sexta-feira, março 23, 2007

12 Saudades do 4-3-3

A primeira vez que vi futebol do Inter foi em 1979. O Time jogava num 4-3-3, ao menos na escalação.

Era:

Benitez
Joao Carlos (pai dos Gemeos)
Mauro Pastor
Mauro Galvão (com 17 anos de idade jogando como adulto)
Caludio Mineiro

Batista
Jair
Falcão

Valdomiro
Bira
Mario Serigio

Hoje em dia enchemos o Meio campo de jogadores defensivos com pouca criatividade, naquela epoca eu nunca tinha ouvido falar em Volante, então veja o meio campo de 1979!

Batista: Um Dunga/Edinho que tratava a bola melhor. Um Craque. Jogador de 2 Copas.
Jair: O Principe Jajá, um Gaúcho com sotaque Carioca, malandro. Meia Direita com um chute mortal, nao era muito marcador e fazia muitos gols. No inicio dos anos 80 foi campeao da Libertadores e Mundo com o Penharol.
Falcão: Hoje em dia chamam ele de Volante mas naquela epoca nunca ouvi esse termo sendo usado. Ele era um meia esquerdo e marcação não era o seu forte. Ele criava.

O Mario Sergio na ponta esquerda, não era um ponteiro de verdade como o Valdomiro na direita. Mario Sergio parecia jogador de Salão com toques curtos e passava a bola sem olhar para o cara, por isso foi chamado de "Vesgo". Outro que não marcava. Ele até poderia ser considerado o quarto meio campista, mas era escalado no ataque.

Ou seja. O unico homem realmente defensivo do meio para a frente era o Batista, o resto ajudava um pouco mas nao eram defensivos por natureza.

Hoje por exemplo, já começamos com 2 Meias altamente defensivos. Edinho e Wellington Monteiro. Depois temos um terceiro tipo Tinga ou Vargas e o quarto meio campista tipo Fernandão tambem tem que batalhar lá atras. Sobrando só 2 lá na frente. O futebol parece que virou uma trincheira de guerra. "Dig in, pray and wait".

Que Saudade dos dias dos Ponteiros!

12 Comentários:

Anônimo disse...

só discordo da opinião de que o falcão não marcava.Marcava e muito pois o rei de Roma jogava como Zidane no campo inteiro não como ronaldinhos foca que não marcam ninguém e só joga com a bola no pé

Giuliano Bernardes Griffante disse...

Louis, mudando um pouco de assunto: quando sai o próximo Blog Vermelho Debate em áudio?? Não era pra ser hoje? []s

Denilson M. (POA) disse...

Tb acho que o Falcão marcava... aliás ele era o #5, depois é que foi virar o n#8... mas certamente o seu forte era com a bola no pé, tipo hoje se vê o Zé Roberto do Santos...
Era uma escalação essa do Inter hein?

Schroder-EUA disse...

Sim claro ele marcava..mas nao era um Edinho...ou um Wellington....como falei, Marcaçao nao era sua funçao principal.

Anônimo disse...

quando vira o proximo debate?

Anônimo disse...

é possível o 4-3-3 ainda!
meio campo com edinho vargas e fernandao
ataque pato e iarley de ponteiros
e cristian fincado no ataque... seria um bom time, e já que as coisas não vão bem mesmo, por que nao tentar?

Anônimo disse...

faceirinho esse time do anônimo heinhô Batista...

Anônimo disse...

esse é o problema..qualquer 4-3-3 e a Reaçao hoje em dia é essa "feceirinho esse time hein?"

Melhor faceirinho e fazendo gols do que toque de bola no meio sem objetivo!

Anônimo disse...

Enfim, mais uma vergonha para o nosso clube. eu estive no jogo com o Beira-Mar, no qual o Jorge Luiz deu-se ao luxo de ao intervalo ir pentregar a camisola a laguém da bancada, e só cinco minutos depois foi para o balneário ouvir o mister... enfim não gostei, mas como é um grande jogador!!!! algo vai mal no nosso reino. Parece-me que ainda vamos chorar e sofrer muito nos próximos anos.
Força Enorme!!!

Comentário retirado de um blog portugueixxxx sobre o jogador q irá desembarcar logo logo em Porto Alegre...

Thiago Alexi Freitas disse...

hoje em dia nao tem como isar o 4-3-3, pois o time poderia sim fazer muitos gols mas tomaria muitos também, pois a zaga ficaria muito fragil... muito mais fragil ainda com a zaga que temos hoje em dia, nao?

Anônimo disse...

Fomos campeão da América com Edinho, Fabinho, Alex, Tinga, Fernandão e Sóbis. Apenas o Sóbis não voltava, mas não quer dizer que não marcava. No mundial jogamos com dois na frente, mas lembram do segundo tempo: Edinho, Monteiro, Vargas, Gabiru(F9), Yarley e LA (Pato). Colocar o time aberto, ou pior com vários atacantes, é o que o Abel faz e o resultado (ulbra, velez) todo mundo sabe.

Guilherme L. disse...

[OFF]
axo q os dirigente do Inter começaram a frequentar o blog vermelho. Na revista do inter de fevereiro que recebi hoje (!), fala no final que irao começar a fazer miniaturas dos craques colorados. E que as primeiras peças serão: Fernandão, Pato, Clemer, Gabirú e Iarley, para começar.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]