quarta-feira, dezembro 06, 2006

31 Violência nas torcidas, de quem é a culpa?

ESCRITO POR RAFAEL RODRIGUES

Olá amigos, o tema que irei tratar hoje é um assunto muito delicado e muito chato, mas infelizmente tem ocupado muito espaço atualmente.

Ontem, despedida do S.C. Internacional para a viagem mais importante de seus 97 anos de história, um ambiente que era pra ser de festa, mas tão logo partiu o avião e o que se viu foram cenas lamentáveis de "torcedores" depredando patrimônio público. Não estive lá, então o que sei foram através de relatos de jornalistas e alguns torcedores.
O que sei foi que haviam poucos policiais militares para fazer a segurança de um evento que havia sido divulgado com antecedência e sabia-se que estariam presentes um grande número de colorados. Ponto negativo para a Brigada Militar. Do outro lado, algumas pessoas, vendo a fragilidade do policiamento resolveram invadir a pista do aeroporto Salgado Filho, onde
embarcaria o Inter para dar adeus aos guerreiros colorados. Nesta tentativa, quebraram carros da imprensa, arrancaram grades e provocaram a ira dos policias que começaram a dar tiros para
baixo e para o alto. Ponto negativo para a "torcida".
No sábado, no Beira-Rio, outro episódio deplorável foi a briga entre a torcida organizada Camisa 12 e a Guarda Colorada (Popular). Sinceramente, eu não consigo entender os motivos que levam os torcedores a brigar com torcedores do time adversário, agora imaginem brigar com torcedores do mesmo time? Não sei porque começou esta briga, nem de que lado, mas só sei que terminou com a intervenção do policiamento de choque, que teve que fazer um cordão de isolamento entre estas duas torcidas.
Eu poderia citar vários exemplos, mas fiquei nestes dois mais recentes e que involvem diretamente a nossa torcida, nós que gostamos desse clube e fazemos parte dele, mas claro que eu sei que isso é feito apenas por uma parte muito pequena da imensa torcida colorada. Finalizo pedindo desculpas pelas extensão e pelo assunto abordado, e deixando um pedido de paz entre as torcidas pois violência não leva a nada.
Grande abraço e até a próxima.
PS: A próxima é no dia da estréia. Escrevo antes ou depois do jogo?


31 Comentários:

Rafael Severo disse...

Infelizmente, existem vagabundos tanto do lado azul como no vermelho. São parasitas da sociedade e que fazem e acontecem pq sentem a mão grande da impunidade a abençoá-los...

Denilson M. (POA) disse...

Tava lendo o forum do Nação Colorada e achei que devia colocar aqui uma visão de um torcedor que esteve lá no aeroporto.

"As 11:30 fui almoçar no MURALHA DA CHINA da AV. JOSÉ DE ALENCAR e as 12h em ponto estava em frente do MILLENIUM FLAT. Por sorte consegui estacionar o carro bem na frente do ônibus do INTER e fiquei lá até 12:50 quando todos saíram em direção ao aeroporto.
Tinha muita gente lá.
No caminho, uma coisa muito linda, muitos carros em carreata buzinando sem parar, com bandeirar, camisas etc...na janela dos carros e muita gente na rua fazendo a festa.
No aeroporto tinha mais gente ainda.

O fato a lamentar foi a péssima extrutura de contenção armada pela polícia Militar, Polícia Federal e Infraero, entre o avião e o local onde estava a torcida haviam diversos tratores, caminhõesinhos e microonibus da infraero impedindo a visão do torcedor. Ora num momento como este, era para ter deixado o avião bem visível aos torcedores, sem qualquer obstáculo a atrapalhar a visão da torcida.
Em consequência muitas pessoas se aglomeraram sobre a tela e o PORTÃO que dava acesso direto à pista do aeroporto velho. O "brigadianos", para aparecer, começaram, DO NADA, a dar tiros de borracha na direção dos torcedores para afastá-los deste portão. Em nenuhm momento a torcida tentou derrubar tal portão como foi dito nas rádios, apenas estavam se apoiando nele para poder ver melhor, já que tais obstáculos que mencionei dificultavam a nossa visão.
Deveriam ter no máximo uns 20 brigadianos para fazer o "cordão de isolamento" entre o público e o avião, além da tela, demostrando uma total falta de preparo para tal tipo de ocasião.

