segunda-feira, julho 14, 2008

52 Procuram-se façanhas

O Brasil amargou uma ditadura por vinte anos e hoje percebemos algum vestígio discreto, em uma ou outra manifestação cultural. Há um tempo quase não se fala mais nos anos “dourados”, a menos que se escute um disco de Chico Buarque. Os regimes ditatoriais marcaram um período no continente latino. Mas não somente a América desfrutou desse “prazer”, a imposição também deixou seu rastro por muitos países mundo afora e em alguns permanece ativa, perplexamente, em 2008.

Tenho muita implicância com a China, que consegue cultivar o pior das duas formas de governo: selvageria do capitalismo que distorce a essência democrática, em conjunto com as privações de liberdade que corromperam e inviabilizaram regimes comunistas por toda a história da humanidade. Nunca consegui me entregar a uma causa política de corpo e alma. Acredito em democracia, porque sou a favor da propriedade privada. Contudo, que tipo de governo para a maioria pode ser generoso quando exclui os menos favorecidos? Esses que vivem a margem das oportunidades ditas neo-liberais (bem isso mesmo, nova liberdade, novo conceito, exclusivo para alguns) são tão prisioneiros quanto um jornalista na China, que não pode escrever o que pensa quando o que pensa vai contra o seu governo. Refletir sobre essas coisas causa certa depressão, parece que vamos perdendo a fé no ser humano.

No Brasil uma geração brigou, apanhou, morreu por uma causa política. Eu pertenço à geração seguinte, que cresceu em berço esplêndido quando se fala em liberdade de expressão. E às vezes me pergunto se sabemos aproveitar esse deleite. A população brasileira é tão passiva, temos pouca motivação para reivindicar nossos direitos. Somos pouco politizados, parece que depois da ditadura ficamos sem causa. O que em verdade não ocorre, há muita desigualdade em nossas terras para sentarmos em frente a uma TV num domingo e celebrarmos bestialmente a dança dos famosos. Muitos de nós sabemos dessa hipnose social, mas pouco, de fato, fazemos pra mudar essa situação.

Em contrapartida, quando o assunto é futebol temos 180 milhões de técnicos espalhados por todos os cantos. Somos mobilizados, lotamos estádios, discutimos escalações e nesse espaço mesmo diariamente questionamos o que se passa no Inter, dentro e fora de campo. Não penso que esse genoma futebolístico nos torna alienados, muito pelo contrário. É através de fóruns como este que se pratica o ato envolvente e eloqüente do debate. É, falando de maneira coloquial, um tesão. O exercício da palavra é realmente um tesão.

Ao sairmos do miolo da rotina, olhamos pela janelinha e acabamos comparando situações. Quando eu vi tudo que estava por trás da seleção espanhola me questionei sobre muitas coisas. Porque não mais vibramos com a mesma intensidade por nossa seleção? Seria este um reflexo da nossa apatia cívica? Já disse isso aqui e sem mencionar com ares de inventei a roda, futebol é mais do que esporte, é movimento popular. Sendo assim, considerando que nossa camisa é mais da Nike do que nossa e que nossos atletas são mais produtos que gente, parece que estamos sem causa.

Já aqui a simbologia dessa Eurocopa abrange mais do que se possa imaginar desse lado aí. A Espanha também teve ditadura, a de Franco, que durou quase o dobro da nossa, iniciou em 1936 e acabou nos anos setenta, com a morte do excêntrico general. Existem duas diferenças do que passamos com o mesmo tipo de regime: nossos militares renderam-se, gradualmente, à democracia. Aqui o terror só acabou quando Franco morreu, ele venceu o povo até o dia de sua morte. Outra questão e esta mais importante é que os espanhóis tiveram uma guerra civil de 1936 até 1939, quando, nesse período, mataram uns aos outros por suas causas políticas ou serviços militares. Até que o exército dominou e imperou anos de tortura e repressão.

Antes da guerra civil a Espanha tinha uma bandeira com três cores: amarela, vermelha e púrpura. E tinha um hino que falava Libertad três vezes no refrão. Com Franco as cores passaram para o vermelho e amarelo, o hino foi modificado. Quando a democracia voltou (em termos, até hoje há um rei, porém, com funções diplomáticas apenas), não retornou a bandeira da república, seguiu a mesma do Franco. E o hino continuou com a mesma melodia, mas ficou sem letra. A Espanha tem hino sem letra. Por aí se pode imaginar o tamanho da cicatriz que ficou. E o futebol? Muita, mas muita frustração. Os clubes não preciso explicar em que máquinas rentáveis converteram-se. Mas a seleção estigmatizou no quase. Quase passaram das quartas, quase venceram a Itália, quase foram campeões. E a bandeira de duas cores e o hino sem letra.

