segunda-feira, julho 25, 2011

38 Técnicos

Muricy Ramalho venceu 4 dos últimos 6 campeonatos brasileiros. O número de fato seria 5, mas em 2005 havia Zveiter e Márcio Rezende de Freitas… Recentemente ganhou a Libertadores, a mesma que já tinha sido vice em 2006. Talvez hoje seja o grande treinador brasileiro em atividade.

No entanto, recentemente, nas duas vezes que foi cogitado sua volta ao Inter, vi diversas manifestações dizendo que só sabia armar retrancas e que na sua passagem anterior deixou escapar os Brasileirões de 2004 e 2005.

Felipão tem no currículo 2 Libertadores, 3 Copa do Brasil, 1 Brasileirão, 1 Copa do Mundo, além de 1 Vice da Eurocopa por Portugal… Sem mencionar trabalhos brilhantes em pelo menos metade das equipes que passou.

Mesmo assim, alguns dizem que está defasado, que só sabe disputar mata-mata e que não vale o investimento de 750 mil/mês (concordo quanto a demasia do salário, mas discutir sua qualidade é insanidade).

Wanderlei Luxemburgo, em sua trajetória, abocanhou 5 Campeonatos Brasileiros (por 4 equipes diferentes), 1 Copa do Brasil e uma penca de campeonatos estaduais. Já treinou a Seleção Brasileira e o Real Madrid, e mesmo não vindo bem nos últimos 3 a 4 anos, é treinador de reconhecida qualidade, mas que muitos já o consideram passado.

Paulo Autuori tem 2 Libertadores, 1 Mundial, 3 Campeonatos Peruanos e 1 Brasileiro, mas é considerado muito “blasé”, sem vibração e sem controle de vestiário.

Treinadores com currículo (leia-se títulos) são criticados por não jogarem bonito, por viverem no passado e/ou por ganharem demais. As vezes os três fatores juntos.

O Santos de Dorival Jr apresentou o melhor futebol do ano passado. Bem armado, era uma máquina de fazer gols. O mesmo vem apresentando trabalhos consistentes em equipes menores (Figueirense, Coritiba, São Caetano) e recentemente trouxe o Vasco de volta do inferno da segundona. Mesmo assim, é chamado de ruim por não conseguir apresentar resultados no Atlético-Mg (pergunto, quem é que consegue/conseguiu nesta última década)?

Abelão quando veio era a antítese de um treinador vencedor. Era o eterno derrotado, o sempre vice, o “quase” personificado.

Exemplos não faltam. Treinadores emergentes, com bons trabalhos recentes são criticados pela falta de currículo (títulos) e no primeiro trabalho ruim são considerados insuficientes.

Não há unanimidades. É impossível contentar a todos.

Nenhum treinador apresenta consistentemente bons trabalhos. Sabe por quê? Por que treinador não entra em campo, não faz gol, muito menos os evita.

Sem elenco, sem peças de reposição e sem qualidade, não há milagre.

As estrelas ainda são os jogadores. São eles e suas ações dentro de campo que definem o resultado de uma partida e de um campeonato.

Há uma clara super valorização do papel dos treinadores.

O problema do Inter é treinador? Eu ainda acho que o problema é elenco.

Venha Cuca, Dorival, Bianchi, Zé da Pastelaria ou Guardiola, não podemos transferir responsabilidades.

Que a direção tenha muita serenidade e parcimônia na hora de escolher seu novo comandante, optando por alguém de idéias claras, com ambição e que faça o simples, sem invenções nem idéias mirabolantes.

Mas que o foco não seja desviado. O elenco ainda é carente e insuficiente.

Sem mudar essa idéia de que o problema está sempre na casamata, talvez nem contratando o Mourinho resolva.



38 Comentários:

Gonçalves disse...

Numa análise de perfís de treinador, certa vez um dirigente do colorado numa dessas palestras sobre futebol, traduziu assim o perfil de 3 treinadores do passado colorado:

Tite, cara que tem suas convicções, aberto ao dialogo, com sua filosofia de trabalho própria e aberto também a possibilidades de teste de jogadores, quando levemente indicados pela direção.

Abel, um grande gestor de vestiário, treinador também de convicções próprias, mas pouco aberto a dialogo com a direção sobre a possibilidade de indicação de algum jogador a ser testado no elenco, se a insistencia fosse num nível muito forçado acabava até causando um efeito contrário, tendo em vista que aí mesmo não dava a oportunidade ao jogador indicado pela direção.

