sexta-feira, outubro 31, 2008

13 Movimentos Políticos do Internacional

Participar da política do Internacional é um tabu para muitos sócios e torcedores do Clube, e comigo não era diferente. Até que um dia recebi um convite para participar do então Movimento INTERnet, formado por colorados que pretendiam participar das eleições de 2006, na qual elegemos dois Coselheiros (clique aqui para ler o Blog dos Conselheiros). Neste ano de 2008 estou Coordenador desse Movimento que também agregou leitores e colunistas aqui do Blog Vermelho, quando passou a ser chamado de "INTERnet/BV".

Através desse Movimento, motivado pelo nosso interesse em participar ativamente da vida política do Clube, acumulamos experiência e algumas informações que julgo serem de interesse de todos os colorados: quem é quem no Inter, quais são os Movimentos do Conselho, etc.. O que pretendo fazer de forma imparcial, evitando julgamentos e adjetivos. Também não pretendo falar sobre as idéias e opiniões de cada um, apenas identificá-los através de suas figuras mais conhecidas.

A atual direção do Inter, a Situação, é forma por quatro Movimentos: Inter Grande, Ação Independente Colorada, União Colorada e Coração Colorado. O Inter Grande é o Movimento do Fernando Carvalho, Vitório Píffero, Giovani Luigi e Roberto Siegmann. O União Colorada é o Movimento do VP de Finanças e 1° Vice-Presidente, Pedro Affatato, do VP de Patrimônio, Emídio Ferreira Marques, entre outras vice-presidencias como a Serviços Jurídicos, FECI e Parque Gigante. O Ação Independente Colorada, é o Movimento do 2ª Vice-Presidente Mário Sérgio Martins, do VP de Administração Décio Hartmann e do Presidente do Conselho Claudio Bonatto. Já o Coração Colorado, é o Movimento do VP de Marketing Jorge Avancini.

Já na Oposição temos movimentos mais conhecidos por ja terem sido situação e outros menores. Esses Movimentos não trabalham juntos, embora exista maior ou menor afinidade entre alguns. O InterAção e o Inter2000, por exemplo, ocuparam juntos a direção do Clube na Gestão Jarbas Lima/Fernando Mirando (2000/2001), embora estes estejam afastados dos grupos. Atualmente, e até o fim da tarde de segunda (03/11), ambos estão tentando unificar forças em um único nome para conseguir 1/4 do Conselho Deliberativo no primeiro turno das eleições presidenciais, o que é necessário para chegar no segundo turno, quando ocorre eleições diretas. O InterAção quer Felipe de Oliveira, enquanto que o Inter2000 quer Cláudio Bier.

O Movimento Inter Sempre é o Movimento de Emídio Perondi (ex-presidente da FGF e atual Vice-Presidente da CBF), Luis Fernando (ex-VP de Futebol), Pedro Paulo Záchia (Ex-Presidente 88/89 e 94/97) e José Asmuz (ex-Presidente 80/81 e 90/93).

Entre os movimentos menores estão o Inter Colorado, o Mais Inter e o INTERnet/BV. O Inter Colorado e o Mais Inter, na última eleição concorreram sozinhos, já o movimento do qual faço parte, o INTERnet/BV, formou junto com o InterAção e Inter2000 a Chapa 4, a única de oposição a superar a cláusula de barreira naquele ano.

Enfim, o quadro é esse, salvo algum equívoco meu. O julgamento caberá aos eleitores. Mesmo que não haja eleições presidenciais, haverá para o Conselho. Segunda (dia 3) termina o prazo de inscrição dos candidatos a Presidente. Dia 4 os inscritos passarão por uma sabatina e no dia 10 ocorrerá o primeiro turno no Conselho.

13 Comentários:

Daniel Chiodelli disse...

