Um Lugar exclusivamente para os maiores Herois do Sport Club Internacional
Mais uma votação para o Hall da Fama do Inter no Blog Vermelho. A ideia é colocar jogadores/personalidades no Hall que tiveram GRANDE participação no Inter e preferencialmente ganharam titulos e fizeram historia em campo. Não só jogador/dirigente/tecnico Bom, mas sim os Melhores.
Hoje vamos votar em mais 3:
- Enio Andrade (Tecnico)
- José Asmuz (Presidente 80-81 e 90-93)
- Larry Pinto de Faria (anos 50)
Votação para um novo atleta/tecnico/dirigente/personagem. 75% dos votos é necessario para entrar no Hall. Apenas Atletas e personagens aposentadas do futebol podem ser candidatos. Se o candidato não receber 10% dos votos é eliminado de qualquer futura chance de ser votado novamente.
OS CANDIDATOS DA SEMANA:
ÊNIO ANDRADE
Tecnico do Tri-Invicto
Tecnico do Tri-Invicto
Ênio Andrade começou como zagueiro no São José em 1949, transferindo-se para o Internacional no ano seguinte. Em 1951, transferiu-se para o Renner, clube que defendeu até 1957.
Foi no Renner que Ênio Andrade foi deslocado para o meio-campo, através do técnico Selviro Rodrigues. Em 1956, sagrou-se campeão dos Jogos Pan-americanos do México. Ainda defendeu Palmeiras, Náutico e novamente o São José.
Após encerrar a carreira de jogador, em 1961, Ênio Andrade tornou-se treinador de futebol. Em sua nova carreira, conseguiu importantes conquistas, tal como as da época de jogador. Era considerado um treinador bastante estrategista. Conquistou três campeonatos brasileiros: em 1979, com o Internacional (sendo de forma invicta, o único a conseguir tal feito até hoje); em 1981, com o Grêmio (em pleno Estádio do Morumbi); e em 1985, com o Coritiba (em pleno Maracanã, após disputa de pênaltis).
Ênio Andrade ainda teve conquistas internacionais em seu currículo. Pelo Cruzeiro, foi duas vezes campeão da Supercopa Libertadores, além de uma Copa Ouro e um Copa Master Supercopa.
Ênio Andrade faleceu em 1997, aos 68 anos de idade.
PRO: Campeão Brasileiro Invicto. reconhecido como grande estrategista.
CONTRA: Foi Tecnico do Grêmio e Campeão Brasileiro com eles. Isso foi problema para outros Colorados. Seria tambem para ele?
JOSÉ ASMUZ
Ultimo Presidente Campeão Nacional
Ultimo Presidente Campeão Nacional
Asmuz é conhecido por alguns acontecimentos no Beira Rio, como a venda do Falcão. Culpa dele ou inevitavel? Foi afinal a maior até então no futebol Brasileiro. Merito dele? Ou Culpa dele? A da saída de Batista direto para o Grêmio em 82 tambem é algo da qual ele pode ser culpado. Ou não?
Um ponto positivo para o Asmuz é que ele é o ultimo Presidente a ganhar um Titulo Nacional. Nem Fernando Carvalho pode dizer isso.
Asmuz injustiçado? Você decide.
Começou a carreira no Fluminense aonde jogou de 1951 à 1954, sendo campeão do Campeonato Carioca e da Copa Rio (Internacional). Em 1954 ele transferiu-se para o Internacional onde jogou até 1961, quando encerrou a sua carreira.
Era um centroavante elegante e técnico, que nem sequer trombava com os zagueiros. Conquistou a torcida colorada no primeiro Gre-Nal que disputou, quando marcou quatro gols na goleada de 6 a 2. Foi campeão Pan-Americano em 1956, quando a seleção gaúcha representou o Brasil.
