terça-feira, setembro 13, 2011

42 Tem que querer!

Pouco após me formar, lembro que eu gerava uma certa expectativa entre alguns professores e colegas do ensino superior quanto ao meu futuro profissional. Por alguma razão, a maioria acreditava que eu seguiria alguma carreira jurídica de sucesso. Aliás, acho que mais da metade dos bacharéis que colaram grau comigo seguem hoje suas bem sucedidas carreiras no Judiciário, Ministério Público ou na advocacia pública. Eu não.

Mesmo antes de concluir a faculdade eu fui um dos poucos, senão o único da minha turma a passar num concurso de nível superior, para um cargo no qual, três meses após a formatura eu já estava nomeado. Talvez por isso, algumas pessoas viam em mim um potencial futuro juiz ou promotor de justiça. Só que eu não me tornei nem um, nem outro. A verdade é que eu demorei para descobrir o porquê.

Muito por influência dos meus colegas do meio acadêmico, me matriculei em alguns cursos preparatórios da área jurídica e me inscrevi em uns quantos concursos desses. Mas o tempo passava, meus colegas iam passando de fase e eu ficando para trás. Não demorou muito para eu perceber que a razão era que eu não me esforçava o suficiente. Eu, simplesmente, não estudava o bastante. Só que eu não entendia o porquê. Mas o tempo de trabalho no Tribunal me ajudou a perceber a verdadeira razão.

Ocorre que aquele trabalho, que no início parecia tão excitante, pra mim se tornou, pouco a pouco, uma grande chatice. Foi quando eu percebi que, na verdade, eu não gostava daquilo. Não era o que eu queria para a minha vida profissional, por melhores que fossem as perspecitvas financeiras e a expectativa de estabilidade.

Não posso afirmar que bastava eu ter estudado um pouco mais para obter êxito naqueles certames. Talvez tivesse sido em vão. Mas sem realmente querer aquilo pra mim, sem verdadeiramente desejar aquele objetivo, uma coisa era certa e cristalina: eu jamais passaria num concurso público tão difícil, longo e concorrido.

O fato é que hoje, essas lembranças me são agradáveis. É ótimo quando conseguimos entender algo que de certa forma nos impede de ir adiante na vida ou de, simplesmente, escolher que caminho realmente queremos seguir. Eu felizmente, há mais de dez anos, encontrei essa resposta.

Pois bem, tá na hora do Inter saber o que realmente quer da vida! Faltam 15 rodadas para o fim do Brasileirão e estamos a 8 pontos do líder. Ainda nos restam praticamente 3 meses de futebol sem nenhuma competição paralela. Temos o melhor ataque até aqui, temos se não o melhor jogador, o melhor camisa 9 da competição. Temos um goleiro praticamente afirmado, e boas opções de meio campo. Temos muitas incertezas, é verdade, e uma zaga que nos causa calafrios só de prever uma partida. Mas temos algum tempo e, em tese, todo o foco. Então, nos resta a pergunta: o que o Inter realmente quer?

O que aprendi na minha vida de estudante, é que quando eu verdadeiramente quis, fui atrás e consegui. E quando não conquistei o primeiro lugar, ao menos uma boa vaga eu garanti para o meu futuro. Portanto, não estou dizendo aqui que o Inter é tão superior aos seus adversários que lhe basta querer para ser campeão. A competição é difícil, longa e concorrida. Vai depender de outros fatores também. Mas uma coisa ninguém me tira da cabeça: ainda dá! Ah, dá!

Só que pra chegar lá, o primeiro passo é querer. Por que querer pode até não ser o suficiente, mas com toda certeza é condição indispensável. E para um clube de futebol querer, a vontade tem que vir do Presidente ao mais humilde funcionário. Se o desejo do título permear as paredes do Beira-Rio, aí sim haverá possibilidade de ganha-lo. Porque matematicamente, precisamos superar 6 equipes e tirar uma vantagem de praticamente meio ponto por rodada do atual líder. Nada impossível.

Diante disso, só me resta dizer o seguinte: eu, torcedor colorado, quero! Quero e muito! E vou além, todo torcedor colorado deseja demais essa taça! Tanto os que, como eu, nunca viram o Inter levantar o título máximo nacional, quanto aqueles privilegiados que vivenciaram a lendária década de 70! Então, já temos meio caminho andado: a torcida quer!

E vocês, dirigentes? E vocês, jogadores?


42 Comentários:

Pablo Faria disse...

