sexta-feira, junho 10, 2011

47 VIDA LONGA DALE

Renovamos com Dale até 2015.

O Castelhano chegou em 2008, lembro como se fosse hoje, pois eu estava no aeroporto na sua recepção, que até hoje é a maior já feita para um jogador no RS. Chegou em uma noite fria, foi direto ao Beira Rio e viu o Inter tomar 1 a 0 do Santos com gol de Maicou Leite.

Estreia em gre-nal, alguns jogos bons mas sua adaptação veio mesmo na reta final da Sul-americana, contra Boca, Chivas e Estudiantes. Quem aqui não lembra da atuação do Cabezón no Gre-Nal do Brasileiro, o chocolate galático, 4 a 1, um dos maiores banhos de bola que eu vi no Beira Rio.

2009 para Dale foi um ano conturbado. Começou arrasando na Vaga do Brasil, mas a depois da briga na final ele entrou numa descendente, brigou com Tite, foi afastado e voltou no final do campeonato brasileiro.

2010 do céu ao inferno. Libertadores da América no armário e Fiasco FIFA em Abu Dhabi. Dale foi considerado um dos culpados pela vexame.

130 jogos, 27 gols, Sula e LA, além de ser eleito o melhor jogador da América em 2010. Saldo positivo.

Dale hoje é ídolo da torcida, causa alvoroço por onde passa. Quando o Inter viaja para o exterior é o mais procurado, referência técnica e de marketing do clube. O maior salário e de quem se cobra mais. Quando não joga bem, as críticas pegam.

Pra mim Dale é jogador imprescindível para nosso time, cérebro da meia cancha, quem faz o time jogar mais rápido ou mais devagar, e por isso merece essa renovação e quem sabe muitos anos ainda no Beira Rio.

O problema é que Dale não joga sozinho, ele faz os outros jogarem. Isolá-lo na armação como muitas vezes se fez, é matar o maior potencial do gringo. Hoje, Oscar e Dale se completam, Dale cadencia o jogo, prende a bola e arma jogadas pros outros e Oscar carrega a bola, dribla e chuta em gol. Dois armadores diferentes e complementares um ao outro.

Dale é inconstante, joga muito num jogo e desaparece no outro. É jogador de decisão. Falta a ele talvez uma regularidade de boas atuações, o que deve vir com a cia de Oscar.

Até agora, o Custo Dale, é menor que o Retorno Dale, ou seja, saldo positivo.

Vida Longa a Andrés Nicolás D'alessandro


Curtas:

- Temo pelo jogo de domingo sem um 1º volante na frente da área. Bolatti não pode jogar, então Guinazu terá de ficar preso ali. Se ele e Tinga ficarem correndo para todos os lados nossa fraca defesa vai fazer água...

- Onde estão os reforços de peso?


47 Comentários:

Carlos - Porto Alegre disse...

Vida longa ao rei!!

Jogador não pode viver do passado, do que fez pelo Inter, dos títulos que ganhou e dos grenais em que se destacou. O D'Ale não vive o seu melhor momento, as vezes parece emburrado, sem vontade de jogar, não corre atrás da bola (no jogo contra o América-MG ele ajudou bastante na marcação, e teve bom desempenho técnico).

No entanto, não vejo o D'Ale como o furo do time, antes de querer ele longe do Beira-rio ou até do time, tem no mínimo uns 5 pra sair antes dele!!!

Portanto, vida longa ao rei!!

xrmarsx disse...

Parabéns a diretoria. Tem muita gente que crucifica o Dale, mas estas pessoas ainda pensam nele como o maestro, o faz tudo, o craque. Eu vejo ele como um ótimo jogador, só isso. Assim como qualquer outro, precisa dos companheiros pra jogar.

Concordo com o post também, e acredito que tem muita gente aí que poderia ser mandada embora antes do Dale.

Pela ação da diretoria, assume-se que ele fará parte da espinha dorsal dos futuros times do Inter até 2015.

Klaus disse...

D´Ale, Oscar e mais 9.

E digo mais, depois dessa para, Bolatti voltará outro jogador.