Mas o Cerebral Larry, como era chamado pela torcida colorada, não é tão lembrado pela capacidade de fazer gols quanto pelo estilo clássico, refinado, raro entre os centroavantes da época e de qualquer tempo. Com outro centroavante, o pernambucano Bodinho, Larry formou uma dupla infernal, capaz de tabelinhas só comparáveis às dos santistas Pelé e Coutinho. No Campeonato Gaúcho de 1955, Larry marcou 23 gols em apenas dezoito partidas. Só não foi o artilheiro porque Bodinho chegou aos 25. Larry tinha tanta moral com a torcida colorada que, mesmo perdendo os dois pênaltis contra o Renner que tiraram o Inter da disputa do título gaúcho de 1958, saiu de campo aplaudido. Anos depois, quando abandonou o futebol, foi eleito deputado estadual.
Como jogador Larry conquistou o Campeonato Gaúcho de 1954 e o de 1961 pelo Internacional e o Pan-Americano de 1956 pela Seleção Brasileira, além dos títulos conquistados pelo Fluminense.
Um ponto positivo para o Asmuz é que ele é o ultimo Presidente a ganhar um Titulo Nacional. Nem Fernando Carvalho pode dizer isso.
Asmuz injustiçado? Você decide.
Começou a carreira no Fluminense aonde jogou de 1951 à 1954, sendo campeão do Campeonato Carioca e da Copa Rio (Internacional). Em 1954 ele transferiu-se para o Internacional onde jogou até 1961, quando encerrou a sua carreira.
Era um centroavante elegante e técnico, que nem sequer trombava com os zagueiros. Conquistou a torcida colorada no primeiro Gre-Nal que disputou, quando marcou quatro gols na goleada de 6 a 2. Foi campeão Pan-Americano em 1956, quando a seleção gaúcha representou o Brasil.
Mas o Cerebral Larry, como era chamado pela torcida colorada, não é tão lembrado pela capacidade de fazer gols quanto pelo estilo clássico, refinado, raro entre os centroavantes da época e de qualquer tempo. Com outro centroavante, o pernambucano Bodinho, Larry formou uma dupla infernal, capaz de tabelinhas só comparáveis às dos santistas Pelé e Coutinho. No Campeonato Gaúcho de 1955, Larry marcou 23 gols em apenas dezoito partidas. Só não foi o artilheiro porque Bodinho chegou aos 25. Larry tinha tanta moral com a torcida colorada que, mesmo perdendo os dois pênaltis contra o Renner que tiraram o Inter da disputa do título gaúcho de 1958, saiu de campo aplaudido. Anos depois, quando abandonou o futebol, foi eleito deputado estadual.
Como jogador Larry conquistou o Campeonato Gaúcho de 1954 e o de 1961 pelo Internacional e o Pan-Americano de 1956 pela Seleção Brasileira, além dos títulos conquistados pelo Fluminense.
* Resultados serão divulgados nos proximos Dias. Faça o caso de SIM ou NÃO aos candidatos nos Comentarios desse Post.
VEJA O HALL DA FAMA ATÉ AGORA AQUI
47 Comentários:
Sim para O Ênio Andrade e Larry e NÃO para o Asmuz. Que considero um dos culpados pelas épocas escuras no Beira Rio.
Eu votei SIM para Enio Andrade...mas os que votaram contra outros com passagem no Gremio não vao ter problema em Votar Sim pro Enio...afinal Enio deu o primeiro titulo Brasileiro ao Gremio.
Foi naquele Dia que tudo mudou para o Gremio. Até entao o gremio era um nada. Nunca tinham ganho mais que um Gauchão...e Enio levou o Gremio a outro nivel. Foi o inicio de um terror a Colorados que durou 2 decadas....e agora?
Sim só pro Larry que verdadeiramente adotou o Inter como sua vida.
Apesar do Enio ter prestado serviços relevantes ao Inter, não pode ser identificado sequer como colorado (e sim um baita treinador profissional)
Asmuz não, eventualmente até tirou do bolso para ajudar, mas daí confundiu o Inter com sua empresa e não deve ter saído perdendo....(perfeitamente natural). Adonou-se do Inter por mais tempo que deveria, tipo alguns profissionais que não quer largar o chapéu vermelho...se dizem colorados, mas são profissionais e utilizam a emoção dos torcedores em seu próprio benefício.
