quinta-feira, janeiro 28, 2010

47 ANOS DE ESTÁDIO LOTADO


As vezes a gente se acha o maximo quando colocamos 40 Mil no estádio. O Flamengo por exemplo coloca 80 Mil uma vez ao ano e declaram eles a maior e melhor torcida do Mundo.

Pois lhe apresento a Torcida da Universidade de Nebraska, o popular Cornhuskers. A pouco tempo comemoraram a Lotação total de seu estadio pela 300 vez seguida! Totalizando 47 anos seguidos onde cada jogo em casa os Ingressos foram esgotados! FUEDA!

Em 1962 quando a sequencia começou para esse time de Vermelho o estadio tinha capacidade para 31 Mil, hoje o estadio lota com 81 Mil. Isso é incrivel. Imagina, 300 jogos seguidos onde Todos os Ingressos foram vendidos! Uma geração! A Universidade de Notre Dame tem o segundo melhor recorde com uma sequencia de 210 que é 90 menos, mas sem uma sombra de duvida incrível tambem.

E isso é uma Universidade. Nem é esporte Profissional. Na Liga Profissional não é muito differente, os Washington Redskins de 1967-2007 tiveram lotação total em 312 partidas seguidas em casa.

Em Baseball onde se jogo 81 partidas em casa por ano o Boston Redsox já chegou a 500 Partidas em Casa seguidas com Lotação total (estadio pra 36 Mil)! Entao não é so no esporte onde so se joga 8 vezes em casa por ano como na Liga Universitaria.

No Basquete os numeros são maiores ainda! Portland Trailblazers 814 jogos seguidos , Boston Celtics 662, Chicago Bulls 567. Chega a ser um absurdo.

Acho que qualquer um de nós ficariamos feliz com 3 ou 5 lotações consecutivas no Beira Rio, quem diria 100, 200, 300. Mas não conseguimos isso nem na Libertadores de 2006 quando varias partidas mostravam espaços vazios especialmente no Gol do Gigantinho. Porque?

Seria a economia? Bom mas a economia nos EUA tá um lixo e os estadios continuam lotando. Seria a qualidade do espetaculo? Seria Marketing? Seria infraestrutura? No jogo contra o Ypiranga estacionei diretamente em cima de agua e barro. Duvido que isso aconteça nesses estadios.

Falta ainda muito pra chegar lá. A copa de 2014 vem aí e falta MUITO trabalho no Beira Rio. Pior, a Copa das Confederações é em 2013 e se o Beira Rio quiser ser parte disso tambem (e espero que queira) é menos tempo ainda pra começar as reformas do estádio.

Mas vamos ver nessa Libertadores. Será que teremos lotação total na estreia? E se não porque não? Enquanto ingressos pode ser considerados caros, a Porto Alegre que eu vi esse mês tá bem agitado. Restaurantes e bares lotados e muita gente gastando dinheiro em Shoppings. Fiquei de boca aberta quando vi os preços nas lojas dos shoppings. Bermudas 200 Reais...Bonés 200 reais, camisas R$250...loucura! Quem tá pagando esses preços absurdos? (Acabei indo no Renner no mesmo shopping e comprei uma Bermuda por 40 Reias). Será que futebol é tão caro assim que não tem 50 Mil Colorados para ao menos lotar na Libertadores?

Nos EUA não so na Universidades como no Profissional cada cadeira no Estádio é um objeto de desejo. As vezes quando morre alguem na familia eles te passam as cadeiras para tal time. É a lei da demanda. Aqui nos EUA eles sabem fazer cada espaço ser desejado. No Brasil ainda não.

PS:

Se num mundo paralelo, TODOS os jogos do Inter lotassem (50 Mil) no Brasileirão (enquanto os outros clubes continuassem com 15, 20 mil) será que isso faria do titulo algo mais facil de atingir? Ou seja podemos culpar a falta de torcida na maioria dos jogos tanto quanto a falta de bola dos jogadores em muitos jogos?