Muricy, treinador de estilo próprio, jeitão turrão, mas bastante trabalhador, também afeto às suas convicções e de praticamente nenhum trato com a direção, quanto a sugestão seja de estilo de jogo ou de jogadores indicados, chegavam a criar um clima todo, pra quando queriam ao menos sugerir algo, criando a ação de fazer um churrasco e conversar o mais informalmente possivel, sobre uma pequena possibilidade de o tal jogador receber ao menos uma oportunidade.

Eu sempre gostei do Muricy como treinador,acredito que um treinador com o perfil dele, sabidamente pode-se cobrar a ele só, por conta desse relato... ele tem algumas convicções das quais morre abraçado e não troca, além daquele discurso chato bagarai de saudades da familia (que tem á seus fundamentos, mas sem precisar externar isso), mas os resultados que ele alcança são indiscutíveis.

Talvez por conta desse seu estilo de não aceitar pitacos da direção, é que ele não tenha retornado ao Clube, quando estava disponível nmo mercado...infelizmente

GC-Inter Sempre disse...

Mas quando ele estava disponível o Tite e o Fossati não estavam totalmente de malas prontas para ir embora...

outra coisa que se discuti bastante é o rodízio dos técnicos... muitos não gostam desta dança... mas vale lembrar também da experiência que eles vão acumulando e um dia chegam lá!!! vide Abel por exemplo...

J. disse...

O wikileaks colorado.

Klaus disse...

Concordo contigo em relação ao maior problema: GRUPO!

E faz tempo!

Antes era em "caráter", agora, além disso é em número e qualidade.

Mas com a vinda de Cuca, teremos mais um problema.

E em um clube cheio de problemas, o que menos se precisa é que alguém que venha agora, se torne mais um.

Por isso, EU NÃO QUERO O CUCA!

dr Maia disse...

Nosso problema também é "timing". Erramos no tempo ao demitir Roth na metade da Libertadores, não era o momento. O momento de demiti-lo era no Mundial. Erramos no tempo ao contratar o Falcão, que vinha de longo afastamento e certamente teria dificuldade de implantar suas idéias no meio de uma temporada. Desta forma, precisamos pensar num arrumador de casa, que venha e resolva tudo muito rápido, ainda que não seja o treinador da temporada de 2012. No mesmo sentido, a direção deve descartar estrangeiros e qualquer outro que nao esteja inserido nas coisas do futebol brasileiro e do Inter. Quem seria o nome? Eu não sei...sinceramente

João Gabriel disse...

Assim sendo: pode trazer o Cuca!

Nããããããããõ!

dr Maia disse...

Pois é, quem é o maior arrumador de casa em curto espaço de tempo?
Todos sabemos a resposta. Celso Roth vem aí, laiá,laiá,laiá (musiquinha do Silvio Santos).

Gonçalves disse...

E convenhamos, só treinador "não vai fazer verão"...tem de contratar pontualmente, acomodar os embates politicos internos que ao que se espera estejam resolvidos ao menos na parte que atrapalhe o futebol. E torcer que o treinador, direção de futebol, incluindo o Fernandão fique em sintonia com os boleiros..se não continuarátudo na mesma, até a próxima troca de treinador e outra e mais outra , outra....

Marco disse...

FK (FK é Fernando Kia, e ex-FC) vai escolher alguém que obedeça até a ordens por SMS, Bluetooth...

Então, capacho por capacho, pega o mais barato do mercado. Se puder, alguém que troque o trabalho por uma marmita e uma sukita.

---

Aliás, se FK está afastado, como dizem algumas beatinhas remoto-controladas, o que ele está fazendo junto à deleção Colorada que chegou à Alemanha?

Marco disse...

Gonça

Pelos perfis acima, explica-se porque Muricy nunca voltou ao BR desde que FK assumiu o futebol.

Lembrando às beatinhas resistentes, que Muricy foi treinador quando Vitório Píffero era o vice de futebol.

Aliás, o Inter ganhou a América e o Mundo com Píffero no comando do futebol.

Neste caso, idolatria beática deveria ser, no mínimo, dividida entre FK e Píffero.

Marco Cappelletti disse...

Alguém me explica o porquê do Fernando Carvalho ir à Alemanha juntamente com os dirigentes em um voo pago já que está afastado e descarta retornar ao Clube?

Foi os organizadores que pagaram por isso? Se sim, por que não levar algum outro profissional que esteja efetivamente trabalhando pelo clube ou sortear entre os sócios?

Pode parecer algo pequeno, uma passagem, hospedagem, credenciais para a copa Audi, mas e o restante que a gente nem fica sabendo?

Sou eu que estou custeando tudo isso?

Não sei não, acho que tem algo de podre no reino da Dinamarca...

Marco Cappelletti disse...

Marco, nem tinha lido teu comentário e me fiz a mesma pergunta.