Até que ganharam essa Eurocopa. Entre vibrações e ruas lotadas, muitas pessoas, de verdade, contiveram-se no patriotismo pelo medo que causa a euforia extremada pela bandeira. É como se o país estivesse durante anos escondido em memórias dolorosas que suas cores provocam e que num momento explosivo que só futebol causa viu-se obrigado a enfrentar essas recordações. Eles não tremulavam sua bandeira e agora em quase todas as ruas aparece qualquer janela expondo uma. Parece que agora eles querem, através dessa conquista, identificar as cores com um novo parâmetro. Trata-se da nova simbologia da bandeira. Coisas magníficas do futebol.

Falei pra amigos daqui sobre o hino do Rio Grande do Sul e como os gaúchos manifestam um compromisso ímpar com essa música. Faz parte da nossa história, em especial, da nossa luta por reconhecimento no fim do sul do Brasil. A letra nos transforma em guerreiros e que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra. Pois bem, na trajetória do Sport Club Internacional creio que a causa maior foi chegar ao Japão. Na seleção brasileira o ponto máximo parece que foi o mundial de 94. E por quê? Pela esperança, pelo sonho que viveu em cada um de nós por anos e anos e que se tornou uma causa justa e nobre.

Será que precisamos sempre sofrer o desencanto para chegarmos até a vitória? Porque não sabemos agir em situações confortáveis? A pergunta que se faz por aqui, nesse momento, é se a Espanha saberá manter o mesmo espírito unido e vencedor da Eurocopa até o Mundial de 2010. Eu não sei, porque o Inter, a seleção brasileira, ambos perderam a gana quando o hipotético tornou-se real. Como filha de país com tamanho de continente, fica difícil, pra mim, espalhar tamanho ímpeto entre os brasileiros. É preciso mais do que estas palavras. Até porque, falando de seleção, no dia em que nosso ditador do futebol vir a falecer, tal como Franco, poderemos repensar nossa postura no futebol mundial. Não que eu deseje seu funeral, mas parece que o senhor só sai de lá assim, defunto. Porém, como colorada posso e devo anunciar a causa: o último campeonato brasileiro vencido por nós foi em 1979, ainda vivíamos uma ditadura da qual até podemos dizer que curamos as feridas, quando nos comparamos à Espanha. Passaram-se muitos anos e quase vencemos, não fossem atitudes sórdidas envolvendo esse mesmo ditador e sua corte privilegiada, que nos privaram da conquista em 2005. Ou seja, a causa existe, procuram-se façanhas.

Vamo Inter!



52 Comentários:

Genaro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Perdão por não escrever em português:

El texto es magnífico, como otros que he leído tuyos. Me gusta la combinación que haces entre futbol y sociedad. Es un paso más. Podríamos decir que eres la vanguardia del futbol?

La dictadura de Franco, como la argentina en el Mundial, utilizó el futbol para fines políticos: La última vez que ESpana ganó la Eurocopa, disputó la final contra la UNión Sovietica. Imaginaos como se utlizó!

La victoria este ano ha reconciliado a muchos ciudadanos con su bandera post-franquista. La mia sigue teniendo 3 colores...

Colorado de Esmeralda disse...

Pro meu gosto, um dos melhores textos da Diana. Parabéns. E na questão política fica aquela máxima: se os bons não se envolverem nas atividades político-partidárias, estarão deixando que os maus ocupem o espaço. Depois não adianta reclamar. Eu posso me orgulhar em dizer que faço a diferença na política, ao contrário dos que exercem a indiferença perante ela.

Duda-NH disse...

Tem coisas que são simples.
O inter não tem gana por que estão todos com a cabeça na janela de agosto.
Todos na espectativa de quem vai ser vendido p/ europa.
Alex fez seus 3 gols naquele jogo, e agora? Marcão tá virado numa moça. o Guina os árabes conseguiram bagunçar e por aí vai, tudo pq é chegar e oferecer uma grana e os caras vão embora. Jogador só quer saber de pila, assim como nós trabalhadores comuns. Se te oferecem 3 vezes mais tu não vai? Duvido!
E os caras chegam a receber ofertas de 10x mais.
Vou criar uma comunidade no orkut dizendo, " Tenho medo da Janela de Agosto"
heheheh.
Abraço.

romulo disse...

po gordinho abrir mão assim dos jogadores também não dá!

se tão levando q nem produto em ponta de estoque, que levem os que tem prazo vencido!

e outra, cabe à direção em não ser FROUXOS a ponto de não fazer contra proposta pros jogadores a fim de mante-los aqui.. mas algum aumento decente, e se não tiver como manter algumas nabas, mandar embora outras!

são coisas que eles lá não entendem mesmo.

romulo disse...

outra, belo texto Diana! Expressou o sentimento de uma outra nação, sendo que uns daqui mesmo não sabem dizer o que está acontecendo..

Guilherme CB disse...

Realmente a janela de agosto tende a ser um filme de terror para os clubes brasileiros e suas torcidas. Mas desta janela que esta se aproximando a que tuso leva a crer vai ser um baita momento para o colorado.

