segunda-feira, janeiro 10, 2011

A Imprensa


(Desculpe pelo longo desabafo)

O que vem primeiro, a Imprensa ou a noticia?

É a noticia que cria a necessidade de imprensa ou é a imprensa que cria a necessidade de noticia?

Vou ser direto. O nosso mundo tá fudido e em boa parte por causa da imprensa.

Os EUA por exemplo estão cada vez mais perto do fundo do poço por causa do ciclo de noticias que é cada vez mais 24 horas por dia. CNN, Fox News, MSNBC as 3 maiores redes de Noticas (a cabo) aqui tem que achar noticia pra preencher as 24 horas. Pior, eles pararam de procurar noticias. Agora essas emissoras acham apenas uma ou duas coisas e martelam por meses as vezes anos a mesma novela.

Desde que Presidente Clinton ganhou de present um Blow Job da Monica Lewinsky lá por 1998 os EUA e seu Governo pararam de trabalhar. Desde lá os Politicos Americanos entraram na onda da imprensa e passam 24 horas usando esses canais como plataforma para lavar roupa suja no ar. "Melhorar o País? Que nada...temos que focar hoje nas eleições de daqui 3 anos e destruir o outro lado". Essa é a mentalidade hoje. E a plataforma pra fazer isso existe e está ai pedidndo, implorando para ser usado: A Imprensa.

Com o passar do tempo isso faz uma lavagem cerebral na pessoa que fica viciado em ver esses canais ... e existem muitos, milhões. Aqui nos EUA existe uma racha entre 2 tipos, não branco e preto como era antigamente, mas entre Republicanos e Democratas. Cada dia a imprensa vai ao ar e martela repetidamente as mesmas loucuras (dependendo do canal): "OBAMA É UM SOCIALISTA!"..."OBAMA NÃO É AMERICANO!!" ..."OBAMA QUER DESTRIUR OS EUA"...."A CRISE ECONOMICA MUNDIAL É CULPA DO OBAMA!" ... essas coisas entre outras são repetidas a 2 anos especialmente na Fox News que é um agente do partido Republicano. Pessoas como Rush Limbaugh, Glen Beck, Bill O'Reilly repetem essas coisa diariamente para milhões de seus seguidores. Os idiotas acreditam. Enquanto isso cada um desses caras ganham mais de 50 Milhões de Dollars por ano. É eles tão preocupados com a economia né.

Os politicos sabendo disso se aproveitam e ajudam a imprensa a botar lenha no fogo. A imbecil da Sarah Palin (aquela que era desconhecida até McCain chamar ela pra ser o Vice dela na eleiçao 2008) ano passado postou no seu website um mapa dos EUA com ALVOS em certos Estados e os nomes dos Deputados que apoiavam a nova lei para dar Plano de Saúde a todos os Americanos (os Republicanos são contra!). Ela escreveu "Não é hora de voltar pra tras...é hora de recarregar as armas". Na lista dela estava o nome da Deputada Gabielle Giffords. Sabado Gabrielle Giffords levou um tiro na cabeça de um maluco que ainda matou 6 outros incluindo uma menina de 9 anos.

A imprensa é claro publicou o os nomes no panfleto da Palin e falou repetidamente sobre o assunto. Mas cedo ou mais tarde um louco (algo que não falta nos EUA) ia atender o pedido da Palin (da qual ela diz que foi mal compreendido). E porque vocês acham que a cada 6 meses aparece mais um louco nos EUA que mata 20 numa escola? Porque esses loucos viram outro louco fazer isso e ficaram "famosos" graças a cobertura da midia que estampa as imagens, fotos, pensamentos desses loucos pra todo mundo ver! Chama-se "Copycat crime" e o sangue tá na mão da imprensa.

A imprensa Americana tem tanta culpa quanto a Sarah palin que fez essa merda. Na guerra do Iraq em 2003, a CNN, Fox e MSNBC não contrariaram o Bush porque sabiam que uma Guerra ia ser bom pro ibope. Hoje, esses canais passam odio (atraves de convidados e apresentadores) para seu publico que escuta e acredita em tudo que eles falam. Claro cada grupo assistindo o canal que fala "pra eles".

Falar dos reais problemas do País a imprensa não fala, nem os politicos, pois isso não dá ibope. E assim vai o ciclo...e essa é uma das razões que os EUA tá cada vez mais na merda. Perderam foco: Os Politicos, a Midia...e o povo.

No Futebol a coisa é claro é bem mais Lite, mas mesmo assim perigosa.

No caso Ronaldinho, foi necessario todo esse circo? Quantas negociações são feitas sem 95% dessa badalação. Tudo bem, é Ronaldinho, estamos em Janeiro, dá até pra entender.

Mas o que não dá pra entender é a irresponsabilidade da imprensa que anunciou o negocio fechado antes de ser realmente fechado. Criando esperanças entre a torcida rival nossa e depois o desespero e raiva...tudo que no fim pode acabar com violencia. Pior a midia ainda faz reportagems sobre o assunto (revanche) colocando a ideia mais e mais na mente da torcida.

Afinal porque existe tanta violencia no futebol? Será que a midia não tem alguma parcela de culpa nisso tudo? Será que a imprensa não gosta de colocar mais lenha nesse fogo?

A verdade é essa gente. A Midia, a imprensa manda no mundo. Eles fazem a cabeça de todos nos. Pensem bem, a grande maioria aqui nunca conheceu pessoalmente o Lula, nem o Obama, nem o Falcão, nem o Pelé mas todos nos temos opiniões formadas sobre essas pessoas....como se nunca conhecemos eles? Simples, a imprensa fez nossas cabeças sobre essas pessoas e 1001 outros topicos. Pois é, se Wianey escreveu algo sobre o Inter é porque deve ser verdade não?

Deixo meu desabafo com uma dica. Tem um filme pouco conhecido de 1957 que é uma obra prima e trata desse assunto de como a Midia controla o povo. Chama se "FACE IN THE CROWD" com Andy Griffith. Se acharem uma copia recomendo muito esse filme. Eu vi esse filme faz 20 anos numa aula de Comunicação na Faculdade.

Minha dica pros Gremistas é esquece a violência contra o Ronaldinho. Em vez disso simplesmente vaia ele cada vez que ele aparece na sua frente. So vaia. Pra sempre. É muito melhor. Imagina daqui a 30 anos, Ronaldinho quebrado, vai numa padaria comprar pão e lá um guri de 10 anos começa a vaiar ele. Seria muito melhor do que alguem fazer uma bobagem violenta hoje. O negocio é tormentar ele com vaias e não violencia.

VIDEO DO DIA:

Leva o mesmo nome do Filme mas nada a ver com o filme. A Face in the Crowd de Tom Petty. Baita som de 1989.