quarta-feira, junho 30, 2010

8 A Copa do Mundo em Porto Alegre



Em 28 de junho de 1950, há 60 anos atrás, ocorria a primeira partida válida por uma Copa do Mundo, em Porto Alegre.

Quando a cidade foi escolhida como uma das sedes para a Copa do Mundo de 1950, cogitou-se da construção de um grande estádio municipal, como seria feito no RJ (Maracanã), mas logo a ideia foi abandonada, e o Estádio dos Eucaliptos, do Internacional, foi escolhido como sede, sendo reformado e ampliado para o Mundial.

Às 15 horas, entraram no gramado as seleções da Iugoslávia e do México. Os europeus vinham de uma vitória sobre a Suíça (3x0) e eram o adversário mais forte do Brasil no Grupo I. Já o México, havia levado 4x0 do Brasil na estreia.

Doze mil pessoas compareceram ao estádio (era uma quarta-feira). A partida foi dirigida por Mervyn Griffiths (País de Gales), que foi auxiliado por Leafe (Inglaterra) e Van der Meer (Holanda).

As seleções foram a campo com:

IUG: Mrkusic; Horvat e Stankovic; Zlatko Cajkovski, Jovanovic e Djajic; Mihailovic, Mitic, Tomasevic, Bobek e Zelijko Cajkovski
Técnico: Milorad Arsenijevic
MEX: Carbajal; Gutierrez e Cuburu; Gomez, Roca e Ortiz; Septien, Naranjo, Casarin, Perez e Velasquez
Técnico: Octavio Vial

Em campo, figuras que tornariam-se conhecidas no futebol mundial, ou mesmo já eram lendárias, como Mitic, um dos cinco maiores jogadores da história do Estrela Vermelha, e Bobek, considerado o maior jogador da história do Partizan, e maior artilheiro da Seleção Iugoslava. Do lado mexicano, atuava o jovem goleiro Carbajal, que havia completado 21 anos poucos dias antes. Este goleiro seria figura presente em 5 mundiais (1950, 1954, 1958, 1966 e 1970), além de ser o maior jogador do México na sua posição.

Os iugoslavos dominaram a partida, e marcaram logo aos 19' do 1º tempo, com Bobek. Zelijko Cajkovski ampliou aos 23', e a 1ª etapa terminou com o placar de Iugoslávia 2x0. Na 2ª etapa, Zelijko Cajkovski marcou mais um logo aos 7' e Tomasevic marcou o 4º gol aos 36'.

Os mexicanos, irritados com as críticas de sua imprensa, de que haviam se desgastado em noitadas nos cabarés cariocas, correram o tempo todo, mas só conseguiram marcar o gol de honra aos 44’ do 2º tempo, em um pênalti cobrado por Ortiz. Na verdade, não só os mexicanos divertiram-se nas noites cariocas, como fizeram o mesmo nas noites porto-alegrenses, a ponto da seleção ser dissolvida, ao voltar ao país, em função do “péssimo comportamento no terreno moral”.

O público saiu do estádio contente com a partida, mas ao mesmo tempo preocupado. No mesmo horário, o Brasil enfrentou a Suíça, em São Paulo, e empatou em 2x2. Com isso, teria que vencer a Iugoslávia, na última rodada, para classificar-se.

Outra partida seria realizada em 2 de julho: Suíça 2x1 México. Esta partida marcou a 1ª vitória dos suíços em mundiais, e o 6º jogo e 6ª derrota dos mexicanos nas Copas. O árbitro da partida, Ivan Eklind, da Suécia, achou que os uniformes verde (México) e vermelho (Suíça) tinham pouco contraste. Como nenhuma das equipes tinha uniforme reserva, o México teve que atuar com o uniforme do Cruzeiro de Porto Alegre.

Curiosidade:

Em fevereiro de 1955 o Estrela Vermelha excursionava pelo Brasil e enfrentou o Internacional, nos Eucaliptos. Daquela seleção que havia jogado na cidade cinco anos antes, estavam presentes em campo Stankovic, Djajic e Mitic. O Colorado venceu por 4x2.

8 Comentários:

Anônimo disse...

tenho uma camisa do partizan belgrado, time oriundo do lendário Estrela Vermelha, baita história tens meu reconhecimento...hehhehe
grande abraço


e mais uma vez portanto a copa é nossa...hahahahaahah


acessem tbm interlagoas.blogspot.com

Anônimo disse...

A maior “putaria” deste grupo da Copa de 1950 foi o Brasil não ter atuado nenhuma vez sequer em Porto Alegre, sacanagem!

Então cogitou-se a construção de um grande estádio municipal em Porto Alegre para o Mundial de 50? Deveriam ter levado à efeito tal possibilidade.

Aliás, vocês sabiam que esta Copa de 1950 deveria ter acontecido em 1949? Este mundial foi adiado em um ano por conta dos atrasos nas obras, sendo que a Fifa deslocou um dirigente para cá a fim de que tu corresse no novo prazo esperado! Só que para 2014 não haverá tal “arrego”...

Alexandre R. disse...

Grande historia Raul.
Abraços

Obs. Sera que em 2074 falarão da copa de 2014 em POA?

Milton Ribeiro disse...

Amigo, poderia transcrever este post aqui?: http://www.futebolsul21.com.br/

Darei autoria e link, claro.

Abraço.

cjr-sp disse...

Muito bom Profº Raul.

Trazendo para o contexto atual acho que o Inter mesmo com o CONE no ataque ganharia de 80% das seleçoes que estao jogando na Copa atual dado a incapacidade tecnica da grande maioria na minha opiniao é lógico.

****************

Off: FOLHA DE SAO PAULO HOJE...

FIFA AMEAÇA DE EXCLUSAO DE TODOS OS TORNEIOS, TODOS OS TIMES FRANCESES E A SELEÇAO TB.

Tudo pq chamaram o tecnico Frances e membros da Federaçao Francesa de futebol no ministerio da cultura e desporto para dar explicaçaçoes sobre o vexame da seleçao.

Blatter afirmou...As federaçoes nacionais nao podem ser questionadas por politicos e se assim continuar exluiremos a França....e bla bla...

Sds Coloradas.

Adriano disse...

Parabens pelo post...

pra ver como copa é importante em qualquer época.

quem disputa fica na história para a eternidade.

e sempre o colorado dos pampas um passo a frente...hehehe

Adriano disse...

e não é que as gazelas de pijama perderam pra um time de segunda no tal torneio em sta catarina...

hahahaha...é uma piada mesmo!!!

Juli Abdhanur Turcato disse...

Nem tava sabendo dessa das gazelas, meu irmão q veio me contar...e parece q o Coritiba ainda jogou todo o 2º tempo com time reserva...ou seja, as gazelas não ganham nem torneio disputado com timeco de 2ª divisão...ahuahuahuahuahuahuahuahua!

E com essa parada pra Copa do Mundo, a temporada pra valer dá pra se dizer q está apenas começando, ou seja, preparew-se para as alegrias q o GAYmio alegre ainda está para nos dar nesse ano de 2010...shuahsuashuashuashuashuashua

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]