Perdemos Fernandão para o Catar, Iarley para o Goias (Não na janela, mas foi transferido) e podemos perder o Guinazu. Nada para se desesperar.

Ganhamos Rosinei (Bom meia que não esta num grande momento), Bolivar (Ja provou que saber jogar) e D'alessandro que deve vir (C R A Q U E).

Reclamar do que duma janela de transferência dessas??

col disse...

Diana, gostei do texto. Seria legal se tu contasse alguma hora a tua visao sobre as disputas politicas/etnicas internas, como a questao do pais Basco, por exemplo.

Alguns pequenos contra-pontos ao que tu escreveste.

* "Acredito em democracia, porque sou a favor da propriedade privada".

Nao entendi. Apesar dos regimes que defendem a propriedade privada estarem ligados `a democracia, conceitualmente nao vejo ligacao entre uma coisa e outra.A propria China eh um exemplo de um pais nao-democratico onde a propriedade privada vai se tornando,aos poucos, uma realidade.

* Sobre o neoliberalismo que tu critica,acho que estamos numa sinuca de bico no Brasil: o neoliberalismo prega que a presenca do governo eh ineficiente e tem natureza corrupta. Esse eh a exata fotografia do Brasil atual. O governo ajuda os pobres(assistencialismo) e tem uma maquina estatal enorme que, em geral, consome recursos de uma maneira extremamente ineficiente. Alem disso o atual governo prega um projeto grandioso de melhora de infraestrutura. No entanto, essas sao exatamente as grandes torneiras da corrupcao. O ciclo tende a auto-alimentar-se: estado maior, maior corrupcao, maior ineficiencia nos gastos publicos que teriam como objetivos a melhora da situacao dos mais pobres. A questao eh muito mais complexa...ao meu ver a solucao envolve necessariamente uma reforma no poder judiciario e na maneira que a representacao politica se dah. Longas discussoes que nao fazem parte a esse blog...

Guilherme CB disse...

Falou tudo Diana, o futebol Espanhol é uma maquina rentavel.

Mas pensando aqui a milhas de distância de Madrid, qual a emoção de um campeonato tão desenhado e maravilhoso quanto esse?? Os craques são latinos, Ingleses, Africanos e os jogadores medios também. Onde jogam os Espanhois? Sera mesmo emocionante torcer para um time sem bandeira??

O brasileirão é mediocre e pobre. Mas comparem as festas das Vilas dos suburbios do Rio com as festas regadas a 12 anos do Morumbi e descubram quais são mais divertidas e animadas. Gostamos de ir as nossas "arenas" cheias de arame farpados, fosso, brigadianos enfurecidos, torcer para times como Ipatinga, Goias, São Paulo e Inter.

Viva a mediocridade do Brasil, que podia ser mais serio, mas isso vai demarar mais 500 anos.

Cleber_Tapes/RS disse...

bom texto Diana....

mas o assunto política eu não gosto nem de comentar, falou em política ou políticou ou partidos ou regimes ta se falando em corrupção, roubo, quadrilhas e por ai vai.

sobre democracia eu tenho uma opinião...

acho que a humanidade não achou um meio termo, que seria o mais correto.

nem tanta liberdade de expressão e nem a proibissão total.

com a democracia do Brail, todo mundo fala o que quer, mostra o que quer, a nossa TV brasileira é uma porcaria, só programas com zero de cultura, todo mundo gozando com a cara de todo mundo.

com esse democracia descontrolada qualquer um pode ir na TV e chamar o presidente de Filha da %$#@, corno, safado, ladrão e nada acontece, sem provas e por ai vai.

acho que um meio termo seria muito melhor, nem Brasil nem China talvez em alguma ilha no meio dos dois países.

Cleber_Tapes/RS disse...

sobre o inter

ta caindo de maduro trocar o Nilmar pelo Sobis

o Nilmar com akele cabelinho com tiara e chuteirinha vermelha brilhante parece uma profissional do sexo, pra não usar outro termo.

e como um amigo falou no outro post

não vi muita diferença entre o time

do Abel e o time do Tite

Edinho.. não da mais
MArcão também não

precisamos 2 laterais urgentimente

tomara que o Angelo de conta do recado, mas duvido.

e o Renan

definitivamente não sabe sair do gol, ótimo goleiro em baixo das traves, mas pra sair do gol é de chorar.
ou ele corrige isso ou vai acabar jogando no interior do estado.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Grande post Diana:

Este assunto é bastante complexo e polêmico, ficaríamos uma eternidade discutindo isto, é um custo Alexx na centésima potência:

Mas voltando ao futebol:

Como iremos fazer gols se o Nilmar não recebe nenhuma bola, e quando recebe tem sempre 03 marcando e nenhum companheiro por perto, ontem ele até levou um susto e não foi na bola quando o Alexx cruzou uma bola dentro da área, pois ele e Alexxx são 02 jogadores individualistas, sendo que o Alexxx só passa a bola quando bate bola parada, ou em escanteio que bate prá outro devolver, nunca funciona !

