quinta-feira, maio 14, 2009

Cadê a Mecânica de Jogo ?

EDIT DE FINAL-DE-TARDE:

Como é que os laterais do Mengo jogaram muito e não tomaram bola nas costas e os nossos não jogaram nada na frente e precisaram de muita ajuda na marcação ? Esta questão passa sim pelo PROFESSOR TITE !
Sem dúvidas temos muito mais time / recursos do que o Mengo, por que tomamos um ´vareio` estratégico e jamais mudamos a forma de jogar ?
Certo, o Andrézinho entrou bem, mas:
- jogou livre sem marcação especial porque o Cuca começou a empilhar atacantes,,
- os times estavam cansados

Experimenta não marcar o Dale ! Escalar o Banco também não é uma das virtuoses do TT.

Nitidamente o time está levando o TT nas costas....

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-





CONSTATAÇÕES :

1 - Acabou o Gauchão
2 - Não se pode jogar com menos de 11 jogadores...como no Gauchão.
3 - Guina e Magrão não podem ser os fazem-tudo...como no Gauchão.
4 - Todos os times grandes, ruins ou bons tem um nivel quase parelho, principalmente em se tratando de defender, de marcar, de pressionar...diferente do Gauchão.
5 - O preparo físico só fará diferença em alguns finais de jogos...então temos que chegar lá com o caminho da vitória meio-que andado...na superação pouco se consegue.
6 - O preparo físico será preponderante mais para o meio e final do campeonato, mas para isto é necessário grupo (temos um bom grupo, um dos melhores...)
7 - A mecanica do Inter é papai-mamãe sem qualquer variação ou surpresa, ontem saiu um atacante entrou outro, sai um meia, entra outro, todos sabem quem sai e quem entra no lugar.
8 - O TT não revisa sua mecanica, ele simplesmente troca peças...surpresa para os adversários é igual a zero...idem a criatividade.

Soluções:
1- Naquele mato chamado Bolivar não sai coelho ! Dizem que ele não precisa apoiar, isto é facil de ver que ele não sabe apoiar, mas por que insistem com ele na frente, então que não passe do meio-campo. Só que ele, também por deficiencia na marcação, exige uma ´bengala` para ajudar na marcação, pois se ficar no mano-a-mano com o adversário, já era ou toma amarelo, no jogo de ontem todas as jogadas de linha de fundo naquele lado, foram defendidas ou por Sandro, Magrão ou Indio, onde estava Bolivar ? Ele nunca vai ao encontro do adversário pois corre para trás, só cerca, mas daí o adversário está quase dentro da nossa grande área e no lado do Kleber fica uma avenida. Logo o Bolivar tem ´reforço´ na marcação e no lado do Kleber fica uma ´avenida` com um sinaleira verde chamada Álvaro.
Então o Bolivar além de precisar de ´socorro` sobrecarrega o Magrão (principalmente) que não consegue ser o meia que foi no Gauchão, nem o Guina...
Conclusão - Bolivar que vá para a França e deixa outro jogar por ali, que saiba marcar e pelos menos ter energia para jogar e marcar mais a frente, se apoiar com qualidade, melhor ainda...
O custo Bolivar poderá nos custar muito caro, principalmente na Copa do Brasil, anotem !

2 - No jogo de ontem se o Dale não está conseguindo articular, acrescido do ´desaparecimento inexplicável` do Taison, e perdendo o meio-campo quem deveria ter entrado no lugar do Taison deveria ser, na ordem: Giuliano (para ganhar o jogo = ato de coragem), Rosinei (para liberar o Dale) ou até o Dézinho (que até foi bem ontem...), mas não um jogador pesado como o Alecsandro que também foi bem ontem..., ainda mais jogando atrás do Nilmar !
Conclusão - TITEEEEE ! Se estamos perdendo o meio-campo, e principalmente no 2º tempo onde nosso meio-campo não conseguiu se livrar da marcação do meio-campo deles, REFORÇA O NOSSO MEIO-CAMPO, o Giuliano descansado, poderia articular junto com o Dale e somar-se ao Nilmaaaaarrrr ! Não tire o seu da reta com a explicação que o Dale não estava bem e trocou ele, reveja sua estratégia, pois sempre terá um jogador que não sairá bem, daí será sempre fácil colocar a culpa em um deles, mas é responsabilidade do treinador fazer seus jogadores jogarem bem, principalmente os melhores que são os que decidem os jogos...

3 - Não adianta pedir para o time marcar na frente e avançar se temos zaga velha e lenta, isto é ´ir contra a natureza`, principalmente de Bolivar e Alvaro, que por sinal não consegue ganhar nenhuma bola sem ´segurar` o adversário. que zagueiro medíocre neste quesito (e em alguns outros também...) Por que não Danny Morais ou Danilo Silva já ?

4 - Travar o Bolivar (nem precisa pedir isto prá ele...) e Kleber, fica um oceano para o Guina e Magrão, marcar, jogar e chegar na frente como no Gauchão...entende ? Professor Tite !
toque-toque contra time ruim resolve, mas contra time grande tem que ter velocidade , técnica força, chegada no ataque...

5 - Enfiar na cabeça do Taison a seguinte frase: SIMPLIFICA FILHO, NÃO TENTA O DRIBLE SEMPRE E PASSA A BOLA QUANDO TIVER COMPANHEIRO LIVRE À FRENTE ! SE PERDER A BOLA, MORDE O GARRÃO DO ADVERSÁRIO !
Se não der na esquerda, vai para a direita, se mexe garoto, se estiver dodói, pede prá não jogar, é simples....
Se assim não for, vai acabar em clube do Interior ! rimou....

6 - Jogo de ontem, se o Dale não teve sossego, fica lá na frente dos zagueiros para amontoar a marcação individual junto aos 02 zagueiros, pelo menos empurra o time adversário para sua defesa, ou vá para um dos lados atrás do avanço do lateral adversário. O que não pode acontecer, e ontem aconteceu é toda a noite ficar tentando a jogada indivivual pelo meio-campo congestionado. Dale ! o ´la-boba` só no fundo do campo e com gente na área...

7 - Final de jogo, conseguimos os 02 únicos escanteios a nosso favor contra um time de anões, o que faz o TT, manda bater curtinho pro bolivar que todos dizem não saber (nem precisar ) apoiar fazer a jogada de frente ? Ou estou maluco ou a jogada tem como objetivo atrasar a bola para o Lauro, por sinal um goleiro sem ´carisma` algum que resolve bastante...deixa o Lauro quieto e trabalhando, e afastando de vez alguns fantasmas ainda rondando o gol colorado.

8 - Para ganhar um titulo precisa-se defender com 07 / 08 jogadores e atacar com no mínimo 05 jogadores. Como atacar sómente com Taison, Dale e Nilmar ?
Cadê o ponto de equilibrio entre ataque e defesa ?
Cadê a mecanica de jogo ?