quarta-feira, março 07, 2007

24 Como você se tornou colorado?

Escrito por Rafael Rodrigues

Claro, todos vão dizer. Colorado que é colorado já nasce colorado. Ou então, sou colorado desde pequeninho. Mas na realidade algum motivo fez você se apaixonar por este time, e dedicar parte de sua vida a ele. Pode ter sido por influência do pai, da mãe, do vizinho, de algum parente, ou pode ter sido por iniciativa própria, que foi o meu caso, como relatarei a seguir.

Sou de uma família (pai, mãe e irmã) de torcedores gremistas. Como todo pai, e eu não serei diferente quando tiver meus filhos, fui influenciado a torcer para o time da Azenha, entretanto foi frustante para o meu pai a tentativa dele. Quando tinha 3 anos, fui morar no Rio de Janeiro, neste meio tempo comecei a entender de futebol e como a maioria dos meus amigos eram flamenguistas, mantive uma certa simpatia por este clube. Aos 8 anos voltei para o RS, sem ter um time definido no estado. Até que em uma Festa do Guaraná, em Rio Grande, no dia 12/02/1989, o Inter derrotou o Grêmio num jogo heróico, histórico e memorável, jogo que hoje é conhecido como o Gre-Nal do século.

Foi neste dia meus amigos que eu não tive mais dúvidas, este era o meu time, o time pelo qual eu me apaixonei e passei a acompanhar, me emocionar, sofrer, ter todo o tipo de sentimento possível, mas em nenhum momento abandonei, deixei de torcer por ele.

E você, como se tornou colorado?

Um abraço e até a próxima.

PS: Todos ao Gigante prestigiar a volta do grande artilheiro colorado. Jesus Christian está de volta.

24 Comentários:

Darlan Gustavo disse...

total influencia do meu pai, graças a deus....meu irmão acabou virando gremista...maior frustação da vida do meu pai...

deus me livre eu ter um filho gremista...prefiro que torça para o São José de Poa

Darlan Gustavo disse...

e esses topo do blog Louis?

ta no aleatorio? tem uns novos? bah..ta show de bola isso!

Anônimo disse...

po eu comecei a torce pelo inter em 88 ou 89, quando tinha nove anos (antes naum lembro) era um grenal que acabou 3X3, muita raça do colorado e tal! mas meus irmãos ja eram colorados! colorado, colorado, nada vai nos separar!!

Gonçalves disse...

Bom eu nasci em 1966,me tornei colorado também por conta do meu pai...eu tinha um tio gremistaço...queria de todo jeito que eu fosse gremista, chegando a me ameaçar (brincando lógicamente) de me deixar a pé em algum lugar que ele tivesse levado eu e meus primos, ele tinha uma kombi e me levava pra festas promovidas pela Pepsi firma pela qual ele vendia produtos...na realidade fui mesmo me inteirar de futebol em si com o título de 79 do qual vagamente me lembro de alguns jogos como o contra o Palmeira 3 x 2 lá em São Paulo...e o do rio de Janeiro contra o Vasco com aqueles dois gols do Chico Spina e o do Beira Rio...estive naquele 0 x 0 contra o Bahia no qual a torcida ainda que bem humorada saia do estádio dizendo si fudêmo!!!...si fudêmo!!!...no grenal do século inesquecivel de onde já relatei alguns fatos por aqui mesmo...e de ir estádio fielmente desde que me tornei sócio em 2005...realmente é algo que normalmente passa de pai para filho...hoje meus dois filhos também são colorados...e sempre que posso em jogos mais calmos os levo junto continuando o ciclo normal das coisas hehehe

Anônimo disse...

meu pai, colorado velho lah dos pampas, me ensinou a torcer por esse clube maravilhoso, o clube do povo...
dalhe inter

Anônimo disse...

