O Oscar Schmidt é um dos meus idolos. Desde pequeno lembro bem dele. Eu tinha 12 ou 13 anos quando eu primeiro vi ele jogar na Seleção nas Olimpiadas de Moscou em 1980. Eu morava no Brasil e vi que o cara era bom mesmo. Depois já morando aqui eu torci muito pro Brasil em 87 no Pan de Indy quando jogaram contra os States na final. Eu tava tão feliz com o Ouro que parecia Copa do Mundo. Foi uma vitória categorica e a consagração Mundial do Oscar. Desde então os Jornalistas Americanos só falavam bem do cara. A Cada competição era lembrado aquele jogo, mas a cada jogo ele facinava ainda mais. O cara marcou mais de 1000 pontos em olipiadas um recorde absoluto e incrivel!
Em 96 em Atlanta ele mesmo já mais velho jogou muito bem e já era mito até aqui para as pessoas que conheciam BasketBall. Só foi uma pena que ele nunca jogou na NBA! Poxa, acho que ele teria sido um grande jogador na NBA, era a Era do Larry Bird e o Oscar teria sido o seu grande Rival. Teria sido um sonho. Mas em 1984 Oscar recusou-se a jogar pelo NJ Nets porque ele teria que parar de jogar na Seleçao. Naquela epoca Profissionais nao podiam jogar em Olimpiadas. Parece tambem que ele nao estava feliz com o Salário de 100 Mil Dollars por ano que o Nets teria lhe oferecido. Ele ficou na Europa. Uma pena.
Mas porque to falando num jogador de BasketBall? Porque o Oscar esteve no Beira Rio fazendo uma palestra para os jogadores do Inter. Alem da tecnica o Oscar era muito raçudo, suava a camisa. Imagina 3 Fernandao's em campo, era mais ou menos isso o Oscar. Tomara que ele consegiu passar um pouco disso ao time na sua Palestra, pois precisamos disto! Viva os herois do Brasil, Viva o Oscar!