sexta-feira, maio 29, 2009

Cada um tem a Confederação que merece?

Quem teve a oportunidade de conferir um pouco da Champions League, pode conferir um pouco de um outro universo no qual está o futebol europeu, principalmente se compararmos a Champions da UEFA com o que se vê por aqui, ao sul do Continente de Colombo, região em que o futebol é refém de uma Confederação corrupta e incompetente.
Na Libertadores segue sendo normal o arremesso de objetos no gramado, policiais protegendo os jogadores com escudos para cobrar escanteio, gramados em condições precárias e estádios idem. A Conmebol é passiva, omissa, nada faz por si própria, pelos clubes ou pelo futebol(como um todo). Essa Confederação é Corrupta, incompetente ou as duas coisas? Eu fico com a última opção. Basta ver que desde 66 teve apenas 2 presidentes. Teófilo Salinas Fuller ficou de 66 até 86 quando assumiu seu Secretário-Geral, Nicolás Leóz.
Assistente Jorge Calderon cai no gramado, vítima de objeto vindo da arquibancada (comum em jogos da Conmebol). Olímpia x Uni. Católica, Sul-Americana de 2008.

Defensores Del Chaco, vizinho da Conmebol, desaba durante jogo de futebol. Dois mortos. Oito feridos.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico a UEFA esnoba até a FIFA. Promove a Eurocopa e a Champions League com competência. Fiscaliza e pontua os Estádios de futebol, promovem eventos de pesquisa e debate sobre o esporte, segurança, organização, etc. Recentemente, Michel Platini, presidente da UEFA, defende um projeto pelo qual só poderão participar da "Champions" os clubes que apresentarem as finanças em ordem, algo surreal aqui na América do Sul. Bom ou ruim, mostra a pró-atividade da Federação de lá, em contraste total com a catatônica Conmebol.
Tudo isso se reflete em números. Segundo o site português Futebol Finance "Para termos uma ideia mais concreta da importância de chegar à final da Champions League, no ano passado[2008] o Manchester United como vencedor da prova arrecadou 42,8 milhões de Euros em direitos televisivos e prémios provenientes da UEFA, tendo ainda beneficiado em 110 milhões de Euros em novos negócios segundo um estudo da Universidade de Coventry". Para termos uma idéia, o LUCRO do Campeão de 2008 só em televisão e prêmios da UEFA, é o FATURAMENTO anual do S. C. Internacional.

Final em Roma, show de futebol.
A comparação é lamentável, ainda mais quando vemos que os protagonistas e verdadeiros movimentadores de toda essa fortuna saem daqui. Luis Adriano, nosso guri da Vila Bom Jesus, fazendo gol do título na Copa da UEFA. Grafitte, um jogador bom(nada além disso) definindo a Bundesliga da Alemanha. Espero viver bastante para ver nossas federações minimamente democratizadas e merecedoras dos grandes atletas e dos milhões de fanáticos torcedores habitantes desse canto do Mundo, embora o risco de Ricardo Teixeira assumir a FIFA seja muito maior.
--------------------
Outra comparação besta, mas que mostra o século em que estão as federações, seus sites:
http://www.conmebol.com/
http://www.uefa.com/
--------------------
Gol do Marketing
A Área VIP no Centro de Eventos antes dos jogos, me surpreendeu. Salgados, doces e bebidas liberadas. Além da proteção ao frio. Recomendadíssimo.
--------------------
Sugestão pro Marketing
Teremos um jogo diferenciado pela frente marcado com boa antecedência. Podemos organizá-lo, promovê-lo e divulgá-lo de forma especial. Valoriza o jogo, o evento e, tomara, o título. A Recopa Sul-Americada. Exemplo: