés de tentar reprimir a violência com mais violência, o que gera o "ciclo da violência": fui agredido, posso agredir; ação, reação. Ora, o que produz a violência? O que acontece antes de 99% de qualquer briga? Discussão e PROVOCAÇÃO. Mesmo assim, a Brigada Militar assiste passiva às provocações. Nesse vídeo abaixo, registrado por mim, um colorado logo que chega na superior, gratuitamente vai provocar os gremistas. A Brigada assiste passiva.



Começa assim. Piadinha pra cá, dedinho do meio pra lá e assim o Estádio, como uma terra sem lei, vai transformando-se em um lugar cada vez mais violento até culminar nas grandes confussões ou numa tragédia.

Aqui, uns... o que dizer? ... fazendo gestos obscenos(Art. 233 do Código Penal) para as CRIANÇAS do Criança Colorada. Levaram uma vaia da torcida. Deveriam ser recolhidos na hora.

Uma forma inteligênte que nossa Direção já usou para minimizar o problema da provocação foi o uso de lonas nas grades divisórias. Simples! Sem ver quem está perto, as provocações e, consequentemente, o risco de violencia diminui. Mas uma lona deve ser um material muito caro para reposição. Veja:

Foi ali na parte de baixo em que havia contato visual onde começou as maiores violências e pancadarias. Claro que a mera existencia de uma lona não vai resolver o problema. No caso de um jogo como esse entre duas torcidas numerosas e rivais, a PRESENÇA da Brigada Militar nas divisórias, era fundamental. Daí a necessidade de seguranças privados fazerem o serviço mais leve, permitindo à Brigada a concentração naquela zona de maior perigo. Assim, aliando inteligencia (coibir provocações e contato visual) com presença de força, não seria necessário o USO da força. No vídeo que filmei da superior (com uma modestíssima digital sem zoom), percebe-se que haviam poucos policiais no momento de maior tensão. O cordão de isolamento só foi feito após o jogo (provavelmente, quando a Brigada liberou-se de outras funções, muitas das quais inúteis ou realizáveis por agentes privados).


*ERRATA: onde se lê "precionar", leia-se "pressionar". Isso que dá editar vídeo de madrugada.

(as legendas são mais para evitar que alguém coloque o vídeo no YouTube, achando o máximo, e chamando de "barra-brava")

-------------------

Sobre colocar colorados na superior e gremistas na inferior, eu prefiro não comentar para manter a boa educação. Nos relatos dos leitores do Wianey, divergências sobre de onde veio a primeira pedra... Ora, um primeiro imbecil joga uma pedra, aí tu leva uma pedrada sem ter feito nada, tu revida e acerta alguém que também não tinha nada com aquilo e, por isso, fica irritado e revida... e assim, segue o ciclo da ação e reação. De quem é a culpa? Ora, de quem foi a idéia de colocar adversário sobre adversário? Esse sim é mais imbecíl que o imbecíl que jogou a primeira pedra! Fosse o nosso um país sério...

-------------------

Veja as regras (básicas) criadas pelas equipes e a NFL, segundo o Globoesporte.com (o Louis poderá confirmar):
- Comportamento inadequado, ilegal ou descontrolado
- Intoxicação ou outros sinais de consumo de álcool que resulte em comportamento irresponsável
- Linguagem abusiva ou agressiva e gestos obscenos
- Interferência no andamento do jogo (incluindo jogar objetos no campo)
- Não seguir instruções dos funcionários dos estádios
- Agressão verbal e física dos torcedores de outros times
- Os torcedores são responsáveis por sua conduta e pela de seus convidados ou por pessoas ocupando seus assentos. Os funcionários do estádio vão prontamente interver para garantir que tudo ocorra bem, livre dos comportamentos acima. Quem violar estas regras estará sujeito a ser retirado sem reembolso e perder o direito a ingressos para futuros jogos.

29 Comentários:

Fabiano- POA-Germany disse...

