quinta-feira, junho 02, 2011

31 Como vencer o Barcelona?

Estamos com um jogo contra o Barça "à vista". Este é um time desses que ficará na história, sem dúvida. Messi é genial. Talvez não consiga ser tão grande quanto um Maradona, pois parece ser menos "líder" e ainda conta com uma fase horrível da seleção argentina e sem título mundial é difícil um jogador se alçar na história. Mesmo assim, se continuar num nível semelhante por mais uns 5 anos, Messi entra pra mim no hall dos 5 ou 10 melhores de todos os tempos. Diante disso e da vitória incontestável do Barcelona sobre dois times muito fortes, como Real Madrid e MUnited (aliás, com um "la boba" do Messi, no terceiro gol, não foi?), vem a pergunta: como vencer esse time? Isso nos interessa, já que estamos há dois meses do jogo com eles.

Não vejo segredo no jogo do Barcelona. O sistema é simples: baseia-se numa ideia de compactação, com movimento contínuo. Isso garante a posse de bola, o que é muito importante, mas não a vitória sempre. Para isso, é preciso (pelo menos) um jogador rápido e habilidoso, no caso, o Messi. Por conta dessa combinação perfeita, o Barcelona se torna quase imbatível, pois não cede a posse ao outro time e quando o jogo está endurecido, uma jogada individual do Messi desequilibra. Mas não só isso: todos os jogadores do meio pra frente finalizam bem a gol e por isso a marcação não pode se concentrar num ou noutro. Mas voltemos ao sistema de jogo. Vejam os lances abaixo, atentos à proximidade dos jogadores e em como se movimentam, nunca dando as costas pra quem tá com a bola e sempre aparecendo pra receber:


Os jogadores evitam prender a bola, mesmo quando estão livres. Nestes casos eles fazem 1-2, só pra deixar a bola em movimento. O efeito disso? Os marcadores cansam, pois não chegam a tempo no jogador com a bola. Não tem erro. Quando a marcação está pressão, bastam 3 ou 4 passes de primeira, pros adversários desistirem de pressionar e começar a marcar em zona. Claro, ninguém gosta de ser bobinho. Pra manter a possa de bola é preciso tocar rápido e curto (o que diminui erros). Daí a compactação, com os jogadores sempre voltados para quem está com a bola e se movimentando para dar opção. E nem precisa correr pra isso. Andar muitas vezes já basta (como o Barça faz e por isso os caras mantém o ritmo o jogo todo). Só não pode ficar parado, se esconder ou virar as costas pra quem tá com a bola (alguma semelhança com o Inter, nesse ponto?).

Pra vencer um sistema assim é necessário, primeiro, jogar igual. Equilibrar a posse de bola, para que os caras se cansem também, tendo que marcar. Sem isso, um time aguenta metade do primeiro tempo (marcando sob pressão) e depois acaba, não tem jeito. Portanto, quando tomar a bola é preciso mantê-la usando o mesmo expediente: toques rápidos e curtos. Mas como tomar a bola? No caso do Barça, defendo uma marcação mista: é preciso marcar todos os homens do meio pra frente, homem a homem. Supondo que fiquem 3 jogadores do Barça mais atrás (zaga e lateral esquerdo), deixa um jogador habilidoso para um possível contra-ataque no meio deles, sobrando 2 jogadores livres para ajudar na marcação na intermediária, chegando como um segundo homem onde a bola estiver.

É possível grudar nos jogadores do Barça, pois eles não correm o tempo todo. Marcar esse time somente em zona é morte certa, pois o Barça vai ficar trocando passes até achar uma brecha. Mas novamente: se marcar em cima, tomar, mas não reter a bola, não adianta. O que o Barcelona faz hoje é um grande "bobinho". Além disso, sabem bem quando acelerar e verticalizar o jogo: depois de alguns toques seguidos, quando percebem que os adversários desistiram de correr atrás, eles aceleram e verticalizam os passes, aproveitando da "baixada de guarda". É um jogo inteligente, estratégico. Portanto, só pode ser enfrentado no mesmo nível. Outro benefício desse tipo de jogo do Barcelona é facilitar para jogadores medianos como o Puyol (pelo jeito dele tocar na bola, ele seria chamado de naba aqui no Inter, hehehe). Com toques curtos e tendo 2 ou mais opções por perto, os jogadores não são exigidos e jogam com calma e confiança.