Minha influencia é da família quase toda ela (por parte de pai), é colorada. Ainda tem uns coitados que são gremistas, mas fazer o que... nenhuma família é perfeita. Meu pai sempre foi colorado e enquanto teve gás pra ser fanático ele foi. Meu avó era 10x pior do que o meu pai. Colorado PRETO de tão roxo que era pelo inter ficou preto. Eles nunca me obrigaram a torcer por um time, claro, brincavam que não iriam admitir se eu fosse gremista, mas nunca me influenciaram... mas eu sempre fui colorado, eu me tornei fanático somente em 1992. Inter x Fluminense pela Copa Do Brasil uma noite chuvosa com aquele 1x0 suado. Algm lembra?
Agora foi em 1997 que eu confirmei ainda mais o que já era pra ser o meu destino o jogo do 5 muito gaymio.
"UH FABIANO, UH FABIANO" graaaande cachaça.

"Academia do povo só tem uma, e se chama inter essa loucura, é um sentimento, para mim uma religião, salve bodinho, dom elias, e também o falcão.
VAAAAAAMO INTEEER, VAAAAMO INTEEER"

Denilson M. (POA) disse...

Apesar do meu pai ser gremista, meus irmãos mais velhos saíram colorados por influencia do meu avô, que deu o uniforme completo para o meu irmão mais velho. Por isso, me vi colorado desde pequeno... realmente não lembro de algum dia ter decidido por isso... Mas naquela época, era quase uma unanimidade ser colorado, afinal o Inter tinha sido octacampeão gaúcho e quando eu tinha 9 anos, presenciei o tri-campeonato invicto... imaginem, nós éramos tri-campeões brasileiros e o gfpa não era absolutamente nada...
Naquelas épocas de império otomano, onde imperavam os episódios do portão 8, fiquei meio afastado do estádio, acompanhando notícias de longe...
Em 97, comecei a acompanhar de novo , foi quando levei meu filho pela primeira vez ao Beira-rio, ele tinha 6 anos...
Depois de 99, dei uma afastada novamente e voltei a frequentar Gigante em 2004... comprando camiseta e tudo mais... desde lá não parei mais, to sempre com meu filho no estádio, que acabou saindo mais fanático que eu, graças a deus...heheh

Anônimo disse...

Bom na verdade não sei ao certo quando me tornei colorado. Meu pai era gremista assim como meus tios tias e primos por parte de pai. Minha mãe era colorada, assim como toda a família que a criou. Como meu pai na época que eu era pia não ia ao estádio, eu não tinha muito interesse em futebol. Foi ai que meu tio por parte de mãe me levou ao Beira Rio´para assistir a um treino do time titular e comecei a criar simpatia pelo inter, que definitivamente se firmou em 79 com o tri campeonato invicto. Mas desse titulo só me lembro por curiosidade do jogo contra o Palmeiras que foi a semi-final. Claro que anos depois vi os gols da final em teipe. A primeira vez que fui ver um jogo no Beira Rio foi em 1981, pena que de 1985 a 1990 foram anos duros, mas estive sempre ali apoiando o time. Daí em diante sempre que posso vou a campo apoiar o nosso Inter.

Anônimo disse...

Sempre fui. Influência do pai que sempre me deu camiseta quando era pequeno. Mas a paixão, o amor doentiu certas vezes, emocionante ao extremo, explodiu mesmo em 95. Mais precisamente num jogo contra o São Luíz de Ijuí que o inter meteu 5 no Beira Rio nas semi-finais do gauchão.
Eu nunca gostava muito de futebol a não ser jogos da seleção brasileira. Como todos sabem, o nosso grande rival tava na moda na época e meu primo um gremista muito doente me enchia o saco com isso e tal. Nesse dia eu tava na casa dele em São Leopoldo, vendo o jogo deles na TV e escutando o Inter no rádio.
Foi nesse dia que despertou a paixão e amor pelo Inter de vez.

Caco e Su...... disse...

Rafael.. essa pergunta pra mim é complicada de responder, porque eu não me lembro de não ter sido colorado. Apesar de não ter tido muitos fardamentos do Inter quando era menor, meu pai não era um aficcionado por futebol, minha mãe era colorada, meus melhores amigos de infência eram colorados, e isso acho que acabou me influenciando. Os pais destes amigos foi da FGF e com isto íamos a todos os jogos nas tribunas, até mesmo do CHiqueiro para ver o Inter.

