segunda-feira, julho 19, 2010

13 Saudade

Palavra universalizada pela língua portuguesa. Sentimento Internacional, né? Todo mundo sente saudade de alguém, de alguma coisa, de cheiro, sabor, daquela música, daquele momento, ou de algum lugar.

Muitas vezes brilha no semblante, através de um sorriso ameno, como se fechando os olhos fosse possível retomar aquele instante saudoso. Tem também o reflexo doloroso, nos olhos marejados, em sinal de que é muito triste viver na impossibilidade da saudade.

Com respeito aos fãs, não gosto de Legião Urbana, mas acho incrível uma frase de Renato Russo, “saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi”. Esta é aquela sensação de aperto no peito que a gente não explica direito, ou uma vontade de não estar onde se está, sem saber, então, onde raios eu me encontro... Reflexos de almas inquietas.

Existe também a premonição: vai deixar saudade. A psicografada: morri de saudade. E a melhor de todas: saudade Gabiru, ninguém imaginou que fosse sentir, dele!

A verdade é que saudade do que foi ruim a gente não tem. Portanto, em poucos dias, logo antes do juiz apitar o início da partida, o Beira Rio (in loco ou espraiado) irá cerrar seus olhos e, num leve instante psicótico: matar a saudade .

Não somos os mesmos daqueles dias, onde vivemos a apreensão que precede o primeiro título. Sóbis e Tinga também não são aqueles mesmos postulantes ao hall da América. Toda montanha de sentimentos à beira de um rio e ataque de nervos, foi se dissolvendo depois daquele agosto e hoje pulsa em corações maduros, bem resolvidos.

Mas então, de que saudade eu me refiro? De ganhar (agora) um novo título.

Não foram os cinco gols em dois jogos, seis pontos somados e a nova posição na tabela do Campeonato Brasileiro que me trouxeram de volta o espírito chamado saudade. Não foi o belo gol de Sandro, bom rapaz, contra o Guarani. Tampouco o de Kleber, ontem, no passe de D’Alessandro. Nem mesmo o ressurgimento de Taison, ainda que tão breve pareça momentâneo suspiro.

Foi esse frio com chuva desgraçado que condena meus pés ao gelo infinito. Essa perseguidora umidade, invadindo por todos os lados. E a toalha que não seca estendida no box do banheiro. O céu fechado, de cara feia que maltrata impondo melancolia. Os dias que se escondem e nos recolhem do prazer do dia. Foi nosso clima gaudério infeliz que me despertou a lembrança mais feliz, de um inverno como tantos outros e do qual, no entanto, sinto muita saudade.





13 Comentários:

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Jóia, Diana, excelente texto! O que sinto é saudade misturada com apreensão. Existe palavra para definir isso?
Poucas vezes tive pensamentos tão contraditórios quanto nas últimas semanas. Mas a Esperança espreita, escondida atrás das nuvens grossas de chuva e frio.

Luciano Klein disse...

Bahh.

Moro em Floripa e há 4 anos o clima tava parecido...

A diferença era que naquela época o SPFW assustava bem mais.

Agora o que assusta é o próprio Inter (pro bem e pro mal)

Os Spaulinos tambem lembram (leiam o Blog do Sp no Globoesporte.com). azar deles que a lembrança é infeliz...

Agora é entrosar o Predador e o Matador neste dois jogos q faltam e
jogar "a morir" quarta que vem


Dale Inter

Marco disse...

Um belo dia de agosto de 2006, o Globo Esporte abriu assim:

"Rafael Sóbis. Este nome a torcida do São Paulo não pode nem ouvir falar, hoje. Ele marcou os dois gols do Inter e deu a vitória... (não lembro o resto)".

Azar deles que Sóbis estará lá, nos dois jogos, para estufar as redes do Rogério Cenico.

E, realmente, um meio-campo com o poder de marcação e movimentação de Sandro, Tinga e Guiñazu é de impor respeito, muito respeito.

Mas, principalmente, resgata a velha tradição Colorada, de muita pegada e muita técnica, com D'Alessandro fechando o conjunto.

O duro é que, para escalar Sóbis e manter o Alecone, Roth terá que mexer no esquema.

Ou dará mais esta alegria aos Colorados, tirando esta pereba indolente do time?

Marco disse...

Ah, esqueci: belíssimo texto, com emoção e inspiração nas doses certas.

Marco disse...

Mais:

"Inter inclui Tinga, Renan e Rafael Sobis em viagem para Minas Gerais".

Sim, senhores e senhoras, uma segunda-feira e tanto para nosotros Colorados.


Ienrauuuuuuu!!!

Carlos - Porto Alegre disse...

Bah, me fez lacrimejar os olhos aqui, e arrepiar a espinha!!

Eu nasci 5 anos após a conquista invicta de 79 e mesmo assim eu sinto muita saudade!! Na Copa do Brasil de 92 eu tinha quase 8 anos, só lembro de ir pra rua e dar várias voltas na quadra com o meu irmão, que saudade!! Mas com certeza o que mais tenho saudade é do "perigo eminente" de sermos campeões novamente!!