Eu quero! :-)

Davi disse...

Esse lance de querer, de sintonia entre time, torcida, direção, funcionarios e diabo a 4... me lembra muito 2006... Era perceptível no ar que queriamos ser campeões continentais... Foi um ano único, uma conjunção de forças que transformou o time no grande campeão mundial. Foi um ano mágico.

Infelizmente, não vejo esse mesmo sentimento este ano, mas nunca é tarde pra querer né? Sei que a torcida, você, eu, e mesmo aquele colorado mais vivido desejam com todas as forças sentir novamente (ou pela primeira vez) o gostinho de levar o brasileirão... No entanto, não vejo a mesma mobilização no clube, e acho o titulo muito díficil. Se vier a Libertadores já vai ser excepcional, e isso é apenas ser realista.

De qualquer forma, espero muito estar errado, e como os ultimos anos provaram, nada impede de arrancarmos umas 4 vitórias seguida e brigarmos no topo... mas como vc disse, todo mundo tem que querer. A torcida quer...

Abs

Rafa disse...

O que foi aquela arrancada do Moledo no último jogo??? A qto tempo não se via isso?

E teve um técnico que disse que não via nenhum jogador da base em condições de jogar no time profissional... Élton, Moledo, Juan, Muriel, João Paulo...

João Gabriel disse...

Eu não tenho certeza se a torcida realmente quer.

Eu quero, com certeza.

Mas aquela gana de 2005 e 2006 não se vê mais na torcida.

E se do presidente ao funcionário tem que querer, os 50 mil torcedores do estádio e os milhões de torcedores no mundo tem que querer muito mais e demonstrar isso.

É mais ou menos como aquela frase: "Brasileiro é obrigação". Não, não é. É muito difícil e só com muita luta de todos.

Anônimo disse...

Sobre os escanteios, questao levantada alguns posts atrás:

GOLS DE ESCANTEIO

2011
Inter 4x2 América-MG - Rodrigo Moledo
Barcelona 2x2 Inter - Leandro Damião
Inter 4x1 Figueirense - Bolívar
Caxias 3x3 Inter - Leandro Damião(3)
Emelec 1x1 Inter - Bolatti
Grêmio 2x1 Inter - Guto(grenal de rivera)

2010
Inter 5x0 Juventude - Bolívar

aí, só em 2011 já encontrei 6 gols de escanteio, 1 do Inter B e 5 do time principal.

Kleber disse...

Acabei de ver na Bunda Suja que o empresário do Damião está negociando com a 9ine, do Ronaldo. Que acham disto?

Luciano Klein disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciano Klein disse...

http://www.ricaperrone.com.br/2011/09/nao-da-pra-separar/

Leiam e comparem com a situação colorada.

Muitos estão perdendo o sentimento puro pelo clube, justamente por ver pessoas se adonando dele...

Davi disse...

João Pedro, belo levantamento.

6 gols até agora , em cerca de 60 jogos. Creio que não há mais nenhum gol em 2011.

Na média, 1 gol a cada 9 partidas.

Insuficiente ainda, concorda? Ou você acha que são bons números?

Ike disse...

Não fazer gol de escanteio também é reflexo de trocar de treinador a cada 3 meses

As jogadas ensaiadas tem de ser repetidas a exaustão pra saírem perfeitas, se cada um que entra tem suas próprias idéias de como faze-las significa que o INTER está treinando agora a terceira forma diferente de se posicionar nos escanteios no ano

Não é de admirar que não funcione

Ike disse...

Quanto ao brasileiro este ano, vou separar aqui sentimento e lógica

Pelo sentimento é claro que EU QUERO!

Mas sendo mais realista, com todos os descaminhos de percurso de 2011, com o treinador iniciando o trabalho no meio da competição, com a defesa ainda se ajustando, e mesmo levando em conta que o maior atacante do brasil veste o manto sagrado, vaga na LA me parece um objetivo mais palpável.

E daí é manter o treinador, tentar segurar todo mundo até o final da LA e buscar o tri.

Rafael Severo disse...

Ótimo texto, Chiodelli.

Acho que erra quem afirma que a torcida não quer. O torcedor sempre quer títulos. Eu, particularmente, não me contento com a sétima colocação na tabela e quero a todo custo uma vitória contra o enjoado time do Coxa, no domingo. A partir de então, tenho certeza de que o torcedor se sentirá seguro e passará a respirar aquele clima de decisão a cada jogo.

