quarta-feira, março 11, 2009

46 O "X" da questão

O Inter, no passado, já caiu na Copa do Brasil para América-MG, Londrina, Ceará, Fortaleza e Remo, sem contar em Paraná, Paulista e Criciúma.

Em recentes edições do Brasileirão conseguiu a façanha de ser derrotado para Ipatinga, Vasco (duas vezes em 2008, ano do rebaixamento do clube), Figueirense e Portuguesa.

Não se pode esquecer das tradicionais derrotas para equipes inferiores como Paraná, Juventude, Coritiba, São Caetano e similares.

É impressionante como esse Inter lembra a Seleção Brasileira. Isso não é um elogio, é uma crítica.

O Inter só cresce em jogo grande.

Em jogo pequeno, se acomoda e exibe a mesma mediocridade da Seleção de Dunga. Para os desavisados, vale lembrar que o atual escrete canarinho sob o comando do capitão do tetra é capaz de ganhar com autoridade de Argentina, Portugal e Itália e perder ou empatar contra Bolívia, Equador e Peru.

Parece bom, mas é ruim.

O que adianta o Inter ser grande em um Grenal se dormir no ponto contra um Sport na Copa do Brasil?

Com todo o respeito à Copa Sul-Americana, o objetivo central do segundo semestre de 2008 era conquistar vaga para a Libertadores no ano do Centenário.

E o Inter não pegou a vaga. Jogou demais contra o Boca e de menos contra o Ipatinga. E, curiosamente, o jogo de Ipatinga valia tanto quanto o primeiro.

O Inter precisa apagar o passado e ficar apenas com as lições aprendidas.

Por que os pequenos atrapalham o Inter?

O falastrão presidente Vitório Piffero na sua inexplicável sina de prepotência fustigou o Tricolor depois da recente sofrida vitória sobre o União-MT ao declarar que “Está mais fácil ganhar do Grêmio”, lembrando as duas vitórias em clássicos este ano.

Brincando, brincando, falou a verdade.

E nem foi tão original assim.

Contra adversários que também ambicionam a vitória, como o rival local, medem-se forças e, na lógica, vence o melhor – e o Inter, hoje, tem mais individualidades do que o Grêmio.

Contra retrancas, porém, escancara-se uma limitação colorada: sua veloz dupla de ataque não encontra espaço para correr.

E, no embate que resta, o do ringue da grande área, Nilmar e Taison (este contrariando o nome) são pesos-penas a enfrentar brutamontes.

Sem contar que o principal apoiador da dupla, D’Alessandro, é outro tampinha, que, nessas condições, tem cometido o erro de chamar o jogo de corpo-a-corpo.

Menos mal que está entrando em forma aos poucos o centroavante Alecsandro – 1,83m, 81 kg, cabeceador e bom na parede – que, aliás, quando tem entrado, muda o panorama e vem dando uma boa resposta. Sem mencionar no Walter, que esperamos que deixe de ser uma promessa e reafirme suas qualidades.

Mas pra furar retrancas não pode entrar sem lateral-direito e iniciar o jogo levantando bola na área.

É preciso uma solução permanente.

Que, obviamente, passaria por jogadas pelos lados.

Como rearmar o Inter, tornando-o forte contra grandes e pequenos?

Esse equilíbrio cabe a Tite encontrar.

Talvez lhe fosse útil estudar o melhor time da Europa no momento, o Manchester United, que usa uma dupla de atacantes centralizados – Berbatov e Rooney –, que é abastecida por dois ponteiros, e, ainda assim, tem a defesa mais eficiente do campeonato inglês.

Mas se sabe que dirigir time é mais administrar vaidades estrelares do que encontrar o esquema tático adequado.

Minha opinião? Nem é preciso pensar muito, tampouco inventar. Mas vai sobrar gente muito boa e graúda no banco.

E você, o que pensa?

Uma ótima quarta-feira a todos.

46 Comentários:

Fabiano- POA-Germany disse...

O Davi, belo post. Concordo 100%. Para mim o Alecssandro vai dar estabilidade ao ataque. O Vasco foi rebaixado em 2008. Ganhamos uma 1x0 e perdemos a outra de goleada.
Abraço

cjr-sp disse...

EXCELENTE DAVI.

Nota dez.

Esse é o grande DAVI que conhecemos do ano passado que chegou aqui rasgando tudo...hehehe.

***************

Titika nao consegue arrumar os lados do campo nem contra o Brasil. Vai arrumar contra quem????

Ontem até o BATISTA comentou...ué desse jeito sem o Kleber passar do meio o time fica sem jogada de lado...