Anônimo disse...

a primeira lembrança do beira-rio que eu tenho é de uma partida, eu bem pequeno, não sei quantos anos, mas uns quatro no máximo, lá por 86 ou 87, entadinho com meu pai e irmão nas cadeiras de madeira das sociais. me lembro quando todo mundo começou a pular e gritar e eu puxei meu pai pela camiseta e perguntei: "pai, o que que aconteceu?" e ele me respondeu "foi gol do inter, meu filho".

imaginem, o primeiro gol do inter que eu vi foi um gol que eu não vi.

mas a minha segunda lembrança é da final de 1992. gol do célio silva chutando mais areia do que bola naquele pênalti que nunca existiu. eu estava no beira rio com meu pai, irmão e um amigo, que hoje é conselheiro. lá pelo meio do segundo tempo eu disse pra esse amigo "só vai dar se for de pênalti", e cinco minutos depois o pinga cai na área.

depois só me lembro de aguentar no osso o final do primeiro grau do colégio, todo mundo gremista naqueles infernais anos 90. mas me mantive pq sabia que seria recompensado.

a decisáo do gauchão de 97 foi o último jogo que meu pai me levou. tínhamos ingresso de geral, mas tava lotado e nos mandaram pra social. ficamos de pé, duas filas de torcedor por cada degrau, e aquele inesquecível canudo do cachaça estufando a rede molhada da cidadela do danrlei galinha velha. depois desse jogo meu pai só voltou a ir comigo naquele inter x fluminense de 2005 que deu tumulto. também foi o único, e ele não foi nunca mais até hoje. é uma pena. nos últimos anos tenho ido com minha namorada (que vai virar noiva se o inter for bi-mundial, eu prometi).

putz, acabei me passando e fugindo do assunto... mas é que não sei porque que sou colorado, só sei que sou, graças a deus.

Anônimo disse...

bom eu posso dizer q me tornei colorado sem influencia de ninguem,meu pai e meus irmaos eram gremistas e sempre me incomodavam para ser gremista tb,um dos primeiros contatos com futebol foi a final do mundial de 95 q o gaymio perdeu,tinha uns 7 anos na epoca,nao sei pq mas fiquei muito feliz com essa derrota,enquanto aqui em casa era clima de enterro,na mesma epoca assisti um jogo do inter e me apaixonei pelo time,apesar de nao lembrar contra quem foi e nem o resultado,pois é, escolhi o inter numa epoca muito dificil para o clube,mas me orgulho de nunca ter virado a casaca nem nada...
COLORADO COLORADO NADA VAI NOS SEPARAR!! NOS SOMOS TEUS SEGUIDORES PRA SEMPRE VOU TE AMAR!!!
PS: legal minha historia né?

Guilherme Mallet disse...

É difícil lembrar. Mas nas minhas investigações ao passado, a memória mais antiga que tenho é de um treino do Inter que fui assistir com meu tio na arquibancada do Beira-Rio. Eu era fã do Taffarel, o goleiro da seleção. Lembro que tinha uma propagando que um guri gritava para o Taffarel pular para a direita na cobrança de um penalty, e ele ouve o guri e defende. Então nesse treino eu gritava para ele: "na direita Taffarel!"

Depois de um tempo afastado - meu pai não é muito ligado em futebol (talvez por isso, um gremista) - voltei ao Beira-Rio num jogo contra o grande Palmeiras de 94. Inclusive com aquele gol que o Edmundo parou a bola na linha do gol e depois chutou... Resultado: 2 a 0 pro Palmeiras. Desde então eu tenho um carma com times verdes. Acho que o Inter tem.

Os anos 80 e 90 foram muito cruéis, sem dúvida. Mas isso criou uma geração de colorados verdadeiramente apaixonados, que aderiram ao clube no seu período mais difícil.