Enio Andrade - SIM, os títulos falam por si.
José Asmuz - Acho que NÃO. Vou pesquisar melhor.
Larry - SIM, os mais velhos falam muito bem dele.
Sim, não e sim!
Estou de sangue doce, hoje. Este placar levou meu pH sanguíneo para 7.0!!! huaauauauauaua
Passagem curiosa do Ênio Andrade quando treinava o Cruzeiro, um certo Ronaldo (atualmente no Curíntia e mais conhecido como Fenômeno) estava esmerilhando.
Perguntado por um reporter qual seria o segredo daquele moleque de 16 anos, para fazer tantos gols quanto Pelé (na época, Ronaldo tinha média de 1 gol por jogo), Ênio Andrade saiu-se com esta:
- Sei lá, parece que a bola gosta dele.
Nelson
Você votaria SIM para o Minelli?
Por quê?
Hahahaha.
José Asmuz.
Hahahaha.
Esse cara deveria ser banido do Inter. É um dos principais responsáveis pelas duas décadas de ostracismo do nosso time.
Votei sim para o Ênio Andrade.
Se não me engano ele foi também vice-campeão Brasileiro em 1987 com o Inter.
Já o Larri eu não me sinto apto para votar, pois conheço muito pouco da história dele no Inter.
asmuz ficara de fora por enquanto. quem sabe no bi-centenario ele consiga entrar.
Sim para O Ênio Andrade e Larry e NÃO para o Asmuz. Que considero um dos culpados pelas épocas escuras no Beira Rio. (2)
Larry - SIM!
Asmuz - Não
Ênio - SIM!
Bom, conforme o comentário de alguns, neste post e em anteriores, claro, cada um vota como quer, isso não é uma ditadura. Mas, moralmente, se alguém não conhece determinado jogador ou personagem importante, que pesquise. O simples fato de não conhecer, não ter visto e você não gastar alguma calorias e neurônios para pesquisar, francamente.... abstenha-se.
Pois o objetivo desse Hall da Fama é selecionar personagens de toda a História Colorada, não apenas do presente ou que você tenha visto jogar há 5 anos atrás.
Mas, repito, depende de cada um. Se você pensar "ah, sei lá, não sei realmente quem foi o Ênio Andrade, ACHO que não foi tudo isso" e por isso votar NÃO, esse teu voto será uma anomalia.
Da mesma forma, votar SIM baseado apenas no que se ouviu falar, é meio temerário... Aliás, tanto o SIM quanto o NÃO. Eu procuro dar uma pesquisada, analisar o ocntraditório, etc. Afinal, toda unanimidade é burra. Ou não? Bom, eu que não vou comer merda, apesar de saber que trilhões de moscas achem o prato uma iguaria...
Enio - Treinador campeão invicto em 79 e vice em 87 (perdeu pro melhor time que o flamengo já teve - Bebeto, Renato, Leonardo, Andrade, Junior, ZICO...e nós com o AMARILDO!!!) -- SIM!!!
Asmuz - O patrono do Império Otomano!! Vendeu Falcão e Taffarel, contratou Zabala e Letelier!!!!
NÃO..COM TODA A FORÇA!!!
Larry - Nem deveria entrar na votação...um carioca que se tornou Colorado até a alma, um dos símbolos do nosso clube - SIM!!
Asmuz nem deveria receber esta oportunidade. Vai ser o mais rejeitado até agora, com certeza. Porque não colocou o Arnaldo Balvé então???
Valter
Eu escolho os candidatos aleatoriamente mas sempre colocando uns que talvez sejam mais duvidosos com outros mais certos. O dia do Balve chegará.
Valter Aczel tem razao:
a um vilao jamais deveria ser dada a chance de ganhar tal honraria. nao faz nenhum sentido asmuz concorrer.