Talvez seja otimismo demais, mas não vejo porque nosso time não seja capaz de jogar assim. Quem sabe em 2 meses o Falcão não acerta a mão? Apesar dos grandes elencos europeus, eu ainda acredito muito na força do futebol brasileiro. Uma equipe brasileira bem armada costuma fazer os europeus piarem fino...

ps.: Tá bem, agora eu levanto da cama e vou trabalhar. Acabou o sonho... ;-)

31 Comentários:

Klaus disse...

Agora o Roth aparece para colocar lenha na fogueira???

VAI PARA O INFERNO RETRANQUEIRO COVARDE!!!

A sua passagem por aqui demorará anos para ser sanada.

Klaus disse...

E outra: MENTIRA QUE O INTER NÃO TEM DINHEIRO.

Olha o que gastam com nabas como Bustos, Espetacular, Lauro, Renan, Rodrigo... Sem falar nos velhos Índio e Bolivar.

MENOS!!!

Klaus disse...

http://corneteirovirtual.blogspot.com/2011/06/quem-interessa-crise.html

Muito Bom!

Klaus disse...

Direção essa que é omissa e permissiva em relação aos atletas, que têm um repetição de comportamento como todos os treinadores que por aqui passaram? Um diz que “é perseguido”, mas caminha em campo, outro diz que a “alteração do companheiro prejudica” em claro aviso ao treinador, sem esquecer a “contagiante” falta de vontade do time em campo.
Aliás, o que espera o vice-presidente de futebol quando publicamente expõe o vestiário colorado, afirmando que caberá ao Falcão tratar das coisas no vestiário com os jogadores? Qual seu real intuito? Não dá ainda mais força à “panela” dos jogadores? Como diretor, não deveria ter tentado apaziguar os ânimos e tratar a questão internamente? Não seria a atitude certa de um comandante?
Por que ele preferiu fomentar a “crise”? Estaria esquivando-se de sua responsabilidade ou pretendendo a saída do atual comandante colorado?
E isso, para o próprio dirigente em questão, é no mínimo, imprudente. Ou será que este senhor não atentou para o fato de que mais um fracasso no Beira-Rio, em menos meio ano, deverá ser creditado a ele?
Conselhos ao senhor Roberto Siegmann: ABRACE E AJUDE O FALCÃO! POIS O FRACASSO DELE, SERÁ O SEU! É SUA ÚLTIMA CHANCE COMO VICE-PRESIDENTE!

Klaus disse...

" E isso, para o próprio dirigente em questão, é no mínimo, imprudente. Ou será que este senhor não atentou para o fato de que mais um fracasso no Beira-Rio, em menos meio ano, deverá ser creditado a ele?
Conselhos ao senhor Roberto Siegmann: ABRACE E AJUDE O FALCÃO! POIS O FRACASSO DELE, SERÁ O SEU! É SUA ÚLTIMA CHANCE COMO VICE-PRESIDENTE!
Ou alguém duvida que seguindo-se mais fracassos, começarão os pedidos pela volta do eterno presidente Fernando Carvalho ao comando do futebol colorado? Siegmann, com essa atitude, está "cavando", também, a sua cova.
Aliás, não era o que pediam alguns jogadores, ainda ao término do ano passado? Os "comandantes" do vestiário colorado não queriam e pediram publicamente a manutenção de Fernando Carvalho"

Klaus disse...

Tem mais lá, recomendo!

http://corneteirovirtual.blogspot.com/2011/06/quem-interessa-crise.html

Rafael Severo disse...

Pablo,

Legal tua reflexão sobre as maneiras como (tentar) parar o Barcelona. Porém, na prática, sabemos ser quase impossível essa tarefa. Talvez o Santos, com Neymar e Ganso, consiga incomodar um pouco. Só com doses cavalares de talento no time oposto pra fazer alguma frente.

Já vi muito time bom nessa vida, mas igual a esse Barça, não.

Grande abraço.

Henze Saci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henze Saci disse...

Se pelo menos todo o time colorado tivesse vontade e raça o tempo todo, sem se mixar nem baixar a guarda nem dormir no ponto...
Dica de texto:
Somos todos otários
globoesporte.globo.com/platb/gustavopoli/2011/05/30/somos-todos-otarios/
Inclusive cita o Barça e ainda a gente na última rodada...
Lendo esse texto, no que se refere ao Inter, particularmente ao jogo contra o Ceará, dá pra imaginar p.ex. que, fossem trocados apenas os goleiros, nós com o Fernando Henrique e eles com o Laurindo Escafandro (ou Slawro-Motion, cueca-de-chumbo e papa-cimento), o jogo seria tipo 3 a 0 pra nós -- aí não haveria "crise". (Na real, nem é preciso ler nada pra pensar isso, basta ter visto o jogo.)