Chega de uma vez dia 28!

Ike disse...

Perfeito Diana!

A volta dos campeões de 2006 somada a volta de um futebol competitivo dentro de campo (by celso juarez roth!) encheu os corações colorados de esperança.

O INTER de hoje é muito mais candidato ao bi da LA que o time pré copa, disso eu não tenho a menor dúvida! Temos problemas a resolver é claro, mas o SP parece tê-los em maior número, se nós não temos o time ideal, tampouco nosso adversário nas semis!

MInha esperança se resume no seguinte: se com Fossatti tínhamos um time sem liga e ainda assim passamos pelo estudiantes, porque agora, com o time engrenando, não podemos chegar a final?

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Obrigado, Diana !!!

Que saudade... QUE SAUDADE !!!

Subi a Rampa do Gigante gritando o nome de todos os jogadores colorados que me vinham a mente que ví jogar ou não no Inter dos meus, até então, 38 anos... e ao adentrar à Cadedral gritar: "todos são vocês, HOJE !"


Agora temos o General, o Indio ou o Soldado, o Predador e o Matador e ELES ESTARÃO LIDERANDO o Pato, o 'Perro Loco', o D'Ale 'Xaropão', os Guris bom de bola Sandro e Giu e os 'Nêgos' Kleber, WMatias, Dézinho e Taison... À GLÓRIA !!!!!!

Minha confiança SEMPRE se baseia na continuidade... que com times até piores não baixamos de Vice ano Passado e buscamos a Sula em 2008...

vamo, Vamo, VAmo, VAMo, VAMO, VAMO
VAMO, VAMO INTER !!!!

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

aGORA TEMOS QUE EMBALAR, FOCAR INVADIR O BEIRA-RIO E PENSAR COMO CAMPEÕES DO MUNDO QUE SOMOS...

...MAS TEM CORNETEIRO, TIPO O KLEBER_TAPES, QUE É TÃO CORNETEIRO, MAS TÃO CORNETEIRO, MAS TÃO CORNETEIRO... QUE A VITÓRIA DOMINGO DO INTER SÓ VALEU (pasmem!) 2 PONTOS.(LI ISSO A 2-3 TÓPICOS ATRÁS...DE TANTO REINAR OS CARAS MUDAM ATÉ REGULAMENTO).

ENTÃO ABRE O PARENTESES PRO D'ALE:

JOGADOR QUE INCOMODA O ADVERSÁRIO E O SEU TÉCNICO, O TORCEDOR RIVAL, O SEU PRÓPRIO, QUE DIVIDE A TORCIDA, O GERA BRIGA ENTRE IRMÃOS, AZUCRINA O GRÊMIO, MAS TAMBEM O MARADONA... ENFIM, XAROPEIA GERAL !!!

E GANHA 250 MIL POR MÊS... ELE NÃO PODE SER O MEIO CAMPISTA, CENTRO DE UM TIME !!! E TÃO CLARO ISSO, QUE O PRÓPRIO D'ALE BUSCA AS EXTREMAS!!!

CONCLUI-SE: O D'ALE É REALMENTE PONTA DE RECUO... PARA FICAR AO LADO DAS 2 ÁREAS CRUZANDO, E ARMANDO ATAQUES INDIVIDUALMENTE, SEM MARCAR NINGUEM E SEMPRE LEVANTANDO CARTÕES PARA O TIME ADVERSÁRIO... E PENALTIES PRA NÓS... E ALGUNS GOLS... E... ETC...

E ANO QUE VEM QUE VÁ FELIZ AO RIVER... QUE AÍ SIM TENHO CERTEZA QUE NÓS ESTAREMOS TAMBEM FELIZES, POIS D'ALE FARÁ O QUE DISSE OUTRO DIA: GANHAR AQUI E DAR O GRANDE TÍTULO AO INTER !!!!

ENFIM. MEU ATAQUE É D'ALE+SÓBIS...

cjr-sp disse...

Mui bien...Diana

ESSE TIME QUE O CARLOS NO POST ABAIXO LISTOU VAI SER O DO ROTH NA LIBERTADORES:

Pato
Nei, Bolívar, Indio e Kleber
Sandro e Guina
Tinga, Dalessandro e Sobis
Alecone

***************************

O Meu seria:

Pato,
Glaydson, Bolivar,Sorondo e kleber.
Sandro e Guina.
Tinga, DALE, Marquinhos.
Sóbis.

O meu banco teria:
Ranan,
Nei Nabao, Eller,
Giulano, Dezinho, Taison.
Damiao.

João Gabriel disse...

INGRESSOS NO SITE DO INTER!!!!!

Fabio - Arena Vermelha disse...

Como sempre, os melhores textos do BV são teus.

Muito bom, pra variar.

Abs

Unknown disse...

"Como sempre, os melhores textos do BV são teus.

Muito bom, pra variar."

Faço minhas as palavras do Fábio, que comentou acima. O teu texto me levou de volta a 16 de agosto de 2006, vieram à mente imagens daquele dia inesquecível.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]