terça-feira, julho 01, 2008

54 O FIM DO FUTEBOL

54
Nos anos 90, quando futebol Brasileiro pra mim tava distante e impossivel de acompanhar eu voltei as minha raizes de infancia e comecei a assistir Baseball mais e mais. Antes que alguem fale que "Baseball é chato", digo, qualquer jogo é chato se você não conhece, não sabe as regras ou se voce não tem um time do coração. Muitos aqui (nos EUA) acham que futebol é chato (ou jogo de criança e ou mulher)...eu acho que todos os criticos de qualquer esporte é que são chatos! Se voce é da India, Criquet vai ser teu jogo, se você é da Australia, Australian Rules Football (um tipo de Rugby) será teu jogo. Então peço, não vamos entrar no debate se esse ou aquele jogo é chato, isso é pensamento pequeno de que não passa das fronteiras do proprio jardim. Você gosta de Futebol e do Inter porque são do Brasil/RS/Poa. O pessoal aqui gosta dos Yankees porque são dos EUA/New York. Só para que fique bem claro...

Mas voltando aos assunto principal. Nos anos 90, entre 92 e 98 eu me viciei no Baseball e nos New York Yankees. Nos anos 70 quando pequeno eu já jogava Baseball diariamente mas odiava os Yankees. Meu time era de outra cidade (da qual nunca fui), os Cincinatti Reds. Até 1990 torci pelos Reds quando ele foram campeões. Depois em 1991 tinha uma casa alugada na prais onde eu e uns amigos passamos muitas tardes bebendo cerveja e vendo os Yankees jogar na TV. Assim comecei a me viciar nos Yankees.

A ultima vez que eles tinham ganho algo foi nos anos 70 e desde então tavam uma merda. Em 91, 92 e 93 não foi differente era um time perdedor. Mas como eu gosto de torcer para uma zebra me liguei no Time. Em 1994 finalmente depois de montar um bom time os Yankees começaram a se destacar e lideravam o Campeonato quando aconteceu o impossivel. Os jogadores de todos os clubes entraram em Greve no meio do campeonato. Greve no passado já haviam acontecido mas essa greve foi até o fim do ano e a liga pela primeira vez na historia cancelaram as Finais. Seria o unico ano na historia sem um Campeão Nacional. E quem se ralou foi os torcedores dos Yankees que eram franco favoritos. Eu fiquei puto da cara com os jogadores que ja eram milionarios e queriam mais.

Mesmo assim deixei passar e em 1995 voltei com toda força para torcer. Eu achava que 95 seria finalmente o ano do titulo mas nas semi-finais foram eliminados por muito pouco e o sonho ficou para 1996. Finalmente em 96 depois de muitos anos de sofrimento o NY Yankees voltaram a ser campeões. Mas eu nunca havia esquecido o absurdo de 1994. Pra mim aquilo foi um tapa na cara dos torcedores.

Em 97 eles não foram campeões e em 1998 veio mais conversa sobre uma possivel nova greve dos jogadores. Nessa epoca em media um jogador ganhava cerca de 3, 4 ou 5 Milhões de dollars por ano. Uma baita grana. Ingressos no estadio estavam aumentando muito e uma cerveja no estadio por exemplo custava cerca de US$7. Era tudo um roubo. Hoje facilmente chega a US$10. Quando esse papo de greve começou, tambem começou o fim de Baseball para mim. Cada ano eu me interesei menos. Em 98, 99 e 2000 os Yankees ganharam o campeonato e em 99 e 2000 eu nem assisti as finais. Perdi interesse total em gastar meu dinheiro e tempo em jogadores marrentos, ricos que só se interesavam em mais grana e clubes que se aproveitavam da paixão do torcedor para tirar todo centavo do bolso dele. Hoje eu não consigo te falar 3 jogadores dos Yankees e deve fazer 10 anos que eu não assisto um jogo na integra. Nem o Yankess um time de tradição como poucos clubes no Mundo pode me segurar(fazem mais de 70 anos que eles usam exatamente o mesmo uniforme sem trocar detalhe algum...que clube no mundo faz isso?).

Quando a liga de futebol aqui a MLS começou em 96 eu naturalmente comecei a seguir o MetroStars (como um 2 time bem distante do Inter em primeiro). Eu ia aos jogos e até comprei uma camisa oficial. Ai a uns 2 anos literalmente de noite para o dia, o clube foi comprado pelo Red Bulls! Tudo mudou, o nome, as cores, o uniforme. Muitos trouxas da torcida reclamaram por 1 dia e depois trocaram a camisa e começaram a cantar "Red Bullssss". Ah vão se fude! Tão achando que eu sou idiota? Larguei de mão. Passei 10 anos acompanhando o clube pra derepente eles mudarem de nome e tudo mais?! Larguei tambem.

E o Futebol Brasileiro tá indo na mesma direção. Nos anos 70 ainda vi UM POUQUINHO de amor a camisa, claro, já eram profissionais, mas os jogadores ainda ficavam no clube por um tempo, muitos eram nasidos na cidade, muitos eram colorados de verdade. Tenho pena do torcedor que nunca viu isso. Hoje o futebol é 110% Business e o futebol Brasileiro não passa de uma divisão de base da Europa. Hoje estamos aí satistfeitos com futebol de segunda categoria e beirando terceira categoria a cada dia. "É a vida" alguns dirão, "jogadores vão mas o clube fica". É fica aí abusado junto com seu torcedor que tem que sofrer com futebol mediocre em campo. Pior é que o torcedor que realmente ama o clube é o unico que não sabe realmente o que passa lá dentro. Hoje o torcedor de futebol é o carinha que vai para uma suruba, mas na hora H mandam ele ficar no outro lado cuidando a porta!

Talvez eu pense differente de muitos, mas se há uma coisa que eu não goste é de fazer papel de palhaço, já larguei alguns esportes por causa dessas coisas. O Inter de hoje (e futebol em geral) não é mais aquilo que era e pode só piorar se alguma coisa não mudar. Hoje eu e vocês não estamos mais torcendo para o Sport Club Internacional, estamos é torcendo para um produto, um supermercado do futebol para burgues Europeu e Arabe e tambem torcendo para as contas bancarias do pessoal envolvido na suruba e só. O resto é romantismo barato. O Colorado dos anos 30,40,50,60,70 não existe mais. Resta apenas a esperança que isso mude um pouco e voltamos a ser respeitado um pouco.

Mas pelo jeito a Libertadores e o Mundial de 2006 foi "o nosso" e agora eles querem o deles.