Mas tambem sei que existem pessoas que sentem saudade do sistema de grupos mais mata mata no fim. Acredito eu que esse negocio de grupos só serve pra facilitar as coisas para clubes do Rio e SP e por isso não acho uma boa.
Com isso na minha opinião se fosse forçado a mudar algo acho que uma solução legal que iria satisfazer os dois lados seria o seguinte:
O Campeonato continuaria como está. 38 Rodadas todos contra todos 2 vezes. Nada de differente. Mas com um detalhe, teriamos uma Super Final, com o vencedor do primeiro turno contra o vencedor do segundo turno. Se o mesmo time ganhar os 2 turnos ele seria campeão automaticamente. Para libertadores, Sulamericana e rebaixamento usariamos a mesma tabela de classificação de todos os jogos somados.
Assim teriamos uma final quase todos os anos e uma proposta a mais poderia ser que a final fosse de 1 jogo só numa cidade sede pre-determinada antes do campeonato começar, como é feito na Euro Copa ou NFL...ou poderia ser 2 jogos ida e volta na casa dos 2 participantes. Para o Brasil essa de cidade sede provavelmente não daria certo pois certos clubes levariam vantagem em campos "neutros", por exemplo imagina Flamengo x Inter numa final na Bahia...ia ser 90% torcedor do Flamengo. Mas seria interesante tentar algo assim, mesmo se fosse na Copa Do Brasil...imagina "Florianopolis 2009" ou "Belem 2010" como sedes para uma final daria assim um clima a mais para um grande evento.
O que você acha, Mata Mata ou Pontos Corridos...ou gostam da ideia acima? E o que acham de uma final da CDB em Cidade pre-determinada?

Poster anual da cidade sede do Super Bowl. Jogo unico que decide o campeonato da NFL.