terça-feira, setembro 27, 2011

26 O Jogo e a Reunião

O JOGO

Uma das coisas que me agradam no Futebol Americano é a atuação da arbitragem. Não que ela seja perfeita, que não erre. Toda interpretação humana é sujeita a contestação. Mas o interessante é que a jogada se desenvolve até o fim e, se um dos árbitros (são vários em campo), identifica uma infração, joga uma bandeirinha amarela no gramado. Após terminada a jogada, o árbitro principal consulta seu auxiliar e anuncia a infração e a punição para todo estádio. O lance é revisto no telão por todos, para que se visualize exatamente o que ocorreu e o que foi marcado.

Reconheço ser quase impossível adotar isso no nosso futebol. Primeiro porque no nosso jogo o cronômetro não para quando a bola para (bem que eu gostaria de ver uma partida com 30 minutos de bola em jogo a cada tempo). Além disso, não é todo estádio que tem um bom serviço de som e telão. Aliás, sequer se permite que haja repetição de lances nos estádios que dispõem desse recurso. E o pior de tudo é ter que ouvir o velho argumento de que o erro de arbitragem faz parte do jogo.

Como disse, não tenho a pretensão de achar que no sistema americano não ocorram erros, mas tenho a convicção de que naquele modo de arbitrar, os equívocos são minimizados. Pois, pra minha surpresa, foi exatamente isso que vi, pela primeira vez, no jogo contra o Atlético/MG.


O que ocorreu domingo no Beira-Rio se assemelha aos lances da NFL. Após o gol, o árbitro antes de correr para o centro do campo, foi consultar seu auxiliar, que levantou a bandeira, tal qual os árbitros da NFL quando jogam o pano amarelo no gramado. Ali, fica claro que o bandeira avisou que ao último toque da bola, o jogador colorado estava adiantado, mas na cobrança da falta, não. Foi o que viu o auxiliar. Como o árbitro identificou que o desvio na área foi da zaga, ambos concluíram, em conjunto, que o gol foi legal.

Sei que não é a mesma emoção comemorar o gol após a sinalização do árbitro. Emocionante, mesmo, é vibrar com a bola estufando as redes. Mas, convenhamos, eu prefiro comemorar o aceno do bandeira a chorar um gol legítimo mal anulado.


REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DE ONTEM

O clube trabalha com défcit, como de regra todos os grandes clubes. Mais cedo ou mais tarde, venderemos nossos melhores jogadores. Ainda estamos longe de reverter essa realidade, embora todos digam que têm esse objetivo. Eu gosto de acreditar que um dia chegaremos lá. Quando, não sei.

O ex-Presidente, Eraldo Herrmann, Campeão Brasileiro em 1975, esteve presente à reunião. Foi uma grata surpresa. Fez uma manifestação emocionadíssima, citando nomes pouco lembrados, mas de enorme contribuição para a história do clube, principalmente no tocante ao seu crescimento patrimonial que o permitiu atingir os níveis de grandeza que hoje ostenta. Rogou ao atual Presidente que se cerque de pessoas de bem, que trabalhem pelo clube, não por si. Foi aplaudido de pé, por mais de um minuto. Um dos momentos mais bonitos da minha vida de colorado. Sócio do Inter pode assistir às reuniões do Conselho. Muitas vezes é cansativo, mas em outras somos brindados com momentos como esse de ontem.

Além disso, o que certamente interessa a todos os colorados é a questão das obras. O Presidente Luigi manifestou ser essa a sua maior preocupação atualmente. Terá uma reunião importantíssima, hoje, sobre o tema. Pra mim está claro que não depende apenas do Inter, querer assinar com a Andrade Gutierres. É a Andrade Gutierres quem está vacilando. Não sou do ramo da construção, mas há alguns empreiteiros no Conselho. Alguns deles comentam que o negócio, nos moldes em que está entabulado, não é tão lucrativo para a AG como se poderia supor. Enfim, é uma decisão que se dará em esferas de poder distantes de Porto Alegre. Como diria o Capitão Nascimento: “O Sistema é foda, parceiro!”

26 Comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto Chiodelli,

Só fiquei com uma dúvida:

"Rogou ao atual Presidente que se cerca de pessoas de bem, que trabalhem pelo clube, não por si"

A palavra era pra ser cerca mesmo, ou cerque?

Anônimo disse...

Pq muda muito o sentido de uma pra outra...

Daniel Chiodelli disse...

cerco4c, a primeira postagem não havia sido revisada. Já corrigi. Valeu!

cjr-sp disse...

E nao é lucrativo pára a AG mesmo.

Eu já dizia isso aqui lá em fev/março que achava que tinha coisa errada...e que devíamos assinar de olho fechado. Tava bom demais para ser verdade.

Sempre achei uma verdadeira obra quase de graça nos moldes em que foi divulgado.