Ou seja, é o time que faz o torcedor, efetivamente, querer. Em 2006 a receita era simples: time bom e entrosado = torcida enlouquecida.

Ninguém fica satisfeito em fazer o papel do mero coadjuvante (sétimo colocado) no campeonato. Por isso, é natural a "broxada" no ânimo do torcedor.

Agora, se o time partir pra uma sequência convincente de resultados, quero ver se o Beira-rio não vira uma loucura a cada jogo.

Se vamos ganhar o campeonato? Improvável! Porém, uma vaga na Libertadores e fecharemos um ano com saldo positivo, face as circunstâncias traumáticas recentes (Mazembaço, Penharolaço, trocas de treinadores, alguns greNAIS perdidos, intriguinhas políticas, etc).

Grande abraço.

Anônimo disse...

Só a título de curiosidade, Sobis, Pato, Nilmar e Damiao já fizeram gols no Barcelona. Os 3 primeiros já fizeram gol no Barcelona no Camp Nou.

Talvez eu esteja exagerando, mas logo me vem na cabeça que se o Inter nao precisasse vender suas revelações teria um dos melhores times do mundo por 10, 15 anos.

time pra enfrentar QUALQUER UM.

Marco disse...

É o seguinte, não encontro a porra do coment, então vou reescrever.

Assistindo à propaganda do jogo com a Argentina, senti um puta orgulho de ver o Damião ali, metendo gol com a amarelinha.

Aí, veio o insight: não vendam o Damião, porque Damião vende!

Vende jogos da Seleção para a CBF!
Vende o Brasileirão para a Globo!

Logo que, se mantivermos este cara no Inter, CBF e Globo ficarão mais "amigas"... se é que me entendem.

O título do Brasileirão, por consequência, também ficará mais tangível, se é que me entendem.

Vejam este lista de grandes atacantes:

2008 - Ronaldo (Cúrintia)
2009 - Adriano (Fla)
2010 - Fred (Flu)

São, também, os campeões brasileiros destes anos.

Coincidência?
Eu até acredito em "coincidências", apesar de saber como são feitas.

Marco disse...

Sentar na mesa com a Globo e a CBF, e falar:

Pretendemos segurar Damião até a Copa 2014... o que vocês podem fazer por nós?

Quando você faz este tipo de proposta para um bando de hienas, como estes, sabe o que vai ouvir.

É preciso ter estômago, mas não vejo outro caminho.

Escute o que sabe que vai escutar, e mande:

- Tudo bem, mas queremos um Brasileirão. Pode ser 2011 ou 2012, vocês escolhem.

O que vocês acham que Andres Sanches fez para convencê-los?

---

Peralá!
Que história é esta de vender Damião para o Ronalducho?
VTNC!

Marco disse...

Ah, bom:

"— O projeto é vincular o nome dele a duas ou três empresas fortes para que siga jogando no Brasil com um salário de Europa — diz Prates. — Queremos aproveitar o fato de ele ser hoje o 9 da Seleção Brasileira.

Ronaldo também pensa assim:

— Ele o considera o cara do momento — reforça o gigolô".

---

Desde que ele siga no Inter, tudo bem...

---

Na mesma "notícia", diz que Luigi "desdobra-se para elevar de 103 mil para 150 mil sócios" para manter Damião.

Continhas rápidas:

47.000 sócios X R$ 27,00 = R$ 1,269 milhões mensais, nem todos pagos em dia. Ou seja, não dá para contar com a grana no caixa, somente como orçamento.

Beleza.

Outra continha rápida:

Renan, Lauro, Bolivar, Indio, Sorondo, Tinga, 10zinho, Rodrigo gazela, ameba Espetacular... todos jogadores que, saindo, não fariam falta alguma.

Bota 150 mil de média para cada um... não coloquei Guiñazu e D'Alessandro, que podem fazer falta..

Quanto deu?

R$ 1,350 milhões!!!

Mais que os 47 mil novos sócios que não pagarão em dia!!!

DESPESA ABATIDA É DINHEIRO NO CAIXA!!!

CRÉDITO A RECEBER NEM SEMPRE O É!!!!

Marco disse...

Repetindo:

R$ 1,350 milhões!!!

Se colocar os encargos, este valor passa de R$ 1,800 milhões!!!

Mais que os 47 mil novos sócios que não pagarão em dia!!!


Então, Luigi, quer montar um esquadrão invejável?

