segunda-feira, maio 11, 2009

28 Dona Marisa

Quero exaltar a Dona Marisa, por existir como pessoa e, por conseqüência, ter um dia dado à luz ao rapaz que atende pelo nome de Nilmar.

Meus agradecimentos a vossa esplendida existência se estendem ao fato de ontem, por capricho do destino ou coração de mãe, o camisa nove recebeu antes do jogo, desta que sempre será a primeira mulher de sua vida, o pedido: um gol.

E que gol.

Não fosse a senhora, creio que não surgiria no gramado do Pacaembu tamanha proeza. Não pretendo menosprezar a esposa de seu filho, conhecendo os tradicionais ditos populares e folclores de família que confrontam sogra e nora; pois a própria moça no dia de ontem provavelmente beijou e abraçou a sua, lembrando que no céu, inferno ou Campeonato Brasileiro, mãe é mãe.

Dona Marisa, a nação vermelha e branca lhe agradece!


De resto, atuação consistente, embora não de todo convincente. Sempre que um dos três volantes titulares desfalcam, o time sente tanto que me arrisco a declarar como ponto mais fraco do que a própria zaga – que ontem foi bem, pois Guiñazu jogou (só) atrás.

Glaydson não foi mal, mas também não foi destaque. Magrão até que arriscou, deu o belo passe pro gol incrivelmente perdido pelo Taison (apagado). D’Alessandro foi o passe pro gol e mais nada (exagerando pra resumir). Tudo isso porque o meio campo perdeu corpo sem Sandro, ficou vulnerável e se encolheu. Levando em consideração que a fama de melhor time do Brasil vai despertar o olho do tigre em todos adversários da temporada, vale o aviso, muito do que o Inter goleador é, passa pelo trio Sandro, Magrão e Guiñazu. Não por coincidência, na única derrota no ano, para o União Rondonópolis, jogamos sem Magrão. E mais, no encardidinho jogo de volta também estávamos sem a formação de origem.

Agora, muito do que o Inter tem de encantador sai de momentos individuais surpreendentes, lances pra nunca mais esquecer. Valeu Golden boy. Também não é todo dia que todos estão inspirados, por isso a vitória de ontem vale muito - peso de ouro – porque além dos três pontos, significa que diante da atuação menos expressiva de outros grandes jogadores do elenco, alguém pode se destacar e decidir.

Mas vamo-le-que-vamo, não comprei a corneta do adversário de time misto. Com onze titulares do Corinthians em campo seria outra leitura de jogo, mais espaço pra todo mundo e maior risco também pros dois lados. Se o oponente rifou seus três pontos, nada temos a ver com isso. E se no nosso meio campo faltou serviço, atrás seguramos e na frente foi tudo com ele.
Golaço de Nilmar.
_______________

EDIT: (O Gol e a Dona Marisa no Jornal Nacional. Desculpe o Edit Diana mas achei que cabe bem no teu Texto):


28 Comentários:

col disse...

Boa a leitura da ausencia do Sandro, concordo plenamente. O teu idolo Magrao(lentao, jogador de final) pede um banco de reservas faz tempo. Duvido que vah para o banco, diga-se de passagem.

Marco disse...

Não acho que a má atuação encerra-se na ausência do Sandro, mesmo porque Gleidson foi bem. Até arriscou um chute a gol, que Felipe se atrapalhou mas jogou para fora.

Acho que vários fatores pesaram na má atuação de peças-chave do time:
- Calor
- Estréia
- Duas competições simultâneas

Pablo Faria disse...

Ótima leitura, Diana. Mas também não acho que foi tanto a ausência do Sandro não. Só acho que foi um dia ruim, fato normal, mas que serve de alerta.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Bom post Diana !

Partindo do principio freudiano que a mãe é sempre a culpada, esta culpa da D. Marisa é das ´boas` !

Geeente ! Acabou o Gauchão, não tem moleza não !

diana oliveira disse...

guiñazu jogou só atrás e isso foi devido à ausência do sandro. é aí q me refiro.
depois há outros fatores, alguns não jogaram bem e isso é da vida.

banco pro magrão? só tu mesmo col...

Renan Santos disse...