Daí colocam outro jogador, o mais injustiçado da era Abel, o goleador por tempo de bola jogada, o Adriano que quando pega a bola, quer mostrar tudo em minutos e também não passa a bola, parece pelada de guri fominha (tipo o Dadinho), o cara não tem tranquilidade de jogar seu próprio jogo, pois não sabe quando vai entrar novamente no time.
Atrás destes 03 atacantes (Alex, Nilmar e Adriano), tem Maycon, Edinho, Ramon, Marcão e R Lopes, como jogar bola assim ?
Como culpar o Nilmar ? Como querer que o Taison resolva e crie ?

O cérebro do time Alexxx também não passa a bola prá ninguém, tenta desafiar a física chutando de qualquer ângulo, resultado:

Quando tem todo o gol e chuta da meia direita, 95% das vezes chuta longe do gol -pro lado esquerdo dele (direito do goleiro)e quando está sem ângulo ou pela meia-esquerda sempre chuta nas mãos do goleiro.

Bolas paradas devem ser batidas ou no chão ou no angulo, sempre nos cantos, o Alexxx bate à meia altura e fraco, bolinha fácil prá goleiro, isto quando vai em gol. Ele bate todas, não dá chance prá ninguém, Bustos, R Lopes, etc...

Agora bate escanteio dos 02 lados com baixíssima eficácia.
Eficácia é igual a deixar os zagueiros em condições de cabecear a bola, gol é consequência, mas dificilmente bate escanteio fora da pequena área, que é o recomendável, ontem quis fazer gol olímpico da ponta esquerda e de pé esquerdo....

Como bate todas as bolas paradas, dá uns chutinhos à gol, A MASSA (inclusive a mídia) PROCLAMA = JOGOU MUITO !

Tirem a bola parada dele ou pelo menos dividam ACABA o BOM DE BOLA !

Nó colorado:
Alexx como atacante não comparece na grande área, pois Nilmar tem um deserto em volta, Alexx na meia também não vai !

Alexandre R. disse...

Cleber, o Angelo melhor que o R. Lopes é. Nao tem como ser pior. O problema mesmo chama-se marcao.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Cicero do Flu na Alemanha.

Ninguém quer nossos craques campeões mundiais.....Edinho, WM, Alexxx, Clemer

Alexandre R. disse...

O edinho ia ter de disputar vaga até no time do BV , quanto mais na europa...

Alexandre R. disse...

E acabei de ser informado que a gravaçao do BV futebol TEM SOM sim. Esqueceram de copiar o som qdo baixaram pro meu micro.
Entao teremos o prazer de ouvir a narraçao 'fantastica' do alemao galvao milano : "Esssssaaaaa zaga de mastersssss nao dáaaaaa" - heheheh

Marimas disse...

muy bueno tica...

Eu do auge da minha paciência já perdi a fé no ser humano há algum tempo. Claro que existem poucas e boas exceções, mas de um modo geral minhas previsões são um tanto apocalípticas.

Concordo contigo, e as vezes até me questiono se não dou espaço demasiado na minha vida ao futebol, enquanto existem tantas outras coisas mais importantes para ocupar nosso tempo. Mas aí o cara faz um cruzamento, uma cabeçada, gol do Inter... e eu volto ao circo e me contento com um pouco de pão.

Desejar eu tb não desejo o funeral do Sr. Rico Terra, mas não ficaria nem um pouco triste. Enquanto a seleção for a da CBF e não a do Brasil, eu quero mais é que eles se explodam... com ou sem o fantoche colorado de técnico.

No mais, se nos falta causa, ainda nos resta o Brasileirão, o que, na atual situação, seria mesmo uma façanha.

Colorado de Esmeralda disse...

Cléber, acho que fizestes um saladão "a la Abel" nas tuas observações concernentes à democracia. "Democracia descontrolada"? O que seria, então, uma democracia controlada? E outra coisa: jogar todo mundo que exerce atividade política na vala comum dos corruptos, safardanas e sacripantas não é sensato. Embora pareça a praxe, o locupletar-se não é inerente aos agentes políticos, lato sensu. A generalização é um erro tão grave quanto a omissão.

col disse...

Falando em corrupcao, algumas manchetes de hoje mostram que o presidente estah preocupado com a repercussao do caso Dantas. Qual seria a preocupacao??

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Col, a preocupação é que o Dantas se irrite com essas prisões e abra o bico, o que faria com que o presidente atual, o anterior e vários outros políticos perdessem os direitos políticos por algum tempo...

Por que vc acha que ele não para na cadeia?

col disse...

Estevam, sim eu sei, estava apenas provocando.

Na verdade tem essa reportagem da Veja:

http://veja.abril.com.br/170506/p_040.html

A revista apura a veracidade de um documento que Dantas teria em maos sobre depositos a peixes grandes do PT.

