segunda-feira, junho 07, 2010

É A COPA

Em 2006 a gente queria que a Copa passasse, mas já em 2010 estou com pouca pressa.

Tô com saudades de ver futebol por diversão! Chega do sofrimento que é ver o Inter jogar. Essa folga vem em hora boa. Nada melhor do que ver seleções jogarem a vida em gramados e estadios perfeitos, em Alta Definicão com muitos dos melhores jogadores do planeta. 3 jogos por dia, futebol total, cheio de dramas, historias, herois e vilões.

Eu gosto de ver TODOS os jogos da Copa. São poucos jogos pela qual não tenho muito interesse. Normalmente os unicos times que não gosto muito de ver são os países do Leste Europeu como Servias e Eslovenias da vida. Mas mesmo assim assisto. É legal ver os times Africanos, desde a epoca do Roger Milla nos Camarões a Africa sempre surpreende. Agora em casa deve ser mais interesante ainda.

A Copa já começa com um bom jogo. O Mexico contra Africa do Sul. O Mexico é uma especie de Mini-Espanha no futebol. Ela tem clubes fortes, é um país onde o futebol é muito praticado mas no ambito Internacional não consegue ir longe em Copas. Na ultima decada inclusive os EUA leva vantagem no confronto direto contra o Mexico, inclusive eliminando o Mexico em 2002 nas Oitavas por 2 a 0. Mesmo assim o Mexico sempre entra na Copa sendo mais respeitado que os Americanos. Será que em 2010 finalmente o Mexico vai fazer um bom papel na Copa?

Tem o Uruguai pela qual sempre torço mas que normalmente decepciona. Afinal é um país com menos de 4 Milhões de habitantes, não dá para esperar muito. Tem os eternos candidatos sem sucesso como Espanha, Inglaterra e Hollanda. A Inglaterra que joga contra os EUA no segundo dia, deve ser um jogaço. Os EUA é um enigma. Passou 40 anos sem se classificar pra Copa mas nos ultimos 20 anos foi a todas. Mas não consegue colocar medo nos adversarios. As vezes isso ajuda como na Copa Das Confederações quando tocaram 3 no Egito, 2 na Espanha e quase levaram o titulo contra o Brasil quando o placar tava 2 a 0 no intervalo. Mas falta elenco na Seleção Americana, o banco é muito fraco. Mas num dia inspirado ele podem ganhar da Inglaterra que convenhamos não é lá um bicho papão. E Carlos Simon é o Juiz dessa partida!

Tem Brasil do Dunga (que será tecnico do Inter) e Nilmar que eu acredito fará o gol do Titulo (anotem aí..não é a primeira vez que escrevo isso). Tem a Argentina que tá com um time ofensivamente muito forte..são muitas as atrações. Uma pena a Irlanda não estar na Copa por causa daquele gol com a mão de Henry. A Irlanda é um daqueles países que não é candidato a titulo mas que na Copa é sempre muito divertido de ver, pela energia do time. Já a França é sonolenta.

Minha primeira Copa foi em 82. Em 78 eu tava nos EUA e não era muito ligado em futebol, então essa poderia ter sido minha primeira real copa mas foi a de 82 que realmente lembro bem. Antes de 86 mandei uma carta a Revista Placar quando confirmaram Tele Santana no comando novamente. Eu culpava a teimosia do Tele pela derrota em 82 e avisei na carta que foi publicada que Tele Santana ia enterrar o Brasil novamente e foi no que deu. Ele levou um monte de medalhões que não eram nem perto o que eram em 82 (inclusive Falcão já praticamente aposentado) e deu no que deu.

Então a Copa ao menos pra mim é bem vindo, que venha logo Sexta Feira! Quem mais curte a Copa e todos os jogos seja lá quem for jogando?