O problema do Magrão é o gráfico de eletrocardiograma que ele desenha durante o ano. Jogador que oscila demais, quando joga bem, arrebenta, o meio de campo voa; quando joga mal, some completamente e compromete e meia-cancha.

Renan Santos disse...

Mas não vejo ninguém pra botar no lugar dele. Muita gente fala do Giuliano, mas aí perderíamos nosso esquema que está dando muito certo, que é o de 3 volantes, Giuliano é meia, é camisa 10, é reserva imediato do D'Alessandro, não tem outra.

Só se deixar o Glaydson na 1ª volância e puxar o Sandro pra 2ª.

Mas aí não sei... o Sandro não me parece tão incisivo quanto o Magrão... e seria muita invenção pra cabeça limitada do Tite.

Renan Santos disse...

O time almoçou mal ontem, só pode. Não vejo outra explicação pra queda tão abrupta. O próprio Tite parecia não entender pq recuavam tanto os fdp.

O primeiro lance do jogo foi um erro de passe BIZONHO do Bolívar, que vinha bem nas últimas partidas.

Guilherme Barcelos disse...

Renan, na seleção sub-20, onde se destacou muito, o Giuliano jogava na posição do Magrão, se não estou enganado. A formação do meio de campo ficaria a mesma: Sandro, Giuliano, Guina e D`Ale.

Só que eu acho que o Tite pensa que nem tu. Se o Magrão se machuca, creio que ele colocaria em campo o Rosinei.

E o Bolívar eu acho que jogou bem de novo. Quem ficou devendo dessa vez foi o Kleber.

Saudações

Guilherme Barcelos disse...

Quanto ao time recuado, realmente não deu para entender muito bem.

Do áudio da TV às vezes dava para ouvir o Tite berrando: "SAI! SAI! SAI!". E todo mundo atrás!

Claro que ele tem parcela de culpa se os comandados, podendo dar, não lhe deram ouvidos. Mas que foi curioso, foi.

Saudações.

GILSON - PR disse...

Fernando Carvalho em entrevista afirmou que o time após o gol se poupou segurando o placar se poupando para o próximo jogo.

O time numa quarta-de-final com um jogo no maracanã para decidir uma semi-final numa competição nacional, será que os caras não iriam se poupar?

GILSON - PR disse...

Texto do Guerrinha, acho um cara muito realista e não é fanático nas suas análises escreve o seguinte em seus blog:

CORPO NO PACAEMBU. CABEÇA NO MARACANÃ

Muitos torcedores se assustaram.

E com razão.

O Inter conseguiu uma vitória importante, três pontos que a maioria não vai conseguir, mas ficou devendo o futebol, o espetáculo de outros jogos, contra o Corinthians.

A dedução é simples: o Colorado esteve presente de corpo no Pacaembu.

Mas a cabeça estava e vai estar até quarta-feira, no Maracanã, no Flamengo, na Copa do Brasil.

O jogo contra o time carioca pode representar passagem de fase, aproximação da conquista de um título, lugar na Libertadores de 2010 e, principalmente, reforço na conta bancária dos jogadores.

Por enquanto, apesar das desconfianças de muitos, o Inter está no caminho certo.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Postei uma pequena homenagem pro Nilmar no blog sdo Luis Nassif

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/05/11/trivial-do-nilmar/

Nilmar,
Tu é um desses craques sem igual
Tu vestes vermelho, a cor do sangue
Da raça, bravura, do Internacional

O passe do D´Alessandro foi magistral
Oito adversários esperando tua ginga
Pra lá e pra cá, numa dança infernal
Era o teu dia de homenagear o Garrincha

Tu és o atacante maior do “Clube do Povo”
O outro time é conhecido como “Timão”
Mas, neste dia, eles ficaram sem nome e sem rosto
Como o das pernas tortas, tu os transformou em “João”

O próprio juiz apitou meio sem acreditar
O som parou, a torcida não estava sentada e nem de pé
Os aplausos de todos, não tardaram a iniciar
Uma tarde gloriosa, gol digno de Pelé

Falcão, Tesourinha, Fernandão, Larry, Figueroa e Manga
Tu faz parte agora desse Panteão, entrou para a história
É esse amor, esse grito, que não me cansa
Tenho muito orgulho de ser teu seguidor, Colorado das glórias!