E eis que surge uma luz no fim do tunel...Alecsandro...é o cara, pensa o jogo, tem poder de conclusao, é coletivo, e tem gente grauda que tem que sobrar. E é o nilperdegols. Pelo menos até o Carraveta dar um TODDY para o rapaz.

SDS GERAIS.
Fui..

col disse...

Muito bom, Davi. Algum conselheiro deveria colar o post lah no vestiario colorado, e na sala da presidencia tambem.

E aih Cjr, mudou de opiniao sobre o Alecsandro?hehehe

Pelo pouco que vi, gostei dele. Parece ser um jogador bem inteligente. E tem mais mobilidade que o aipim classico.

Colorado de Esmeralda disse...

Até que enfim um post racional por aqui...Parabéns, Davi.

Schroder-EUA disse...

perfeito Davi...mas nao concordo com a esmeralda ai em cime kkk

m.rodrigo.oliveira disse...

Eu vejo o Inter, daqui a algumas semanas, com o Alecsandro assumindo a vaga de titular. Só não sei no lugar de quem. Espero que seja na vaga de um dos dois da frente. Sem invenções no meio.

Dá pra dizer que o time passará, mais cedo ou mais tarde, por mudanças em outras duas posições:

- Lateral direita (óbvio), com a saída do Bolívar.

- No meio, saíndo Magrão pra entrada de Giuliano ou Andrezinho. Mas esta alteração me parece mais difícil de acontecer.

No mais a base está pronta e pegando conjunto. Isso que interessa.

No ano passado perdemos tempo demais com problemas de preparação física, troca de jogadores e, por conseqüência, definição de uma formação titular.

Agora estamos vendo definições bem mais cedo na temporada e a preparação física não é mais problema.

Se vai ser campeão de alguma coisa importante, não sei. Mas que a preparação está bem melhor do que nos últimos dois anos, está.

cjr-sp disse...

Mudei né COL...eu penso, logo mudo de opiniao né...hhehehe.

Sério...quando o cara chegou achei que ia ser um DC caso 2, mas aí nao é que o cara foi entrando e eu vendo que o cara tem os fundamentos da grande area alem de grande senso coletivo.

Entao me serve...mudo e assumo que fiz um pré julgamento do cara errado. Nao por culpa minha...diga-se de passagem, é que a direçao traz muita NABA entao...entao chegou é NABA...aí tem que provar e mudar o status quo...hehehe.

E esse é o cara...pode ajeitar o time se o TITIKA nao for burro.

Abço.

m.rodrigo.oliveira disse...

E só uma correção.

E 2008, ano do rebaixamento do Vasco, o Inter ganhou deles no Beira Rio e deu vexame no São Januário.

Em 2007, quando perdemos as duas para eles, eles não foram rebaixados, mas brigaram pra não cair.

m.rodrigo.oliveira disse...

Aliás.

Em 2007 ganhamos do Vasco lá, com grande atuação do Nilmar e o Sorondo estourando o joelho, não foi?

cjr-sp disse...

E o SORONDO nao vai jogar no teu time aí MR OLIVEIRA ?

E sai de cima do muro...quem tu acha que deve sair para o Alecsandro entrar ???..hehehe.

Schroder-EUA disse...

Porque a direçao e comissao tecnica não ve ou assume que ta na hora de um lateral direito de verdade?

Nao podemos jogar no centenario (ou qualquer ano) com lateral improvisado!! Ate Bustos ou um dos 3 outros LDs de 2008 me serve mais que Bolivar naquela posição!

Davi disse...

Fabiano, minhas estatisticas estão erradas, realmente agora me lembro do 1 a 0 no BR na estreia em 2008. Tens razao. Mesmo assim tomamos 4 a 0 do rebaixado Vasco em 2008 (mais um acerto seu), o que foi simplesmente vergonhoso.

Sinceramente tomei mto cuidado em não colocar nomes e trocas, pq não tenho certeza qual o melhor esquema e as melhores peças com tanta gente boa no grupo.

Alias, JÁ tem mta gente boa e grauda no banco. De qualquer forma, meu ponto é que SEMPRE que o Inter precisa furar retrancas contra times minimamente bem postados o esquema com 2 atacantes velozes municiados pelo Dale não funciona, pois não encontra os tão desejados espaços.

Por isso reafirmo, precisamos uma alternativa que proponha jogos de igual pra igual contra equipes grandes mas que também tenha alternativas contra ferrolhos defensivos.

Abs

Julio.Colorado em Sampa disse...