Ivan disse...

E essa história de não ter grana pra contratar?

dr Maia disse...

È que contratação só depois que o Inter SONDAr o mercado. Sem SONDAgem não há craques.

João Gabriel disse...

Para enquete tendenciosa ao lado:

Todos os gols LA2010
http://youtu.be/K6kvnIeeBIk
O D'Ale começou machucado. Sua primeira partida foi a 3º da 1ª Fase. Cerro fora.

Contra o Cerro no BR ele faz o La Boba e coloca na área, o Walter ajeita de peito, o Giuliano acerta o voleio e o Alecsandro marca no rebote. Te liga no cruzamento.

Deportivo no Beira, passe "simples" que deixou o Andrezinho pronto para marcar um golaço. Mérito do André total.

No 3º gol, mérito do Giuliano, olha o passe! Um tapa de lado extermo que deixa o cara livre! Depois o Giuliano vai pro mano e faz o gol!

O D'Alessandro ganhou o jogo para nós do Banfield no Beira Rio. lembram? 2x0 (depois de um 1x3). Olha o passe para o André! OLHA A JOGADA!

OLHA A VIBRAÇÃO!

Depois MANDA o Eller passar para que Walter nos desse a classificação!

Se o D'Ale foi o Maestro contra o Banfield, a classificação contra o Estudiantes (campeão anterior) passa por ANDREZINHO.

Voltemos ao D'Ale.

Ps.: A música de jundo do vídeo disse "Viva o Messio oh!". kkkk

D'Ale inicia a jogada do gol do Giuliano contra o San Pablo no Beira Rio.

Ele bate a falta que desvia e faz gol no Morumbi! Estávamos classificados à final!

Ele cruza a bola pro ìndio escorar para o Bolivar contra o Chivas! O gol da virada na primeira final.

Participa da jogada do gol do Sóbis na 2º Final.

Então é MENTIRA quando tentam diminuir a importância do D'Alessandro.

Sem ele não seríamos Bi-Campeões da América.

Ave ao Rey de 2010!

Pablo Faria disse...

Sinceramente, não sei como responder essa enquete. Parece sem sentido pra mim, pois é como se o time estivesse ótimo em todas as partidas, com apenas o Dale alternando, o que sabemos que não é verdade.

Pra mim, é sem sentido essa enquete, nem vou responder.

J. disse...

Faço do Pablo minhas palavras sobre a enquete.

Anônimo disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2011/06/magoado-apos-saida-alex-silva-ataca-dirigente-e-diz-nao-sou-problematico.html

tão esperando o q pra trazer o cara??

E ainda tá louco de raiva do São Paulo, seria o golpe perfeito nesses veados q tão magoadinhos q o Inter nao liberou o Guiñazu pra eles!!

Nao querem negociar o Dagoberto, beleza!! Pegamos o Alex Silva então!!

Aposto q o cara chegaria cheio de vontade!!!

Schroder-EUA disse...

Vou fazer outra enquete:

Será que Dalessandro jogara mais contra o America Mineiro ou o Barcelona? Ou Jogará nada em ambos?

Provavelmente jogara nada em ambos.

Adriano disse...

sobre o Dales só digo uma coisa:

o pijamedo prefere ver o diabo na frente do que o Dales.

essa merda de rbs odeia o Dales!

ainda mais com esse episódio onde matamos eles no chiqueiro recentemente.

tão mordido, podem ter certeza.

ninguém joga sozinho, todos tem sua parte a fazer em campo.

tb não gosto quando ele para em campo em certos jogos, isso tem que mudar e acabar.

mas nosso "maior" problema não passa nem perto do Dales.

nosso problema são os goleiros que são instáveis, a zaga que não pula e não marca como deveria nas bolas paradas, e o ataque onde Damião joga sempre isolado.

o meio campo pode render bem quando a zaga e os laterais resolverem jogar bem.

é só isso.

botar vontade no corpo e jogar a valer.

é muito difícil isso?

claro que não!

Schroder-EUA disse...