SIM PARA ENIO(embora fosse profissional e nao colorado, como disse o Nelson). Mas a minha admiraçao pelo Seu Enio nao me permite outra opçao.
SIM para o LARRY.
e NAAAAAAAAOOOOO com todas as força para o AZMUS...
Lembro que eu era muleke e tinha raiva do Asmuz por ter vendido o FALCAO. Mas muita raiva.
badanha
discordo. esse voto é que determina isso se ele é ou nao vilao ou se merece ou nao ser eleito pelos colorados.
seria muito pior se eu sozinho decidisse se um ou outro fosse heroi ou vilao. é por isso que estamos votando! meu voto para asmuz foi nao, mas queira ou nao o inter foi campeao nacional com ele, entao no minimo ele merece uma chance de ser votado.
CJR
eu tambem VIVI a venda do falcão foi terrivel....MAS...nao estamos sendo injustos? Como condenar o Asmuz por vender Falcão na maior venda da epoca no Brasil quando hoje a Dupla FC Piffero ja vendeu Pato, Sobis, Renan e 20 outros com muito potencial?
Alguem acha que o Falcão não queria ir? Em retrospecto o Asmuz tinha alternativa?
sim pro Larry e não pros demais
Meu não para o Enio talvez esteja baseado / desconfiado que possa fazer parte do HF de outro Clube !
Tem que ser exclusivo do Inter, nem Minelli, que veio depois e treinou o Gaymio !
não gosto de dar minha opinião nesse tipo de coisa... mas se o Larry nao entrar para o Hall da Fama pode cancela-lo a partir disso
Um carioca que é colorado até o ultimo fio de cabelo. Encontrei ele uma vez na praia, é uma pessoa incrivel, se orgulha MUITO de ser colorado e fala pra todo mundo isso, além de adorar tirar com a gremistada por causa dos 4 gols dele na inauguração do chiqueiro. Esse merece todas as glórias e mais outras pelo Inter.
Larry - SIM, óbvio
Ênio - Sim, os títulos já dizem tudo
Asmuz - Ganhar o ultimo brasileirao nao quer dizer nada... uma das pessoas culpadas pelas idade das trevas do Inter nao pode nem concorrer para algum hall da fama
Pô, Nelson, tu nem sabe direito no que baseia os teus votos... que pena. Quer dizer que o Tesourinha, o grande Craque Melhoral (ganhou do Garrincha, porra!), não merece estar no Hall da Fama pque depois jogou no Grêmio?
Baita exemplo de voto anômalo que citei no meu post anterior.
Louis, tá faltando a opção "em branco" para as votações.
Quanto à venda do Falcão, acho até que a venda dele foi boa. Alguém lembra a idade que ele tinha quando foi embora? Não? Não? Pesquisem. É um titanic de diferença do que ocorre ultimamente. Deve ter marcado em brasa na alma de muitos colorados pque naquela época isso não acontecia. Hoje em dia, qualquer moleque já sabe que, assim que um jogador começa a se destacar e/ou é convocado, logo será vendido para o Exterior. Lástima.
Nao tenho certeza, pois nasci em 1977, mas nao teria sido o Marcelo Feijo o presidente do titulo de 1979?
Ricardo.
É O ENIO era uma incógnita...mas sabia montar um time como ninguem, sabia simplificar como ninguem, nem Minelli era do nivel dele na minha opiniao.
Enio foi o maior e melhor treinador que já vi na vida.
Agora eu realmente nao sei se ele era colorado ou nao...afinal passou por varios clubes. E era meio frio, nao demonstrava aquela coisa ABELIANA de torcedor/tecnico...hehhehee.
Mas que era o cara...ah era...fez o mario sergio jogar bola como um monstro no melhor ano da carreira do mariao...dito por ele um tempo atras. Lançou galvao...trabalhou com o Joao Carlos na lat. direita hein ??? Era fera o cara...