M.Rodrigo, impossível ter ganho do Vasco com uma boa atuação do Nilmar. Ele é uma NABA QUE SÓ PERDE GOLS.KKKKKKKKKKKKKKKKk

Você está certo, foi um show do Nilmar e do Iarley e o Sorondo teve a primeira da série de lesões que ainda não permitiram ele jogar pelo Inter.

Renan Santos disse...

Falando em Iarley, Por que o pessoal daqui tem tanta bronca com o Iarley, o cara que NOS DEU o título mundial praticamente?

Lembrando que ele era MUITO mal usado pelo Abel. 90% das vezes o cachaceiro o colocava DE MEIA!!

Contra o BARÇA ele jogou na POSIÇÃO DELE e destruiu.
No segundo turno do BR 2006 ele também jogou nessa posição e TAMBÉM DESTRUIU.
Quando chegou em 2005 até se machucar ele TAMBÉM jogou nessa posição e DESTRUIU.

ABEL consegue queimar até o Iarley, PQP, cara que foi ídolo por onde passou.

cjr-sp disse...

Louis...

Solta a enquete...

quem deve sair para a entrada do Alecsandro?

Taison ou nilmar ?

*******************

O meio é sagrado e nao se mexe.
Sandro, guina, magrao e DALE.

e Arilton, mesmo incompleto ainda, tem que assumir a lateral direita...tá na hora. Afinal há um enorme vazio por ali.

**********************

Louis, solta a pesquisa aí...

Jonatammm disse...

Com lesões, convocações e suspensões, naturalmente o trio Taison, Nilmar e Alecssandro irá se revezar no ataque titular.

Ainda assim, está virando quase unanimidade que com times retrancados, Taison ou Nilmar devem dar lugar a Alecssandro. Isto se o tempo confirmar as qualidades que este ultimo vem mostrando.

Ótimo post, coerente, sem corneta, preconceitos ou perseguições.

Julio.Colorado em Sampa disse...

A dupla de ataque deve ser formada de acordo com o adversário. Tanto pode ser Nilmar e Taisom como também Nilmar e Alecsandro.
Independente de qual dos dois sair jogando (Taison ou Alecsandro) qualquer um também poderá entrar no decorrer do jogo de acordo com as circunstâncias que se apresentem.

m.rodrigo.oliveira disse...

CJR

O Sorondo é titularíssimo. Mas até ganhar uma seqüência de jogos sem lesões, não dá pra confiar.

E com relação ao ataque. Ainda acho que Nilmar-Alecsandro é mais ataque.

Mas posso queimar a língua mais adiante.

col disse...

Renan, após o Mundial o Iarley começou a jogar mal e tal...escalação no carteiraço etc.

Coloquem as estátuas no complexo do BR, mas que joguem os melhores.Só isso.

Gonçalves disse...

Pois é Davi ae que está a minha dúvida, mas acho que um aipim e outro de velocidade e habilidade realmente daria um melhor equilibrio...

assim como muitos daqui eu tenho lá minhas dúvidas de um esquema que fica muito na mão de jogadas individuais e isso já foi comprovado que contra todas equipes bem fechadas e com vontade de nos querer impor dificuldades esse esquema não funciona...

..ainda mais se em algum momento a gente encarar um campo embarrado ou esburacado, ae lá se vai o que tem sido o diferencial que é a velocidade e a troca de passes em quantidade...

os jogos do gauchão estão ae para isto, ou se monta um esquema de jogo alternativo com jogadas pela lateral e dois aimpins quando as situações de campo exigirem, ou se testa o equilibrio com variação de jogadas, Alecsandro além de finalizador parece ser um bom municiador fazendo o pivô, parece ser esta mesmo a melhor opção...e até acredito que haja mesmo esse revezamento para poupar os jogadores, desta vez, mesmo sem ainda uma confiança no setor direito as coisas podem render nesse ano com certeza.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Só para exemplificar;
O São Paulo, enquanto tinha Aloisio, Borges e Dagoberto no elenco, considerava os três titulares e um sempre ficava no banco.

Renan Santos disse...

Tchê, gostei muito do que vi desse Alecsandro até agora.

Põe uma cabeleira e pinta a pele dele que vira um Fernandão sem o cabeceio (precisamos ver ainda se ele cabeceia bem... me parece que não)

É jogador inteligente, de bom toque na bola, sabe tabelar e pensa no coletivo.

Pra mim é titularíssimo hoje.

Davi disse...

Uma alternativa que gostaria de ver é um centroavante de referencia, nomeadamente Alecssandro/Walter e Nilmar aberto num lado e Taison no outro. O Barça joga assim, Eto centralizado, Messi e Henri pelos lados. Sem contar a chegada do Iniesta e do Xavi, que de volantes não tem nada.

