terça-feira, maio 11, 2010

"SE PASSAR É TETRA"

A exatamente 30 anos hoje o grande preparador fisico do Inter Gilberto Tim garantia antes da partida contra o Guarani de Campinas pelo Brasileirão de 1980 "se a gente passar dessa fase seremos Tetra-Campeões".

Passamos sim dessa fase, inclusive fomos bem longe, mas infelizmente ficamos só com o Terceiro lugar atras do Flamengo e Galo. A garantia do Tim não vingou. Ele talvez não contava com o começo da ascenção do Flamengo que com Zico, Junior etc... começava a formar uma grande equipe. O Galo tambem com Cerezo, Eder, Nelinho, Reinaldo, só que com menos sucesso resultantes em trofeus, mas que jogava o suficiente para eliminar o Inter em 80 e complicar nossa vida varias vezes no inicio dos anos 80.

Talvez fosse até um pouco de soberba do Tim. Afinal, o Inter era O INTER em 1980. Tri-Campeão Invicto em apenas 9 edições da competição. Somados até então o Flamengo, Grêmio, Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Santos e Botafogo tinham ZERO trofeus! Era facil achar que ia ser facil pra sempre. Se tivessimos mantido o ritimo hoje seriamos 12 vezes Campeão Brasileiro. DOZE! UMA DUZIA!

Mas a fonte secou. A saída do Falcão no meio de 1980 pos fim a uma Dinástia, a uma era de Ouro. Estamos procurando o Tetra desde então. Já se foram 30 edições sem conseguirmos repetir o feito uma misera vez. Muitas vezes eu recebi cartas da minha Vó Colorada no Brasil de 85 em diante escrevendo "Nosso time tá uma cacaca!" ... de vez em quando um pouco mais animada com uma "esse ano podemos ser Campeão!". Batemos no poste 5 vezes com Vices mas não Campeão. Esse maldito tão badalado trofeu das bolinhas já deveria ser nossa a muito tempo antes do São Paulo ou Flamengo sequer pensar no seu Bi Campeonato!

Eu sei que a Libertadores é importante mas é de vital importância que nós nos liberamos desse antigo e obsesivo objetivo de conquistar o Tetra e por isso peço que levamos a serio o Brasileirão. Perdemos duas otimas chances em 2008 e 2009 quando a competição tava fraquinha e com certeza 2010 não será o ano que a Taça vai cair no nosso colo sem muito trabalho.

Espero patrolar o Estudiantes Quinta rumo a Libertadores mas não vejo hora do Inter se ver livre dos fantasmas do Falcão 80. Mas pra isso, precisamos REFORÇAR o time. Tinga é um bom começo, mas precisamos ir alem disso... e rapidamente.

PS:

Parabens ao Dunga por não cavar diante da pressão Paurioca pra convocar seus queridinhos da semana. To pouco interesado na Seleção, mas achei legal o Dunga peitar o eixo. E quem diria a 2 anos que Alexandre Pato nem iria pra Copa e Nilmar iria! Aquele golaço do Nilmar contra o Corinthians valeu ouro para o guri. Podem acreditar, Nilmar será um dos pouco na SeleNike pela qual estarei torcendo bastante.