terça-feira, março 13, 2007

9 História do Internacional - Adversários: Década de 1910 (Parte 1)

Escrito por Raul Pons

Alguns adversários colorados na primeira década de vida. O principal rival, por ter uma história razoavelmente conhecida, não vai aparecer aqui.

Fussball Club Porto Alegre: foi fundado em 15.09.1903, pelos ciclistas da Sociedade Blitz (Rodforvier Verein Blitz). Alguns fundadores: C. Rosenfeld, Guilherme Trein, Hugo Brenner, Oscar Matte, Otto Niemeyer e Rodolfo Campani. Seu campo se localizava em um terreno cedido pelo Dr. Luiz Englert, na rua Voluntários da Pátria. Em 1911 a prefeitura abriu uma nova rua, que cortou o campo ao meio. Mudou o nome para Football Club Porto Alegre, em 1917, por força da I Guerra Mundial. Viveu dois grandes momentos, em 1923, quando classificou-se para a final do campeonato municipal, que nunca ocorreu, e em 1928, quando contratou Eurico Lara e ganhou o Torneio Início, mas fracassou no municipal. O clube chegou a ter um bom estádio, a Chácara das Camélias, mas perdeu força e desapareceu no início dos anos 1940.

Grêmio Foot Ball 7 de Setembro: foi fundado em 15.08.1909, com as cores branco e verde. Entre seus fundadores, algumas pessoas e famílias ligadas ao Internacional: Lothario Kluwe, João Kluwe, Archymedes Fortini e Guilherme Kluwe. Participou da fundação da Liga de Foot-Ball Porto Alegrense, em 1910. Seu campo ficava no Menino Deus. Após um desentendimento com os demais clubes, retirou-se da Liga em 1912, desaparecendo pouco depois.

Militar Football Club: Clube formado por alunos da Escola de Guerra, em julho de 1909. Ganhou o primeiro campeonato municipal, em 1910, mas foi extinto no início de 1911, com a transferência da Escola para o Rio de Janeiro.

Fussball Manschaft Frisch Auf: Clube ligado à atual Sogipa, há discordâncias sobre o ano de fundação, 1908 ou 1910. Desapareceu em 1917. Suas cores eram o branco, preto e vermelho.

Sport Club Nacional: Fundado em 07.08.1909 por Henrique Desjardins, José Luiz Fagundes e Arlindo Ramos, entre outros. Participou, em 1910, da fundação da Liga de Foot-Ball Porto Alegrense. Era alvi-negro. Em 1912 levou 16x0 do Internacional (maior goleada colorada). Fechou as portas no mesmo ano.

Sport Club Colombo: Já estava em atividade em 1911. Disputou alguns campeonatos municipais, fechando as portas em 1915 ou 1916.

Sport Club Americano: Fundado em 04.07.1912. Demorou para ingressar na liga oficial, mas obteve alguns bons resultados na década de 1920, quando foi campeão municipal em 1924, 1928 e 1929, e campeão gaúcho em 1929. Tinha seu campo na Rua Larga, próximo ao HPS. No início da década de 1940, enfraquecido, tentou uma fusão com um grupo de estudantes, passando a chamar-se Americano-Universitário. A fusão deu errado e o time faliu.

9 Comentários:

Schroder-EUA disse...

Raul o Arquiologo Colorado! Incrivel as historias que voce acha!

Schroder-EUA disse...

E esse SC Nacional...tomou 16 e disse CHEGA!!!

Anônimo disse...

Raul bom dia.

Esse Nacional a que você se refere é o mesmo Nacional que tinha o campo atrás do Nacional (supermercado) da José de Alencar ou este era outro Nacional?

Anônimo disse...

Tu vê só, até parente meu começando com time de futebol... não é à toa que eu tenho a arte.
Mas o Football Club Porto Alegre parou porque seu fundador Trein ao ver o início da história colorada se apaixonou. E nenhum Trein pode deixar de ser colorado, afinal, se invertermos as letras:
TREIN - INTER
Abraços à todos!!!!

Darlan Gustavo disse...

hahahaha...boa essa voltér!

como tinha clube aqui em Porto Alegre, axo q hoje nao tem tanto time aqui...ahahaha..só varzea mesmo..

Unknown disse...

Só como curiosidade: o Fussball Club foi fundado no mesmo dia que o Recreativo. Os dois times jogavam entre si uma taça, que eu não lembro o nome agora. A maioria dos jogos do Grêmio na história, antes da fundação do Colorado, foi contra o Fussball.

E foi pela recusa da maioria destes clubes (os que já eram fundados, lógico) em aceitar jogadores que não fossem alemães ou gaúchos que os irmãos Poppe fundaram a maior paixão da minha vida.

Raul Pons disse...

Éber:

É outro Nacional. O que vc citou foi fundado em 1937, com o nome de Ferroviário, e mudou para Nacional na década de 1940. O estádio da José de Alencar era a Chácara das Camélias, que pertencia ao Porto Alegre, e depois do fim do clube ficou com o Nacional.

Raul Pons disse...

Francisco:

Era o Wanderpreiss, disputado semestralmente.

Antes do 1º Gre-Nal, fora o Porto Alegre (que até 1917 era conhecido como Fussball), o Grêmio só enfrentou o Rio Grande, uma vez, já em 1909.

Anônimo disse...

Valeu Raul.
Obrigado pelo esclarecimento e parabéns mais uma vez ao blog vermelho pela aquisição de mais um colaborador fera.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]