Eu sempre digo que amar um clube por causa de seus títulos, é como amar uma pessoa por causa de seu dinheiro, um dia ele acaba ou torna-se insignificante.

Um abraço

Guilherme Mallet
beirario2014.blogspot.com

Anônimo disse...

Minha família é na maioria de colorados, com exceção de um tio e primos insuportavelmente fanáticos gaymistas. De tanto me encherem o saco logo que foram campeões intercontinentais peguei um ódio de gaymistas que ultrapassa os limites da razão. Meu pai é um fanático comedido mas tá sempre com o ouvido colado no rádio quando tem jogo.Ele ganhou de presente uma camisa oficial acho que de 80 ou 81 do Barbieri, que começou no Inter, jogou no Curíntias, na Arábia e agora é treinador.Eu tenho ela guardada até hoje, comemorando com ela a Libertadores e o Mundial.Meu filho com um ano e quatro meses já tem camisa do Inter desde antes de nascer que ganhou do avô materno, um fardamento que eu dei e mais uma camisa que ganhou de uma tia. Vai ter de ser colorado, não tem jeito.Ser torcedor do Inter é um orgulho que me emociona muito porque...SOU COLORADO ATÉ MORRER!!!!!

Schroder-EUA disse...

Esse Topico de 2005 explica um pouco como fui ser colorado...meu pai...escutando jogos dos USA pelas Radio ondas curtas...nos anos 70..quando dava!
http://bolavermelho.blogspot.com/2005/11/nos-tempos-da-radio-ondas-curtas.html

Goncalves...po eu me lembro da campanha invicta de 79...foi logo quando cheguei ao Brasil...o primeiro Inter que conehci...acompanhei todos os jogos...tinha 12 anos...pqp to ficando velho! Semana que vem chego a idade asustadora!

Anônimo disse...

E aí galera Colorada. Meu nome é Luciano Menegati e moro em Erechim (RS). Como me tornei COLORADO??? Eu nasci COLORADO em 1965, assim como meu irmão gêmeo, o Marcelo.

Tentaram fazer dele um gaymista, e quando ele tinha uns 6 para 7 anos mandou a m... a mãe e o avô que queriam fazer dele um gaymista. Ele botou uma camisa vermelha e disse: SOU COLORADO COMO O LUCIANO (eu).

E enquanto isso, o Inter só ganhava os Gauchões e foi OCTA Gaúcho em 75 ou 76, não me lembro bem. Assistimos ao vivo pela TV (quando passava), e ouvimos pela rádio, o Campeonato Brasileiro de 1975, o Bi em 1976, o Tri Invicto em 1979, o Vice da Libertina em 1980, os Vices- brasileiros em 88 e 89, a Copa de 1992, etc. etc. etc. Até os dias de hoje, Campeão da Libertadores 2006 e do Mundial da FIFA 2006.

SER COLORADO -> Não tem comparação!

SDS COLORADAS

Unknown disse...

Bah, essa é uma boa história para contar.

Nasci em 85, em Novo Hamburgo. No começo do período mais gremista da história, na cidade mais gremista do estado. Porém, éramos a resistência. Tanto a família do meu pai quanto a da minha mãe são predominantemente coloradas (com alguns desvios, lógico). Somos 20 primos irmãos, e só 3 são gremistas - 3 gurias. Os outros, todos colorados.

O mais brabo, claro, foram os anos 90. Eu tinha 44 colegas na turma, e só uns 4 ou 5 eram colorados. Mas não gostavam de futebol, os putos. Aí ficava eu contra o resto, defendendo os interesses vermelhos. Uma vida inteira dedicada ao Inter, que eu acompanho no estádio desde os 3 anos (exatamente o grenal do século), obviamente com mais idas ao Gigante desde 2004, quando comprei meu carro e virei sócio.

Tenho parentes argentinos, quase todos torcedores do Independiente de Avellaneda. Eles também, pela coincidência das cores, são colorados tão dedicados quanto eu. E deste jeito o COLORADISMO vai se espalhando pelo mundo.