1) Segura Damião, Oscar e JP;
2) Abrace o Diabo e o Cramunhão, ops!, a Globo e a CBF;
3) Dispense o nabaredo, economia garantida de mais de R$ 1,5 milhões mensais;
4) Fazemos campanha para bater em 150 mil sócios.


Se seguir os itens (1), (2) e (3), eu até volto a ser sócio.

Dou de barato que o BR-2012 é do Inter... o de 2011 já deve estar negociado com o Fielzão (Lullão).

Schroder-EUA disse...

Marco

Bem vindo ao meu Mundo, em Março eu já escrevia exatamente isso:

http://bolavermelho.blogspot.com/2011/05/se-damiao-sair.html

Schroder-EUA disse...

Perfeito Daniel!

Tive o previlegio por SORTE de ter chegado no Brasil em Setembro de 79 a tempo de ver o TRI. Não vi o Bi nem o primeiro pois não morava ai. Mesmo assim to louco pra ganhar o Brasileirão novamente.

E digo mais. Se levarmos esse ano, da METADE da Taça pra torcida que forçou a saída do Roth, do Renan e do Bolivar alem de mais outras cozitas.

Alguem ai tem que fazer pra ONTEM um Banner grande que diz simplesmente "Estamos a Espera DESDE 1979!" e colocar na entrada dos escritorias do Inter pra jogador e Diretoria ver TODOS OS DIAS.

PEPINO disse...

legal o renteria no santos!

Pablo Faria disse...

Uma dúvida: alguém sabe o valor da multa para o Damião mudar de time no Brasil? Seria possível MSI ou Flamengo tirar ele do Inter por preço de banana?

Alguém sabe?

Ike disse...

Pablo na reforma do contrato no início do ano a multa ficou estratosférica, não lembro o valor, mas é impagável pra clubes brasileiros.

Ike disse...

Louis, tem gente ainda dizendo no beira rio que o erro do INTER na temporada foi mandar o Roth embora.

Fabio - Arena Vermelha disse...

Chiodelli,

excelente texto, como sempre...

abs

carlos disse...

A multa rescisória p o Brasil funciona mais ou menos assim: Multiplica-se por 100 vezes(alguém do Dep Futebol do Inter me falou q eram 112x) o valor dos 12 meses de salário somados. Se o Damião ganha mais de R$ 100 mil a multa já não pode ser paga por um clube brasileiro.Podemos ficar tranquilos.

Bill Correia - Floripa disse...

Deu pena de ti Daniel;
-Por ainda não saber o que quer da vida e por novamente estar se enganado com esse time do inter.
o Jogo de domingo foi uma mentira.

adelar colorado disse...

na campanha com o INTER, chegar a 150 mil sócios até o fim do ano para manter o DAMIÃO

Marco disse...

Agora, se economiza 1,8 milhões com o nabaredo, e aumenta em 1,4 milhões a receita com sócios, dá 3,2 milhões por mês.



Ou 38 milhões por ano...

Aí jâ começa a reequilibrar com Fla, Cûrintia e SP.

Marco disse...

Por isto, uma boa gestão é fundamental.

Tem que empregar muito bem o dinheiro.

Se os 3 riquinhos forem perdulários, dá para encarar.

kla.jk disse...

Daniel eu QUERO, pois o de 79 foi D+ quando toda imprensa do EIXO falava que o VAXCAO seria o campeao.

Fomos lá no maraca e metemos 2, depois no GIGANTE foi suado mas valeu a PENA.

Marco, bem lembrado, LIBERA o NABAREDO que manteremos facilmente DAMIGOL, OSCARITO e JP. Com o DAMIAO no INTER serão novos PATROCINADORES chegando no GIGANTE.

NAO VENDE O DAMIAO, o DAMIAO vende!

VAMO ACORDA direção, PORRA!

Sócio em DIA não pede MANDA.

FOCO FOCO FOCO jogo A JOGO

FOCO FOCO FOCO jogo a JOGO

kla.jk disse...

Agora voltando ao nosso MKT, nota ZERO, enquanto toda MIDIA MUNDIAL fala no DAMIGOL o site do INTER continua na MESMISSE.

EH soda

eh não saber EXPLORAR o produto dami-GOL-FUTEBOL que tem nas mãos, pqp!

VAMO ACORDDDAR MKT!

Diego disse...

Inter 2 x 2 Barccelona
Inter 2 x 2 Milan
Barcelona 2 x 2 Milan

*

Que falta de originalidade desses times..

heheheh

Diego disse...