Assim como, a despeito do dono do Blog, acredito no retorno do Sóbis, que em meu ver, é um BAITA ATACANTE.

Klaus disse...

E Carlos...

Se o Bolatti está a dois anos sem férias, a preparação física errou sim!

Porque deveriam ter planificado o treino para evitar o "overtraining" antes, ou mesmo dado férias a ele após a Libertadores.

A questão: Por que só agora?

Klaus disse...

Sobre o Inter sem o "volantão":

http://corneteirovirtual.blogspot.com/2011/06/volantes.html

Luiz Cezar Oliveira - Porto Alegre/Rs disse...

Ai Pessoal Dei Uma Atualizada com os ultimos nomes que foram Ditos, deem uma lida para ver a lista como esta.


GOLEIROS:

Taffarel, Manga, Gilmar Rinaldi, André

LATERAIS:

Luis Carlos Wink, Kleber, Sadí, Edevaldo

ZAGUEIROS:

Celio Silva, Marinho Perez, Mauro Galvão. Lúcio, Adilson Batista, Pinga, Aloisio, André Luis, Marcio Santos, Scala

MÉDIOS:

Batista, Sandro, Falcão, Dunga, Ademir, carbone, Caçapava, Tinga, Fabio Rochemback,Branco

MEAIS:

Carpegiane,Fernandão, Alex, Mario Sérgio, Paulo santos (1984), Silas

ATACANTES:

Nilmar,Pato, Valdomiro, Damião, Dario Dadá , Tesourinha, Flavio Minuano,Milton Cruz, Kita , Silvinho, Daniel carvalho, CLAUDIOMIRO, LULA, Elivelton, Tita, Cristian, Elivelton

O Doutrinador disse...

Também acho o D´Ale baita jogador! Mas se deixar ele sozinho para articular o time ele não rende, pois recebe toda a atenção dos marcadores e apresenta dificuldade para jogar assim. No segundo semestre de 2010 ele afundou assim como todo time que estava guardado na 'vitrine' para o mundial. Quantos meias no mercado que estejam acessíveis podem vir e ser titular no colorado ?? O saldo do D'Ale é positivo mas que ele poderia ser mais regular poderia... Mas nos últimos meses quem tem sido regular ? Damião, o Guina talvez , Kleber Soneca... Tem que se esforçar para achar mais gente...

Carlos - Porto Alegre disse...

Klaus,

E dar férias como com o Inter tendo uma decisão atrás da outra até 2/3 semanas atrás, e o cara com chances de jogar a Copa América? Ou tu ia ficar feliz se na decisão do Gauchão o Falcão viesse ao microfone e falasse "é, o Bolatti não vai jogar a final porque ele tá cansado, ta quase apresentando um quadro de overtraining"?
O pessoal é muito apressado em jogar pedras para todos os lados.

PEPINO disse...

o dale é um jogador excelente para desmascarar quem nao entende de futebol,ou seja,quem achar que ele é ruim acho que nao entende muito da coisa !

João Gabriel disse...

O D'Ale é um dos melhores que vestiram a camisa do Inter. Dos últimos anos e de todos os tempos.

Até por que os últimos anos são os mais dourados da história do Inter.

Precisa ganhar esse brasileiro para superar a década de 70.

Assim como em 80 podiam ter ganho a Copa e a Intercontinental.

Rubens Borges disse...

João, permita-me discordar, mas, 1 mundial e 2 Libertadores > 3 Brasileiros

dr Maia disse...

Pelo menos, aqui no BV, acho que ninguém acha o D'ale um jogador ruim. As diferenças de opiniões se resumem ao creditar a d'ale o titulo de bom jogador,baita jogador, craque ou fenomeno. Pra mim é um craque de bola que vale cada centavo que recebe, porque joga bola e ajuda muito na divulgação da imagem do clube na américa latina.

Vida longa ao Rei!!!!

dr Maia disse...

Rubens, humildemente discordarei de ti. Libertadores é maior que brasileiro, porém, menor quem mundial Fifa.
ou seja, a grande década do Inter é a do ano 2000.

ps: Po Editor, cadÊ o César Prates, nosso lateral direito convocado pelo Zagalo?