Cheguei fazem 20 minutos. "



Quanto à questão do estádio, parece longe de se acretarem , 12 e popular. Quando o Inter ganha os ânimos ficam tranquilos, já quando o time perde, as torcidas têm posturas diferentes e acabam entrando em conflito. O mais sensato, por enquanto seria mudar a 12 de lugar, o que acho difícil eles aceitarem. Mas se eles fossem pra superior, em cima da Nação, poderia ser uma boa. No mais, é esperar que os torcedores aprendam a ir pro estádio só pra torcer pro seu time e que a polícia e a imprensa saibam ter atitudes corretas, sem exageros e sem parcialidade.

Anônimo disse...

Merda, saiu a numeração oficial e o Vargas tá com a 17...
Que merda Abel!

Rafael C Rodrigues disse...

Pois é Denilson, como tentei escrever, a culpa é de todos. Dos torcedores que comente excessos e da Brigada que é mal preparada e abusa do poder na maioria dos casos em que precisa ter calma.

Anônimo disse...

Irracionalidade! Esta é a palavra.

Gonçalves disse...

Quando fomos fazer a entrevista com o Fernandão, o próprio assessor dele o Marcelo, falou do quanto a necessidade de nos atermos em campanhas contra essas violências ainda mais de forma banais como essas ultimas que temos presenciado, ele nos confidenciou que realmente é algo que preocupa também os jogadores...solução mesmo seria um controle real da própria torcida que ingressa nos estádios, quanto ao fato do sábado ouvi falar que tinham registro de imagens e que iriam punir os responsáveis, mas até agora não ouvi falarem mais nada, quem sabe já não esta ae um dos principais culpados pra continuidade de fatos como esses (não tenho certeza , mas a 12 parece reter um certo ciúme talvez pela numerosidade da popular ser maior...lembro que a 12 também iniciou aquele fato lamentável na final da libertadores...quero acreditar de que não sejam também na sua totalidade e que isso seja somente de umas ovelhas negras que existem como sempre e que iniciam esses atos incitando outros de forma involuntária também participar)...a Brigada também tem sua culpa , realmente tem deixado à desjar numa programação de possibilidades como essas, lembro daquele jogo do Brasilerão de 2005 no jogo contra o Fluminense, jogando aqueles bombas incessantemente, até mesmo nas sociais e superior onde não tinha nenhum fóco de tumulto.

Anônimo disse...

Vão tomar no cú!! Ficam dando papo pra violência em vez de falarem da festa que a torcida fez ontem.

Deixem de ser manipulados pela mídia, quem tava lá sabe o que aconteceu e viu o despreparo da brigada.

Falem da festa da torcida, postem os vídeos, mas não dêem ibope pra confusão, quem perde com isso somos nós.

Isso só faz mídia negativa.

Deixem de ser manipulados, abram suas mentes.

Anônimo disse...

Que comentário infeliz!

Caco e Su...... disse...

Gente, o anônimo,não está errado em reclamar que estamos dando ênfase ao lado ruim da coisa e esquecer do lado festivo. Que foi show, demonstrou nosso amor pelo time, demonstrou a força que temos como torcida e deu uma idéia do que será quando eles voltarem, com ou sem a taça. Espero que com a taça. Mas anônimo, também temos de comentar esse problema que vem se tornando uma constante no dia-a-dia de nosso clube. O que foi a Briga da 12 com a Popular. É inadmissível que nossa torcida brigue entre si. No grenal, que ganhamos, tivemos outra briga entre as torcidas. A brigada tem uma parcela de culpa muito grande no processo, e com certeza, atira primeiro para depois perguntar. Assim não há quem não se revolte.
Imaginem o que passou pela cabeça daquele gurizinho que aparece chorando em uma foto, no colo do pai, fugindo no meio dos rojões e das taquaras das bandeiras?? Já não basta termos de nos privar de ver grenais no Olímpico, teremos de nos privar de ver os jogos no Beira-Rio????? Essa, é a questão por trás do comentário de hoje.
Abraços

Anônimo disse...