Concordo 100% contigo Mallet, embora algumas atitudes tomadas nos States sejm inviáveis de ser tomadas aqui, devido até mesmo a questoes de cultura do povo. Agora, essa da torcida adversária abaixo da do Inter, que absurdo.
Discuti no orkut e me disseram que no olímpico fizeram o mesmo, alguém aqui foi nos grenais lá? Meu irmao falou que ia gente acima da do Inter mas era muito pouca gente, no grenal do brasileiro.
Saudacoes

Polaco na Serra disse...

Perfeito Mallet, nada a acresentar...

Cleber_Tapes/RS disse...

o negócio é o seguinte

camera de TV filmando quadro a quadro

e um ATIRADOR DE ELITE com luneta e balas tranquilizantes, tipo as que botam um "veado" pra dormir.

quando o maluco olhar pro lado e:

Chingar
Levantar o dedinho
ou qualquer outro ato ostil

leva um tiro e vai dormir o resto do dia

ai é só entrar a brigada pra recolher o corpo


pronto resolvido o problema

Marco disse...

Ontem, na Europa, o pau comeu.

Só que, como eles se preveniram, foi entre a torcida e a polícia.

Aqui, falta mais que inteligência, falta vontade de enfrentar o problema.

Até acontecer a inevitável tragédia. Aí virão as "otoridades" e a mídia condenar o comportamento como se fosse novidade.

A mesma mídia, aliás, que abriga imbecis recalcados, que quando o seu time toma um vareio de bola, se conforta dizendo que 3 mil animais de sua torcida investiram contra 20 mil da outra. O tal pensamento: "perdemos na bola, ganhamos na porrada". Recalcado!

Desde segunda-feira a Rede Bunda Suja está desautorizada a condenar a violência em campo. Deveria, por outra, festejá-la.

Afinal, a campanha iniciada por um de seus escribas terá dado resultado.

Marco disse...

Sobre a divisão entre as torcidas, é bem simples:

Separe as torcidas através de dois cordões de isolamento, com 10 metros de distância entre eles.

No meio, um imenso vazio, cortado apenas por uma cerca elétrica.

De cada lado da cerca, policiais armados com aparelho de choque, que desmaiariam até um mamute.

Animais não podem ser tratados como gente.

Iuri disse...

O negócio é ver CADA um que atirou pedras ou brigou e nunca mais deixar entrar em estádio.
Clássico, sinto muito, deveria ter só sócios, fotografados.

Caio de Santi disse...

Ouvi os clubes dizendo que não tem como proibir que os arruaceiros entrem no estádio.
O estádio não é privado? Eles não podem impedir quem quiserem de entrar?

romulo disse...

ótima idéia do Cléber.. mas aí viria a questão ética e sei la o que.. imagina se esses caras acertem uma mulher ou uma pessoa idosa.. iria dar m****..

na Europa teve confronto da torcida do Dínamo mesmo
só que prenderam 150 torcedores

ESSA É A DIFERENÇA!

Marco disse...

Na Europa prendem os arruaceiros.

Aqui, membros da mídia festejam a valentia dos imbecis.

E continuam trabalhando no mesmo lugar, sem que nada lhe aconteça.

Tem advogado que freqüenta o blog, não pode-se requisitar cópia da fita do programa e fazer denúncia ao Ministério Público?

tiago - colorado no canada disse...

off-topic:


continuo contra a Sul-Americana pelo que aconteceu com o Guiña, mas....

se a gente ganhar, vai sair o Soy Loco Por Ti Sul-Americana?!?!

m.rodrigo.oliveira disse...

Caio. Tocaste no ponto que eu queria falar.

É isso mesmo. O Beira-Rio é uma propriedade privada.

Se o clube quizer pode montar um livro de registros das badernas que acontecerem e os indivíduos que forem identificados, ficam proibidos de circular nas suas dependências.

Tecnologia pra monitorar os vagabundos já tem a disposição no estádio.

Iuri disse...