Mas o principal responsável pelo fato de eu ser colorado é o meu vô Bernardo, que foi no Beira Rio até completar 84 anos. Hoje em dia, com 86, não consegue mais ir, mas foi a minha figura marcante para eu me apaixonar pelo manto rubro.

Anônimo disse...

Nao lembro. acho q sempre fui colorado.

Anônimo disse...

Toda vez que aparecia um time de vermelho e branco (que na época não sabia que era o inter) na televisão meu coração disparava, fica muito agitada tinha muitas vezes vontade de chorar, tremia e rezava muito para que aquele time de vermelho e branco que eu não sabia quem era ganhar.
Quando o vermelho e branco jogava com o azul e branco então, deus me livre! não passava nem na frente da televisão de tão nervosa que ficava, principalmente quando meu pai ficava bravo porque o juiz sempre dava vantagens para o time de azul e branco, assim prejudicando os de vermelho e branco.Agora entendo porque daquela sensãção de nervosismo, pois ainda sinto a mesma coisa quando o inter entra em campo.
Agora sei "SOU COLORADA E NADA VAI NOS SEPARAR!"

Anônimo disse...

Eu nasci em 74, quando eu era pequeno dizem que quando dava um gol no radio eu saia correndo e gritando “Colorado”, tinha até o apelido de Bigorninha, porque assim como o Claudiomiro eu chutava tudo e quando caia já levantava correndo de novo.
Lembro-me de torcer por futebol desde 80. Do Tri de 79 eu não me lembro dos jogos, tenho uma vaga lembrança de uma carreata na minha cidade, acho que era desse titulo, mas só eu era colorado, meus amigos e vizinhos eram quase todos gremistas e ninguém comemorou. De 80 eu me lembro de escutar a Libertadores no radinho, naquele tempo não passava jogo na TV, acho que a final só passou na TV Guaíba, que não pegava no interior. Lembro de estar em casa com meu pai escutando o jogo no radio, empate aqui, e quando deu o grito de gol lá fiquei em suspense, mas daí meu pai disse - é deles. Que decepção, quando ganhamos a Libertadores ano passado, no estádio eu lembrei aquela noite e da dívida de alegria que esse clube estava me pagando 26 anos depois e não segurei as lagrimas.
Também lembro o dia que perdemos a semifinal do brasileiro de 80 para o Atlético/MG e meus amigos ficaram tirando sarro, depois disso simpatizei um pouco com o Flamengo, porque ganhou a final do Atlético, ganhou deles na Libertadores, ganhou a Intercontinental e ganhou o Brasileiro de 82 dos viadinhos, mas hoje eu tenho é pena do Flamengo.
Foi na final do Gauchão de 81 que eu descobri mesmo que eu era colorado. O Inter foi pra final jogando por empate pra ser campeão, mas o goleiro do grêmio era o Leão e para mim naquela época eu achava impossível alguém fazer um gol no Leão. Como eu disse os jogos não passavam na TV. Estava jogando bola, mas com o radio ligado, quando deu o gol logo pensei, “não pode ser do Inter, o Leão não toma gol”, daí o narrador disse que o gol era do Inter – Silvinho, QUE ALEGRIA. Depois o gremio empatou aquele jogo, mas fomos campeões. No Natal daquele ano ganhei uniforme completo do Inter (estranhamente todas as camisas que eu tive antes eram brancas), quando me perguntaram que número eu queria costurado na camisa eu disse que queria o 11 – Mas tu és destro guri – não importa eu quero o número do Silvinho.

Rafael Severo disse...

Sou colorado pq na época em que eu era criança não sabia da existência de outro time em Porto Alegre. Nasci em 1974 e, sinceramente, não passei pelo dilema entre escolher entre o vermelho e o azul. Só fui saber que havia um rival pro Internacional a partir da década de 80.

Anônimo disse...

