quarta-feira, maio 26, 2010

2014: ABERTURA DEVERIA SER EM MANAUS


Li que agora o Presidente da CBF Ricardo Teixeira quer que a abertura da Copa de 2014 seja em Pirituba em São Paulo, numa Arena nova que sem duvida no fim ficaria de graça para o Corinthians. E assim vai indo a briguinha dentro de São Paulo entre o SPFC e outros para ver quem leva a abertura da Copa de 2014.

QUE FALTA DE IMAGINAÇÃO!

Que coisa mais Clichê...Abertura da Copa em São Paulo e Final no Rio de Janeiro. Porque que no Brasil essas 2 cidades tem exclusividade para todos os eventos? O Brasil se resume a apenas São Paulo e Rio? O Pan foi no Rio, as Olimpiadas serão no Rio, a Final da Copa será no Rio....Mensagem ao Mundo: "O Brasil é o Rio e o resto". Mesma coisa com São Paulo que mesmo sendo a maquina economica do País parece aceitar sua posição atras do Rio na hora de brilhar para o Mundo. Assim São Paulo se garante com os restos do Rio..nesse caso a Abertura da Copa.

Aqui nos EUA por exemplo, já teve Olimpiadas na pequena Atlanta e em New York "a Capital do Mundo"....nada! Porque que no Brasil tem que ser sempre Rio/SP...SP/Rio?

Tudo bem que a Final seja no Rio...de novo..pelo jeito já esqueceram o Maracanazzo de 1950, mas a abertura da Copa no Brasil tinha que ser sabe aonde? Na AMAZÔNIA. Isso mesmo Amazônia. Seria de muito mais impacto e importância uma abertura na simbolica, mitologica Floresta Amazonica ou mais especificamente na cidade de Manaus. O Brasil gosta de falar"A Amazônia é nossa! É o pulmão do Mundo!" Mas na hora H quando tem chance de colocá-la no palco para o Mundo...nada. Muita gente provavelmente nem queria que tivessem jogos lá na Copa, então é até um pequeno milagre que conseguiram isso.

Eu acho que seria muito mais interesante para o Mundo inteiro a espectativa de ver a Abertura na Amazonia, um lugar que todo mundo já ouviu falar mas que poucos conhecem de verdade. Seria uma atração a mais. São Paulo já tem atenção suficiente, já é uma maquina em si. Que tal passar a responsabilidade para outras partes do Brasil tambem? Alem disso uma abertura de Copa em Manaus provavelmente seria algo muito positivo para turismo naquela região. Mesmo já tendo jogos durante a Copa lá, uma abertura de Copa daria inifinitamente mais atenção a cidade e região e ainda mostraria para o resto do Mundo e talvez até com mais importância para o proprio Brasileiro que o Brasil não se resume a Rio e São Paulo!

Uma pena que não há chance de acontecer.