Será que esta alternativa não merece ser testada?

Davi disse...

Júlio, perfeito. Só que o Muricy, ou Burricy como alguns chamavam é muito, mas muito mais técnico que o Tite. O Tite ainda tá perdendo tempo tentando acomodar os melhores em detrimento de uma escalacao mais equilibrada.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Davi:
Primeiro parabéns pelo post. Excelente.

Acredito que a alternativa com três atacante só poderia ser usada no desespero, naqueles jogos encardido que a vitória é absolutamente necessária(hehe quando não é)) e o placar estiver adverso.

Quem sairia para a entrada do 3º atacante?

cjr-sp disse...

Essa alternativa é excelente contra retrancas DAVI...SÓ QUE NO MEIO NAO SE MEXE...É SAGRADO.

Mas dá para fazer jogando numa especie de 3-4-3 contra times muito fechados.

Aí, tem que jogar com 3 zagueiros.

TITIKA se fosse um tecnico de capacidade testava isso. Eu tentaria isso contra times fechados.

Taison pela direita bem aberto...Nilmar pela esquerda e Alecsandro no meio...

Só que daí, Taison e nilmar tem que ter consciencia coletiva e voltarem para ajudar na marcaçao tb as vezes.

Mas os velocistas abertos é a como se aproveita o melhor deles...pois tem campo para correr e aí dribla um zagueiro e é meio gol cruzando meio que para tras...

Aí totalmente de acordo...

Guilherme CB disse...

Perfeito Julio, pode tratar os 3 como titulares usar a dupla que melhor se encaixar no adversário.

Davi disse...

Júlio, obrigado pelo elogio.

Circunstancialmente imagino tirar o Magrão caso opte por uma alternativa mais ofensiva, prendendo um pouco mais o Guina e liberando o Dale, ou tirando o Dale e liberando os volantes/meias Guina/Magrao, como faz o Barça. Note que em ambos os casos eu jamais tiraria o Sandro, pois dai ficaria faceiro demais pra mim.

CJr: acho que funcionaria pq o Taison já é um marcador e o Nilmar também poderia apertar/pressionar a saida de bola adversaria, como nos aureos tempos de Corinthians com Nilmar/Tevez.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Certo Davi, desde que seja "circustancialmente".

geoband disse...

Baita post!

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Com o plantel que temos no BR seria burrice tentar escalar 11 titulares e não abrir mão disso. Temos condições de adaptar o time conforme o adversários e as circunstâncias da partida.

Resta saber, porém, se temos técnico para isso...

diana oliveira disse...

davi, o vasco foi rebaixado na última temporada, 2008.

abrçs

diana oliveira disse...

mais uma observação. concordo contigo no histórico do inter de perder pra fraco. mas o próprio jogo contra o br-pelotas, ontem, mostrou q essa postura tende a se modificar.
o discurso após o jogo foi quase em coro, respeitamos o adversário, por isso atacamos e marcamos o tempo todo, etc. o velho e bom inter de sempre teria aliviado ontem. mas não, esse grupo q aí está foi lá e amassou, pq não tem nada ver com os problemas do adversário e pq sabe q pecou por omissão no passado (até bem recente).

outro detalhe, a única titularidade absoluta no time do tite é o guiñazu, todos os demais sofreram substituições.

abrç

Cleber_Tapes/RS disse...

Guina ja até chutando pro gol....hehehehe

E quem desses fai fazer mais gols no brasileirão?

Nilmar x Ronaldo Fenômeno

façam suas apostas....

O que o Davi falou é uma verdade, coisa que eu ja tinha falado aqui

nosso ataque é muito leve, time que marca no corpo dos nossos atacantes anula o Inter

Peso pena.....

perfeito

o bom que agora temos um peso pesado de opção, temos que usar quando for preciso

Guilherme CB disse...

No futebol moderno é praticamente impossível jogar contra times muito fechados sem um avante de referencia.

Foi muito bem escrito que um ataque veloz de nada vale contra um defesa ajeitada. A velocidade é boa parta pegar a zaga com as calças na mão.

Acho que nesse time falta um F9 liderando dentro de campo.

Colorado de Esmeralda disse...

Apenas um breve reparo e não em relação ao post: "a esmeralda" é a digníssima progenitora do dono do blog...rsrsrsrs

Schroder-EUA disse...

Opa desculpa de Esmeralda...sempre li seu nome como se fosse "A Esmeralda" :) Sorry!

Rossato disse...

é isso ai Davi. O INTER é campeão em levantar os mortos. Mas isso já é sina antiga...