P.S.: mas que ele erra muitos gols feitos, erra (ahuahauhaua essa é pros meus amigos Julio Colorado e Fabiano, que adoram dizer que não sei nada de futebol e/ou sou corneteiro...)

Que venha o Flamengo, tchê!

cjr-sp disse...

Refleti melhor hoje e cheguei a conclusao que metade do problema do Inter no jogo foi o MANO MENEZES. Tem um cara que só comenta no blog do NANDO, o WAGNER, sabe muito de futebol. E as vezes leio ele e quando leio ele concordo bastante com ele. Hoje li, concordei 100% com ele. Ele Ccomentava bastante no finado blog que o nando tinha no finalsports junto comigo e o Nelson na época. Manja muito ele. Invaravielmente concordo com ele. NAO COM O NANDO. NADA A VER.

Mano soube armar o time com suas duas linhas de 4 inglesas e ainda recuou um la da frente tudo compactado dificultando em muito o passe colorado. Eles muito pertos uns dos outros e aí o nosso passe nao encaixou. Nao tivemos infiltraçao pq nao havia espaço e a soluçao foi recuar o time e tentar o contra-ataque, ou esperar a genialidade aparecer. Graças a deus ela veio pelos pés do NILMAR.

Esse é o esquema favorito do MANO e ele sabe armar muito bem. Aprndeu no seu estagio na Inglaterra. Sao duas linhas parelelas com 8 jogadores no gramado que vao e vem em bloco num espaço maximo de 5 a 6 metros uma da outra. é o verdadeiro 4-4-2 ou em vezes o 4-5-1 muito bem armado. É O CARA. É O MELHOR TECNICO, ESTUDIOSO DA MATERIA NO PAÍS. E MANO DIFICULTOU PARA O INTER. FOI ISSO.

Mano fez esse estagio na Inglaterra e aprendeu isso com os ingleses que dominam as champions league jogando exatamente dessa forma.

Pois para os atacantes colorados pssarem por essas duas linhas é muito dificil, só na genialidade como aconteceu.

Esse tb é um esquema tatico superior ao do TITE no meu entender pois a compactaçao é muito maior. NAO TEM BURACOS. eles ficam muito proximos uns dos outros. por isso o passe curto do INTER nao entrava...nao dava certo. Tivemos que ter a genialidade do passe longo do DALE e a genialidade do NILMAR depois.

Mas na real, MANO 10 X 2 TITE. VERDADEIRO NÓ TATICO NO TITE.

***************************

Mas tb só o MANO tem essa visao no país e o resto dos treinadores considero-os muito ruins. Muitos sao piores do que o TITE até.

O esquema titiano com o losango e posse de bola depende da cpacidade de marcaçao e compactaçao do aversario. Só dois times fizerem isso contra o INTER no ano, RONDON UNITED E CURINTIA.

Tb nao acredito que teremos mais problemas de ordem tatica na serie A, pois nao vejo tecnicos com perfil de marcaçao forte compactado no mercado a nao ser o MANO, e o BURRICI mas o mesmo só marca(ultimamente decaiu tanto que só cerca nem marca mais) e nao compacta pois o seu esquema é um queijo suiço devido ao famigerado 3-5-2.

Por isso seria bom o fluminense fazer o crime contra o curintia pois enfrenta-los na final da copa do brasil nao será nada facil.

Sds coloradas.

Schroder-EUA disse...

CJR

Peraí deixa eu entender...MANO perdeu a partida mas é um Genio...TT91 Ganhou a partida e não sabe nada!!??? Kkkkkkkk

cjr-sp disse...

Exatamente isso LOUIS. Mano jogou com um time reserva. Tite força maxima e só ganhou por duas genialidades. NADA DE COLETIVO.

Ganhou pq DALE ao lançar furou uma das linhas de 4 imediatamente e NILMAR fez o resto.

SORTE NOSSA. Mas tenho como costume analisar aquilo que eu acho. E mano menezes é léguas na frente como treinador superior ao restante dos demais aqui no Brasil. Para mim isso é claro.

cjr-sp disse...

Louis, se vc observar no video que acabou de colocar aí aparece claramente as linhas do Mano...

