terça-feira, maio 18, 2010

QUEM SÃO OS GRANDES?

Se lê muito por aí sobre "esse Clube grande do Brasil" ou "aquele Clube Grande do Brasil" etc etc...mas o que é ser "CLUBE GRANDE"? Não os Grandes..mas OS GRANDES MESMO!

Ser torcedor de tal clube e dizer que é grande não basta. Tem que ter parametros bem definidos. Quais então seriam esses parametros? Tamanho da torcida? Olha em parte sim mas só tamanho da torcida não basta. Pergunte a qualquer torcedor do Flamengo se ele considera o Al Ahli clube grande. A resposta será Al quem? Enquanto isso Al Ahli do Egito tem, dizem, a maior torcida do Mundo com 50 Milhões de pessoas.

Então para que fique claro, na minha opinião CLUBE GRANDE tem que ter varias qualificações. Não adianta ter torcida se tu não tem campo, estádio, pagar em dia ou lugar pra treinar que seja de qualidade profissional de primeira linha.

Eu só to criando esse topico porque vi que o DECO tá possivelmente indo para o Fluminense e sinceramente, acho o Fluminense um clube simpático, com uma torcida alegre etc e tal. Mas quando o Flu contratou o Muricy, deu pra ver que as condições de trabalho (vestiarios, campo de treinamentos etc..) lá são de segunda ou terceira categoria. Aí pensei, um jogador como o DECO deveria voltar ao Brasil pra jogar NUM DOS GRANDES CLUBES do Brasil e não apenas em um que seja conveniente por causa de localização.

E aí que me vem a pergunta? Quais são os REAIS Clubes Grandes do Brasil? Nem todos esses items são necessarios mas em geral acho que os seguites fatores são importantes:

- Ter Estádio de bom nivel para o seculo 21 (poucos no Brasil tem isso)
- Ter Campo de treinamentos (CT) e estrutura de clube Profissional de primeira qualidade.
- Ter Torcida de bom tamanho
- Conquistar Titulos com regularidade
- Ter planejamento, marketing, boa quantia de Socios, Salarios em dia...

Veja bem, um clube pode até ter sido Grande a 20-30 anos mas deixou de ser por parar de crescer e acompanhar os tempos. Ou um clube ainda pode vir a ser ou voltar a ser grande...ou até deixar de ser grande num futuro proximo se bobear.

Esse topico não é para martelar clubismo mas para realmente tentar distinguir entre os Grandes do Brasil e os Verdadeiros e Reais clubes grandes do Brasil. Quem é quem? Eu não sei os detalhes, finanças etc de todos os Clubes do Brasil mas quando penso em clube REALMENTE GRANDE no Brasil penso primeiramente em dois clubes, o Inter e o São Paulo. Suspeito que o Cruzeiro mesmo sem estadio proprio, posso talvez integrar esse grupo mas o resto realmente não sei. Sim o Flamengo e Corinthians tem as maiores torcidas do Brasil, mas como falei só torcida não basta, mas o "peso" individual desse clubes talvez o qualificam para ser considerados assim, mas tenho minhas duvidas. Grandes sim...Grandes mesmo...é aberto pra debate. O Grêmio pra ser sincero sou suspeito pra debater e por isso nem vou comentar.

O que vocês acham. No atual futebol Brasileiro...seculo 21. Quem são os Verdadeiros clubes GRANDES MESMO do Brasil?