Pablo Faria disse...

Ótimo post, muito sensato, Felipe. Penso o mesmo de você. Não podemos deixar Dale se acomodar nessa posição de referência técnica do time, mas também não podemos negar que é ele sim a referência.

Schroder-EUA disse...

"Dale .. É jogador de decisão"

Acho isso mais mito do que realidade.

Decisão em Final de campeonato ou partidas decisivas?

Porque como tu escreveu na final da copa do Brasil em 2009 ele não foi jogador de decisão.

Na Recopa 2009 onde perdemos as duas pra LDU ele não foi jogador de decisão.

No Mundial ele não foi jogador de decisão. Nessa libertadores tambem não...na Libertadores de 2010 teve outros que foram tão decisivos quanto ele.

Então não colocaria ele nessa categoria de jogador de decisão pois mais de 50% das "decisões" ele não apareceu.

Cristiano disse...

Dale é craque, mas SÓ quando joga bem, se é que me entendem.

Só acho se ele vale cada centavo que recebe, então também merece ser responsabilizado por cada partida que ele desaparece em campo.

Ele é importante sim pro Inter, mas ser "o cara" só nas boas não me serve.

Ganha mais, é mais estrela, então tem que ser o mais cobrado.

Schroder-EUA disse...

Cristiano tu acaba de resumir o que não conseguia dizer direito a 3 anos!

"Dale é craque, mas SÓ quando joga bem, se é que me entendem."

É exatamente isso. E o problema pra mim é que ele joga bem so de vez em quando.

Carlos - Porto Alegre disse...

Cristiano SP,

Assino embaixo, futebol ele tem, todos sabemos, mas o cara que mais ganha vai ser o mais cobrado SEMPRE!!

João Gabriel disse...

Eu já fiz aqui de pegar todos os jogos da LA 2010 e mostrar a importância do D'Ale.

Ainda, em 2009: O Louis esquece que ele sofreu uma lesão muscular no Couto Pereira.

Tanto é que ficou fora da primeira final (2x0 e a vaca indo rumo ao brejo).

Ficou 20 dias fora, voltou no primeiro jogo da Recopa (1 semana depois da 1º final da CdB). Voltou para tentar pegar ritmo para a 2º final da CdB.

Depois dessa lesão ele voltou e brigou com o William no Beira Rio. Aí o Tite brigou com ele - sendo que ele foi afastado para fazer recondicionamento físico.

Voltou aos poucos no time, aparecer bem com o Mário Sérgio.

Engraçado esse nosso momento em 2009. Olha esse link:

Antes da final da CdB (D'Ale, Nilmar e Kléber fora) o Inter era Finalista da Recopa, Finalista da CdB e Líder do Campeonato Brasileiro.

Haja foco!

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2009/06/25/ult59u199303.jhtm

João Gabriel disse...

Sério, eu gostaria que desse publicidade ao salário dos jogadores.

Bem como se calculasse o retorno de sua "marca" em rendimentos ao Inter.

Rafael Severo disse...

Entendo que o Dalessandro não é craque - nunca foi! É um bom jogador, capaz de ser ótimo em algumas ocasiões.

Num esquema acertadinho (Sula 2008 - Libertadores 2010), cercado de bons jogadores, geralmente dá boa resposta.

O que parece atrapalhar a boa técnica do argentino é sua capacidade física limitada. Não morro de paixão cega pelo futebol do Dalessandro, mas o considero ainda indispensável, se pensarmos em termos de Internacional.

Não é a "oitava maravilha do mundo" que alguns pintam, nem o "farsante" de outros. Mas jogadores que desempenham seu papel, naquela função, são raros.

Se o Comentarista ajustar o time, Dalessandro fará um bom papel.

Evandro disse...

Rubens, tu não deve ter vivido perto dos anos 70... na ponta do lápis, 2 LA + 1 Mundial é maior que 3 BR... mas tem que considerar a época. Nos anos 70 os times brasileiros não valorizavam a LA, e o brasileirão tinha todos os melhores jogadores brasileiros atuando. Então é um pouco injusta a comparação que tu fez.

