A primeira vez que vi futebol do Inter foi em 1979. O Time jogava num 4-3-3, ao menos na escalação.
Era:
Benitez
Joao Carlos (pai dos Gemeos)
Mauro Pastor
Mauro Galvão (com 17 anos de idade jogando como adulto)
Caludio Mineiro
Batista
Jair
Falcão
Valdomiro
Bira
Mario Serigio
Hoje em dia enchemos o Meio campo de jogadores defensivos com pouca criatividade, naquela epoca eu nunca tinha ouvido falar em Volante, então veja o meio campo de 1979!
Batista: Um Dunga/Edinho que tratava a bola melhor. Um Craque. Jogador de 2 Copas.
Jair: O Principe Jajá, um Gaúcho com sotaque Carioca, malandro. Meia Direita com um chute mortal, nao era muito marcador e fazia muitos gols. No inicio dos anos 80 foi campeao da Libertadores e Mundo com o Penharol.
Falcão: Hoje em dia chamam ele de Volante mas naquela epoca nunca ouvi esse termo sendo usado. Ele era um meia esquerdo e marcação não era o seu forte. Ele criava.
O Mario Sergio na ponta esquerda, não era um ponteiro de verdade como o Valdomiro na direita. Mario Sergio parecia jogador de Salão com toques curtos e passava a bola sem olhar para o cara, por isso foi chamado de "Vesgo". Outro que não marcava. Ele até poderia ser considerado o quarto meio campista, mas era escalado no ataque.
Ou seja. O unico homem realmente defensivo do meio para a frente era o Batista, o resto ajudava um pouco mas nao eram defensivos por natureza.
Hoje por exemplo, já começamos com 2 Meias altamente defensivos. Edinho e Wellington Monteiro. Depois temos um terceiro tipo Tinga ou Vargas e o quarto meio campista tipo Fernandão tambem tem que batalhar lá atras. Sobrando só 2 lá na frente. O futebol parece que virou uma trincheira de guerra. "Dig in, pray and wait".
Que Saudade dos dias dos Ponteiros!