Pois é caio, eu ouvi dirigente de lá dizer que não podiam impedir ninguém de entrar sem mando da justiça. BAITA BALELA! E beita falta de vergonha na cara.

Eu tenho um plano para acabar com a violência, somando várias idéias já propostas aqui:

- recadastrar TODOS os sócios para tirar fotos (pelo amor de deus, câmera digital tá de graça, ainda pro pro superávit de 16 milhões) de cada um deles.

- também tirar (ou o sócio que eleve junto umas 3x4) fotos dos acompanhantes. Se o sócio quiser levar alguém junto, deverá antes cadastrá-lo com foto no sistema do clube.

- dia de clássico, só sócios e acompanhantes entram. Sem essa de ficar com pena de quen não for sócio, desculpem, mas a segurança vem antes de hipocrisia.

- exigir do outro clube que envie só sócios também para o jogo e que tenha o mesmo cadastro com fotos.

- câmeras filmam os arruaceiros, uma vez identificados estes são EXPLUSOS sumariamente do quadro de sócios, abrindo espaço para outros que não venham causar confusão.

Com o tempo, estas medidas vão "limpar" o quadro social dos dois clubes dos baderneiros. Aí poderia começar um segundo passo, misturando ambas as torcidas:

- cadeiras numeradas em TODO o estádio (deixem espaço entre elas para ficar de pé como na superior e não como na social). Quem não estiver em seu respectivo número, é convidado a voltar para ele por fiscais do clube.
Dizem que isso não pega por cultura do brasileiro, outra MENTIRA, é sim porque os clubes, desorganizados e incompetentes que são, nunca ofereceram organização nos estádios.

- finalmente, não vender ingressos juntos para mais que 4 pessoas, e distribuir aleatóriamente os números, para misturar mesmo as torcidas, numa proportção tipo 70% da casa e 30% de fora.

É assim na copa do mundo, e ningupem se mata.
E mais importante: ERA ASSIM aqui também, antes das organizadas que começaram a agrupar e dividir.

É isso, ou torcida única.

Fabiano- POA-Germany disse...

Desculpa Iuri, mas se um dia teus projetos (que beiram a ditadura militar) fossem postos e prática eu seria o primeiro a NUNCA MAIS PISAR no Beira Rio. Cara, fala sério, nao poderia mais ir ao jogo com conhecidos, pois seria feito um sorteio de bingo para misturar as torcidas!! Nao poderia ver o jogo com meu irmao, ou levar um sobrinho???? Cara, que besteira, tu quer proibir cerveja, cigarro, o que mais??? Daqui a pouco nao pdoe gritar que te ataca a otite???!!! É futebol meu velho, e nao teatro. Basta punir a pessoas que sao identificadas como baderneiros, um dia de cadeia, uma multa e deu. Na segunda leva 15 dias de cadeia e corre o risco de levar no fiofó. Hipocrisia é o que tu tá falando...

Schroder-EUA disse...

Tiago

One word:

Não

heheh

Fabiano- POA-Germany disse...

Legal mesmo Louis, seria um Soy Louco por ti 8x1, ou 4x1.
ashashhasha!!!

Iuri disse...

Fabiano, me diz UMA LINHA em que eu disse que você não poderia ir com seus amigos em jogos no beira-rio.

1. eu disse, mais de 4 lugares juntos não, e só em clássicos grenal, falou?

E nossa, como tá na modinha ultimamente ficar criticando qualquer idéia como "da ditadura", até o Wianey Carlet mala tá nessa.

E se ninguém brigasse, não ia precisar nada disso, você não concorda? O castigo só é duro quando a coisa tá preta.

E no fim, repito: é isso, ou estádio de torcida única, que pra mim tá de ótimo tamanho também, quem quer gremista no beira-rio?
Mas não venham defender isso e depois querer ir ao olímpico.

Fernando Gonçalves disse...

Agora me digam : o que esperar de pessoas como essas que vaiam e fazem gestos obscenos para CRIANÇAS ?