Considero o Inter o melhor time brasileiro dos anos 70. E isso é muito.

JR disse...

Há algum tempo foi feita um post aqui sobre dalessandro ser ou ñ craque ...

Ñ é e nem nunca será !!!

Se fosse craque estaria na europa jogando em clubes de ponta !!!
Ou pelo menos teria jogado e se firmado em clubes grandes e na sua seleção !!!

É bom jogador como falado acima ... O grande problema do dale é seu temperamento ...

Ele é um jogador cerebral com a bola no pé, mas dentro de campo prevalece o coração, o sangue castelhano !!!

Se irrita com facilidade e com isso, perde seu fitebol mtas vezes, oscilando durante os jgs !!!!

Prova disso foi a final da copa do brasil 2009, onde "conseguiu" ser expulso qdo estávamos iniciando uma reação !!!
Sem falar q se escondeu na libertadores 2010, onde o REAL E VERDADEIRO CRAQUE do Inter foi giuliano !!!!!!

Seu custo x benefício melhorou nos últimos 2 anos, mais pela venda de camisas e identificação com a torcida do que jogando bola !!!!

É aquele jogador q o torcedor vai em campo para ver ... Ñ tivemos isso por anos !!!

Pode ser exagero renovar até 2015, mas o Inter hj depende de seu futebol ....
E achar outro 10 no mercado hj até ñ é tão difícil, f***** vai ser pagar por um 10 do nível do dalessandro !!!!

m.rodrigo.oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Schroder-EUA disse...

mas o zico foi pra europa com mais de 30 anos...o q é uma desvantagem.

m.rodrigo.oliveira disse...

O D´Ale é craque sim.

O fato de não ter dado certo na Europa não quer dizer grande coisa. O que o Zico ganhou por lá, por exemplo. E o Galinho era mais craque ainda.

Com D´Ale o Inter ganha dentro de campo e fora dele. Isso é fato.

O que não se pode fazer, é esperar que ele resolva sozinho um jogo. Precisa de parceria pra criar. Sempre que o gringo jogar sozinho na criação, será menos do que pode ser.

Schroder-EUA disse...

Zico não era so craque como era um dos melhores de todos os tempos. Não se pode mencionar o nome do Dale e Zico na mesma frase.

GC-Inter Sempre disse...

Cara esse negócio que nos anos 70 não se dava valor para libertadores é a pior mentira que existe...

simplesmente eles perdiam por medo na época (era guerra jogar na argentina e no uruguai), vai me dizer que era melhor jogar com o brasil de pelotas do que contra o river, boca ou nacional do uruguai???

isso é só desculpa... o cruzeiro foi campeão em 75 da lb, e o inter vice em 80.

lembrem que os craques naquela épocas estavam quase tds em seus clubes, inclusive na argentina e uruguai...

bando de cagões isso sim. e perdedores porque venciam os melhores...

GC-Inter Sempre disse...

O batista por exemplo quando entrevistado é sempre o mesmo papo que não davam valor naquela época a lb... ha tá bom!!!

o flamengo foi campeão em 81 e gaymio em 83 por que então???

se não davam valor...

perdemos e pronto.

o batista que va cagar... achando que jogar contra times do interior era mais importante...

e tem gente que cai nesse papo.

Schroder-EUA disse...

GC anos 80 ja era diferente. Tanto que o Cruzeiro ganhou e os times Brasileiros nao se matavam pra ganhar. So quando o Flamengo ganhou ele é que a midia começou a dar importancia e consequentemente as torcidas.

E sim naquela epoca Gauchão era levado MUITO a serio.

Felipe Wallau disse...

Dale é diferenciado. E jogos decisivos é com ele. Claro que existem exceções, como a Vaga do Brasil em 2009 onde ele voltava de lesão, Recopa onde ninguém jogou nada, time recuado graças ao cagão Tite... Mundial ele não jogou mal, apenas jogou menos do que podia, assim como todo time... A culpa do Mundial foi da defesa em tomar gol daqueles africanos... O ataque estava criando, e a bola não entrou... Fiasco FIFA é culpa da zaga! Direção e Celso Roth que não botavam o time pra jogar.

