

Ontem, estabeleceu-se um debate interessante a respeito de goleiros num dos posts anteriores. A polêmica surgiu quando o são-paulino Lestat afirmou que o maior goleiro da história do futebol brasileiro é o Rogério Ceni.
Do clube São Paulo eu não tenho dúvida, aliás ele não só é o maior goleiro como é o maior jogador da história do clube paulista. Ele é inegavelmente um monstro no gol do São Paulo.
Quanto ao maior goleiro da história no Brasil acredito que tenha sido o Cláudio André Taffarel, ainda que no Inter não tenha ganho sequer campeonato gaúcho.
Numa comparação entre os dois entendo que o Taffarel era mais completo no gol. O goleiro mais frio que já vi, defendia bolas incríveis sem esforço, sem "voar" espalhafatosamente. Sua saída de gol era perfeita e tinha uma boa reposição. É claro que não dá pra compará-lo com o Ceni quando o assunto for cobranças de falta, pois o Ceni é um dos maiores cobradores de faltas que já vi e pensar no Taffarel batendo faltas era uma coisa inimaginável.
Quanto às biografias de cada um: em clubes (Ceni, disparado); na seleção (Taffarel, obviamente).