Excelente, Mallet! É importantíssimo para os colorados, mesmo aqueles que ainda não são sócios ou não têm direito a voto, saberem quem é quem na política do clube. Acho que foste muito feliz ao apenas arrolar os nomes mais representativos de cada movimento, os anos e os cargos que cada um já exerceu no clube. Agora, como bem disseste, cabe a nós avaliar o que foi feito por cada um nesses períodos e o que pretendem.
Baita contribuição!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Excelente Mallet:

Sugiro que poderias fazer um edit à este post e explicar pro pessoal da importância de um nome da oposição concorrer junto com a situação..

Acho que a situação mesmo ganhando (o que é provável, salvo melhor juízo...) MERECE TOMAR UM BAFO NA NUCA DOS ASSOCIADOS !

piloting disse...

Prezado Mallet,

Excelente sua explanação dos grupos do Inter! Sou do Mais Inter a seis anos, mas ainda não sou conselheiro, e acompanho desde então todos os atos políticios do nosso colorado. Se possível me mande um email via nossa página do Mais Inter pois desejo falar contigo.

Geraldo Almeida

Lúcia Bastos disse...

É comum as pessoas evitarem a politica, ainda mais a clubistica...
Esquecem que nossos destinos são traçados pelos politicos.
Votar, antes de ser uma obrigação, é um direito !!!

Alexandre R. disse...

Grande Mallet, um otimo texto sobre a situaçao politica do nosso colorado.

Obs.
E aproveitando pra quem ler estes comentarios,convido o torcedor colorado a conhecer e participar do Internet/BV.

Abraços a todos

Movimento INTERnet/BV disse...

Nelson,

Concordo contigo, mas a intenção é falar de forma imparcial. Apenas informar, evitando juizos de valor, "capiti"? ;o)

Abraço.

Guilherme Mallet disse...

Nelson,

Concordo contigo, mas a intenção é falar de forma imparcial. Apenas informar, evitando juizos de valor, "capiti"? ;o)

Abraço.

col disse...

Post educador. Muito bom.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

OFF:

PLANEJANDO 2009 JÁ:

Time para domingo:

Clemer
Angelo, R Lopes, Orozco, e G Nery
Edinho, Maycon, Andrézinho e Ramon
R. Paulista e Adriano

Treinador: Tite

Eles viajam para SP....E NÃO VOLTAM !

Vejam que é UM TIME INTEIRO DE NABAS, ALGUNS ADORADOS PELA DIREÇÃO E ATÉ TORCEDORES...

Precisodevcakis2 disse...

Ótimo post Mallet.

Agora sei que quando ouvir falar do Movimento Inter Sempre devo correr como o Diabo foge da cruz!

A podridão está toda junta e reunida nesse movimento! SOCORRO!

jo disse...

inter sempre é o império otomano

geoband disse...

Excelente Mallet! Como disse o Felipe de Canela, MIS é a podridão!! Pelo menos estão unidos num só grupo, hehe...

E o time aí do Nelson? Um time inteiro só de pernas-de-pau! Até o treinador é fraco. Tá loco!

Abçs.

Adir disse...

Legal, Guilherme. Um post educativo, por assim dizer.
Falta este tipo de informação para muitos colorados que postam nos blogs e no orkut. Pelo menos é o que tenho percebido. A maioria acha que situação é Fernando Carvalho e a oposição é Záchia-Asmuz. Quem milita há mais tempo na vida política do Inter sabe que não é assim.

Espero que o pessoal procure saber um pouco mais de cada movimento, a partir deste texto. Conhecer suas idéias, a forma como se organiza, quem são seus integrantes para depois fazer um juízo de valor.

Na última eleição, nós do Internet, concorremos junto aos movimentos Interação e Inter2000. Vários fatores foram avaliados e ponderados por nós naquela época, para compor a chapa 4. Uma nova eleição se proxima e outra vez os movimentos se articulam para fazer composições. Novamente teremos que avaliar qual o melhor caminho a seguir. E faremos isso com muita serenidade.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]