terça-feira, dezembro 26, 2006

15 O "Problema" dos Socios?

Como resolver esse "problema" de socios demais no Beira Rio? Essa coluna ilustra o problema .

Na Europe e nos USA eles tem jeito de resolver isso, mas as solucoes daqui talvez nao iriam funcionar no Brasil. Aqui em jogos da NFL ate partidas de ultimos colocados o estadio esta lotado e os socios sempre aparecem. Cada socio tem uma cadeira cativa e eles pagam pela cadeira e nao para ser socio. Com isso se eles nao ir ao jogo ou revender o ingresso eles estao jogando dinheiro fora. Mas como falei aqui e' muito diferente. Na NFL o time so joga de 8 a 10 partidas em casa no ano inteiro entao nao da para comparar com o Beira Rio onde o Inter talvez jogue 40 vezes ao ano.

Entao qual seria a solucao? Como o clube vai ter digamos 70 mil socios com apenas 56 Mil lugares. Eu nao acredito em aumentar a capacidade do Beira Rio, acho isso dinheiro jogado fora. Ate ma final da Libertadores quando o Fernandao fez o gol se ve atras do gol espacos abertos sem torcida.

Eu acho que cada socio deveria ter um lugar fixo no estadio, como e' feito pelo mundo afora. Mas tambem acredito que certas areas tem que ser reservada para torcidas como a Popular. Se o Beira Rio tem 56 Mil lugares, 40 mil deveria ser para socios e 16 abertos ao publico geral.

Em jogos comuns nao sabemos que nunca que 100% dos socios vao ir e em jogos de decisao o Inter poderia ter ingressos para os socios pegarem no estadio e os primeiros 40 mil a pegarem ficam com lugar garantido. Claro tem os socios que moram longe mas isso seria outro problema para resolver.

O que nao se pode fazer e' limitar o numero de socios. O clube tem que achar uma solucao para que nao se tenha um limite em numero de socios. Um sistema de reservas de ingresso seria o ideal e uma multa se o cara reservar o ingresso e depois nao aparecer ao jogo (pois ai estaria disperdicando um lugar no estadio).

Alguem tem uma solucao melhor?

PS: Estou escrevendo do estado da Virginia onde to passando uns dias com a familia da minha esposa. O meu acesso esta um pouco mais limitado do habitual.

15 Comentários:

Gonçalves disse...

Isso é uma boa coisa à se pensar realmente, devido ao fato de que com o sucesso do clube deste ano no futebol certamente vai acarretar um número maior de sócios, isso já foi mais ou menos discutido pela midia desportiva na época da Libertadores, ouvi falar de que os primeiros sócios (em termos de numeração da carteirinha) teriam uma certa garantia por lugar desde que previamente confirmasse presença ao jogo especifico. também seriam reservados lugares aos não sócios para aqueles que esporadicamente pudessem ir ao estádio, realmente é uma coisa à se debater e derrepente da reunião de soluções aqui apresentadas, possamos remeter algumas sugestões à ouvidoria do clube...Louis aquele espaço vazio que tu te referiu acho que muito mais foi deixado assim por questões de segurança, pois ali estava a torcida do São Paulo.

Anônimo disse...

giovani luigi já comentou que as obras para derrubar o muro da coreia estão transitando no conselho, o que aumentaria a capacidade em 4 mil lugares, e aproximaria ainda mais a torcida do campo.

Acho que em nenhum time do brasil funcionaria este esquema de rodizio de sócios, reservas, etc...falta cultura e poderia causar problemas enormes ao clube

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Porra! O Inter tá tendo problemas com 40 e poucos mil sócios, mas tem planos de aumentar este número pra 100 mil até o centenário. Acho que ele fumaram um cigarrinho do capeta. Querem imitar os times europeus, daí não dá, concordo como com o André, falta cultura. Li também que irão limitar os novos sócios, ou seja, terão que marcar com antecedência sua presença no estádio para garantir um ingresso e ainda por cima pagar por este ingresso, isto vai dar problema se for confirmado. Espero que sejam sócios novos apartir de agora e eu que sou novato não me encaixe neste projeto.

