sábado, junho 12, 2010

LAND OF DONOVAN

Dia 2 na Copa:

Estão chamando o jogo Inglaterra x EUA o maior jogo da historia do País e a responsabilidade quase unica de carregar o time dos EUA cai nas costas do Landon Donovan de 28 anos.

Hoje é o dia que Landon Donovan espera a muito tempo. Desde pequeno ele é estrela. De tanto jogar futebol com Mexicanos como guri Donovan aprendeu a ser fluente na lingua Espanhola. Com apenas 16 anos ele foi comprado pelo Bayer Munich mas chegando lá logo aprendeu que ele era alguem nos EUA mas ninguem na Europa. Passou 2 anos terriveis e no inicio de 2000 voltou para os EUA para jogar na MLS (como estrela) com apenas 18 anos.

Em 2002 estreiou na Copa e vez 2 gols importantes, um contra o Portugal e outro pra eliminar o Mexico nas Oitavas. Naquela epoca com apenas 20 anos já era considerado o futuro do futebol Americano. Passou mais alguns anos e começaram a questionar porque ele não voltava pra Europa, que só lá iria evoluir. Mas ele estava muito bem no seu estado natal da California, perto da Familia e amigos (coisas que ele sempre dizia ser muito importante pra ele). Em 2005 mais uma vez voltou pro Bayer num pequeno emprestimo e novamente ficou decepcionado quando não recebeu oportunidades pra jogar. Voltou pro MLS, dessa vez o Galaxy de Los Angeles. Na Seleção e no Galaxy Donovan continuava jogando muito bem, a nivel de craque mas os criticos continuam dizendo que ele tinha que provar seu valor na Europa, para mostrar que era craque mesmo e deixar sua marca no futebol.

Depois da Copa de 2006 da qual todo time Americano foi mal Beckham se juntou ao Donovan no Galaxy e uma novela a parte aconteceu por lá. Depois de 2 otimos anos do Donovan, mas pessimos para o time, em 2009 o Galaxy finalmente consegiu se achar em campo. Mesmo depois de uma briga publica entre Donovan e Beckham os dois se uniram pra levar o Galaxy a final da MLS. Por detalhes não foram Campeões. Perderam o titulo nos Penaltis. Ainda em 2009 Donovan liderou os EUA até a final da Copa das Condeferações contra o Brasil, onde levaram uma vantagem de 2 gols (um dele) para o Intervalo, mas perderam de virada 3 a 2. Depois do jogo Donovan falou que estava cansado do "quase". Antes do Brasil os EUA havia eliminado a Espanha, na sua unica derrota em mais de 35 partidas. Em Dezembro o sorteio da FIFA colocava Donovan contra Beckham na Copa de 2010. Colonia contra Colonizador.

No fim de 2009 Beckham voltou ao Milan pra se preparar pra Copa (que ironicamente acabaria com esse sonho dele) e Donovan finalmente voltou pra Europa num emprestimo de 3 meses para o Everton da Inglaterra. Como Donovam tinha contrato com o Galaxy o emprestimo não poderia passar dos 3 meses de ferias do Galaxy. Era talvez a ultima chance para Donovan provar que poderia jogar na Europa. Logo na sua estreia fez gol e logo virou titular do time. O Everton bateu o Manchester United e outros grandes e a torcida Inglesa fez campanha para o Donovan ficar. Mas no fim dos 3 meses em Abril de 2010 o Galaxy não abriu mão do Donovan e ele teve que retornar, dessa vez por cima, para os EUA. (A pagina 11 da ZH de hoje está completamente errado em dizer que Donovn jogou no Everton mas não brilhou e teve que voltar...brilhou sim e muito..so voltou porque como escrevi tinha contrato com o Galaxy. A ZH errou feio nessa).

Hoje Donovan tem mais uma chance para mostrar seu futebol para o Mundo, exatamente contra a Inglaterra, sem Beckham lesionado (mas como espião). Pelas entrevistas do Donovan ele se diz mais preparado que nunca pra Copa e não vê a hora de entrar no gramado. Esse pode ser seu momento para realmente virar estrela mundial...ou não. Em poucas horas vamos veremos a conclusão dessa historia.

Eu acredito que ele pode realmente brilhar hoje, pois já brilhou em Copa e isso não seria novidade. Acho que a Inglaterra entrará com uma certa soberba e se os EUA jogar direitinho pode até ganhar. O maior problema dos EUA é a Defesa e o Zagueiro Onyewu o "Gooch". O zagueiro do Milan se machucou em Novembro e só está voltando agora. Não tem jogado uma partida oficial desde Novembro e terá que de cara marcar o Rooney. Muito complicado. To até achando que Onyewu deveria ficar no banco. É muito arriscado. No ataque os EUA terá o Altidore e provavelmente o Buddle, outro jovem atacante. Complicadissimo.


Gaetjens sai carregado de campo em 1950

Talvez o espirito de Joe Gaetjens apareça, Gaetjens foi o Americano-Haitiano heroi dos EUA na Copa de 50 que marcou o gol Americano que eliminou a Inglaterra em uma das maiores zebras na historia da copa. O lavador de pratos Gaetjens voltaria para os EUA sem reconhecimento, mas no Haiti virou heroi. Mas anos depois de virar lenda em Belo Horizonte ele teria um fim tragico. Foi um dos milhares mortos pela ditadura do François Papa Doc Duvalier.

PS:

Korea do Sul x Grecia : Grecia mais uma seleção tediosa da Europa, Korea do Sul sempre divertida de assitir. Jogo com Korea normalmente significa varios gols. Korea do Sul 3 x 1 Grecia.

Argentina x Nigeria: Acho que a Argentina tem otimo time...mas...olha a Zebra gente!

Ontem: Eu acertei. França = Tédio. Mexico amarelão. Uruguay infelizmente é passado e Africa do Sul bem fraquinho.