Pessoal, no post do Desilson colocado ontem fiz o comentário abaixo, que coloco entre aspas!!!!

"Colorados!

O assunto que tento lançar nada tem a ver com o post do Denilson.

Como os frequentadores do Blog Vermelho são coloradíssimos, e muitos são sócios, minha sugestão seria que mandássemos e-mails para a ouvidoria do Internacional, por causa das brigas de torcidas "organizadas" e "não organizadas" do S.C.I., exigindo que a direção tome alguma atitude para coibir estes atos de insanidade continuem acontecendo.

Sinceramente, tem gente que não deveria estar em convívio social.

Daqui a pouco, só aqueles que querem barbarizar vão ir ao Beira-Rio.

Estes caras estão passando da conta, tem que dar um jeito e acabar com essas ações imbecis!

Quem quer brigar, lutar por uma "causa", que vá para o Iraque! Lá podem mostrar que são "homens"! Mas será que iriam?

O Beira-Rio é nossa casa, lugar para torcer e incentivar o Glorioso Internacional!"

Acho interessante, que o pessoal que faz essas badernas, esconde o rosto atrás de camisas e toucas, usam palavras chulas e fazem pose de machão! Na verdade agem assim pois "no meio da multidão são anônimos"!

Este tipo de gente também aparece em outros lugares, e sempre no anônimato!

Abraços!

Anônimo disse...

Esse anonimo aih deve ser dos que fecha os olhos pra este problema, achando que esta tudo bem, pq pra ele nao ha nada de mais numa "briguinha" na torcida. Vai ver ele eh um dos inclusive participa das brigas...

Gonçalves disse...

Olha meu amigo anônimo até posso concordar quanto ao fato da festa e tudo mais que foi feito nesta despedida do Inter para a busca atrás desse objetivo maior que é a conquista do Mundial, também entendo diante do despreparo do local que tenha sido ruim ver os jogadores e o acesso até o avião,até o despreparo da Brigada, mas qualquer ato de vandalismo e da origem inicial destas brigas que antes nos vangloriavamos serem raras dentro do estádio e que hoje por causa de meia dúzia que começam tão se tornando comum ...é algo que não dá pra fechar os olhos não...e isso não é coisa de "Maria vai com as outras" por causa da imprensa, isto é fato.

Gonçalves disse...

Pôxa estamos esquecendo de responder ao Rafael a pergunta final...velho acho que tu tens de fazer as tuas considerações antes e depois do jogo, pode até ditar o sentimento e a espectativa do pré jogo e as considerações do pós jogo no mesmo post, ok?

Rafael C Rodrigues disse...

Velau Gonçalves por responder a pergunta final.

Mas sobre o tema do post, é um assunto instigante mesmo. Na verdade como já comentei antes, a culpa é de todos, torcida, imprensa e policia militar. Cada um com a sua parcela. Eu quis chamar a atenção apenas para o fato, como comentou o próprio Gonçalves, que isto está se tornando rotina enquanto deveria ser estirpado dos estádio de futebol.

Quanto a festa da torcida, sr. anônimo, achei fantástica, pena que poucos torcedores estragaram no final. Mas da próxima vez, assine seu cometário, não há problema nenhum nisso.

Anônimo disse...

Eu não li todos os comentários mas posso opinar a respeito do fato acontecido sábado passado, pois presenciei desde o início.

Tentei assistir o jogo justamente entre a popular e a 12, porque aquela era a única parte que tinha sombra acessível na arquibancada inferior. Vi tudo que

aconteceu desde o inicio e sabia que, pelas atitudes dos membros da 12, com certeza não ia acabar bem.
Diversas vezes quando iniciavam algum canto e soltavam fogos, miravam 1 vez para o campo, 1 para antiga córeia e por fim outro para popular. Esse fato se

repetiu por algumas vezes até um desses fogos que acendem e logo apagam quando caem, ir direto no meio da torcida popular. Depois disso eu continuei acompanhando o jogo e logo começou a correria das pessoas que NADA dinham a ver com a história, tentando salvar mulher e filhos de alguma possivel agressão. Brigaram por alguns minutos até que a choke entrou e acalmou a briga. Quem foi ao jogo vai lembrar que toda aquela parte do estádio começou a gritar "ei doze vai...." e o pessoal da superior começou a atirar objetos, cerveja, copos e tudo mais em cima deles.