Anônimo disse...

Olá pessoal, sou novo na área.
Sou sócio do Inter e também tenho algumas opiniões sobre este tema.
Não sei se é possível ou viável, mas já que temos o Gigantinho com capacidade, segundo o site do Inter, "12.864 pessoas para jogos e 14.586 para shows", pq não beneficiar os sócios que não conseguiram ingressos para jogos (casos de superlotação) liberando o Gigantinho com telões para assistir ao Jogo?

Não é uma maravilha de solução, mas já amenize um pouco o problema.

Abraços a todos e parabéns pelo Site, acompanhei diariamente os relatos vindo do Japão.

Parabéns Louis.

Mário A. Martini
Porto Alegre

Anônimo disse...

Minha idéia seria a seguint
- o sócio recebe uma série de ingressos cum um código especial cada
- para cada jogo, valeria um determinado ingresso (veiculado no site e jornal)
- se o sócio não for no jogo, pode vender este ingresso para outra pessoa (o que iria complicar o controle de sócios)
- ou ele poderia, através do site, comunicar que não vai no jogo, com o clube disponibilizando este ingresso para venda (ou através das Lojas Intersport)
- cada vez que o sócio disponibiliza um ingresso, ele tem abatimento na mensalidade, sendo que determinada categoria de sócio teria prioridade para compra

É mais ou menos isso...
Acho que a Internet está aí como uma baita ferramenta. Tem que ter criatividade.
Mas tá bem legal a discussão
Abraço

Anônimo disse...

UMa sugestão, complementando a idéia inicial do Louis... A reserva de ingressos se daria com um esquema de pontuação... Cada jogo que o sócio for soma um determinado numero de pontos (jogos do gauchão valeriam mais pontos que brasileiro que valerima mais que libertadores). Assim seria beneficiado aquele sócio que comparecesse a mais jogos. Para os sócios de fora de POA, ser fariam pontos extras, de acordo com a distância da cidade. Assim, na hora de disponibilizar os ingressos a prioridade seria para os sócios com mais de um numero x de pontos. Depois iriam para os outros. Ah... com um detalhe... em caso de reserva e não comparecimento perderia um determinado nº de pontos. e a reiteração da falta (2 ou 3 vezes) cancelaria os pontos acumulados.
Abraços!
Sandro

Anônimo disse...

Olá pessoal,

Eu penso também em outras idéias.
Exemplo:
Sócios mais antigos tem prioridades nos ingressos no início do sistema "primeira fase" que computaria um score do sócio, desta forma saberíamos quem vais mais e quem vai menos nos jogos.
A partir do score com uma boa amostragem entraria a segunda fase, os sócios com maior score seriam avisados através de e-mail e sms (internet e celular estão cada vez na mão) e estes sócios deveriam, através da internet ou ligando para o Inter, "habilitar" sua carteirinha para aquele jogo específico.
Se até um determinado horário, antes do jogo começar, os sócios beneficiados não "habilitarem" para aquele jogo, automaticamente o ingresso passa para o próximo na fila do score para "habilitar" e assim vai até a hora do jogo.

Agora, o sócio que "habilitar" e não puder comparecer no jogo tem obrigação de "desabilitar", ou seja, liberar o ingresso para outro sócio, senão será penalizado na forma de perda de pontos no score.

Idéias é que não faltam.

Mário A. Martini
Porto Alegre

Anônimo disse...

ATENÇÃO:

O Conselho Deliberativo do Inter no dia 27/12 irá se reunir para discutir coisas importantes para o ano de 2007, além de aprovar o orçamento do clube para o próximo ano, a reunião envolve uma discussão que, cedo ou tarde, teria de ser feita, relativa ao quadro social do Clube. A direção irá apresentar a proposta sobre os sócios, podendo ser criadas novas modalidades e é bem possível que seja aumentado o valor da mensalidade.