GC-Inter Sempre disse...

Louis, lembrando que o santos venceu duas lb seguidas no incio dos anos 60 se não me engano a 2º e 3º edição, conforme tu, os os outros países deram mais interesse quando o alguém venceu a 4º edição... a partir dai deram mais valor a competição...

hehehe...

Rubens Borges disse...

Maia, é exatamente isso que eu disse. 2 LAe um Mundial valem mais que 3 brasileiros.

Evandro, desculpe mas não engulo essa de que times não queriam vencer a LA e o Intercontinental.. Se não por nada, pelo m,enos pra se igualar ao Santos do Pelé

Marco disse...

Parabéns, diretoria!

D'Alessandro é um dos grandes meias que jogou pelo Inter, em todos os tempos.

Desfrutem, porque vai demorar para ver outro com nossa camisa.

Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=8sbf4Ih7UKo


E tem gente que prefere 10zinho e Alecone. Podem viver 10 vidas, nunca perpetrarão nada parecido com isto.

Se D'Alessandro sempre jogasse bem, nunca teríamos tido o prazer de vê-lo com o Manto Sagrado.

É CRAQUE, SIM!!!
E NO MEU TIME, JOGA!!! SEMPRE!!!

Rubens Borges disse...

Marco, tem gente que merecia torcer pra um time com 10zinho e Cone pro resto da vida...

Marco disse...

Até queriam ganhar Libertadores, naquela época, mas a parada era duríssima.

O pau cantava, e o juizedo hispânico deixava os gringos baterem a valer.

Na primeira falta mais dura, o brasileiro ia pro chuveiro.

Roubalheira e pauleira, todos contra os brasileiros.

Os jogadores chegavam cheios de escoriações, não era brincadeira não.

Dizem que Jair agrediu Mário Sérgio, na final em Montevidéu, porque o Vesgo pipocou o tempo todo.

E pipocou, mesmo! A bola chegava nele, o uruguaio vinha babando, e ele pulava (!!!!) da bola.

---

Perto daqueles tempos, a Libertadores de hoje parece um convescote de velhinhas ciosas e ordeiras.

Marco disse...

E não era só na Libertadores, não.

Qualquer jogo de seleções sul-americanas era uma sangrinolência digna de Notícias Populares.

Tem uma célebre cena, do Rivelino, em pleno Maracanã, descendo de bunda as escadas para o vestiário.

Tá aqui, ó:
http://www.youtube.com/watch?v=auxVZ_c4DV4


Queria ver 10zerinho e Cocône encarando uma destas:
http://www.youtube.com/watch?v=W8dhdFA1NYw&feature=related

Iam molhar as calcinhas, as meninas...

Marco disse...

E não era só na Libertadores, não.

Qualquer jogo de seleções sul-americanas era uma sangrinolência digna de Notícias Populares.

Tem uma célebre cena, do Rivelino, em pleno Maracanã, descendo de bunda as escadas para o vestiário.

Tá aqui, ó:
http://www.youtube.com/watch?v=auxVZ_c4DV4


Queria ver 10zerinho e Cocône encarando uma destas:
http://www.youtube.com/watch?v=W8dhdFA1NYw&feature=related

Iam molhar as calcinhas, as meninas...

Schroder-EUA disse...

Eu lembro da Fina em 1980 no Beira Rio contra o Nacional...sou capaz de até ter ido ao jogo, não lembro exatamente...mas lembro que não tinha nem 5% da agitação da final de 2006. Parecia ser mais um jogo qualquer.

Alguem sabe o publico daquele 0 a 0? (placar chato esse 0 a 0!)

Carlos - Porto Alegre disse...

"Se D'Alessandro sempre jogasse bem, nunca teríamos tido o prazer de vê-lo com o Manto Sagrado" (MARCO, 2011 - e outros tantos com variação de forma e gênero)

Até quando vamos usar frases como esta? Até quando vamos ver grandes jogadores vestindo o manto sagrado "somente" se ele for:
- refugo dos clubes europeus
- velho
- promessa ainda não descoberta pelos europeus (cada vez mais difícil hoje em dia)
- não se adaptou ao futebol europeu
- esteja lesionado
- jogador espetacular do espetacular futebol mexicano (/NOT)

Carlos - Porto Alegre disse...