Sinceramente eu não sei porque o inter não fechou essa torcida camisa 12, porque o que antigamente era motivo de orgulho, por ser uma torcida grande e que

levantava o pessoal para cantar, hoje é motivo de vergonha por ter torcedores que vão ao estádio apenas para arrumar confusão.

Essa é minha opinião sobre o fato.

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Não dá mais, só isso que digo. Também estava lá Sacer e vi tudo. Uma barbaridade mesmo.

E quanto ao Anônimo vai o seguinte, por conta desta baderna que fizeram lá, não vai existir espaço pra nós no retorno do Colorado, ou seja, trazendo o título ou não, ficaremos sem recepcioná-los. Então a festa já era! Só no Beira-Rio mesmo.

Anônimo disse...

VEJAM UM COMENTARIO QUE TEM ALGUNS POSTS ATRAS: ´CALI PASSA SEU SITE.. PORTÃO 7 NÃO SEI O QUE MAIS

NESSE SITE DESSE COLORADO QUE É UM DOS FUNDADORES DA POPULAR TEM LINKS DOS BARRAS BRAVAS E HINCHAS QUE É PURA VIOLENCIA

É A INFLUENCIA DELES INFELISMENTE

JA FUI DA NAÇÃO INDEPENDENTE E SEI COMO FUNCIONA ISSO

HJ ESTOU COMO ANONIMO PRA QUEM LER ISSO NÃO ME CASSAR DEPOIS MAS EU COSTUMO COMENTAR AQUI

Anônimo disse...

vo responder a todos sou sócio do colorado e sempre fico na popular me sinto integrante daquela locoal, e briga começou pq a 12 é uma torcidinha q tem 100 integrantes e morrem de inveja da popular e do apoio q a popular dá ao inter ganhando ou perdendo..Tudo começou com alinda festa q fizemos com as bobinas na entrada do inter, depois pegou fogo nos papéis e queimaram algumas faixas da popular e da doze, o clemer tomo o quarto gol e a torcidinha começou a gritar renan, e tocar foguinhus na popular e vieram pro portão da populae e nós bocamos, falo pq fui um dos que não deixaram eles virem e dei porrada neles esperamos eles na saído do jogo e a torcidinha não apareceu.... tem q acabar com essa torcidinha e liberar a popular todo anel inferior, a torcida que ápóia ganhando ou perdendo!!!!!

Anônimo disse...

Na minha opinião, a única solução é acabar com as organizadas e a desorganizada (que na verdade é uma organizada informal). Não dá mais pra ficarmos refens desses grupos que querem arrumar confusão. Concordo que fazem uma festa linda no estádio e que empurram o time, mas se o preço a pagar pela segurança no Gigante for esse, estou disposto a pagá-lo. Isso é uma disputa de vaidades e prestígio, hoje é entre duas torcidas, quando acabarem com a 12 a disputa vai se dar entre os postulantes a líderes da Popular, como acontece com a Geral. Tem que acabar com as divisões na arquibancada, numerar as cadeiras novas e vender ingresso numerado. Quem quer apoiar o time apoia de qualquer jeito, sozinho mesmo, pois um acaba contagiando o outro. Que inveja que sinto quando vejo um joga da Europa, além dos estádios maravilhosos, nunca tem briga. Acho que devemos levantar a bandeira da paz e da segurança no Gigante. A torcida Colorada tem que ser uma coisa só, sem divisões em organizadas ou desorganizadas. Se todos levarem sua bandeira, como propôs o denilson m., e apoiar o time o tempo todo o Gigante fica lindo e seguro. Seria perfeito se tivéssemos organizadas e desorganizadas (que na verdade são organizadas informais) junto com segurança e paz no Gigante, mas já vimos que isso não é possível.