Não sou contra o Fernando Carvalho, pra mim ele sempre foi um ídolo.

Mas conforme ficamos sabendo dos acontecimentos, as coisas começam a ficar masi claras...

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Barcelona x Inter

Data/hora: dia 26/07, às 13h15(horário de Brasília)

Local: Allianz Arena, em Munique, na Alemanha

Barcelona: Victor Valdés; Balliu, Fontás, Abidal e Maxwell; Busquets, Keita e Iniesta; Jeffren, Afellay e Villa. Técnico: Pep Guardiola.

Inter: Muriel; Nei, Bolívar, Rodrigo Moledo e Kleber; Élton, Bolatti, Tinga, D''Alessandro e Andrezinho; Leandro Damião. Técnico: Osmar Loss.

dr Maia disse...

Não sobrou dinheiro para comprar um terno pro Osmar Loss? Tinha que ir de camiseta na coletiva?

dr Maia disse...

e até agora nao conseguiram arrumar a porra do nome do Clube... quanta incompetencia!

dr Maia disse...

não duvido que amanhã entremos em campo acompanhados de mulatas que carregarão copos de caipirinha. Vão pra puta que os pariu!!

Schroder-EUA disse...

Marco

Já reparou na foto do Inter levantando a taça do Mundial laém yokohama...dentre todos os jogadores quem estava lá no palco junto aos jogadores...Martin Carvalho...filho do FC...o que ele tava fazendo lá? Porque tava no gramado? Porque tava no palco? Qual era a função dele? Pq pode entrar em campo?

Enquanto isso eu e outros incluindo o Consul da Australia fomos BARRADOS de entrar na churrascaria onde acontecia a comemoração do titulo...era so pra "familia" já nosso Pepino deixaram entrar se não me engano pois era amigo do Indio...kkk

Marco disse...

Já sei!
Foi o Pepino quem cortou a mão do Índio!!! huahauahuahuahuhaua


Jantar com o Kia o FK não foi... se Kia pisar na Alemanha, vai em cana na hora. Dize-me com quem jantas e te direi quem és...



Luis
Eu havia notado um cara e achava que era o Martin, mesmo. Foi bom voce ter falado isto, agora tenho certeza.

Marco disse...

Marco Capeletti

FK foi, ao lado de Píffero, os maiores dirigentes que vi, desde que acompanho o Inter mais de perto.

Sou Colorado desde 1973, mas não tínhamos notícias quentes, para quem mora longe, sem parentes ou amigos em POA, sempre foi muito difícil ter notícias quentes.

Hoje, além da web, tenho alguns contatos com conselheiros e até com um investidor (nas bases).


Tudo isto para dizer: FC ou Píffero nunca foram meus ídolos!

Meus ídolos sempre estiveram dentro de campo, suando e honrando o Manto.

Schroder-EUA disse...

Brincadeira, vão toma no cu com "O POrto Alegre"....

da uma raiva e por isso INSISTO que o BEIRA SEJA CHAMADO DE Estadio SC Internacional durante 2012-2014!

Marco Cappelletti disse...

Deste time que o Saulo postou, os únicos titulares são Valdes, Iniesta e Villa.

O resto é só reserva...

Como todos sabemos, o Barcelona vai estar em ritmo de pré temporada, apenas procurando testar peças.

Enquanto o Inter vai jogar a partida da vida.

Quem duvida que o Kléber vai jogar muito?

Talvez seja a última oportunidade de tentar ir para a Europa. (O que duvido muito que consiga).

O Bolivar que podia fazer a melhor partida da vida e ser vendido para algum Sheik dos Emirados...

Schroder-EUA disse...

Ah e mais uma razão pela qual FALCÃO deveria ter sido tecnico nesse torneio...respeito instantaneo desses babacas jornalistas e tecnicos europeus...

tiago - colorado no canada disse...

Essa de chamar de Porto Alegre é pura arrogancia. Esses caras todos sabem muito bem o nome certo, mas fazem isso só pra tentar menosprezar. Tavam tudo de olho no Damião a um tempinho atras...
E cadê a personalidade do Loss em não corrigir os caras? Baita bundão.
E por fim, qual é o jornalista q se prese q hj em dia diz q não conhece nada sobre um time?
Isso tudo é prova de q só tão tentando nos botar pra baixo.
Por um lado é só ignorar, agora por outro é culpa da direção q desde a copa dubai deixa esse tipo de desresoeito acontecer (lembram do I. Porto Alegre?).

dr Maia disse...

Concordo contigo Schroder, só que o Inter também devia se dar o respeito. Obrigar a correção do nome no ato, atentar para a papelada de divulgação do torneio e, principalmente, ter máxima atenção nas coletivas. Puta q pariu, ninguém pode cuidar disso????