Louis, não é 0 a 0, é OXO!!

dr Maia disse...

Alecone dando entrevista é uma comédia... sempre ganha a competição sozinho ou pelo menos em razão de suas brilhantes atuações!!

]UHUHUHUHUAHUHAUAHUAHUHA.

VAI PRA PQP CONE DOS INFERNOS!!

Julio.Colorado em Sampa disse...

Até meados da década de 70 a Libertadores era realmente rejeitada por times brasileiros. Inclusive os brasileiros deixaram de disputá-la em algumas ocasiões. O doping e a roubalheira corriam solta.

Quanto ao D'Alessandro vou pinçar duas frases dos comentários, uma inclusive de um cara que entende e não morre de amores pelo futebol do D'Ale: "Mas jogadores que desempenham seu papel, naquela função, são raros" (Rafael Severo) e a outra é do JR e é muito engraçada: "..ou pelo menos teria se firmado em clubes grandes...", como se o Inter não fosse grande.

Como eu acredito que faço parte dos que entendem ao menos um pouco de futebol, quero que a raridade continue firme no grande clube onde está.

Só pra encerrar, os que criticam o D'Ale em sua maioria são os mesmos adeptos do "VAZA NILMAR".

Marco disse...

Carlos

Não sei se foi intencional, mas você distorceu o que eu disse.

D'Ale é um grande jogador, para mim é craque, raras habilidade, inteligência e capacidade de indignação.

Esta última característica, é tão rara que alguns apelidaram-no de Dalefrango, quando o correto seria Dalegalo! (o frango corre da briga, o galo vai prá cima).

Não está entre os maiores do mundo, mas entre times do nível do Inter (grande em escala continental, não se comparando com os maiores do mundo) não vejo alguém melhor que ele, além do Neymar.

O festejadíssimo Ganso era reserva do Giuliano, e por aí vai.

Ou seja, assim como o Inter não é de 1° grandeza mundial, é dos melhores em seu nicho.

O mesmo pode-se dizer de D'Alessandro.
---

Quanto à pergunta, Carlos, acho que nunca mais veremos os maiores jogadores do mundo por muito tempo no Inter.

Mas seguiremos com grandes jogadores vestindo e honrando o Manto.

cjr-sp disse...

Craque mesmo nao conheço nenhum na atualidade. O ultimo que considero craque que vi jogar foi o ROMARIO.

Minto, RIQUELME tb considero craque embora esteja em vias de aposentadoria.


NEM O RONALDO DO CURINTIA...enfim nunca gostei do tal fenomeno tb. Sempre achei um baita peladeiro e tem aquela copa da França mal explicada. NAO ME CONVENCEU.

Entao sobre o DALE...tá entre os 5 melhores armadores do mundo na atualidade. A seleçao brasileira nao tem UNZINHO SEQUER PARA JOGAR NA COPA AMERICA....

Entao vao a pqp quem nao acha o DALE no minimo um jogador RARO no futebol mundial.....kkkkkk.

**********************

Na vida tem os que gostam de apreciar a arte desenvolvida pelo DALE...e tem os gostam de ver a arte(no mal sentido né)empregada pelo cone...kkkkkkk.

O MANO...AH SE PUDESSE TER UM DALE ???? TARIA RINDO AGORA...

************************

Bom findi...
e fui por ora.

Zooworld disse...

discordo que o d'ale seja jogador de decisao, ele sempre foi mal em jogos decisivos !!!( mazembe, corinthias, penarol ))

Jardel Marchiori disse...

Culpar o D`Ale pelas derrotas em decisoes é uma pena. Na verdade o time do inter nao foi preparado para tais decisoes. Ou vao me dizer que os dois gols que o Mazembe fez, ou os dois que o Penharol fez nessa nossa zaga horrivel foi culpa do D`Ale?????? Por favor né.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]