Schroder-EUA disse...

Torcida do mesmo time brigando entre si e' um absurdo...e' vaidades e pessoas querendo aparecer....simplesmente nao existe razao para isso. Torcida ta la para apoiar(ou ate vaiar o time) mas nao para inventarem Gangs ond elas nao existem.

Anônimo disse...

Caro Celso locolorado, também respeitosamente, digo que minha formação acadêmica e cultural me permite analisar os fatos sem que seja influenciado por nenhum veículo de comunicação, pois estes servem para nada além de fontes de informação, não de formação da minha opinião. Ninguém é mais crítico que eu ao Grupo RBS, e não apenas em relação a editoria de esportes, mas da linha editorial dessa empresa em todas as áreas.

O episódio de sábado com a 12 não é um fato isolado. Além disso, acho absurdo alguém vir a este fórum para defender o ocorrido, como fez o Islâmico, inclusive dizendo que esperaram a 12 depois do jogo. Já é inaceitável a briga que ocorreu no estádio, tentar prolongá-la após a saída é ainda mais condenável.

O Islâmico ainda defende que todo o anel inferior seja destinado a Popular. Acho isso inconcebível. O estádio é de todos os torcedores, não de um grupo. Acho condenável também a história de quem não canta levar tapa na orelha, pois o torcedor que vai ao estádio tem o direito de assistir ao jogo como bem entender, cantando ou não, pulando ou não. Até a vaia é permitida, apesar de eu não concordar com vaia durante o jogo, mas não posso querer que todos pensem igual a mim, por isso, quem quiser canta, pula ou até vaia. Um grupo não pode querer impôr seu comportamento aos outros.

Ouvi falar que a direção tá cogitando em não colocar cadeiras na Polular. Acho errado. A reforma de um estádio que pertence a todos os Colorados, e principalmente aos sócios (como eu, que apesar de morar no Rio pago mensalidade só para colaborar com o time), não pode se moldar a um grupo de torcedores, são os torcedores que devem se moldar ao clube e ao estádio, pois não é justo que um grupo seja contemplado em seus pleitos e outros não. Como seria a reforma do Beira-Rio se a direção fosse fazê-la de acordo com a vontade de cada grupo de torcedores?

Em nenhum momento discuti a beleza e a importância da Popular, o que disse foi que se o preço a pagar por segurança no futebol e principalmente no Gigante for o fim das organizadas, inclusive a Popular, estou disposto a pagá-lo.

Acho muita pretopência, com todo o respeito, uma torcida achar que é responsável pela ascensão de um time e um clube. Na minha opinião, a ordem é inversa. A Popular cresceu embalada pelo crescimento do time e do clube.

Continuo achando que um clube não pode ser refém de um grupo de torcedores e, tampouco, todo o resto dos torcedores "comuns".

Essa é a minha opinião, sei que é contrária a tua e não pretendo mudá-la, quero apenas que fique claro o que eu penso.

Acho saudável esse debate de opiniões e importante a diferença de pensamentos, pois não concordo com o pensamento único. O debate é saudável desde que as partes se respeitem apesar das diferenças.

Saudações Coloradas!!!

Anônimo disse...

Caro Celso locolorado, também respeitosamente, digo que minha formação acadêmica e cultural me permite analisar os fatos sem que seja influenciado por nenhum veículo de comunicação, pois estes servem para nada além de fontes de informação, não de formação da minha opinião. Ninguém é mais crítico que eu ao Grupo RBS, e não apenas em relação a editoria de esportes, mas da linha editorial dessa empresa em todas as áreas.

O episódio de sábado com a 12 não é um fato isolado. Além disso, acho absurdo alguém vir a este fórum para defender o ocorrido, como fez o Islâmico, inclusive dizendo que esperaram a 12 depois do jogo. Já é inaceitável a briga que ocorreu no estádio, tentar prolongá-la após a saída é ainda mais condenável.