A venda do FALCAO...foi algo assim traumatico. Nao tínhamos a frieza de hoje. Nao estavamos preparados para aquilo. O AZMUS deve ser o cara mais odiado na história colorada...com certeza.
Eu fiquei com Raiva do PIFERO quando vendeu o PATO, mas tinha raiva do Pato tb. E depois passou. Foi intenso tb, mas diferente pq tinha os pais do PATO, fdputas e o VELOZ tb...ingredientes que nao tinham na época do Falcao. Era clube para clube.
Já com FALCAO, a raiva era 100% concentrada no Asmuz.
Ao Alberto !
Faltou ler o final, ele não era identificado com o colorado, já o Tesoura sim, ele é top, assim como o Larry que não vi jogar, mas estes 02 não precisam, eles são lendas...
Adianto o meu voto, Abel também não, Muricy também não !
Adiantando os meus votos tb...
ABEL NEM PENSAR...FDP.
BURRICI TB NEM PENSAR...pois é sao paulino de coraçao.
hehehehe.
sds.
fui.
Ricardo acho que era sim o Feijo em 79...mas o Asmuz ganhou o ultimo titulo de nivel nacional...a Copa Do Brasil de 92.
Falcão saiu do Inter com 27 anos....Pato com 18...Sobis com 21?22?
A carreira do Falcão depois dos 31 estava chegando ao fim. Mesmo assim for terrivel a saida dele. E todo ano a Radio começava com as fofocas que ele tava voltando...nunca voltou. So para o SP no fim de carreira. Vai entender.
O Larry segundo o Edu da RBK, não sabia da criação de uma camiseta retrô criada para homenagea-lo, diz que fizeram tudo na surdina, chegando no dia para apresenta-la com a sua presença e pensando em que talvez desse um piripaque no véio resolveram dar uma antecipada contando no próprio evento da tal camiseta para ele...como grande atacante que deve ter sido nos gramados tirou de letra e ainda deu um belo discurso de agradecimento pela homenagem..hall da fama diret prele!!!
LARRY - SIM: Apesar de não tê-lo visto jogar, pelo que se constata dos registros históricos Larry foi um atacante quase que perfeito. Sem falar que identificou-se totalmente com o CLUBE a ponto de ter se radicado em Porto Alegre e sempre estar vinculado às coisas do INTER.
ÊNIO - NÃO: Profissional compententíssimo. Um técnico de excessão. Mas não vejo a imagem dele vinculada a do INTER. É claro que tê-lo visto muitas vezes ao lado do gramado com o abrigo azul contribuem para a dissociação da imagem de Ênio da do Inter.
AZMUZ - NÃO!: Isso é piada?
Acho que o pior da venda foi ter sido feita as vésperas de uma final de libertadores. Isso pegou mal bagarai!!!
A exemplo do CJR, se é para adiantar o voto, então, eu adianto também:
SIM para o ABEL.
As motivações do VOTO serão externadas oportunamente!
Alberto.
Não sei se falaste de mim antes, mas a carapussa me serviu.
Se prestaste bem atenção no que escrevi, certamente percebeste que no Larri não votei nem sim nem não, justamente por conhecer muito pouco da história do cara.
Me abstive de votar no cara. Pois considero que quem o conhece tem propriedade pra votar.
Sim para o Ênio, eu acredito que ele era colorado e profissional. Não tem como compará-lo a outros gremistas, traíras que disputaram aqui e tiveram até trabalho de marketing para alavancá-los
Não para o Asmuz
Sim para o Larry. Não vi jogar, mas as histórias que meu pai contava da dupla Larry/Bodinho eram demais.
Voto somente para Larri.
Asmuz começou a fase de fudeção do inter que terminou, somente, com o Carvalho.
Enio, quando começou a quebradeira do Inter, o cara iniciou a melhor fase para os gaymistas, que acabou com o "bovino".
