quinta-feira, março 05, 2009

Pensamento Lateral / Retilíneo / Circular, etc...


Edward de Bono (o cara acima) é considerado por muitos a principal autoridade no mundo em matéria de pensamento criativo e do ensino direto do pensamento como uma habilidade. Ele já escreveu 62 livros com traduções em 37 línguas e foi convidado para palestras em 54 países. Ele é o criador do pensamento lateral, que trata criatividade como o comportamento da informação em um sistema de auto-organização da informação - tais como as redes neurais no cérebro. A partir dessa consideração deliberada surgem os instrumentos formais de pensamento lateral, paralelos, etc...

Segue uma mensagem bem atual dele:

- Existe uma necessidade real para a concepção de um quadro de "positivas gangues". Jovens que aderem à essas gangues iriam receber o mesmo significado de satisfação e realização das habituais gangues negativas (crimes, etc...)

O efeito sobre a sociedade, porém, poderá ser positivo e não negativo.

Nos anos 40 / 50 (não sou bom em datas) NYC já tinha mega-prédios de 50/60/70 andares que ao ficarem muito tempo desocupados por efeito de crises, envelheceram... Um dos problemas mais recorrentes daaquelas crescentes ocupações dos prédios, foi a reclamação dos usuários que não estavam acostumados ainda com aquela modernidade que era a grande demora (03 minutos) dos elevadores em percorrer todos aqueles arranha-céus. Foram chamados diversos especialistas, tentaram colocar mais elevadores, aumentaram a velocidade dos motores, sugeriram aumentar o tamanho dos elevadores, mas como aumentar o ´buraco´ do poço dos elevadores? Tudo se tornou infrutífero.

Foi chamado o Dudu de Bono (Engenheiro) acima, que após longo estudo, deu a solução mais simples, barata e genial para o problema da irritação das pessoas nos elevadores. Daí em diante todos os elevadores do mundo começaram a colocar ´ESPELHOS` ! Os homens ajeitavam a gravata e olhavam as mulheres que por sua fez refaziam o baton, ajeitavam o cabelo e olhavam os homens...e hoje se faz muita coisa no elevador...eheheh !


Pensamento Retilíneo:

- Edinho não sai do time porque protege a zaga, dá cobertura para as laterais e libera o Guina e Magrão... (circulando 1...o Sandro não faz isto ?)

- Repetição, equilibrio, treinamento...(circulando 1 - tirar Sandro e colocar Andrézinho é repetição ?, circulando 2 - atacar com / escalar o Bolivar na LD é equilibrio?, circulando 3 - deixar o Kleber sózinho entre as linhas de fundo defensiva e ofensiva é treinamento? )

- Tirar o Kleber e coloca o Marcelo Cordeiro que ´corre` mais...

- O Nilmar jogou mal (circulando 1 - se tivesse jogado bem ontem seria um gênio, pois A BOLA NÃO CHEGOU, na vez que chegou ele botou no travessão - gol do Alecsandro)

- Taison na esquerda e Dale na direita, daí eles driblam prá dentro e chutam com o pé certo (circulando 1 - para contra ataque sem centro-avante é ótimo, contra time fechado é péssimo, afunila tudo, circulando 2 - ainda com o Nilmar - corpo de bailarino, fazendo ´paredeeee` ! circulando 3 - desde 1715 contra time retrancado é bola na linha de fundo e Centro-avante na área, pode ser até o Indio, se cruzar bem é só dar um toque na bola, mas nunca será só o Nilmar, pois sempre está cercado por cima e por baixo)

- Tira o Sandro, inventa um quadrado mágico e o time fica ofensivo ( circulando 1 - nosso meio-campo não existiu ontem no 1º tempo, tomamos diversos contra-ataques em que os ruindonópolis ficaram no mano-a-mano com Indio e Álvaro, era só passar pelo Guina, fosse onde ele estivesse e os ruindonópolis estavam na cara dos zagueiros, porque Bolivar e Andrézinho só cercam, latem, de longe, mas nao mordem (não sabem chegar no adversário, pressionar e tirar a bola, são ´esperadores` , se o adversário é bom, já eram... Giuliano, Sandro, Magrão, Guina, Dale, Taison, Nilmar, Danny, Alvaro, Indio, Kleber sabem fazer isto (tirar a bola do adversário), percebem a diferença ?


No início do 2º tempo até quase o gol o Inter (por obra ttiana) ocupou somente o lado direito e centro do ataque, o gramado do BR só foi utilizado na largura de 30 m., não fosse o Kleber poderia ter até sido tratado (molhado, cortado a grama, pintado com cal, etc...e parece que o tt tem olheiro (talvez tenha sido uma espécie de treino alemão com só meio gramado, não sei...


Para terminar, a MÁXIMA DO PENSAMENTO RETILÍNEO:

- E agora ? Nunca mais iremos fazer gols de bola parada, nosso UNICO HOMEM (Ice Man Falador) está geeelaaadooo - (circulando 1 - Nos 02 ultimos jogo 03 gols de bola parada, circulando 2 - o Dale ainda tem crédito para nos próximos 03 anos fazer gols de falta, ( já fez um na Sula contra o Chivas) já está acertando o poste, acho que não conseguirá colocar a bola na Popular, isto é para poucos !


Pensando com Equilibrío, Retilinea, Circular e Lateralmente....

Lauro (Michel Alves)

D Silva (Arilton), Indio (Danny / Bolivar) , Álvaro (Sorondo) e Kleber (M Cordeiro)

Sandro (Danny), Guina (Glaydson / Andrézinho), Magrão (Giuliano) e Dale (Giuliano / Taison)

Nilmar (Taison) e Alecsandro (Walter, Leandrão).


Andrézinho não é o coelho da Cartola de Mágico !


Os reservas são na ordem de colocação, o Andrézinho somente poderá substituir o Guina lá embaixo, e olhe lá. Eventualmente o Taison poderá substituir o Dale (função dele), mas pela direita sempre. Obviamente o Guina e Magrão podem substituir um ao outro, mas mantendo o lado de preferencia, o Dale na direita e Taison na esquerda NUNCA (principalmente contra times fechados, pois embolam no meio, facilitando a marcação e tornando o Odvan um grande jogador...), Nilmar e Taison juntos no ataque somente contra times grandes que jogam e deixam jogar (dão espaços) - Ficou claro que não funciona, vide Gauchão e Copa do Brasil . Taison pelo meio é heresia ainda mais tentando tabelar, tem que ficar no mano-a-mano pela direita (como este último Grenal), é driblar e ir ao fundo, cruzar e/ou chutar...


Quando simplificar a chance de complicar é menor !

Quando a coisa complica....simplifica, porra !