O Islâmico ainda defende que todo o anel inferior seja destinado a Popular. Acho isso inconcebível. O estádio é de todos os torcedores, não de um grupo. Acho condenável também a história de quem não canta levar tapa na orelha, pois o torcedor que vai ao estádio tem o direito de assistir ao jogo como bem entender, cantando ou não, pulando ou não. Até a vaia é permitida, apesar de eu não concordar com vaia durante o jogo, mas não posso querer que todos pensem igual a mim, por isso, quem quiser canta, pula ou até vaia. Um grupo não pode querer impôr seu comportamento aos outros.

Ouvi falar que a direção tá cogitando em não colocar cadeiras na Polular. Acho errado. A reforma de um estádio que pertence a todos os Colorados, e principalmente aos sócios (como eu, que apesar de morar no Rio pago mensalidade só para colaborar com o time), não pode se moldar a um grupo de torcedores, são os torcedores que devem se moldar ao clube e ao estádio, pois não é justo que um grupo seja contemplado em seus pleitos e outros não. Como seria a reforma do Beira-Rio se a direção fosse fazê-la de acordo com a vontade de cada grupo de torcedores?

Em nenhum momento discuti a beleza e a importância da Popular, o que disse foi que se o preço a pagar por segurança no futebol e principalmente no Gigante for o fim das organizadas, inclusive a Popular, estou disposto a pagá-lo.

Acho muita pretopência, com todo o respeito, uma torcida achar que é responsável pela ascensão de um time e um clube. Na minha opinião, a ordem é inversa. A Popular cresceu embalada pelo crescimento do time e do clube.

Continuo achando que um clube não pode ser refém de um grupo de torcedores e, tampouco, todo o resto dos torcedores "comuns".

Essa é a minha opinião, sei que é contrária a tua e não pretendo mudá-la, quero apenas que fique claro o que eu penso.

Acho saudável esse debate de opiniões e importante a diferença de pensamentos, pois não concordo com o pensamento único. O debate é saudável desde que as partes se respeitem apesar das diferenças.

Saudações Coloradas!!!

Anônimo disse...

Concordo. Eu nunca fui na popular justamente pq qdo vou a jogo, gosto de ver TODOS os detalhes. Nao tiro o olho do campo por nada, e na popular nao conseguiria. Pulo, grito e canto, mas sempre de olho no jogo. O jogo comeca e eu jah to sem voz, mas nao perco um detalhe. Os q conheco que foram na popular me disseram que quem vai, eh pra pular e cantar, que nao ve o jogo direito (pelo menos na nossa opiniao). Disseram que eh show, e talvez, num jogo sem importancia, eu va soh pra ver como eh.
Inclusive no site da popular tem este aviso. Eh pra pular e cantar o tempo todo. Eles mesmo dizem que nao se ve o jogo muito bem. Quem nao quiser isso, que nao va pra popular. Eh o que eu faco. Nao vou, mas acho a popular do caralho e apoio sempre. MENOS em relacao a violencia.
Acho que a popular pode ser grande do jeito que quiser, mas NUNCA podera interferir na maneira que os torcedores que NAO querem ficar junto dela devam torcer. Por isso a questao do tamanho. Nao dah simplesmente pra liberar todo o anel inferior pra ela. Logo logo, as pessoas vao comecar a nao ir mais no jogo, nao por medo da violencia, mas simplesmente por se sentirem intimidadas a fazerem o que aquela maioria faz.
Qto as cadeiras, acho que elas devem tomar TODO o estadio. Sao pequenas barreiras individuais que vao com certeza limitar o deslocamento, movimentacao e comodidade de todos, mas que consequentemente vai fazer com qeu essas brigas generalizadas diminuam pelo simples fato de que correr no meio das cadeiras, eh muito mais dificil.
Estadio de futebol eh pra torcer, gritar, cantar, pular e extravasar. Nao pra brigar e correr. Chega disso.
Esse papo de tentar provar que torcida A eh mais macho que torcida B (mesmo com torcidas de outro time) jah encheu o saco. Pra mim, quem pensa assim nao eh colorado, nem gremista, nem qq outro time. Eh Xiita. Briga por causa propria. Torce pra si mesmo.
O dia que todos os torcedores aprenderem estas licoes, e as brigas acabarem, daih sim poderemos ter um estadio com cadeiras mais confortaveis e espacos mais generosos. Mas pra isso acontecer, vai algumas decadas ainda... com sorte.

