segunda-feira, junho 27, 2011

Aresta

A vitória contra o Figueirense, debaixo de uma gélida tarde de inverno gaúcho trouxe não apenas a tranquilidade de volta ao Beira-Rio, mas também o alento por dias melhores.

O Inter, aos trancos e barrancos, possui no momento o segundo melhor ataque do campeonato brasileiro, atrás apenas do Flamengo.

São 12 gols em 6 jogos, média de 2 gols por partida. Oscar com 3 e Damião com 2 encabeçam a artilharia colorada, completa com uma série de jogadores com um gol cada.

Considerando-se ainda que em determinados momentos o time padece de falta de objetividade e apresenta pouca contundência ofensiva, com Damião isolado no ataque, os números por si só são ótimos.

No entanto, a aresta a ser aparada é o sistema defensivo.

Em 6 partidas, foram 8 gols sofridos. Trata-se da 7ª pior defesa do campeonato.

Nenhuma equipe nas 8 primeiras posições tomou tantos gols.

O mais alarmante, inclusive, é o fato de que a equipe vem sofrendo pelo menos um gol nas últimas 12 partidas.

Não é necessário recorrer a estatísticas exatas para saber que o campeão brasileiro é sempre detentor de uma das melhores defesas do campeonato, senão a melhor.

E é exatamente nesse contexto que reside a minha preocupação.

O sistema defensivo de nossa equipe, apesar de estar em processo de melhoria, ainda falha muito e não é confiável.

Considerando a iminente baixa de Juan e o problema clínico de Rodrigo, e a situação é ainda mais preocupante, pois restariam apenas Índio e Moledo, com uma possível improvisação de Bolatti ou algum outro jogador no setor.

Há muito trabalho por ser feito afim de conter a sangria do sistema defensivo colorado. Além de afirmação de peças, reforços fazem-se necessários para enfrentar um campeonato tão árduo e tão disputado.

O grande sonho para reforçar a equipe seria Breno, mas a realidade no entanto não é tão promissora.

Certo é que, sem reforços e sem um acerto da mecânica defensiva, muitos pontos serão desperdiçados, pois nem sempre o ataque irá comparecer com 2 ou 3 gols.

Ficamos na torcida para que o bom futebol apresentado ontem seja uma constante, bem como a defesa seja acertada, para que possamos continuar ascendendo na tabela classificativa.