Mudando de assunto

Falcão deveria fazer todos no time trabalharem 30 minutos apos o treino treinando coisas specificas para sua posição como cruzar, Faltas ensaiadas, chutes de fora da area etc..cada jogador dependendo de sua posição fazendo isso.

Os caras treinam 90 minutos e vao pra casa é ridiculo. Lembrem valdomiro mesmo fala que ele so se tornou o valdomori que conhecemos porque ficava sempre pos treino e treinava cruzamentos e faltas....

cjr-sp disse...

essa enquente é coisa do Luís...e deve estar cheio de gazela indo contra o melhor jogador das americas.

Pq aqui no BV...só uns 2 ou 3 nao gostam do DALE.

Cleber de Tapes...e mais uns ceguetas aí...aheuhauehuahaaa.

TO QUASE LIGANDO NO ESCRITÓRIO E MANDANDO O TI BOTAR CINCOENTA VOTOS PARA O DALE AÍ.

Só nao faço isso pq levo a serio os meus negócios...nao posso pedir para um setor ir brincar de futebol...ainda mais que sao tudo curintiano.

Mas se apertar a pesquisa...juro que perco a cabeça....hehehe.

João Gabriel disse...

Hahahahahahah!

Louis:

Ontem o Falcão treinou depois do treina a jogada dele com o Escurinho.

Será que conta?

O relato dos repórteres é que o desemprenho melhorou.

Ou sou a favor de treinos específicos:

Meias e Atacantes: Chute a gol.
Meias e lateriais: Cruzamento
Volantes e Zagueiros: Muay Thay!!!

Tem que enconstar no atacante advsersário, Mauricio Saraiva!

O Índio ESPANCOU o Leandro no último Grenal!!

É isso que tá faltando na defesa: SANGUE!

O Nei e o Bolivar e o Rodrigo não encostam nos caras!

O gol relâmpado do Peñarol foi um absurdo! Se não era para ter operado o cara antes de entrar na área? O-P-E-R-A-D-O!

Schroder-EUA disse...

CJR ESCREVEU

"Pq aqui no BV...só uns 2 ou 3 nao gostam do DALE."

Ué CJR..a enquete não pergunta se tu gosta ou nao do Dale. Ela pergunta com que frequencia ele joga bem. A questão nao é se tu é FAN BOY do Dalessandro e sim com que frequencia ele joga bem.

Espero que e outros sejams adultos o suficuente pra separar as duas coisas e nao vai responder que ele joga bem todo jogo so porque ele é idolo teu.

João Gabriel disse...

O Celso Roth declarou ontem que não tinha nenhum problema com o vestiário.

Que não havia jogador fazendo corpo mole e que não conseguia ver qualquer motim para derrubá-lo.

E aí?

Caiu fora por que foi cabeça dura. Assim como o Falcão com 3 volantes e zaga velha.

A vaga velha é apontada antes mesmo da LA2010 como gargalo do nosso time.

xrmarsx disse...

Novamente do Hiltor:

"Retomo a declaração de Falcão: “Não temos um grupo em condições de ser campeão brasileiro.” Os colorados têm enviado e-mail concordando. Repito: trata-se de manobra diversionista. A questão é outra: o Inter tem equipe para ganhar dos reservas do Santos e do Ceará, este em casa?
Antes de assinar contrato, e imagino que por um salário mensal polpudo, não ouvi o mais tímido murmúrio sobre não haver grupo para ganhar a Libertadores. Nem depois do tombo.
Após dois fracassos monumentais no Brasileiro, uma manobra diversionista joga tudo para dezembro, que é quando termina o nacional. Resta saber até quando o Inter vai pagar para ver."

Nada a acrescentar, pois é a mais pura realidade, não vê quem não quer.

xrmarsx disse...

Agora, esta enquete aí do lado sobre o Dale é a mais estúpida que já vi. Sem comentários.

cjr-sp disse...

Sobre como parar o Barcelona...

Tme que reter a bola e equiparar a posse de bola com jogadores qualificados e agrupados para toques curtos. Todos os jogadores tem que estarem a no maximo 6, 7 metros um do outro em duas linhas de 4 paralelas, bem pertas uma da outra, para podermos fazer o Z para confundir a marcaçao deles e reter a bola.

É fundamental ter um goleiro de alto nível, e jogadores velozes em todos os setores do time.

Marcaçao homem a homem no xavi, iniesta e messi.

