terça-feira, junho 22, 2010

DAR VOLTA POR CIMA VENDE

Uma coisa é claro, o Maradona é o queridinho dessa Copa. Não só na Globo como em todos os meios de comunicação pelo mundo. Todo mundo gosta daquele cara que dá a volta por cima. Um John Travolta em Pulp Fiction que por uma decada depois da super exposição dos anos 70 não conseguia um filme bom. Foi só sair Pulp Fiction e a midia voltou a Amar o Travolta.

No rock tambem é assim. Quando surge um cara novo ele é "o maior...o melhor". Mas passa uns anos ele acaba na mira da imprensa. A Imprensa gosta de elevar...e depois derrubar....pra depois elevar o "desgraçado" novamente. Quantas bandas Brasileiras dos anos 80 eram jogadas dinheiro pela TV no auge pra depois serem completamente esquecidos nos anos 90, sem a minima chance de aparecerem na TV? Depois de uma decade de sofrimento e esquecimento total veio o revival...o retorno...o comeback...de muitas dessas bandas (Capital, Ira, Ultraje...etc..).

Foi assim com Maradona, até por culpa propria. Mas foi Heroi...depois vilão...depois coitadinho....e agora Heroi de novo e a midia ta adorando. O que o Dunga tá vivendo hoje faz parte dessa maquina. Dunga já foi Vilão em 90...passou pra Heroi em 94....nos ultimos anos tem sido heroi, tem ganho tudo mas a midia quer que quer derruba-lo. Um heroi não vende jornal se ele é heroi por muito tempo! Nem Pelé é heroi no Brasil. Boa parte dos Brasileiros desrespeitam o Pelé....mas garanto que o dia que Pelé morrer todos que o criticam hoje vão estar babando ovo dele. Pelé é heroi em todo mundo...menos no Brasil! Historias boas não vendem jornal...o negocio é controversia mesmo! Isso vende!

Tele Santana é mais um exemplo. Um tecnico que consegiu perder duas copas com time repleto de craques mas que hoje é um semi-deus do ponto de vista da Midia e provavelmente do publico que é influenciado pela midia. Era só ganhar um Mundial de Clubes que a midia fez com que isso fosse suficiente para o grande Comeback do Telê.

Então o Maradona que aproveita esse amor todo...quando a novidade passar eles vem atras denovo. E o Dunga que fique ligado...se o Brasil for eliminado eventualmente vai ter os caras que vão tentar erguer denovo o Dunga e provavelmente serão alguns dos mesmo que tão tentando derruba-lo hoje. Tudo por ibope...tudo pra vender jornal.

PS:

Uma produção da ESPN Americana, estreia hoje as 22 Horas horario de Brasilia na ESPN dos EUA, "Os 2 Escobars". O Filme trata do Traficante Pablo Escobar e o jogador que foi assasinado por ter feito um gol contra na Copa de 94 Andres Escobar.

O filme promete...deve ter link por ai pra ver pela net.

PS: To assistindo o filme agora...PQP...o que era os times Colombianos começando em 89...tudo fianciado pelos carteis. To numa parte que falam da final da Libertadores de 89 onde o Nacional de Medelin financiado pelo Pablo Escobar chegou ate a final da Libertadores........quase que o Inter aparece nesse final, mas perdeu a semi para o Olimpia. Mostram e falam muito dessa final que foi decidido nos Penaltis. Na Liga Colombiana, Escobar chegou a mandar matar juiz que apitava maldosamente contra seu time, mandado por outros traficantes milionarios.

Nacional acabou sendo campeão da Libertadores ...financiado por dinheiro sujo. Por pouco o Inter não tava nesse inferno de historia.

Depois da conquista da Libertadores os jogadores do Nacional (Andres Escobar incluido..capitão do time) foram até o Sitio do Pablo Escobar comemorar a convite dele. Lá os jogadores receberam seus Bonus pela conquista.



O Trailer no site ESPN