quarta-feira, janeiro 20, 2010

Internacional x Porto Alegre

Hoje à noite o Internacional entrará em campo para enfrentar o 25º adversário porto-alegrense de sua história. E o campeonato gaúcho deste ano, após 34 anos, volta a contar com 4 equipes de Porto Alegre.

Nos primórdios do futebol gaúcho, a maioria dos jogos envolvia clubes das mesmas cidades, e os principais centros do estado possuíam campeonatos estruturados com várias equipes. Aos poucos, com a profissionalização do futebol, clubes foram fechando e competições se modificando. O campeonato gaúcho, competição que reunia apenas os campeões municipais, no final do ano, tornou-se a principal competição, e os campeonatos municipais foram extintos, ou perderam muito de sua força.

A última vez que o Internacional disputou uma competição oficial com maioria de clubes da capital foi em 1958, no campeonato metropolitano. Eram sete clubes porto-alegrenses. Além do Internacional, disputaram o torneio Grêmio, Cruzeiro, São José, Renner, Nacional e Força e Luz (os três últimos fecharam seus departamentos de futebol profissional após este campeonato).

No campeonato gaúcho de 1971 o Internacional enfrentou pela última vez três adversários da capital: Grêmio, São José e Cruzeiro. Até 1976, em outras temporadas a capital também contou com quatro clubes, mas não houve confrontos entre todos.

Lista de adversários colorados com sede em Porto Alegre:
Grêmio
Militar (Escola de Guerra)
SC Nacional
7 de Setembro
Porto Alegre
Frisch Auf
Colombo
Cruzeiro
Americano
São Paulo
São José
Militar (Colégio Militar)
Tabajara
Municipal
Ypiranga
Guarany
Ruy Barbosa
Concórdia
Bancário
Força e Luz
Marechal de Ferro
Renner
CA Nacional
Sokol

OBS:
1) A lista está em ordem histórica (quem o Internacional enfrentou primeiro até quem enfrentou por último);
2) O Porto Alegre também chamou-se Fussball;
3) O Força e Luz também chamou-se Rio Branco e Corinthians;
4) O CA Nacional também chamou-se Ferroviário;
5) Apenas o Militar (Colégio Militar), Municipal e Guarany não enfrentaram o Internacional em partidas válidas por competições oficiais;
6) O Internacional também enfrentou a Seleção Acadêmica e a Seleção da Cidade;
7) O Internacional B já havia enfrentado o Porto Alegre, mas estes confrontos não contam para estatísticas do time principal.