DALE cruza e 4 já vao voltando para tras...ou seja com o cruzamento ele passa pelos primeiros 4. Aí nilmar recebe e tem que se virar com os outrso 4 detras e mais uns 3 dos quatro anteriores da linha de 4 de tras do Mano. Ou seja, só o NILMAR ou um jogador extremamente rapido para fazer um gol assim com a defesa toda recomposta. Só na genialidade mesmo.

*****************

Inclusive se formos pensar bem, outro time que nos marcou razoavelmente e jpa complicou um pouco para nós foi o gremio esse ano, e em todas partidas foi a genialidade dos nossos jogadores e nao o coletivo que prevaleceram, até pq o gremio foi melhor coletivamente falando em 2 dos 3 jogos, mas perdeu os 3.

Ainda bem que quando nao resolvemos de um jeito, temos outras soluçoes via a capacidade tecnica dos jogadores.

Agora quando nao marcam direito o INTER, aí é show e goleada sem dó. E quando marcam, os nossos diferenciais tem feito a diferença. Esse é o INTER de 2009.

Dá para aprimorar mais.

Abço.

Schroder-EUA disse...

CJR

INTER 1
Corinthians 0

TT91 derrotou MM00.

Não há o que debater :)

Fábio Mota disse...

O Nilmar é um desnaturado, a mãe pede um gol e ele dá uma pintura!!
rsrsrsrs

Fábio Mota disse...

O Nilmar é um desnaturado, a mãe pede um gol e ele dá uma pintura!!
rsrsrsrs

Tiago Finkler disse...

Via de regra também prefiro 442 e de toda essa história de duas linhas parelelas com 8 jogadores no gramado que vao e vem em bloco num espaço maximo de 5 a 6 metros uma da outra e tudo mais. Realmente é um bom esquema para defender e atacar.

Mas é muito interessante analisar o gol do NILMAR sobre esse aspecto. No inicio do lance, o NILMAR está no lado direito do campo de ataque, bem no meio das duas linhas de 4 do curintia. No mesmo instante o DALE está com a bola no campo de defesa, na parte esquerda do campo. Quando alguns jogadores do curintia saem da primeira linha de 4 pra marcar o DALE, o genio argentino lanca a bola la pro outro lado, no pezinho do NILMAR, que por sua vez atravessa as duas linhas da forma mais imaginável possível, de leste à oeste, de costa a costa, humilhando todo mundo pra depois invadir a área entortar mais uns dois ou tres e tocar com muita classe no cantinho.

Continuo achando o 442 um ótimo esquema. Mas com uma assistencia magistral de D'ALESSANDRO para um NILMAR completamente inspirado no dia das maes, nao tem pra ninguem.

GOLACO!
VAMO INTER!

Tiago Finkler disse...

No mais acho que, embora o inter nao tenho jogado bem na partida como um todo, ta tudo certo.

Varias coisas ao mesmo tempo. Estreia, competicoes paralelas, jogadores se poupando. E mais, se o Taison tivesse feito o dele naquele lance, poderiamos ter ganhado com folga.

Também nao tenho medo do MANO. Acho que no futebol tudo é dinheiro e cada um tenta achar o seu lugar no mercado. E o lugar que o MANO achou foi tirar times da série B. Como sempre, a gente tá na série A. Por isso nao vejo motivos para preocupacoes.

João Luiz disse...

Nó tático do Mano no Tite? O CJR, não é exagero não? ~Pô, é muita corneta pra cima do Tite. O cara ganhou tudo desde que assumiu e vocês continuam cornetando ele. Será que ele vai ter que entrar em campo e fazer um gol igual ao Nilmar pra vocês pararem de cornetar ele. Voce tinha esta cornetagem em cima do Nilmar, não esquecemos não.

bernardo disse...

Louis, noticia não muito agradavel pra ti... acabei de ler no blog do Diogo Olivier que o empresario do clube Fernando Otto recebeu umas 7 ligações ontem durante o dia de clubes Europeus.

O mesmo conta que "se Nilmar fizer mais 5 gols desse tipo" - o que é muito dificil, seria dificil segurar o jogador até Agosto.

Penso eu que... sinceramente, pra mim e para o Inter, se ele fizer mais 5 ou 6 gols em mesmo grau de dificuldade de partida jogada fora e resultar em 3 pontinhos esta otimo, excelente e nilmaravilhoso.