Essa de dois atacantes velocistas não ta dando certo em time "compacto" (vulgo retranca). Já é sabido aqui que o Alecsandro seria uma alternativa nesse tipo de jogo, mas só será eficiente se tiver jogada pelas laterais.

No caso de substituição pra entrada do Alecsandro, agora, na análise dos jogos, colocaria o Taison ao lado dele, com o Nilmar na reserva. O motivo é que o Golden boy ta meio desmotivado (será que ele ta querendo forçando uma saída a qualquer custo???? Não quero acreditar nisso, mas jogando assim, ninguém vai reclamar se ele for na janela do meio do ano por 10 milhões de euros, sendo que a dondoca vale no mínimo 18 - pode ser esquizofrenia - mas que ele não ta rendendo o que ja rendeu isso é verdade). No caso dele apresentar o velho futebol dele, Taison será uma ótima arma de segundo tempo. Pega a defesa cansada e apavora que nem na final da Sudamericana.

Um ponto esse ano que a diretoria e comissão técnica deve bater em cima são vitórias fora de casa. Caso contrario, a gente só vai ganhar uma fora de casa. E segundo minhas previsões será o greNAL dos 100 anos.

no mais só é necessário um lateral direito de ofício, um sacudão no Nilmar.

abraço

Marco disse...

Tá fácil arrumar o time, basta dar umas férias para o TTK que o resto se ajeita sozinho.

Sai Bolívar, entra Arilson.
Sai Taison, entra Alecsandro.

Simples assim.

Marco disse...

E outra:

Se os medalhões Kleber e Nilmar continuarem produzindo mexericas, entram Marcelo Cordeiro e Taison.

Agora, tirá-los por causa do desempenho de uns e outros no Gauchão, é loucura.

Ou o Gauchão serve ou não serve como parâmetro. Não pode é variar conforme o gosto da freguesia.

Para mim, Gauchão não prova nada, prefiro ficar com o histórico recente dos jogadores.

col disse...

"Sai Bolívar, entra Arilson.
Sai Taison, entra Alecsandro.

Simples assim"[2]

m.rodrigo.oliveira disse...

O problema é que o Arilson está preso por não pagar a pensão alimentícia da filha.

Agora se for o Arilton, eu concordo.

Hehehe.

Marco disse...

O greminho portoalegrense perdeu Marcelinho Paraíba para o Coxa.

E ainda acham que vão ganhar a Libertadores, coitados!

Hoje, a tunda virá de tunja, e para quem não sabe, o Boyacá Chicó quem revelou o nosso saci Rentéria.

Hoje, o espírito de nosso querido saci Rentéria desfilará no gramado de Tunja, e assombrará o portoalegrense. Vitória fácil dos donos da casa!

Schroder-EUA disse...

Nova enquete no ar no Blog. Escolhe seus 11 titulares.

Ramon Dongo disse...

Se tem uma coisa que eu não gosto é essa onda de otimismo que volta e meia ganha destaque na imprensa. Em 2007 e 2008, o Inter era considerado o melhor time do Brasil. No papel, porque em campo todo mundo sabe como foi. Esse ano, apesar das críticas iniciais, estamos de novo sendo considerados um dos favoritos. Talvez por isso esse ano eu esteja bem cético à respeito de nosso time.
Porém, se o Inter for comparado à seleção brasileira, a Copa do Brasil deve ser equivalente às Olimpíadas, porque apesar de termos ganhado uma, essa competição simplesmente parece nao ser a cara do Inter. Se bem que, se pegarmos todos os times considerados grandes no Brasil, duvido que todos não tenham desses fiascos na Copa do Br. O problema é que nossa fase tava tão braba que não ganhávamos nem Copa do Br e nem as demais competições...
E concordo que o Manchester United (apesar de Barcelona e Liverpool estarem gastando a redonda tb) é o melhor da Europa no momento, mas a julgar pela formação da Inter milanesa ontem contra os Red Devils, parece que nosso técnico anda mais de olho na Internazionale do que nos ingleses...
Saudações Coloradas.

Guilherme Mallet disse...

A "manhã" pode ser colocar as estrelinhas no Banco contra times pequenos. Vantagens:

1) Nilmares da vida, têm que sentir o gostinho do banco;

2) O reserva quer mostrar futebol e tá cagando para o tamanho do adversário;

3) O titular tende a tirar o pé ou não dar aquele pique contra um pequeno, afinal na próxima semana poder ser um jogo contra time do centro do país...

4) A atuação e o futebol de um bom reserva, colocam medo nos titulares...

Enfim, minha tese é essa.

Contra pequeno, time misto.

Abraços.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]