terça-feira, julho 15, 2008

69 BVCG: Uma nova ideia

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EDIT: Notem que fiz uma mudança no Mapa do Campo. Agora são 19 areas em vez de 17.



Blog Vermelho Caminho do Gol ou BVCG.

Alguns vão dizer que sou "Americano fisurado em estatistica", outros são capaz de gostar da ideia. Deixe eu explicar.

Quando fiz o ultimo post com as estatisticas ofensivas coloquei não só quem fez o gol mas tambem como foi o Gol (escanteio cobrado por Alex , Indio faz de cabeça) e quando teclava isso pensei "Será que teriamos uma maneira NUMERICA de explicar o gol Sem ter que narra-lo?". Bom, foi aí que tive essa ideia de dividir o campo de futebol em partes, especificamente em 19 partes. O lado direito de ataque de um time é sempre PAR e o lado esquerdo de ataque é sempre IMPAR, com exeção a grande area do time atacante que leva o numero 1.

Primeiro antes de entrar em muitos detalhes vamos a um exemplo.

O gol do Indio contra o Atletico Paranaense pode ser explicado simplesmente e numericamente assim: 13-17

Onde 13 é Escanteio do lado esquerdo e 17 é conclusão a Gol do lado esquerdo da grande area. Se Indio estivese dentro da pequena area aí o gol teria sido "13-19". Gol de penalti como tomamos do Atletico é numericamente designado por "0".

Outro exemplo; O Gol do Munidal foi "2-6-10-11-17" (Notem que quanto mais perto do gol maior é o numero). Começou com Indio, Gabiru e Luiz Adriano no campo defensivo (2), Iarley (6 e 10), daí para o Gabiru (11 e 17). Ou seja simplificamos uma jogada inteira em alguns numeros que podem ser analisadas e entendidas rapidamente. Como Par é lado direito e Impar é lado esquerdo do campo, lendo os numeros 2-6-10-11-17 da para se ver que a jogada teve inicio no lado direito (la atras) e teve a conclusão no lado esquerdo do campo. Esses numeros não indicam QUEM fez o gol mas sim de onde veio o gol. Mesmo se você nunca tivesse visto o gol, simplesmente lendo esses numeros voce já saberia o trajeto da Bola até o gol.

Mais um exemplo. O Golaço do Renteria contra o Nacional na Libertadores de 2006 lá em Montevideo. O Gol foi "1-10-6-10-16". Veja o grafico do campo e ve se voce se lembra de como foi a jogada.

Acho que algo assim pode trazer beneficios como por exemplo em nos ajudar a entender como tomamos e como fazemos gols. A medida que os dados vão acumulando, numericamente poderemos ver melhor que zona de nossa defesa é mais vazada e tambem qual o nosso favorito atalho para o gol adversario. Vamos ver com o tempo...por enquanto tente numerar um dos gols do Inter neste Brasileirão para ver como fica...

Outro uso para esse sistema:

Se tu categorizar todos os Gols dessa maneira num computador, com o CDG (codigo do Gol) associado ao Video do gol, ai é FACIL fazer uma procura para achar gols parecidos.

Imagina colocar num banco de dados "Procura gols do tipo 2-4-15" e o computador acha dezenas de gols desse tipo....seria otimo e numerando gols fica facil de fazer isso.

PSS:

Falcão Golação epico contra Galo em 1976

2-6-7-11-10-11-16

http://br.youtube.com/watch?v=tFPbWdQ3iTY

EDIT:

Fiz uma mudança nas areas do Gramado (depois de algumas sugestões), coloquei mais duas zonas para melhor representar o meio campo. Então agora são 19 areas, mais a marca do Penalti que é Zero. Assim vamos ver melhor numericamente quando o ataque é pelas laterais ou pelo meio de campo.




PSSS:

Sei que temos varios experts em Computação aqui no Blog. Pergunta. Como poderia ser feito um sistema onde cada gol é digitado no Programa em termos numericos, e depois como fazer pra pesquisar algum tipo de combinação?

Por exemplo.

Digamos que tu é um tecnico e tu quer ver quantos gol um adversario fez em lances que acabam em gol com "14-17" (Cruzamento da ponta direita no segundo pau).

Tu vai no computador e tecla pra pesquisar 14-17.

O computador responde com as seguintes respostas:

6-8-14-17 Gol:Inter Jogo contra Flamengo.
5-8-14-17 Gol: Coritiba Jogo contra Vasco
etc....

Não pode ser tão complicado assim não? Um banco de dados e um programinha pra fazer o search. Alguem ai sabe escrever um programa desses?