quarta-feira, dezembro 06, 2006

31 Violência nas torcidas, de quem é a culpa?

38
ESCRITO POR RAFAEL RODRIGUES

Olá amigos, o tema que irei tratar hoje é um assunto muito delicado e muito chato, mas infelizmente tem ocupado muito espaço atualmente.

Ontem, despedida do S.C. Internacional para a viagem mais importante de seus 97 anos de história, um ambiente que era pra ser de festa, mas tão logo partiu o avião e o que se viu foram cenas lamentáveis de "torcedores" depredando patrimônio público. Não estive lá, então o que sei foram através de relatos de jornalistas e alguns torcedores.
O que sei foi que haviam poucos policiais militares para fazer a segurança de um evento que havia sido divulgado com antecedência e sabia-se que estariam presentes um grande número de colorados. Ponto negativo para a Brigada Militar. Do outro lado, algumas pessoas, vendo a fragilidade do policiamento resolveram invadir a pista do aeroporto Salgado Filho, onde
embarcaria o Inter para dar adeus aos guerreiros colorados. Nesta tentativa, quebraram carros da imprensa, arrancaram grades e provocaram a ira dos policias que começaram a dar tiros para
baixo e para o alto. Ponto negativo para a "torcida".
No sábado, no Beira-Rio, outro episódio deplorável foi a briga entre a torcida organizada Camisa 12 e a Guarda Colorada (Popular). Sinceramente, eu não consigo entender os motivos que levam os torcedores a brigar com torcedores do time adversário, agora imaginem brigar com torcedores do mesmo time? Não sei porque começou esta briga, nem de que lado, mas só sei que terminou com a intervenção do policiamento de choque, que teve que fazer um cordão de isolamento entre estas duas torcidas.
Eu poderia citar vários exemplos, mas fiquei nestes dois mais recentes e que involvem diretamente a nossa torcida, nós que gostamos desse clube e fazemos parte dele, mas claro que eu sei que isso é feito apenas por uma parte muito pequena da imensa torcida colorada. Finalizo pedindo desculpas pelas extensão e pelo assunto abordado, e deixando um pedido de paz entre as torcidas pois violência não leva a nada.
Grande abraço e até a próxima.
PS: A próxima é no dia da estréia. Escrevo antes ou depois do jogo?