Defendo que Flavio Obino no hall da fama do blog vermelho
asmuz comandou o inter no bienio perdedor 1980-1981 e no quadrienio perdedor 1990-1993.
a unica coisa que ele fez foi ganhar uma copa do brasil. mas para a libertadores montou um time podre, que foi eliminado na 1a fase mas conseguiu meter 6x2 no penharol.
para financiar o time da libertadores criou a raspadinha rumo a toquio, que dava menos premios que a raspadinha gremistalha!
entre os tantos equivocos, contratou paulinho macklaren, aquele que nao marcava gol nem por telefone, ou decreto.
outro grande feito na era asmuz foi empatar com o poderoso sam pablo bi-campeao do mundo do tele no morumbi por 3x3. No dia seguinte Lauro Quadros fez um grande comentario no jornal do almoço sobre o nosso feito. Na época ele sempre me enganava, pq eu tinha certeza que ele era o colorado contratado para combater o santana.
Porra, Louis, tá DE BRINCADEIRA NÉ?! COLOCAR O ASMUZ NESSA VOTAÇÃO?!? PQP!!
FILHA DA PUTA DO ASMUZ!! PILANTRA SAFADO! QUASE ACABOU COM O INTERNACIONAL! ELE E A CORJA OTOMANA!
Badanha. Paulinho Mac Laren foi o goleador da copa do brasil...
Pessoal,
Eu vejo a coisa da seguinte forma:
Enio Andrade:
Grande Ícone do Futebol Brasileiro, que apesar de passar pelo lado azul, não pode ser identificado com o mesmo pelo seu profissionalismo. Uma coisa é vc ter passado por lá e se identificar com o clube, outra coisa é ser profissional e não torcedor. Foi o Técnico do tri-Invicto. Coisa que vai ser muito difícild outro time alcançar.
Enio: Sim
Larry:
Sem comentários, alias as pessoas deviam procurar saber mais sobre a história do clube, pois esse é um legado que nos ajudará mais a entender o que somos hoje. Claro que muitas vezes não é culpa do torcedor pois as diretorias foram passando e isso ficou meio que esquecido. Temos que resgatar isto. O Tiago Vaz, conselheiro e Bloguista do supremacia colorada
realizou um belo trabalho de pesquisa a respeito das origens do Internacional. Acho que o museu vai ajudar muito nesta parte também.
mas voltando ao assunto voto. Larry :Claro que SIM.
Asmuz:
Por tudo que ele fez e coisas que deixou de fazer,por exemplo, na fase de grupos da Libertadores de 93, a campanha foi vexatória ainda na 1ªfase. Fomos 4º lugar em um grupo com 4 times, ficamos com os colombianos que na época nem eram tão bons assim (e continuam não sendo), e assim fomos eliminados da competição.
Azmuz: Claro que NÃO
Fabiano- Geesthacht,
de qual copa do brasil vc esta falando? na de 92 o artilheiro foi o gerson.
Em 92 o Paulinho não tava no Inter, foi em 1994.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Brasil_de_Futebol#Artilheiros
Aliás, foi nosso último goleador de um certame nacional!!!
Defendo o lançamento do nome de Celso Juarez Roth vulgo CJR para o hall da fama do Inter!
hahahahahahahahhaahhahahahahahahahahahahhhhhhhhhhahahahahahhahahaha!!!!!
hahahaha, entao paulinho maclaren foi mesmo artilheiro! o mundo é impressionante!
Olha... eu juro que não é ciume não!
Acontece que outro dia aqui, numa das edições do Hall da Fama do BV -- por sinal, ótima sacada do Louis --, houve uma enquete em que TAFFAREL era candidato.
Votei NÃO; mas me parece que foi eleito mesmo assim.
Hoje no SPORTV/"Tá na Área", programa do SPORTV antes do jogo da Seleção, Taffarel declarou amores ao Atlético/MG, sem maiores referências ao INTERNACIONAL.
Logo, só forçado a dizer que foi por essas e por outras que não estou arrependido de meu VOTO.
Postar um comentário
Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________
Para colocar LINK faça assim
Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:
[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]