quinta-feira, junho 10, 2010

Contra Tudo e Todos

Primeiro quero dizer que desde 1994 a cobertura de Futebol nos EUA tem melhorado...1000%.....não...10000%! A ESPN esse ano tá investindo PESADO na Copa. Eles mandaram 300 profissionais a Africa do Sul (A Globo por exemplo mandou 200). Eles pagaram 100 Milhões de Dollares pela Copa de 2010 e 2014. Vão transmitir todos os jogos Ao Vivo, diretamente do Estádio (em outros anos alguns jogos eram narrados do Estudio) e inclusive a ESPN tem uma especie de Palco/Estúdio dentro do Estádio Soccer City (viu não é só nos EUA que usam a palavra Soccer) para fazer transmissões do Sportcenter.

Cada vez mais, tão levando Futebol a serio nos EUA. Mas mesmo assim a cada 4 anos nunca falha, é só procurar no Google e tu achará colunas em jornais pelos Estados Unidos com o colunista explicando porque odeia Futebol. Eu nunca entendi porque era necessario escrever uma coluna sobre um esporte da qual você não gosta. Talvez seja por Ibope, porque é como o Wianey escrever uma coluna falando mal do Inter...sabe que dará Ibope. Essas colunas são quase copias recicladas a cada 4 anos. É sempre o mesmo papo...Futebol é um tedio...não marcam gols o suficiente...onde se viu um jogo acabar empatado....futebol é pra criança mas não pra adulto....futebol é esporte pra gurias...os melhores atletas dos EUA escolhem outros esportes...futebol nunca terá sucesso nos EUA...Americanos gostam de jogos com placar alto.. etc etc etc....

Eu que me criei com Baseball e NFL e só depois Futebol sei que isso é tudo bobagem. Vale o mesmo pra quando um Brasileiro fala que Baseball é um tedio...A verdade é que tudo depende de onde tu foi criado. Se tu é da India tu vai amar Cricket e fim de papo. Se tu não conhece um esporte...as regras...e não tem um time...tu provavelmente não vai gostar do esporte. Até aí tudo bem...mas escrever colunas explicando porque "esse País nunca vai aceitar Futebol" ou "Porque esportes Americanos são melhores" simplemente não faz sentido.

Mas entendem antes de sair criticando Americanos em geral. Esses dinosauros que pensam assim são cada vez menos. A cada 4 anos tem menos deles. Normalmente são jornalistas da antiga quase aposentados, que nunca assistiram futebol e tem medo que o esporte mais popular do Mundo vai ser grande no seu País e eles não sabem nada dele. Essas pessoas se sentem ameaçadas por futebol.

Existem milhões de Americanos apaixonados por futebol...tem com certeza mais torcedores fanaticos de Futebol nos EUA do que a população total de alguns Países da America do Sul (Uruguay com certeza...talvez Paraguay..Chile...). Mas ainda existem muitos mais milhões que não tão nem aí pra futebol...e alguns outros milhões que odeiam futebol. Mas esse odio vem da insegurança. Do medo daquilo que não se conhece.

Essa é uma das razões que torço pela Seleção Americana de Futebol. Eles vem lutando contra TUDO e TODOS a decadas aqui nos EUA. Não só são odeados por uma parte da população Americana por jogarem futebol (um esporte supostamente estrangeiro), como são odeados por muitos pelo mundo por serem ... Americanos. Mas os caras não merecem esse odio. O Bush sim. A Politica externa dos ultimos 40 anos sim. A Seleção de futebol? Não.

Vou fazer uma generalização que acredito tem uma certa validade. O perfil do Americano que odeia (não o que não se interessa..mas o que diz ODEIAR MESMO) futebol é mais ou menos assim. É o tipo que acha que Futebol é só pra estrangeiros, mas ignora o FATO que 50% ou mais dos jogadores da liga de Baseball (o esporte que supostamente sangra Americanismo) vem de países Latino Americanos e muitos nem falam Ingles (Metade do plantel do NY Yankees são de jogadores da Rep. Dominicana, Venezuela, Mexico, Porto Rico e Cuba!) Eles provavelmente acham que tudo fora dos EUA não presta. Provavelmente apoiam essas guerras todas e provavelmente votaram duas vezes no Bush. Esses Americanos que ODEIAM futebol são o estereotipo de Americano que vocês não gostam. Quando você comemora uma derrota da Seleção Americana você está comemorando COM esses mesmos Americanos! Porque eles tão torcendo contra tambem!

Enquanto isso,os outros Milhões de Americanos que Gostam de Futebol (e vou generalizar denovo) são pessoas mais abertas a coisas e culturas diferentes. Boa parte provavelmente votaram no Obama e se pudessem não iriam fazer guerras por aí com tanta frequência. É uma generalização mas é mais ou menos por aí.

Falam mal do Bush, do Obama, do Exercito, das Guerras...mas a Seleção Americana de Futebol é a que menos merece seu odio. Não faz muito tempo eles lavavam seus proprios uniformes e tão aí lutando, jogando futebol e até conseguindo chegar a Finais de torneios da FIFA contra o Brasil! Tudo sem o apoio geral da população ou mídia.

Não estou dizendo que você Brasileiro deveria torcer para a Seleção Americana, só estou avisando que quando você comemorar uma derrota Americana na Copa...os Americanos com o perfil que vocês tanto desprezam vão estar ali comemorando contigo! Não pense que será "Bem feito para esses gringos" Porque "esses gringos" vão estar feliz! Triste vão ficar os Americanos pela qual vocês provavelmente tem mais semelhanças.

O bom é que essa atitude Americana está mudando. Hoje já se vê muito mais midia positiva sobre futebol aqui nos EUA do que negativa. Aos poucos essas pessoas vão desaparecendo do mapa. Ironicamente, sabem qual Nacionalidade mais comprou ingressos pra Copa..alem da Sul Africana? É, Americanos. Não sei se consegui explicar direito o porque escrevi esse texto...mas queria compartilhar com vocês esse fenomeno estranho que acontece aqui a cada 4 anos.