Nasci em 81 e sou colorado desde a minha primeira lembrança de vida. Meu pai é colorado tão doente como eu e sempre foi muito ao Beira Rio. Faz tempo que o velho não me acompanha ao estádio com medo de um infarte. Mas ele fez de mim mais um colorado, graças a sua influência. Ele nunca me obrigou a torcer pelo Inter e sempre deixou pra mim a escolha: "ou é colorado, ou sai de casa" heheheh, moro na mesma casa a 25 anos!!!!!
VAMO VAMO MEU INTER!!!! EU TE QUERO E TE PRECISO!!!! E NÃO PARO DA CANTAR, TU ÉS MEU MELHOR AMIGO!!!

EU AMO ESTE CLUBE. É ALGO MAIOR, INEXPLICÁVEL!!!

Anônimo disse...

Sou de 71 nascido em criciúma/SC e jah nasci peladeiro, pouco escutava-se ou via-se algo do Colorado pela mídia, em SC só pegava a Tupi (Globo) e eles só passavam os jogos dos times cariocas (taih a resposta dos catarinenses serem vascainos , flamneguistas, etc...), no conema era somente o canla 100, tb com jogos cariocas (90% da vezes era fla-flu), aos 6 anos de tanto falar no Inter gnahei de uma colega (gaúcha) de trabalha da minha coroa uma camisa do inter, daquele dia em diante a razão foi consolidada! Anos depois jogava na escolinha do Criciúma e qdo aparecia o Valdomiro pela banda, eu corria prah falar com o negãozinho e perguntar do Inter e etc... e hj morando em Poa (há 20 anos) além de escutar e ver na mídia estou presente em todoas os eventos do Colorado!!!!

Unknown disse...

Cara essa é uma história ótima... lembro q foi total influência do pai mesmo. na época (89) quando as gazelas dominavam o cenário internacional e nacional tb eu nasci. E mesmo com todo sarcasmo feito pelos gays eu me mantive firme e colorado durante os anos 90, até hoje..
Contam as pessoas que mesmo antes de eu nascer, meu pai já anunciava pros amigos que seria colorado. Já eu, só não contava com o nome JARDEL. Sim esse é meu nome, só não foi por influência do viado do jardel do gaymio, já que meu pai, mãe e toda família são colorados, e fanáticos. O nome é por causa de um artista Jardel Filho, um cantor. Meu pai era muito amigo do mesmo e adorava o nome, assim quando o Jardel Filho morreu ele me nomeou Jardel. E é com orgulho que ostento esse nome, apesar dos pesares (jardel do gaymio fdp)...
Mas voltando aqui, eu lembro que quando tinha ainda uns 4, 5 anos nunca tinha visitado o beira. E que foi justamente num grenal em que brilhou a estrela do nego Cristian que eu fui apresentado ao Gigante. Meu padrinho havia me levado... Foram 4 palavras: Dindo, é um animal!!!!
hahahaha
cara me senti em casa naquele estádio e é nele que levo todas as boas memórias de títulos e grandes conquistas. Lembranças da eterna paternidade com o rival gay e outras...
Meu pai, padrinho, amigos do pai e por aí vai que foram os incentivadores desta paixão, mas com certeza, nesse grenal que falei o amor foi às alturas!!!
Parecia que o gigante era meu lar e a arquibancada meu sala de estar...
uma loucura!!!
é nessas horas que o cara se emociona e lembra dos grandes momentos que este clube nos proporcionou.

EU NUNCA ME ESQUECEREI DOS DIAS QUE PASSEI CONTIGO INTER!!!
COLORADO É CORAÇÃO, TRAGO AMOR E PAIXÃO, PRA SEMPRE INTER!!!
OOO DALE DALE DALE OOOO!
DALE DALE DALE OOO
PRA SEMPRE INTER!!!

É por isso que quando eu morrer, quero no meu caixão uma bandeira colorada espressando meu sentindo eterno. É por isso que quando eu tiver um filho, propagarei esse amor infundável. É por isso que falo que a paternidade do estado está na cor do sangue!!!!

DALE INTER PRA TODA VIDA!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]