Aós 20 do segundo tempo, normalmente o barça baixa o ritmo...aí tem que tomar conta e na hora que tiver a oportunidade tem que matar. Nao pode se dar ao luxo de perder gols feitos. Pintou livre...tem que matar.

É por aí...

cjr-sp disse...

Uma segunda opçao é o ferrolho...

Aí é para empatar e penaltis...

Monta uma linha de 4 atras, outra de 5 na frente e mais um isolado lá na frente segurando 2 zagueiros.

Marcaçao pesada homem a homem, dando botinada e contando com a complacencia do juiz.

É fundamental ter jogadores altos para fazer gol de bola parada quem sabe. Puyol é anao para zagueiro. o goleiro deles tb é ruim.

Uma ataque com nilmar e damiao infernizaria a vida deles.

é outra opçao essa...

Sds Srs.
Fui.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiano disse...

Pablo,

"Na pratica, a teoria é outra"

Abraço

Ramon Dongo disse...

Discordo do tópico porque talvez faltou mencionar o principal: o Barça desenvolve essa teoria desde a base, desde os fraldinhas, há décadas. O Real Madrid gastou fortunas e ainda não consegue sequer igualar a posse de bola. Mesmo com dois meses de treino, não teríamos como jogar desse jeito, sem falar que teríamos que mudar pro esquema 4-3-3 e ainda achar as peças adequadas...

No mundo de hoje, o time que mais joga parecido com o Barça é o Arsenal e mesmo assimi os ingleses foram desclassificados dois anos seguidos pelos espanhóis. E mesmo nesses confrontos a bola ficou a maior parte com o Barça..

É aí que a gente sabe que um time ou jogador são diferenciados: fazem o futebol parecer coisa de criança, que qualquer pessoa pode fazer...e isso não é facil.

Anônimo disse...

Interessante, mas apesar de ser tão simples de entender é absurdamente difícil de fazer.

Pelo menos é o que todo mundo conclui, já que ninguém faz igual...

A real é que os jogadores do Barça tem qualidade. Um qualidade diferente, que não é fácil de visulizar individualmente. Por isso os comentaristas ficam maravilhados. A qualidade ou caracteristica de jogar pro time. Inteligencia pra jogar.

Acho q o que o Inter tem que aprender com o Barça não é o jeito de jogar, mas quais as caracteristicas são importantes em jogadores de futebol para formar um time.

É comum medir a qualidade de jogadores pelo arranque, explosão, facilidade para o drible.

Acho que nós tinhamos um jogador que jogaria nesse Barça, mas não chegou a ser titular do time e foi vendido: Giuliano. Sempre buscando a tabela, se movimentando. Boa finalização. Jogava de 2º volante na seleção ao lado do Sandro, e no Inter era meia.

Mas quando era colocado no time muitas vezes era vaiado, pois errava passes. Pq? Pq ele sempre tentava ir em direção ao gol. Errava muitos passes, mas quando a jogada funcionava quase sempre era perigo de gol. É um jogador que faz o time jogar, se mexer com os constantes passes curtos.

O Tinga já foi assim, mas não sabia finalizar...

Hoje eu vejo jogadores com a bola dominada e os outros vão se afastando dele. O Andrezinho é o rei de se esconder pra não receber a bola. O Dale tem caracteristica de ficar com ela dominada, mas nunca se esconde do jogo. Sempre aparece pra receber. Mas não se movimenta muito.

O Giuliano é o modelo de jogador que o Inter precisa. É assim que se forma um time de verdade.

Não me venham com esse modelo de altura e força que o Siegmann já falou...

E no jogo o Barça vai estar sem Messi, Daniel Alves e Mascherano. Não sei se alguém mais, mas ainda é um baita time. Da forma q o Inter tá hoje vai ser um massacre. Acho que fazer retrancão é suicídio. Precisa pelo menos 2 jogadores de muita qualidade na frente, tipo Damião e Nilmar, mas acho que vai ser Zé Roberto e Cavenaghi...

Não tenho a mínima idéia do que fazer. Pelo menos eles vão tar voltando das férias...

Jardel Marchiori disse...

Hehehehe. Se nao houver uma medida radical no inter, esse jogo vai ser o maior fiasco internacional, pois vamos tomar uma goleada. Imagina o Kleber com aquele chicletinho marcando o Iniesta?? Messi; Xavi????

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]