quarta-feira, janeiro 26, 2011

Naming Rights do BR

Já escrevo sobre esse assunto desde que comecei o Blog Vermelho em 2005. Vou continuar insistindo. Li (acho que) na ZH que o "Inter tem que fazer de tudo pra não passar vexame com a situação do estadio e Copa" ou seja ficar jogando dinheiro no problema.

Acho que a 3 anos escrevi aqui que pode ser IRRELEVANTE ser sede de Copa a não ser que algo seja feito com o NOME DO ESTÁDIO. Ser sede serve pra flauta em Gremista mas pra ter outros benefícios como reconhecimento da marca INTER ou grana, outra coisa tem que ser feito. Sim quero um Beira Rio moderno mas como vinham fazendo aos poucos e não ao custo do FUTEBOL. Falei no passado e vou falar de novo...Copa no Beira Rio não trará um pingo de prestigio a mais ao CLUBE Sport Club Internacional fora do País a não ser que largamos de mão por 2 anos o nome Beira Rio. Ninguem liga pra quem é dono de estadio de Copa e pior o nome Beira Rio não faz propaganda para o Sport Club Internacional como deveria. A FIFA limpa tudo do Estadio...até o Bandeirão do Inter GARANTO que não será permetido. O minimo que deveriamos ter para ter nosso nome pelo mundo todo é usar o nome do Clube no Estadio a partir de 2012 até o fim da Copa.

Não vamos nos quebrar por causa dessa Copa! Será legal quando acontecer...mas "ser legal" não deve custar 200 ou 300 milhões e títulos.

Já fui ridicularizado aqui no passado por sugerir Naming Rights porque Brasileiro não tava acustumado com isso..a velha desculpa "Não faz parte da Cultura Brasileira". Nunca acreditei nesse papo "de cultura". A Cultura se muda e a Cultura Brasileira a cada ano muda e se adapta a novas realidades.

Hoje naming rights começa a ser mais aceito no Brasil, até o Gaúchão tá levando o nome de Coca Cola e a imprensa respeitando e repetindo como é feito em Países onde o Esporte é levado a serio.

ENTÃO...se o Beira Rio vai ser sede de Copa a unica maneira de ter certeza que o INTER será reconhecido por esse trabalho todo é de trocar o nome do Beira Rio (que significará NADA para o resto do Mundo) para Estádio Sport Club Internacional. Nos 2 anos de Copa e Copa das Confederações o Inter poderá (é só querer) ter seu nome repetido 1 Milhão de vezes em jornais do mundo...mas tem que trocar o nome do estadio, ao menos para a FIFA assim divulgar. Se voce, teu vizinho, Pai ou Filho quer continuar chamando de Beira Rio, tudo bem sem problema, mas o negocio é oficializar SC INTERNACIONAL com a FIFA e assim será publicado o nome pelo mundo. O que é mais importante Os Alemaes, Americanos, Russos , Italianos etc lerem Estadio Beira Rio ou Estadio Sport Club Internacional? Qual terá mais valor para nos? Pensem nisso!!!

A unica outra alternativa pra recuperar GRANA dessa construção é vender o naming rights para um patrocinador DA FIFA. Porque durante a Copa se o Estádio tiver nome de patrocinador que NÃO é da FIFA eles não usarão esse nome (eles colocam um generico World Cup Stadium #7). Mas se usar nome de um deles aí tá valendo (O nome do proprio clube dono no estadio não deve ser problema , como Giants Stadium em 94 e se for tem que mandar a Fifa tomar no...).

Então Colorado...acorda e escuta...2 opções...troca o nome do estadio pra SC INTERNACIONAL pra reconhecimento mundial da marca ....ou vende o Naming Rights para um Patrocinador da FIFA pra proxima Copa.

Passar TODO esse trabalho e gastar TODA essa grana e deixar o nome do Estadio, Beira Rio (por mais acustumados que estamos com esse nome) durante 2012 até 2014 será a maior perda de Marketing na História do clube. Depois de 2014 para satisfazer os saudosistas troca de volta pra Beira Rio, mas de 2012 até o fim da Copa será um CRIME não trocar o nome do Estádio!

Faz um google ai de quantas vezes aparece o nome SC Internacional hoje pelos jornais do Mundo. Sá pra se contar em 2 mãos. Agora coloca SC Internacional como nome do estádio para a Copa e tu vai ver a diferença enorme que isso vai fazer. A gente sempre lembra o nome do estádio e não quem é o dono dele.

PS: Meu topico de 2010 sobre Naming Rights no Beira Rio
PS: Em Julho de 2006 eu já havia tocado no assunto!