Temos que ficar atentos, pois além disso, alguns conselheiros querem aumentar o tempo de associação para ser apto à votar nas eleições. Atualmente é de 2 anos, mas falam em aumentar para 5, pois alguns velhos caciques estão com medo de serem varridos do conselho, como já ocorreu na última eleição.


Quem tiver acesso ao Orkut, favor ler e opinar neste tópico criado por conselheiros do clube que estão pedindo a opinião do associado:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29755&tid=2506220140711285752

Denilson M. (POA) disse...

Eu só tenho medo é da desorganização geral nesse país. Infelizmente, nossas instituições nunca são muito confiáveis, são instáveis, imprevisíveis... vejam o caso dos aeroportos... parece até piada o caos que virou isso...
Imaginem se vc reserva um jogo e chega na hora, faltou uma confirmação não sei das quantas lá... já tô vendo isso...
Se tiver que esperar um ingresso chegar pelo correio e não chega há tempo do jogo... ai ai ai...
Minha idéia é simplificar, ou seja, extratificar os tipos de sócios. Hoje em dia, existem os sócios de cadeira e os comuns. Podiam transformar os sócios antigos em gold e criar um plano mais simples, com 50 por cento de desconto no ingresso, podendo comprar antecipadamente. Ingressos para o publico em geral seriam vendidos no máximo 24 horas de antecedencia, incluindo os que sobrassem dos sócios com desconto.

Ficaria assim:

- Sócio cadeira - lugar garantido e ingresso grátis, com mensalidade de 80,00 (parece que hoje é 60,00), seriam cerca de 5.000 ;
- Sócio gold - idem ao anterior, sendo que não poderiam ser mais de 45.000, com mensalidade de 45,00 ;
- Sócio comum - compra de ingresso antecipado com 50 por cento de desconto, com mensalidade de 25,00 e sem limite de quantidade. Porém, ficariam na dependência do numero de ingressos disponibilizados para a partida.

Outros beneficios poderiam ser criados, além de assistir aos jogos, para cativar mais associados. Como, por exemplo, dependendo do numero de jogos não assistidos pelo sócio, ganha um cupom de desconto para comprar produtos oficiais do Inter.
Outra coisa é uma idéia que li acima, de que se um sócio gold não vai ao jogo e disponibilizar seu lugar, tipo entrando no site e digitando uma senha, também vai acumulando descontos para comprar produtos oficiais.

aliás, hoje é meu dia de contribuir com um post por aqui, mas foi muita festa no feriadão e fiquei sem tempo. Se der eu penso em algo até o fim do dia... sds!

Anônimo disse...

É só fazer com que o sócio confirme sua presença por internet ou telefone. Dificilmente todos os sócios comparecem, então a direção saberia o nº exato de ingressos que poderá colocar a venda.

Os sócios que não garantirem sua presença correm o risco de ficar de fora.

Anônimo disse...

Aqui nos USA nao existe esse termo SOCIO porque o clube tem dono. Os "socios" compram Ingressos antecipados por X numero de jogos.

Vamos esquecer o NFL e o NBA ou Baseball. Vamos ver o Futebol mesmo.

O Red Bull New York o time local joga um campeonato de 30 Partidas mais Playoffs por ano. Ou seja umas 16 em casa.

Como torcedor voce pode comprar TODOS os jgos de casa...ou um pacote de 3 ou 5 ou 7 partidas por exemplo. Voce pode escolher as partidas.

Talvez algo assim possa ser feito. Mas como flaram, falta essa cultura...mas isso nao significa que nao pode ser alg criado. A pouco tempo mulher no estadio do Brasil era chamada de Puta ...hoje em dia isso mudou...nao podemos so dizer Mudanca nao porque nao e' oarte da cultura pois ai nada muda nunca.

Anônimo disse...

