segunda-feira, janeiro 25, 2010

Damião, Walter e Taison: 3 Etapas do Início

Existe um momento decisivo na carreira de um jogador em que os torcedores decidem se gostam ou não do cara. O Walter parece viver esse momento critico hoje.

Enquanto a imprensa proclamou ele o melhor em campo contra o Inter-SM, torcedores começaram a postar aqui e em outros sites seu descontentamento com o jogador. Tive um longo debate com a Diana, Denilson M., Nelson e outros sobre esse tipo de assunto.

Eu acredito que a torcida exagera demais para os dois lados. Leandro Damião fez 3 gols em 2 jogos no Gaúchão e tinha gente já o proclamando como o melhor do Brasil. Cadê a paciencia? Por mim a regra deveria ser, no minimo espera até o cara completar 1 ano como profissional pra dar opiniões tão fortes seja negativo ou positivo. Com 18, 19, 20, 21 anos o jogador de futebol em geral não estão nem perto do seu auge e potencial. Então para descartar um cara com 18-21 anos porque não fez gol em uma partida é exagero e falta de perspectiva.

Mesmo o Taison que começa seu segundo ano completo como Profissional eu tento evitar os extremos. Ele teve um otimo Gaúchão em 2009 e um pessimo Brasileirão. E daí? Isso é o suficiente pra dizer que ele nunca jogará nada alem de Gaúchão? Eu acho que não. Taison tem velocidade e talento mas no momento falta algo a mais. Mas isso pode vir ainda, ele é novo. 2010 é ano para o Taison provar que pode ou não. Depois de 2010 aí sim pra mim Taison é "Fair Game" (aberto a caça).

Já o Walter pra mim está profissionalmente começando comparado com até o Taison, porque quase não jogou em 2009. Então alem de vir de lesão Walter tem pouca experiencia como Profissional. Vamos deixar o guri trabalhar, fazer e errar gols. Se você tava apostando todas suas fichas da Libertadores no Walter esse erro é seu e não dele. Ele pode até estourar na Libertadores, mas pra mim isso será um Bonus e não o esperado. 2010 é em essencia o primeiro ano de verdade do Walter como jogador.

O Leandro Damião então é embrião comparado ao Walter. Depois do primeiro gol dele contra o Ypiranga me virei pro Fred e disse "Já to imaginando os Posts sendo teclados nesse momento que Damião é o Salvador da Patria". Um exagero total de torcedor. Se ele passa os proximos 3 sem fazer um, aí veremos o efeito taison no Torcedor. Onde se viu o cara faz a estreia como profissional e já decidem se o cara é Craque ou não presta. Vamos com calma.

Só um caso como o Pato mesmo que é extra classe que se via sem duvida que ele era o cara logo na primeira partida. Mas isso é muito raro.

PS:

Mais uma foto do BV NO BEIRA RIO 2010. Essa do Walter ao entrar em campo na estreia contra o Ypiranga.