Rafael C Rodrigues disse...

Caro Ricardo, seu comentário foi muito bom. Realmente este foi o espírito do tópico. Mas social e culturalmente falando, O Brasil está muito atrás de países desenvolvidos, apesar de ter um futebol de primeiro mundo. Na Inglaterra, principalmente, também havia violência nas torcidas, e isto acabou com severas punições aos baderneiros. Como colocou o Rafael Severo no primeiro comentário, enquanto houver impunidade este tipo de coisa infelizmente ocorrerá.

Anônimo disse...

Vcs estão mal informados sobre brigas na europa, as brigas continuam é q os veículos de comunicação de lá estão boicotando imagens de brigas entre torcidas, mas dá uma olhadinha no youtube pra ver!! Não sou a favor das brigas e acho que a imprensa daqui teria q fazer o mesmo não falar nada e nem mostrar imagens pq existem muitos q fazem só para aparecer, minha reação no jogo foi pra defender o meu "nosso" espaço da Popular. E seguindo o q alguns citaram também tenho curso superior e na area da licenciatura , acho q isso não tem nada a ver com as brigas, qualquer um tem o direito de defender seu espaço.

Anônimo disse...

BANDO DE PLAYBOY! JÁ VIRAM ALGUM CLUBE POPULAR COM UMA TORCIDA POPULAR???? TODA A NOSSA TORCIDA É POPULAR... SE A 12 VAIA É PQ ELA JÁ PASSOU POR FASES DIFICEIS COM O INTER... NÃO VIVEU SO FASES BOAS COMO A DOS ARGENTINOS COLORADOS... NÃO SE ENVERGONHAM DE TEREM COPIADO DO GRÊMIO ISSO???? E PRO CARA QUE MANDOU A 12 SAIR DE LA... MEU IRMÃO TU TAMBEM NAO TEM NOÇÃO DO QUE É A TRADIÇÃO...CAMISA 12 É UM SENTIMENTO QUE NUNCA VAI ACABAR... OS INCOMODADOS (FALSOS COLORADOS) QUE SE RETIREM... OU SE BANDEIEM PRO LADO DE LÁ... E VÃO PRA LA COPIAR OS ARGENTINOS...

Anônimo disse...

pelos comentários assim fica provado que a popular é um bando de playboy que não sabem o que é tradição... camisa 12 é um sentimento que nunca vai acabar...

Anônimo disse...

Celso locolorado, se é um grupo minoritário que gosta de arrumar confusão dentro da Popular, cabe aos outros, a maioria, ajudar a direção a extirpá-los. Caso contrário, acabe-se com toda a Popular e demais organizadas.

Anônimo disse...

1500 a Doze??? Nunca na vida aconteceuisso, de camiseta integrante no auge era no máximo 600 sendo bonzinho com a doze, eu sou da Popular e fui da Doze na época q o presidente era o Carlos depois o Flávio e depois o Jacaré, passsado estes virou essa coisa q vemos hj, não sei q tradição esse anônimo diz ter!!!

Anônimo disse...

Para acabar com a Popular basta excluir as divisões da arquibancada e vander ingresso numerado para as novas cadeiras, assim, cada um tem que sentar no seu lugar e não pode se reunir em um mesmo setor.

Anônimo disse...

vixiiiiiiiiiiiiiiiiiii... nao gosto dessas brigas nem um pouco mais a popular tem 3 anos e a camisa 12 tem uns 35 anos!!!!axo que divia ter mais respeito pela torcida!!!!logico que nao justifica as brigas nada justifica!!!sou da super fico a mais organizada do brasil...ganhamos muitos premios da policia por nao briga e faze o que as outras fazem...
tem que ter respeito a fico xega em outros estados e é bem recebida por ter respeito as outras torcidas!!!!!paz a todos!!!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]