quarta-feira, outubro 01, 2008

14 Figurantes desocupados

14
Eita horariozinho canalha esse do jogo contra os chilenos hoje. Quem define isso, a Conmebol? Na fase do Inter, se esse jogo fosse de noite, o estádio estaria lotado, tenho certeza. Mas, faz tempo que os clubes não mandam nada.

Lamentavelmente, quem manda é a grana, no futebol e em tantas outras atividades. Fazer o quê, é o alicerce do mundo capitalista. E talvez seja por isso que eu tenha falhado nas últimas semanas em escrever aqui no BV. Sinceramente, ando meio desiludido com o futebol.

Beleza, ganhamos 4 seguidas, fizemos uma bonita recuperação na tabela, agora tudo parece maravilhoso. Basta perder duas seguidas e voltaremos a questionar todo o trabalho da direção, do Tite e da retirada do Edinho do time titular.

Talvez tenha passado despercebido para alguns uma notícia da semana passada sobre a assinatura do novo contrato entre o Clube dos 13 e a Rede Globo. Vamos lá, encha a boca e diga, umvirgulaquatrobilhãodereais. Isso mesmo, quase 1 bilhão e meio pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro nos próximos 3 anos.

Vamos a outra continha: o famigerado PPV. A Net cobra mensalidade de 50 reais dos assinantes, durante prazo mínimo de 10 meses, isto é, 500 reais no total. Gera aí tranquilamente 100 milhões de receita. Alguém ainda não entende porque tem jogo no inverno do Sul às 22h da de quarta ou às 18h de domingo? Ou às 5 da tarde de dia útil?

Páratudo, não estou dizendo pra gente parar de torcer pelo Inter, de deixar de ir lá apoiar o time ou pra pegar nojo de futebol. Nada disso. Mas precisamos entender nosso papel nisso tudo, e lamentavelmente somos o elo mais fraco dessa corrente, onde o consumidor não tem razão. Se tivesse não tinha coroa na camisa, a Reebok não nos vendia material de baixa qualidade que perde o número na primeira lavagem e os assentos colocados no Gigante não seriam tão desconfortáveis.

Vai chegar o dia em que não será mais necessária torcida em um evento esportivo. Por enquanto ainda precisamos ir ao estádio para fazer figuração, uma vez que fica bonito na tv dar aquela tomada geral da arquibancada e ter um monte de gente torcendo. E olha que figurante ao menos recebe um suco e um sanduba, a gente ainda tem que pagar e não pode tomar nem uma cervejinha. Viram no xxx-NAL como não vender bebida dentro do estádio reduz a violência?

Jogo às 17h? Vamos lá. Aliás, vá quem puder e estiver desocupado. Porque nós, humildes assalariados que precisam dar expediente, temos que ganhar o suado dinheiro pra poder comprar camisa oficial de 150 reais. Dale clube do povo!

++++++++++


Pra dar uma amostra, ó o quadro publicado na ZH de hoje. Lindo, o Inter tá rico. E eu, quando vou ter banheiro decente no Gigante, assentos confortáveis, camisa a preço adequado à realidade brasileira, etc?