Como já construí no passado, tenho muitos amigos do ramo ainda e trabalho com mercado imobiliário tb, sempre achei cá comigo um verdadeiro negócio da china o que o clube estaria fazendo naquele tipo de modelagem com a AG.

Pois bem...punhetaram tanto o negócio...AOD saiu...ou saíram com ele....e agora os profetas da teoria...aqueles que nao sabem fazer...consultam, criam milhares de comissao, atrasam tudo...e agora tem um negócio na mao que pode nao sair mais, pq a construtora acordou e tá vendo que nao é grandes coisa o negócio para ela. É PÉSSIMO NA VERDADE.

SÓ COM ORDEM DA DILMA PARA SAIR ESSE NEGÓCIO....prometendo um cafezinho para a AG depois em algum canto do país.

PQ o negócio por si só, só é bom para o Inter. TAVA BOM DEMAIS...EU SABIA...

**********************

A GRANDE REALIDADE É QUE ESSA GESTAO É O CUMULO DA IMCOMPETENCIA.

*****************

Sds...
Fui...

Gonçalves disse...

Sem Dúvida nenhuma foi um dos momentos mais emocionantes o discurso inflamado e pausado do Seu Eraldo.

Uma justa homenagem e o seu pedido de que outros tantos desconhecidos tenham meio que sido esquecidos no decorrer dos tempos de alguma forma sejam lembrados, além dos desconhecidos em termos de pessoas, uma própria corrente do Clube que é pouco conhecida, embora bastante laureada que é a FECI e que deverá merecer um destaque na camiseta por sugestão de um conselheiro incitado por essas lembranças e pouco destaque para coisas que aparentemente passam de certa forma invisiveis aos olhos mais distantes.

Agora quanto as obras tive esse certo sentimento de que o que podia ter sido feito para preservar os interesses do Clube, parecem esgotados, agora dependendo da Construtora se manifestar.

Schroder-EUA disse...

Bem lembrado Daniel sobre a arbitragem da NFL.

E te digo mais meu amigo, desde que eu sou criança...nos anos 70 (!!) é assim! Talvez até antes! Nos anos 70 ja era assim, onde consultavam E anuncavam ao estadio todo via microfone! Depois la pelos ano 90 é que introduziram onde o juiz pode olhar o replay numa tela privada ao lado do campo pra lances duvidosos da qual O TECNICO dos Times, jogam uma bandeira no gramado pra pedir ao juiz que olham o lance. Cada Tenico é permitido isso umas 3 vezes por jogo se nao me engano e se a jogada continuar valendo e o tecnico tava errado o time dele perde um "timeout" (pedido de tempo) durante o jogo (para que não abusem).

O Futebol,no mundo todo, até e especialemnte nas copas é da era medieval! Na Copa a gente ve erros grotescos todas copas! Todas que no fim determinam que sobrevive ate a final. Em 2002 a Alemanha não teria ido a final se não tivesse sido ajudada contra os EUA. A Irlanda teria ido a Copa contra a mao do Henry..etc etc etc... Na copa ao menos deveria ter varios juizes em campo mais o replay eletronico pros juizes.

Mas a maior piada é que quando a FIFA fala em recursos eletronicos eles falam SÓ em colocar um chip na bola pra determinar se a bola entrou ou não...kkkkkkk....esse é um problema RARISSIMO...acontece uma vez em cada 5 copas! Deveriam focar em outras coisas mas vão colocar um chip e dizer viu estamos na era moderna. Piada!

Daniel Chiodelli disse...

Pois é, Louis. Em 2002 a Coreia se beneficiou escandalosamente sobre Itália e Espanha em sequência, mas...

Daniel Luis Costa disse...

Não se preocupem com a copa...sei de fonte seguríssima q LERDUiggi já determinou a criação de uma nova COMISSÃO para verificar porque a COMISSÃO q deveria verificar as outras COMISSÕES não está fazendo nada...o único problema é arranjar gente para colocar nessa nova COMISSÃO pois a grande maioria já está envolvida em outras COMISSÕES...

Anônimo disse...

27/09/2011 14h05 - Atualizado em 27/09/2011 14h05
Desde a saída de Bolívar, Inter não perde e tem percentual de campeão
Por outro lado, defesa segue levando gols. Ex-capitão do time pode retornar contra o Atlético-PR, na vaga de Rodrigo Moledo, suspenso

PRECISA DIZER MAIS ALGO?

Julio.Colorado em Sampa disse...

Que M...., a AG não topou fazer a reforma do BR sem lucro. Como esse mundo capitalista é injusto.

Anônimo disse...

O mais absurdo da arbitragem é que eles marcam o que querem e não precisam justificar São como imperadores.

Se ao menos eles precisassem dizer exatamente o que marcaram a coisa já ficaria muito mais clara.

Nem que fosse apenas pros jogadores em campo. O cara ter a obrigação de dizer o que marcou. O negócio já mudava de figura.

