sábado, maio 09, 2009

QUE TAL OS MELHORES NA LIBERTADORES?

Estava lendo sobre o fiasco acontecendo com a Comnebol e times Mexicanos onde por causa da tal Gripe o São Paulo e Nacional não querem jogar no Mexico. Fala serio...a gripe comum mata 36000 pessoas por ano nos EUA...repito a FLU como é chamado aqui, influenza, mata 36000 por ano só nos EUA! E por causa dessa tal gripe suina onde morreu o que 100 pessoas eles querem parar o mundo? Quantas pessoas morrem de assaltos em São Paulo? Não seria uma razão então para times não quererm ir a São Paulo tambem? E a dengue e a febre amarela no Brasil... não conta? Porque? Porque não deu na CNN ainda?

Mas de qualquer maneira isso me levou a pensar, quem são esses times na Libertadores? Boyoco? Quenca? San Martin? Guarani do Paraguay? Everton do Chile? Sucre? Lanus? O nivel tá baixo demais. Infelizmente a Libertadores não representa o que tem de melhor no futebol Sulamericano, ele representa o que tem de melhor por regiões no futebol Sulamericano (e olhe lá).

A Copa Sulamerica é que deveria ser usado para isso. Já a Libertadores deveria ter os melhores clubes/times Sulamericanos talvez num sistema de Rebaixamento e ascenção como no Brasileirão. Assim teriamos o melhor mesmo e não so o melhor por região e sermos forçados a aturar esses clubes podres que estão repletos aí em 2009. Não sei exatamente como fariam mas seria muito melhor ter clubes grandes , tradicionais disputando uma libertadores do que um Boyoco. Ou alguem acha o Quenca melhor que o Inter? Imagina uma Libertadores só com os melhores, independente de numero maximo por País. Ora que fosse 8 times da Argentina, 8 do Brasil, 2 do Uruguay, 1 do Paraguay etc...e ser um baita campeonato! Uma guerra e não essas peladas que estamos vendo por aí.

Mas infelizemente isso nunca acontecerá. Temos 2 copas Sulamericans praticamente identicas na qual nenhuma das duas tem por completo os melhores da America. Por mim fazia da SulAmericana uma especie de 2 divisão da Libertadores. Onde os 4 melhores da SULA subissem pra Libertadores e os 4 piores da Libertadores caissem pra Sulamericana...assim a nata subiria e teriamos ai sim uma verdadeira e justa competição onde a melhor realmente ganharia e não apenas aquele que teve as maiores barbadas até chegar a final.