E essa campanhã de sócios..

Vai ficar na mesmise que foi a "Dê um sócio de presente para o Inter", ou dessa vez, mais gente vai abraçar a causa??!!

Schroder-EUA disse...

KLA

Que eu me lembre a final de 79 no Beira Rio foi barbadinha e nao foi suada.

O Inter tinha ganho de 2 a 0 no Rio e teria que perder de 3 pra perder o titulo. Saimos ganhando ja no primeiro tempo (Jair) e depois Falcão no 2 tempo. O Vasco fez um no fim num frangasso do Benitez...mas ai ja tava no bolso, foi inconsequente esse gol deles.

Foi facil.

Zooworld disse...

Cara odeio o corinthias, mas essa declaracao do damiao dizendo que na infancia era corinthiana, ja ta dando frutos pro inter querendo ou nao esses gambas sao um monte no brasil, e a midia promove eles, e tao tudo puxando o saco do Damiao estao promovendo ele pra gente no centro do brasil $$$$ ja que o nosso MKT nao faz nada, esses trombadinhas de SP tao ajudando hehehe .

Anônimo disse...

"Gostaria de ler mais textos dando exemplos de como poderemos chegar lá, com trabalho e dedicação.

Tenho lido mais críticas não construtivas do que o contrário."

Escrevi isto em outro post. E o Daniel poucos dias depois nos brinda com uma coluna enaltecendo os méritos necessários para alcançar o progresso e a vitória.

Foi um dos melhores posts que já li no BV. Correlacionou perfeitamente um exemplo da sua vida com o clube.

Adriano disse...

pra se ganhar campeonato brasileiro primeiro tem que prioriza-lo.

o Inter vem chegando bem mas falta pontinhos preciósos no final do ano por priorizarem isso ou aquilo e pouparem jogadores.

e tem que parar com essa mania que me irrita enormemente que é a sina de ressussitar morto.

não pode perde ponto pra time mal das pernas.

não pode perde em casa pra ninguém.

muito se reclama da arbitragem, então que entrem em campo voando e totalmente concentrados.

e no mais é isso que o texto diz.

tiago - colorado no canada disse...

Na buena, esse time do barcelona é cagão. Ganha pq os outros times se cagam mais ainda. Respeitam demais. Como queiram.
O q foi aquele jogo ontem? 70% de posse de bola, meia duzia de chutes a gol e 10 enceradeiras em campo (pra quem lembra do Zinho em 94). É só toquinho de primeira, de calcanhar, de letra, cercam a área, mas produção que é bom, muito pouco pro potenciial q tem. Iniesta e xavi são os retratos disso. Duas bixa q só ficam dando voltinha. Não fosse messi e villa, nao saiam do zero. Enchi o saco dessa babação de ovo do barcelona e do futebol espanhol. Por isso não conseguiram ganhar do sub20 desfalcado do inter em munique.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk

É óbvio que um momento desses de corneta ao Barça só poderia ser proporcionado pelos cornetas do BV...

kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Vou indicar aqui pela primeira vez, um nome pra segundo-atacante do Inter em 2012: Rafael Oliveira, do Paysandu.

Se alguém já tiver indicado aqui no BV e, claro, puder mostrar, considerem minha indicação apenas mais um lembrete.

Zooworld disse...

Segundo atacante pro inter e o Rapido Oswaldo do ceara , ta de barbada pertence a um time da arabia, e o ceara nao deve ser pario pra nos !!

KevinAguiar disse...

E ai pessoal :)
Um bom jogador que eu acho,que está em crescimente,é o Oswaldo do Ceara.
Muito rápido e atento.Isso sem falar que o que o Ceara tem de desembolsar para ficar com ele o Inter da de salário para o Bolívar(que aliás decidiu que não vai pro banco e fica nisso mesmo,mas melhor nem reclamar,vai que resolve voltar #MEDO)
E outra coisa,vocês viram a parceria(aliança) mundial entre Inter,Atletico de Madri,America-MEX e Chicago Fire?Fiquei radiante em ver como meu time está crescendo e se fortalecendo.No ritmo que estamos com muitos titulos não duvido que em alguns anos Real ou Barça venha no gigante para um amistoso todo ano.
No mais o link para o GloboEsporte contendo a noticia da aliança:http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2011/09/inter-fara-parceria-com-atletico-de-madri-america-mex-e-chicago-fire.html

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]