No final da reportagem, a revista escreve algo como: "Veja nao conseguiu provas contrarias ou confirmadoras"... mas acho que se o Dantas quiser, ele consegue provar a veracidade...hehe

Vc's podem encontrar o tal documento com os nomes dos caras na propria reportagem.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Sim, eu sei Col, foi só pra estravazar mesmo.

Mas não sei pra onde vamos. Em Londrina quase todos os vereadores estão com processo pra sair da câmara, em Campo Mourão, um secretário foi pego com "a mão na massa" pegando "troco" de licitação em uma loja da cidade (que, por sinal, só pegaram pq o dono da referida loja vai sair candidato a prefeito em uma cidade vizinha e quis fazer banca de honesto) e pra acabar o atual prefeito daqui foi pego num escândalo estadual de funcionários fantastasmas na época em que era deputado. E teve a cara de pau de dizer que depositava o dinheiro na conta das filhas dele porque os supostos empregados não tinham conta bancária...

Pergunta se alguém tá preso?

Tá sim, o coitado que roubou uma melancia e uma galinha (pra comer) de um sítio de um vereador está preso. E não sai de lá tão cedo.

Colorado de Esmeralda disse...

Faz um exercício de imaginação, Col, um simples exercício...hehehe

Cleber_Tapes/RS disse...

pois é isso ai coloradodeesmeralda

uma democracia controlada seria o ideal, é como minha vó falava, tudo que é demais é ruim, então um meio termo seria bom.
mas como disse o Nelson ai, isso é muito complexo, talvez a humanidade chegue a esse equilíbrio central no ano 3000.

e eu perdi sim a fé em politicos e politica, infelismente ou felismente. Pra mim ninguém presta, até que me provem ao contrário. Mas por inquanto nada.

Marimas disse...

De certo modo podemos dizer que temos uma democracia controlada... uma democracia contratualista, onde cada um abre mão de parte de sua liberdade para o bem coletivo... Rosseau.

Mais controlada que isso não acho que seja democracia.

ô Estevam, tu tem que entender o contexto cara... hj em tempos de grandiosas demonstrações frutífero/culturais, melancias, jacas e melões estão super valorizados... tá dando cana.

Almilano disse...

Excelente teu post Diana, e me lembro do caso da Alemanha que voltou a ter "orgulho" em mostrar a sua bandeira a partir da Copa que ocorreu em 2006, pois desde a 2a guerra eles tinham muito receio em mostrar esse patriotismo todo.

E uma Copa mudou tudo, ou trouxe a normalidade de volta, que bom, que assim seja para espanhóis, Alemães e etc...

Não podemos esquecer o passado, mas não podemos viver toda a vida lembrando dos erros que nele houveram.

Sobre o Brasil, é triste ver e ouvir todo santo dia a mesma ladainha, de corrupção, de gente suja. E o que é pior que nenhum partido quase escapa (PMDB, PSDB, PT, PDT, PTB) e por ae vai...

Esse caso do Dantas, se for realmente esclarecido (o que acho muiiiiito difícil), poderá mudar a cara do Brasil, pois irá "derrubar" muitos.

Já li a reportagem da Veja ontem, e falam ainda porque ninguém apurou um "suposto desvio" ou "compra de votos no Congresso" de 80 milhões de Euros.

Esse é o Brasil.

Almilano disse...

[OFF]

E tem uns que ainda querem o Leandro Machado no Inter

adhsauidhsiuhsaidhsuaidsuhd

tô loco!!!!

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2008/interna/0,,OI3007632-EI11421,00-Leandro+Machado+e+demitido+do+Nautico.html

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

E quanto ao Inter?

É empresário atravessando daqui, é jogador naba sendo oferecido, sempre tem alguém querendo levar vantagem. Só falta o negócio do Gil dar errado e ele voltar.

Enquanto isso o Tite tá tirando leite de pedra.

Os Fatos:
-Contra o Botafogo ganhamos graças a um acontecimento histórico: Gol do Edinho. O time jogou muito mal e tomou pressão o jogo todo.

-Contra o Vitória perdemos por tomar dois gols seguidos e não ter poder de reação. Botamos pressão só nos últimos minutos.

-Contra o Grêmio jogamos bem, mas no final das contas, por falta de capacidade de finalização, empatamos.

-Contra o Coritiba, ganhamos, o Alex acabou com o jogo. Mas só consolidamos a vitória no final do segundo tempo. Antes disso ficamos cozinhando o galo.

-Contra o Goiás, ganhamos, mas o jogo foi ridículo. O Segundo tempo salvou um pouco.

-Contra o Atlético-PR, um jogo pra esquecer. O Galatto assistiu a partida toda, fazendo uma ou outra defesa mais plástica do que difícil. Ah, e se o Atlético não tivesse feito 1x0, o Inter não teria feito o 1x1. O jogo ia ser um 0x0 fraco.

