sexta-feira, março 05, 2010

SIMPLES / COMPLICADO




SIMPLES !

Isto sim que é equilíbrio...canhoto na esquerda, destro na direita, quem sabe JOGA, quem não sabe MARCA... time joga prá frente vertical (vide Blog Preleção ) http://wp.clicrbs.com.br/prelecao/?topo=77,1,1

Quando ouço, intensidade, equilíbrio, inversão de pés, 03 zagueiros ( acima tínhamos o M. Pastor um zagueiro do Interior do RJ e M Galvão um magrela de 70 kg) e o escambau, fico pt da vida, VTNC com tantos zagueiros....

Hoje o boleiro vê OITOCENTAS SETAS de suas funções no campo e corre à esmo,o que será que ficam se perguntando enquanto o professor ´palestra` ?
- Por que tem mais de ONZE SETAS no Quadro Negro? ......rsssssssss

Óbviamente isso eram os anos 70 pois hoje o futebol é mais corrido, o tempo de decisão da jogada e o espaço de campo para decidir ficaram mais escassos, mas certamente os jogadores de agora estão mais preparados do ponto de vista biológico dos que antes... e os bons jogadores conseguem mesmo assim jogar bola (ironia minha...)

Se entrarem no link do Preleção, lerão que as trocas de posições dos jogadoresnaquele time de 1979 eram verticais, ou seja, o lateral virava ponta o ponta virava lateral, o volante virava atacante o atacante virava volante, cada um na sua faixa ´vertical` de campo. Esta inversão é que confunde os adversários, se ficam CISCANDO DE LADO nada acontece.
Quando se tem meio-campo formado por bons jogadores a posse de bola é maior, o erro é FAZER NADA COM A POSSE DE BOLA quando da era titiana...

COMPLICADO !



Vejam que a maior preocupação do JF é com as linhas horizontais (defesa, maio e ataque), e não quer que os zagueiros subam de maneira nenhuma, este esquema propicia além da distancia entra as linhas horizontais que o adversário jamais fique em impedimento, pois nosso l.l. (líbero lento) dá condições mas não enxerga quem vem nas suas costas, já que o Nei está lá pela intermediária do ataque.

Estive no jogo do SCruz (Emelec vi pela Internet) e fiquei apavorado...

Observem que quando nossos alas estão adiantados (quase sempre...) e atrás da linha da bola, basta os adversários passarem pelo lado do campo (sem marcação) em 02 toques estão em cima da nossa zaga, vide Esportivo / Emelec). Neste mesmo jogo do S Cruz nossos alas estavam constantemente nos respectivos bicos da grande área esperando o cruzameno ao invés de abrir, é o famoso viva São João.

Corremos um monte para desarmar o adversário, e quando estamos com a bola ninguém corre exceto o que está com a bola...
O time é guerreiro sem bola e apático com a bola...

Agora na era Fossátil nem temos meio-campo, muito menos posse de bola, linha de fundo, chute a gol, pois ele quer que o Pato comande o time. eu quero que a bola nem chegue perto do Pato e que os laterais sejam os goleadores (Nei = 04 gols na carreira / Kleber não deve ter mais de 10 gols com boal rolando na carreira).

Hoje temos elenco para fazer um time à semelhança daquele de 1979 (no próximo post falo disto...)

Justiça seja feita, as entrevistas do JF são melhores do que as do Muricy, é elegante mas totalmente fora do contexto, suas explicações são tão inadequadas quanto seu terno preto à beira do Gramado com temperatura de R$ 35ºC.

Sou do tempo que os treinadores ganhavam pouco...e não inventavam ( vide Enio Andrade, Minelli e outros..)

Se nada mudar no esquema, somos candidatos, junto com o MSI (time velho e decadente, o MM perdeu a mão), a sermos os primeiros a sair da LA, mas sou leigo, nunca joguei futebol profissional e tomara esteja errado...