Brasileiro não tem grana pra comprar os jogos antecipados. A receita dos sócios é a galinha dos ovos de ouro do Inter, permite que o clube possa traçar um planejamento, pois sabe que todo o mês o sócio vai pagar 30 reais.
Todo o mês o clube recebe cerca de 1 milhão de reais.

Eu gostei muito da idéia do Denilson, pois visa atingir um número maior de sócios (o Inter fala em 100 mil).

Fiz umas pequenas adaptações, mas ficaria assim:

Sócio cadeira - lugar garantido e ingresso grátis, com mensalidade de 80,00 (parece que hoje é 60,00), seriam cerca de 5.000 ;

- Sócio gold - plano atual, idem ao anterior, sendo que não poderiam ser mais de 45.000 (talvez 40.000, se fixaria um número limite), com mensalidade de 45,00, sendo necessário confirmar presença antes do jogo ;

- Sócio comum - compra de ingresso antecipado com 50 por cento de desconto e descontos nas lojas conveniadas, mensalidade mais barata no valor de 15,00 e sem limite de quantidade (visando atingir os 100.000). Porém, ficariam na dependência do numero de ingressos disponibilizados para a partida e dos que sobrassem dos sócios "gold". Esta modalidade serviria também para os colorados distantes que querem apenas ajudar o clube.



Não vejo maiores complicações em ter que ligar antes, ou mandar um e-mail ou preencher algo pela internet no site do clube confirmando presença. Nada mais justo do que se tu não ir, abrir espaço para outros colorados. Dessa forma, o Beira Rio sempre teria um bom público.

Uma opção seria apenas adotar a "confirmação de presença" em jogos importantes, sendo comunicado pelo clube, visto que na maioria dos jogos têm lugar sobrando no estádio.

Schroder-EUA disse...

Sim tudo bem mas o fato continua sendo que havia espacos nao somente no jogo contra o SP mas tambem no jogo da LDU, Nacional, Pumas, etc...No joga da LDU nao tinha desculpas tinha que ta lotado..nesses jogos todos os espacos devia ser tomados.

O publico tem que aprender a se controar tambem. Em muitos lugares do Mundo nao tem essa de separar torcidas como se faz no Brasil...o povo tem que para com isso...como falei antes fui a um jogo da NFL aqui e sentei no meio da torcida de casa , eu tava torcendo para o visitante...e nao tive problemas..algumas piadas mas ninguem saiu no soco. Se separar torcidas ja nao e' demais imagina Ter que deixar espacos vazios entre torcidas , isso e vergonhoso. Mas tudo volta ao problema principal no Brasil...FALTA DE PUNIDADE...aqui se tu da uma porrada em alguem num estadio...tu se fode...cadeia..$$$...etc...mas e ai no Brasil? O pessoal sabe que no maximo leva um tapa na mao e nao da em mais nada por isso que as pessoas fazem o que bem entendem nessas horas.

Os cara que prenderam fogo no Beira Rio...pegaram cadeia? Multa? Ou so o "tapinha" nas maos?

Gonçalves disse...

Aqui a politicagem gosta mesmo de aumentar o salário ( o seu próprio é lógico) e fazer auês de CPIs nas quais eles mesmo se julgam hahaha (rir pra não chorar) e depois comerem um grande e largo pedaço de pizza ao invés de resolver realmente os problemas, eles tão na realidade fazendo politica tão é brincando e dando risada da gente...mas um dia também espero que isto acabe e tomara não demore muito...quem sabe ae poderemos exigir respeito para outras areas.

Schroder-EUA disse...

No Brasi falta o equivalente na Politica ao Fernando carvalho no Inter.

Falta alguem aparacer e mudar a politica do Brasil. Sera que essa pessoa existe? O inter poderia ter continuado na Merda mas foi ai que apareceu o FC. No Brasil e' a mesma coisa se os politicos continuarem os mesmos de sempre o Brasil continuara o mesmo. Falta aquela pessoa especial que realmente pensa no Brasil e em melhora-lo.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]