Pênaltis, Expulsões e Erros de Juiz vão acontecer a favor e contra. Cabe dizer que time que faz 2x0 ou que joga bem raramente fica dependente de atuação de juiz.

A verdade nisso tudo é que defensivamente o Tite conseguiu acertar o time (nos ultimos 4 jogos tomamos só dois gols e de pênalti), mas o meio e o ataque estão completamente tortos. A única jogada do Inter pela direita foi aos 40 do segundo tempo, com o Índio... Assim fica fácil pra defesa adversária, é só reforçar o lado direito que o Inter não joga. Ontem, pela esquerda tinha Marcão, Maycon (depois Ramon) e Alex, e pela direita tinha...hum.... Índio? Ridículo.

E reclamam do Nilmar. Nenhum atacante do mundo joga bem se não tocarem uma bola pra ele. E se colocar o Guto lá vai ser uma piada. Ah, e vão se preparando, se colocarem o Valter pra jogar, o Inter vai jogar sem atacante, porque com a vontade que ele tem, se ele quiser pegar na bola vai ter que jogar de meia e tentar driblar o time todo.

Conversei com alguns conhecidos e segundo consta, o Ângelo tá voando nos treinos. Fica sempre até mais tarde treinando faltas e não perde uma. Enquanto isso temos Ricardo "Carrinho/Cartão Amarelo/Pulo a Bola pro Alex bater a Falta" Lopes na nossa direita. Por que? Não pode colocar ele em campo ainda? Por que o nome dele está no BID se não pode jogar?

E o Alex tá precisando levar um esfrega do Tite quanto a sua bola parada. Tá muito displicente. Ontem atrasou umas dez bolas na mão do Galatto. E ele não está jogando mal, está se esforçando e tentando as jogadas, mas o time está muito manjado e bem marcado, aí não adianta. Sem variedade de jogadas, é só colocar um alegre pra seguir o Alex até no banheiro e não temos como jogar.

Fora a falta de força política do Inter. Tá beirando o ridículo. Foi só o FC sair do Inter que perdemos credibilidade e força na porra da CBF. Um exemplo?

Já tivemos 11 rodadas:

O Flamengo jogou 7 jogos no Maracanã e apenas 4 fora. No próximo mês (30 dias) o Flamengo jogará todos os seus jogos em casa nos finais de semana (com força muito maior da torcida) sendo que o próximo jogo em casa no meio de semana será dia 20/08 (depois de 9 rodadas) já no returno do Brasileiro, contra o Grêmio.

O Inter jogou 6 jogos fora e 5 em casa (lembrando que o Olímpico não é como o Maracanã, lá nós jogamos fora, ao contrário do Flamengo, que joga sempre com mais torcida no Maracanã). No próximo mês (30 dias) jogaremos todas as nossas partidas em casa no meio de semana, sendo que o próximo jogo em casa em um final de semana será só em 10/08 contra o Figueirense (depois de 7 rodadas, no último jogo do turno e às 18h10 do Domingo, claro).

E isso não é falta de força política?

Sim, estou azedo hoje.

PS: Como bem comentou o Alemão esses dias, sim, meus comentários são quilométricos. Mas é que não tenho costume de ficar criando vários pequenos comentários com idéias separadas em cada um. Faço um só com tudo que tenho pra falar de uma vez.
Desculpem se estiver incomodando.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Hehe, verdade Marimon... e dependendo do caso, né Marco, Melancia pode dar até atentado ao pudor... rsrsrsrsrs

Marco disse...

Marinom

belo texto de estréia no FinalSports, mas com Ricardo Lopes, Marcão, Edinho e Maycon não dá, mesmo! E percebi que você é leitor do Juca Kfoury, hehe.


O pior é que estamos perdendo tempo, as rodadas passam e o Fla, um timinho pouco menos que meia-boca, abre 5 pontos de vantagem para o 2°.

Temos que parar de comemorar empate fora, isto não ajuda em nada, ou começamos a ganhar fora ou vamos para a Sul-americana no Centenário.

O Inter ainda precisa de um lateral-esquerdo, um bom meia e um bom atacante para fazer companhia ao Nilmar.

Esta oscilação do Taison é normal, o moleque está entrando agora, mas tudo que precisamos agora é de estabilidade, ou seja, estabilizar-se na vitória.

Marco disse...

Diana

perdão, esqueci de festejar o seu post! Já estava sentindo falta...

Meu irmão morou na Espanha (Granada) por sete anos e meio, disse que o espanhol é louco por futebol, mas são ruins de bola. Agora, pelo jeito, aprenderam.

Parece que Alex está fora do jogo com o Atlético-MG, na quinta. Então deve jogar o time dos sonhos de CJR e Nelson: Edinho, Guina, Magrão, Taison, Nilmar e Adriano.



Estevam,
melancia pode dar cana mesmo, depende do que se faz com ela, hehehehe. Você está envolvido com a política, aí?

