quarta-feira, maio 12, 2010

DUNGA!!!


Acordei ontem sem o minimo interesse na Seleção ou convocação. Adoro a Copa do Mundo, desde 1982 acompanho a Copa de perto, gosto de ver TODOS os jogos, até Gana contra Coreia pra mim é jogaço na Copa. É um grande prazer pra mim. Mas a Seleção havia perdido a graça a um bom tempo.

Mas hoje Dunga reverteu meu interesse na Seleção!

Eu sou um cara que falo repetidamente que pscicologia no futebol é muito importante e hoje Dunga deu uma aula de Psicologia no Brasil, inclusive até me convertendo para o lado da Amarelinha. O Dunga primeiramente mostrou que é um cara correto e de palavra. Ele sabe que para as coisas funcionarem numa Copa tem que haver UNIÃO no grupo e é o que ele vinha prometendo a muito tempo. O mero pensamento de que ele ia jogar tudo que conquistou com a seleção fora agora só pra agradar a Midia e palpiteiros pelas ruas do Rio e São Paulo é uma píada. Obviamente não conhecem o Dunga.

Em 2006 o maior problema da Seleção foi a apatia. Jogadores desinteresados, de salto, na farra, na malandragem. Jogadores achando que estavam fazendo um FAVOR em estar lá vestindo a camisa da Seleção. Dunga sabia que isso não poderia se repetir. Ele tirou a bola do Ronaldinho e Adriano por exemplo e disse A Bola é minha, não tem jogo pra ti. Tanto que quando Ronaldinho notou que ele não ia pra Copa no carteiraço ele começou a trabalhar mais, mas um pouco tarde. Já o Adriano é tão mala ou malandro que achou que ia levar esse "gringo Gaúcho" no papo de um bom Carioca. Adriano achava que era tudo pose do Dunga que na hora H ele não teria coragem de deixar o Imperador de fora. Ora bolas, faz 1 ano que Adriano voltou (fugiu) da Europa ainda com contrato chorando que não queria mais jogar futebol; Bem feito!

Nos anos 90 a Seleção de Basquete dos EUA (Dream Team 3 eu acho) era a mesma coisa. Jogadores achando que tavam fazendo favor em ir as Olimpiadas e aí tomaram um monte de algum País Europeu e passaram vergonha. Os Americanos aprenderam (ao menos por um tempo).

Dunga já sabia. Ele sabia que precisava jogadores com FOME de seleção e não marrentos sem vontade achando que devíamos algo a eles. Dunga prometeu ao seu grupo, vem comigo, confia em mim que eu te levarei...acreditem em mim! Os que acreditaram estão na lista e os que não acreditaram vão ver a Copa na TV como eu! O Adriano fará o mesmo numero de Gols na Copa que eu farei!

Essa atitude do Dunga e suas palavras na Coletiva e no Jornal Nacional me fez respeitar ele mais ainda do que um mero ex jogador do Inter. Como quase sempre torço pela zebra nos Esportes (não gosto de favoritos alem do Inter) não sou muito de torcer pelo Brasil na Copa (já torci bastante...mas quando fica a soberba perco o interesse) mas nessa Copa o Brasil é uma especie de Zebra propria. O Povo não acredita, querem que querem Neymar, Ronaldinho, Ganso, Adriano...querem Carnaval em campo...mas Dunga levou os Grafites, Nilmars e Josués....e isso me motiva (ao menos nesse momento) a querer que a seleção vá bem e mostre ao País que a coisa tem que ser feita com inteligencia e não só com os sabores dessa semana.

Parabens Dunga e obrigado, tu acaba de fazer a Copa ficar mais interesante pra mim. Espero que dê resultado.....e já deu, tanto que os Soberbos andavam chorando hoje por não terem sido convocados. Você mostrou como deve ser. Você disse 'Chega' ao que achavam que tudo na vida era de graça. Se vai ser campeão ou não, bom isso depende de muitas coisas, mas você fez o certo!

Alem de tudo ele mostrou que é um cara com fibra...quando sair da Copa deveria trabalhar no Inter, se não como tecnico como Diretor de Futebol ou algo assim. Precisamos de pessoas como Dunga.

PS:

Uma curiosidade. Lá por 1980 acredito que cruzei caminhos com o Dunga. Eu tinha uns 13 anos e meu Pai atraves de não me lembro quem foi convidado a comer um churrasco num fim de semana no Sitio do mestre dos Juniores do Inter Abílio dos Reis (o cara que "descobriu" o Falcão etc...). Lembro que fomos lá pro sitio e chegando lá tinha varios jogadores da divisão de base do Inter, gurizada com cerca de 17, 18 anos. Faz muito tempo mas acredito que Dunga era um deles, ao menos é o que eu venho repetindo a 30 anos. Com o passar do tempo até comecei a duvidar se era o Dunga mesmo ou imaginação minha (na epoca ele não conhecido ou se era era muito pouco). Lembro que outro que tava lá era um meio campista chamado ICO, um Alemão que era pra fazer sucesso mas que como muitos nunca consegiu emplacar de vez no futebol.