Marco Cappelletti disse...

Talvez tenha escolhido a palavra errada Marco, ídolo realmente tem outro sentido, bem diferente do que quis expressar.

Admiração acho que seria mais apropriado.

Quanto ao Martin Carvalho, acho que ele jogava no Inter nesta época, mas com certeza, não fazia parte do Grupo de JOGADORES que foram convocados para o Mundial de Clubes.

Está no site do Inter a relação, caso alguém queira conferir.

Louis, se você não tivesse me falado eu não saberia que o Pepino é amigo do Índio. Rss

Nada como ser filho do "homi".

tiago - colorado no canada disse...

E realmente não dá prá negar q o falcão ali seria outra presença. O Loss ali parecia mais um professor de educação física do q um treinador.

dr Maia disse...

chega dessa síndrome de vira-lata, não nos respeitam? fodam-se então, coloca todos no avião e vem embora. Daí publica uma nota esclarecendo o porque do desligamento do torneio. Tá, sei que isso é inviável... mas da vontade fazer.

dr Maia disse...

E outra coisa, terno e gravata é obrigação!

Marco Cappelletti disse...

Agora o GL está no comando, cobrem ele...

dr Maia disse...

Cara, não é culpa do Bananão. Tem muito assessor de porra nenhuma que poderia cuidar disso. Nessa eu não culpo o Bananão!

dr Maia disse...

Presidente cuidando da roupa dos jogadores e comissão técnica? Daí não dá ...

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Osmar Loss( de abrigo ) > CUCAgado ( de terno e gravata )

Schroder-EUA disse...

Nas apostas Barça é favorito 32 por 1!

Isso é zebraço no mundo de aposta! Ridiculo

Mas a coluna diz que isso é fora da realidade

http://betting.betfair.com/international-football/betfair-live-video/pre-season-friendly-betting-barcelona-v-internacio-250711.html

GILSON - PR disse...

Não sei de onde vem tanta rejeição ao Cuca pelos corneteiros.

Cuca deve ser admirado pela torcida colorada.

O cara é pé quente com o Inter.

Não deu duas festas:

Em 1991, quando jogou no Inter, foi campeão gaúcho, um dos poucos títulos daquela década.

Na outra década, no ano de 2004, levou o gremixo para a segunda divisão pela segunda vez.

CUCA é colorado!!!hehehehehe

QUe venha o CUCA!!!!!!!!

Jorge Alberto disse...

Louis !

Olha que mistura sensacional

Inter / U2 / Libertadores

http://www.youtube.com/watch?v=CmJehtYNecc

Pablo Faria disse...

Boa Davi, mas digo mais: pela sua argumentação, o que vemos é que não há como agradar os torcedores do Inter. Ou o cara é chato/ultrapassado/retrancão (embora vencedor) ou não tem "currículo"...

Marco Cappelletti disse...

dr Maia fui irônico, claro que não diz respeito a ele isso.

Mas alguém tem dúvida que falcão estaria de terno e gravata?

Se o Loss não tem bom gosto nem bom senso, alguém tem que chegar pra ele e dizer que não se vai de abrigo a uma coletiva de imprensa de um evento, ainda mais que reune grandes times.

Mesmo que fosse um torneio entre Bangu, XV de Piracicaba e Tricolino de Rondonópolis.

Rodrigo Cunha disse...

Um amigo meu gremista antes do Falcão começar os trabalhos falou que ele seria demitido. Eu disse que não poderia opinar pois não conhecia o trabalho do Falcão como técnico. Mas no primeiros jogos eu notei que ele era o maior cabeça de bagre. Um técnico não serve só pra escalar o time que vai entrar em campo, ele deve ter uma visão panorâmica e corrigir erros que este nota durante a partida. Coisa que o Falcão e totalmente equivocado e conseguindo acertos na pura sorte, como em um jogo de dados que o resultado é sempre incerto. O técnico se mostra durante o jogo, e o Falcão não era de um todo ruim, mas técnico mais ou menos, ou que não vai ser rebaixado ou vai classificar pra sul americana e ficar entre os dez primeiros, manda embora enquanto têm tempo de recuperar, por que o inter não é escolinha de formação de técnicos, vai aprender a ser técnico no Olaria de Gravataí, já basta o Dunga outro cabeça de Bagre durão. É melhor apostar em um talento novo mas com potencial do que em craques de futebol que são considerados bons por sua carreira dentro de campo, isto é a maior burrice. Um técnico vai muito além do jogador, a de ter uma visão de grupo e lidar com dirigentes, cartolas, contratações, enquanto o jogador quando perde quem vai em bora é o técnico.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]