Eu fico sem palavras ...

m.rodrigo.oliveira disse...

Fabiano. Pode até ser exagero do Iuri, mas da maneira em que estão as coisas, não dá mais.

As minhas filhas vivem me cobrando porque eu não vou pro estádio com elas. Ainda vou levar, mas em um jogo de Gauchão, ou coisa parecida. Não tenho coragem de levá-las em dia de "jogo grande".

Acho que deveríamos sim ter algumas regras mais fortes. Das que o Iuri colocou, algumas eu concordo (foto no cadastramento dos sócios, por exemplo).

Guilherme Mallet disse...

Pessoal, eu considero os jogos de futebol bastante seguros, de um modo geral. Quem vai aos jogos sabe.

Mas, CLARO, Gre-Nal é Gre-Nal. São outros quinhentos...

Bem como, finais com torcida adversária numerosa.

Abraços.

Fabiano- POA-Germany disse...

Márcio, pode levar tranquilmente cara. Grenal é uma aberracao. O pessoal fica louco. Mas nos jogos normais é bem tranquilo, a gente leva o pai de um amigo nosso que é bem velhinho, o detalhe é que o véio se separa porque gosta de fiar na superior, aí encontra a gente depois do jogo. Hehehe.

Iuri, para mim um cara que diz que quem fuma deve morrer de cancer, ou que quem bebe incomoda é um hipócrita, e proibir estas coisas é tao imbecil como a censura da ditadura. Tu nao respeita o direito de ninguém, e olha que nao fumo e tampouco gosto de fumaca na minha cara. Mas sei que faco coisas que as outras pessoas nao gostam, entao o melhor é aprender a conviver. E para mim ao distribuir aleatoriamente os números impede de pessoas conhecidas ficarem próximas, salvo o acaso.
===============================
"finalmente, não vender ingressos juntos para mais que 4 pessoas, e distribuir aleatóriamente os números, para misturar mesmo as torcidas, numa proportção tipo 70% da casa e 30% de fora."
================================
O que adianta vender ingressos juntos com números misturados.

Iuri disse...

Ih, guardando rancor há mais de um mês por causa da história do cigarro? Eu nem disse que deve, eu disse que por mim, podem morrer q eu não derramo uma lágrima ;)

Tchê, segue adiante ou o mundo nos atropela ou estuda direito: a lei se sobrepõe aos diretos individuais para garantir a convivência das pessoas em sociedade. Pelo teu liberalismo extremo sair atirando nas pessoas é teu direito e eu não posso ser contra.
Menos, menos, bem menos, calma e vamos conversar como adultos ;)


Pelo visto tu não entendeu o que eu disse sobre os lugares, basicamente é assim. Tu pode comprar até N (eu sugiro 4, mas não sou intransigente) ingressos em cadeiras juntas.
Agora o local que esses 4 ingressos ficariam no teu setor, seria sorteado. Digamos assim tu compra do nº 40 ao 46, todos na mesma fileira, mas a fileira, não é tu, mas o clube que decide.

Pode ser chato por ficar mais no alto ou embaixo, ou do lado de uns malas? Pode, mas você nunca foi em um show com lugares marcados? Não dói assim como parece a princípio, eu te garanto. E é assim em copa do mundo, caso você não saiba, tu compra 10 ingressos na geral, eles podem ser juntos, mas tu não escolher em que altura ou lado do estádio vai ser (fora o setor).

Era isso q eu sugeri, não que os 4 ingressos ficassem cada um num canto, isso seria idiota mesmo. Melhorou agora?

Marco disse...

"Genial" a idéia de foto no cadastramento de sócios.

Vou ter que ir ao Beira-rio, tirar foto, para continuar sócio?

Ou posso pegar a foto do meu vizinho, ou qualquer outra na internet, e mandar, por correio, como se fosse minha?

O certo é fichar o baderneiro, foto e dedão, hoje temos ótimos recursos de biometria para reconhecimento via dedão.

