Salvo a troca de comando e o baixo rendimento de alguns jogadores, creio que a instabilidade e a oscilação que a equipe vem apresentando deve-se exclusivamente a falta de um modelo tático definido e principalmente REPETIÇÃO e SEQUÊNCIA das peças, assim gerando entrosamento e permitindo, de maneira ajustada, que as individualidades se sobressaem.
Quando o esquema, e também as peças não conseguem uma sequência, o time afunda, e com ele os jogadores. O excelente jogador vira mediano, o mediano vira ruim e aquele jogador apenas esforçado vira perna de pau.
Aqui, não fica a crítica pela crítica. Hepatite, excessivos desfalques por suspensões devido a cartões amarelos e vermelhos, copa do Brasil (na primeira rodada), lesões e falta de homogeneidade no estágio físico dos jogadores tem contribuído para esta rotatividade.
As escalações das primeiras rodadas atestam a falta de sequencia. Abaixo reproduzo por jogo, e também por posição as escalações:
Inter 1 x 0 Vasco: Renan, Pessanha, Sidnei e Sorondo; Jonas, Derley, Ji-Paraná, Andrezinho e Titi; Iarley e Adriano.
Palmeiras 2 x Inter: Renan, Jonas, Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Danny, Guiñazu e Alex; Nilmar e Fernandão.
Flamengo 2 x 1 Inter: Renan, Jonas, Índio, Sidnei e Marcão; Danny, Ji-Paraná, Ramon e Alex; Nilmar e Fernandão.
Inter 1 x 1 Sport: Renan, Índio, Sidnei e Marcão; Andrezinho, Edinho, Guiñazu, Alex e Ramon; Nilmar e Adriano.
Portuguesa 3 x 1 Inter: Renan, Ricardo Lopes, Índio, Orozco e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e Andrezinho; Alex e Nilmar.
Inter 2 x 1 Botafogo: Renan, Ricardo Lopes, Índio, Sidnei e Marcão;Edinho, Magrão, Guiñazu e Andrezinho; Gil e Adriano.
Vitória 2x1 Inter: Clemer, Bustos, Indio, Orozco, Marcao, Edinho, Magrão,Guiñazu e Alex; Gil e Nilmar
Grêmio 1 x 1 Inter: Renan; Ricardo Lopes, Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e Taison; Alex e Nilmar
Por posição: (em parênteses, o número de jogos como titular)
Goleiro: Renam(7), Clemer(1)
Zagueiro: Indio(7), Sidnei(4), Sorondo(3), Orozco(2)
Lateral-Esquerda: Marcao(7), Titi(1)
Lateral-Direito: Ricardo Lopes(3), Jonas(3), Bustos(1)
Meio:Edinho(6), Alex(6), Guinazu(6), Magrão(4), Andrezinho(4), Ramon(2), Danny(2), Ji-Parana(2), Taison(1), Pessanha(1), Derley(1)
Ataque: Nilmar(6), Adriano(3), Fernandao(2), Gil(2), Iarley(1)
Tenho certeza que esse rodízio é na maioria das vezes alheia a vontade do treinador. É por isso que a tão esperada recuperação colorada passa por uma sequência de escalações onde se mexa o menos possível na equipe. Notei clara evolução da equipe no Grenal, e creio que salvo uma ou outra reconsideração técnica que Tite ainda venha a ter, como por exemplo um melhor aproveitamento de Danny Morais e Walter, o time começa a tomar forma; agora é dar sequência a uma idéia de equipe. E é claro, torcer pela queda no número de lesões, de cartões vermelhos e de alterações forçadas na equipe.
Não há mais tempo a perder.