Hoje o cara marca e manda sair de perto senão ele vai expulsar.

Deu pra ler os lábios do juiz no último jogo pro Dale depois de dar amarelo: "Sai daqui ou vou te expulsar!"

É palhaçada isso.

Anônimo disse...

Lembram o filho do Buda no Beira-Rio mandando bater os penais no lado azul, contrariando a ordem da brigada?

O cara se acha um deus ali dentro.

O pior é que ele colocou em súmula que mandou bater daquele lado por recomendação da brigada e o comendante foi a público dizer que a orientação dele foi oposta e o árbitro na verdade desobedeceu, trazendo mais risco ao grenal.

E o pior de tudo é que ficou por isso mesmo.

Ou não, o Siegmann foi tomou um gancho por se indignar pelos desmandos desse rei das 4 linhas. E pelas consequencias conclue-se que o reinado continua mesmo depois do fim do jogo.

Anônimo disse...

E dando 8 minutos até ele fazerem gol.

É uma palhaçada.

Mas vou parar de escrever pq só me infdigno cada vez mais...

heheh

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Depois de 95% do q eu falo acontece ou acerto, vou dizer mais uma:


Siloê vai nos ajudar muito ainda.



...FAREMOS HISTÓRIA.

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Mas quem não sabe que tendo 10 juízes, 4 bandeirinhas, teloes, cameras, imagens paradas, fotos...iriam otimizar os acertos no futebol?

Não sejamos hipócritas, futebol não é Disneylândia. Alguém ganha com isso com certeza. Tem muitos outras coisas por trás pra q não ocorra essas otimizações.

E não venham com papo que é pq a cupula do futebol é formada por pessoas com um século de vida que não se atualizam. Não esqueçam que são velhos mas não rasgam $$.

Fabio - Arena Vermelha disse...

Baita texto, como sempre, Chiodelli.

Nunca participei de uma reunião de conselho - por falta de tempo ou relaxamento acho - mas são por essas e por outros que vale a pena o que alguns chamam de perda de tempo...

eu me emociono ate em reunião consular na hora de cantar o hino do clube...

pra cima do furacao..

abs

Marco disse...

Por quê o Eraldo Hermann ROGOU ao banana Lú que se cerque de pessoas de bem?

Acaso ele não anda bem acompanhado?

Marco disse...

Eu mudaria pouca coisa nas regras.

Colocaria um árbitro em cada campo, mais um bandeira de cada lado.

Mudaria algo que acabaria com as retrancas em campeonatos: 0x0 não dá ponto para ninguém.

Pronto!
Entra todo mundo sabendo que tem que fazer um, ao menos, para valer a pena ter jogado.

Saulo - Santa Maria/RS disse...

e se o empate = 0 pontos.

Alexandre S. Peña disse...

Que momento esse nosso no Inter!

Aproveitando, olhem o link:
Menina se diz vítima de Bullying por ser chamada de Corinthiana

Marco disse...

Sobre marcar impedimento somente na grande área, algumas mudanças já foram testadas pela Federação Paulista, com poucos resultados.

No Torneio Início, que faziam antigamente, acabaram com o impedimento. Resultado: acabou o jogo. Deixavam um atacante colado no goleiro adversário, e dá-lhe chutão prá frente, mais nada.

Esta, de marcar impedimento somente na grande área, também já foi feito, sem grandes resultados.

A popularidade do futebol está na simplicidade das regras, aí todo mundo entende e joga.

Só a regra do impedimento é meio confusa, tanto que nas peladas ninguém usa.

Schroder-EUA disse...

Marco

Eu mudaria a linha de impedimento do meio campo para a linha da grande area. Ou seja ainda teriamos impedimento mas so a partir da grande area...o jogo seria mais ofensivo assim.

Parece que as pessoas tem medo de ver mais gol no futebol.

Marco disse...

Leitura obrigatória:

http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2011/09/27/a-tabela-de-classificacao-e-as-folhas-de-pagamento/

Marco disse...

Luis

Já fizeram e não mudou grande coisa, foi num campeonato paulista.

nando lb disse...

O Impedimento é uma regra muito boa e pertinente

Não tem coisa pior que jogar futebol com barrigudos que ficam parados la na frente, pescando como se diz, e voce jogar de zagueiro e ter de ficar colado com a mala la porque não tem impedimento.
Poderiam criar uma linha na intermediaria que limitasse o impedimento a partir dai.

Mas o maior problema está nas simulações, faltas e fingimentos

Deveria se criar um tempo minino para o atendimento fora de campo. o cara simula lesão sai na maca tem de ficar no minimo dois minuto fora de campo.

E fingimento e simulação é do carater dos maladros e da cultura ou melhor descultura dos jogadores, imprensa etc

Pablo Faria disse...

Ótimo texto, Chiodelli. Concordo contigo sobre a questão da arbitragem no futebol.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]