Na entrada, põe o dedão no equipamento; se o cara estiver fichado, dá um apito e mostra a cara do malaco.

Simples e até muito barato.

"Ah, mas vai causar fila na entrada, muita gente vai perder o começo do jogo...".

É só abrir os portões mais cedo.

O que não há, na verdade, é vontade de resolver o problema. Deixa estar, e quando o estádio for interditado ou o clube perder o mando de alguns jogos, é só acusar um complô do STJD e da "mídia do centro do País".

Iuri disse...

PS: Isso é para evitar grupos de mais de 10 pessoas, porque você sabe, o grupo às vezes faz a valentia dos indivíduos, que sozinhos são mansos como cordeiros.

Eu sei que é extremo, eu sei, mas o que você sugere no lugar disso? Moda hippie, paz-e-amor para aqueles marginais que são sempre os mesmos e costumam aloprar?

Você sabia equem em estado de emergência é possível proibir reunião de mais de N pessoas em um mesmo local? Está na lei, mesmo sendo meio absurdo, porque em situações extremas pode ser preciso.

Felizmente nunca chegamso a tanto, mas talvez em clássicos (novamente, apenas em clássicos) talvez seja preciso ser mais duro pelo bem dos inocentes. Se ficarmos pensando em liberdades, que os bandidos são uns coitadinhos, amanhã nossos filhos vão sangrar nos estádios, e daí, a quem culpar?

Fabiano- POA-Germany disse...

Pois é, ainda bem que tu nao é intransigente...

JoyDivision disse...

Única solução: Grenal só com a torcida da casa.

Fora isso, sempre terá confusão. Seja na chegada, durante o jogo, ou na saída.

E já está mais que na hora de proibir esses doentes de pisarem no Beira Rio.
Tem que ficar no chiqueirão, que é o lugar deles.

Anônimo disse...

infelizmente nao colocaram o audio do cacalo no video. tenho quase certeza que ele disse 2MIL.

Celso disse...

o Malet conseguiu filmar né ? PORQUE ????

não tinha uma corda separando tres fileiras de cadeiras entre a torcida e a mureta ?

porque tu foi la filmar malet ? porque tu passou a corda? que falta de respeito ?

brincadeira velho... nã ot ote tirando... mas e pra ti ver .. como a galera passa e já era .. tu filmou... outros atiram pedra e mijo ...

e lá no olimipinico foi a mesma cois sim

OUTRA: MESMO QUE NÃO TIVESSE TORCIDA DO INTER EM CIMA IA ACONTECER A MESMA COISA

ELES SÓ COMEÇARAM A PUXAR A LONA E DESTRUIR A GRADE DEPOIS QUE UM MONTE DE BRIGADIANO SAIU DALI

esses policiais chegaram ali no inicio do jogo e sairam dali faltanod uns 10, 15 minutos .. dai eles chinelearam..

Celso disse...

velho a torcida do gaymio ta foda nos ultimos anos... maloquerda fudida... é a IMPUNIDADE faz com que tudo se repita

TEM QUE PUNIR O CLUBE

TEM QUE PUNIR O CLUBE

TEM QUE PUNIR O CLUBE

repito outra coisa de outro dia: passaram anos apanhando dos nossos maloqueros.. agora a coisa mudou .. virou de lado.. to venod esse filme a anos

Guilherme Mallet disse...

Celso,

Eu poderia escrever um texto só por causa daquela corda...

Ninguém respeitava, aliás os próprios seguranças permitiam passar pela corda. Sabe por que? Porque o Inter não sabe que estádio precisa de CORREDOR!!!!

Mesmo assim, os PMs que estavam ali deixaram eu filmar. Até comentei com um deles: vocês não podem aliviar nas divisórias e ele respondeu: pois é, tinha que ter um pessoal ali, não sei para onde foram...

Não postei fotos da corda, para não servir de base para eventual punição do STJD ao Inter...

Abraços.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]