Eu quero é o titulo, porque eu sei que Nilmar quer a Europa tabm!! Vejam video aqui no BV apos jogo de Domingo que ele fala que seria bom receber novas propostas.

Renan Santos disse...

Não acho que as duas linhas de 4 dificultam o toque de bola do Inter.

Aliás, O SEGUNDO MELHOR JEITO (o primeiro são os lançamentos, obviamente) de se infiltrar por uma linha de 4 é tocando a bola com rapidez e VERTICALIDADE. Faltou "liga" pros jogadores no findi.

O D'Ale quando deu uma La Boba sensacional no Cristian NA LINHA DO MEIO-CAMPO já ficou com o caminho livre pra avançar até a área, não fosse a falta criminosa que tomou por trás.


Essas duas linhas de 4 são um PERIGO.

Pra quem as adota.

diana oliveira disse...

valeu o video boss!!!

cjr-sp disse...

Joao Luiz,

Eu nem tenho corneteado o time nem o NILMAR. Dei um tempo pq o time deu uma bela encaixada e passou a jogar o fino da bola e Nilmar melhorou muito tb em relaçao a si mesmo já que vinha mal antes ao meu ver e de muitos colorados como tu pode perceber que ele deixou de ser unanimidade aqui no blog mesmo. Mas se voltou a jogar bem, nao tem pq continuar a critica-lo. É o caso.

Já a questao de domingo foi pontual. Tite tomou sufoco dos reservas do corintians. E tomou pq o Mano é muito melhor que ele. Mas como eu disse, no universo de treinadores no Brasil, TITE é ainda um bom ou mediano ou sei lá o que, mas fato é que o unico que se destaca na minha opiniao é o Mano. O resto é sofrível.

Mas para o Inter no brasileirao nao deve mudar nada, pois Mano só no BR agora. O problema que vejo é se ele for a final da copa do brasil. Aí prevejo complicaçoes para o Inter, só isso.

Para o brasileirao, o esquema titiano tá aí, é bom, até pq a maioria dos treinadores que estao aí nao marcam ninguem. Entao salvo algum ou outro tropeço nao vejo problemas maiores no brasileirao.

Sobre o Nilmar ja que tu falaste, sao duas coisas distintas, uma a situaçao da janela ano passado ele forçando para sair e nada jogando. E perdendo gols a rodo.

Outra o futebol que ele vem praticando agora que melhorou muito faz uns dois meses.

Entao me sinto a vontade para criticar quem nao for bem a qq momento. No ano passado Nilmar jogou só em DUBAI e foi só. E depois um pouquinho de nada na sulamericana.

E minhas criticas ao tite agora sao poucas. Tem defeitos, mas conseguiu encaixar o time. Só que no confronto direto com o MANO perdeu, nao no score e sim no volume de jogo, no meio de campo que o Mano tomou conta com um time reserva que quase nunca jogou junto contra a seleçao titiana.
Entao tem que ver as coisas com clareza.

Abço.

diana oliveira disse...

cjr,
é aí q está a minha teoria, só q vai contra tua avaliação de mano & tite.
o tite mandou o time sair, todos ouvimos no audio da transmissão. perdemos o meio pq recuamos.
especialmente o guiñazu, q jogou dentro da área (praticamente).
e isso aconteceu pela ausência do sandro.
e esta é a minha teoria do nosso calcanhar de aquiles: muito do inter goleador passa pelos três volantes juntos. sai um, cedemos o meio campo.

claro, pra mim fica um aviso ao tite, precisamos prever o desfalque de um dos três em algumas partidas, é do jogo.
mas não acho q ele tenha perdido pro mano, o time se encolheu no domingo não por culpa do técnico, foi postura dos jogadores.

e isso dos reservas... viu como os caras marcaram campo todo o jogo todo? isso é vontade do neguinho de ganhar do inter-melhor-time-do-campeonato. foi ordem do técnico? foi, mas o time aguentou por vontade a mais de cad um. mas como são limitados, são os reservas, mesmo tendo o inter cedido a posse de bola, o corinthians criou (acho) duas ou três reais situações de gol no decorrer da partida.

portanto, o placar foi justamente o resumo do jogo. ganhou inter, ganharam nossos jogadores, ganhou tite.

abrç

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]