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Marco, não... sai de mim...mas o nível tá tão baixo que até pensei em sair a vereador.. ahueahue ahueahauhea pelo menos curso superior eu tenho... rsrsrsrs

Alexandre R. disse...

Vira e mexe algem fala na melancia.
'deixa no sol, faz um furo...'
O povinho tarado esse.

E se jogar esse time, até vou na social pra ver a cara de alegria do Nelson. Mas a primeira fomeada do Adriano, eu começo a cornetear ele. Outra coisa, ninguem achou o taison fominha ontem? Ele pegou uma bola dentro da area era só abrir pro alex e ia deixar ele pifado na cara do gol mas preferiu chutar(e mal..)

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

É impressão minha ou o Adriano também está suspenso?

Eu ouvi algo que o Alex e o Adriano estão com terceiro amarelo...

Hehe, só falta o Tite montar o time com Andrezinho e Maycon pra jogar em casa (lembrando que o Guinazú volta).

Eber Prado disse...

Ai pessoal.

Só uma dúvida. O adriano também não levou o 3º amarelo?

Marco disse...

Olhei a ficha técnica do jogo de ontem, e o Alex não tomou amarelo não.

Mas o Adriano tomou. Será que o Liquinho terá sua grande chance?

Será que o Imponderável da Silva voltou a ajudar o Inter?

Eber Prado disse...

Belo Post Diana. Principalmente porque o assunto é complexo.

Celso disse...

Do caralho o texto. Parabens Diana ... eu adoro história e sou suspeito pra comentar ... muito legal da tua parte isso ... ficarei apenas no elogio porque se for falar da historia vou exagerar.. ehehe

abraços a todos

Marco disse...

Retificando:

No site do Inter consta que Alex tomou amarelo. Ricardo Lopes, Nilmar, Adriano e Alex tomaram amarelo.

Se Adriano e Alex não puderem jogar, não há razão para o Valter não ser escalado... já pensou se este moleque entra e estraçalha?

E este Giulliano Bozzano é um merda, estou tentando lembrar a confusão que ele arrumou dias destes.

Gonçalves disse...

O piór que é verdade como povo brasileiro é pacato, um caso é essa tolerância zero contra a bebida, se fizessemos um abaixo assinado disso pra ter uma lei como essa contra a corrupção ia faltá cadeia, principalmente pelos lado de Brasília..

Celso?...não é aquele que ta devendo de pagá a divida de promessa de bicicleta é?..huahuahua

Gonçalves disse...

quem quizer baixar a primeira parte do jogo do BV o link ta ae..

http://www.sendspace.com/file/ykb8eq

o codec é com o alemão

Schroder-EUA disse...

Diana

Chama-se Rotina. O Brasil ganhar no Futebol virou rotina. Deixa passar 20 anos sem uma Copa e tu vera o povo Brasileiro unido com a seleçao. Foi assim em 82..e em 94. Depois quando ganhamos de novo em 02 e quase ganhamos em 98 o povo nao precisava mais torcer muito, perdeu se a graça.

A Espanha nunca havia ganho nada..por isso festejaram tanto.

Marco disse...

Louis

em 1982 havia um clima de novidade no ar, o País estava voltando à normalidade democrática, estávamos votando novamente para governador depois de 20 anos... Brizola despontava no RJ e Arraes em Pernambuco, Montoro em SP, Richa no Paraná...

tudo era festa, e nossa Seleção voltava a jogar bem, com grandes craques vestindo a camisa amarela.

Hoje a Seleção está repleta de jogadores ultra-realizados, que não querem nada com a amarelinha

Além disto, é a seleção da CBF e dos empresários, não a Seleção do povo... assim, fica difícil não só torcer, mas até assistir um jogo dela.

Marco disse...

Li o seguinte comentário no Blog Colorado, do ClicRBS:

"NOTICIA FURADA... são 17:30 e Piffero está em Buenos Aires fechando com o D'Alessandro... esse sim merece um post..."


Um tal Denilson, de POA... será que dormiremos mais felizes, hoje?

Eber Prado disse...

É isso ai Marco.

se bem que com essa imprensa temos que ter cuidado.

O link:

http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a2044181.htm&subTab=00064&uf=1&local=1&l=&template=§ion=noticias

col disse...

Pessoal, eu tenho uma pequena duvida. O odiado Wianey escreveu hj:

"Pela segunda vez consecutiva, Tite substituiu Taison. E, mais uma vez, Nilmar ficou isolado no ataque....

O que estaria acontecendo e o que seria necessário fazer? Talvez fosse indicado que Tite invertesse as funções de Alex e Taison. O garoto parece ter vocação maior para atacar, enquanto Alex tem experiência e sabedoria para articular e se movimentar atrás dos atacantes. Esta, afinal de contas, é a sua posição.
E Taison não parece ter aptidões para ser um armador..."

Por que Tite nao faz isso? Nao seria o obvio?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Aproveitando o título do Postaço da Diana, meu filho me passou esta, parece que veio do Orkut, intitulado Cabral (deve ser o Claudio Cabral)

- Pro Edinho passar uma bola não é tarefa, é FAÇANHA !


é engraçado, mas é f.....

Eu escrevi após o Gauchão:

- Edinho = Retrocesso.


Vejam os bambis, os 03 últimos gols, 02 assistências 01 gol do 1º volante Hernanes !

Último gol do Edinho Inter x Bota, penúltimo gol Inter x ____ não lembro (em 1938)

Únicas assistência do Edinho Intrt x Bambis no Morumbi.

Entre esses eventos tem uns 50 cartões amarelos, 10 vermelhos, 12.367 passes errados e umas 398 ´furadas` em bola ! E uma porrada no Índio !

Enquanto isso o Danny joga muito de volante e de zagueiro, mas preferem Orozco e Edinho / Maycon, NÃO SEI QUAL É A POLÍTICA !

Assim somente vão conseguir vender o Edinho pelo preço justo ! Quanto ele vale ?

Cleber_Tapes/RS disse...

eu escutei que saiu uma pesquisa
que até agora

o Inter é o time de mais passes certos

isso se confirma?

e o Dalessandro?

e Recoba?


pelo amor de Deus

alguém de qualidade nesse time fora o Alex...hehehe

e as coisas estão esquentando no BR

o chumbinho e um empresario sairam no tapa no estacionamento do BR.

agora sim tão botando respeito na casa

cjr-sp disse...

A coisa no Inter é feia...temos uma direçao que nao entende o que acontece e um tecnico que chegou mas é muito burro, e sem ambiçao. Alias é o caso da direçao tb.

O tecnico é burro pois se contenta com empates fora...quando sabemos que empatar fora e perder é quase igual. Porra pq nao fizeram uma blitz no fim do jogo contra o fraco time do atletico paranaense para que pudessemos ganhar???....

MAS NAO TAVA TODO MUITO SATISFEITO COM O EMPATE...DIREÇAO, TECNICO SEM AMBIÇAO E JOGADORES BURROS E MAL ORIENTADOS.

Aí se o time acha bom o empate e já sai escalado com a clara tentativa de nao perder....o que se vai fazer?????????????

Nao há nada a fazer...os caras no BR nao entenderam ainda a formula do brasileirao demonstrando uma burrice incalculavel.

Eles acham que com 66% dá para ganhar o campeonato....

Sao muito burros e muito mal orientados. Braisleirao tem que se jogar para ganhar seja aonde for. Pois perder e empatar é quase igual.

FALTA UM ESTATÍSTICO DAR UMA AULA PARA OS PROBLEMÁTICOS DO BEIRA-RIO ENTENDEREM A FORMULA DO CAMPEONATO.

E ao tecnico falta tanta coisa que cansei de escrever...é muito burro.

Pois sair jogando com RL, MAICON, MARCAO, EDINHO-RETROCESSO, colocar o andrezinho em campo, é coisa de gente acéfala...nao tem outra explicaçao.

To quase largando de vez...

SDS.

kla.jk disse...

Pessoal, acabei de ouvir do Luis Fernando Zachia, o D'alessandro vem mesmo, no cadeira cativa.

Agora nós, como sócios e torcedores devemos apoiar o CLUBE pois trata-se da maior contratação do futebol brasileiro.

VAMO VAMO INTER

cjr-sp disse...

Espero que ele venha nao para ser reserva do alexxx né ????


***************
4-4-2

Magrao, Guina,
Taison e D'alessandro.

Nilmar e Adriano ou Walter.


ou 4-5-1

Derlei, Magrao,
Taison, D'alessandro, Guina,

Nilmar

Unknown disse...

Diana, parabéns pelo texto. Eu gosto bastante de textos que unam o futebol à política e/ou sociedade. Aqueles que não gostam de futebol não sabem, mas os clubes de futebol são reflexos de seu ambiente. Exemplos: Celtic e Rangers na Escócia, A. Bilbao no País Basco, Barcelona na Catalunha, etc. O "Ilmo Sr. Ricardo Teixeira" afastou a seleção do povo brasileiro e esse e o principaL defeito de sua gestão (e os defeitos não são poucos). Eu não sou um torcedor fervoroso da seleção, embora torça por ela. Mas sempre digo para os meus amigos: a seleção não é da CBF, ela é do povo brasileiro. Um dia, essa corja irá sair de lá e a seleção continuará." A seleção brasileira é muito importante para o povo mais humilde, é o momento em que eles podem sentir-se vencedores e esquecem da sua rotina sofrida. Nunca esqueço de uma reportagem do SPORTV durante a Copa de 2006, em que foi mostrado um grupo de moradores de uma pequena cidade do Nordeste que caminhava alguns quilômetros para poder assistir os jogos do Brasil em uma televisão com uma péssima imagem.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]